Autocaravanas em Tavira (artigo Jornal Postal do Algarve)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Autocaravanas em Tavira (artigo Jornal Postal do Algarve)

Mensagempor Paulo » sábado mar 07, 2009 10:43 pm

Jornal Postal do Algarve, de 5-Mar-2009:
http://www.campingcarportugal.com/diver ... r_2009.jpg
(depois de seguir este link, clicar sobre a imagem para ampliar)


Caros amigos autocaravanistas,

Mais uma vez, numa lógica de repetição periódica, somos brindados com um artigo de jornal caracterizado por três vectores:

1. O mau jornalismo, motivado por uma má preparação do tema, demonstrando uma grande despreocupação na recolha e conhecimento dos conceitos (roulotte, caravana e autocaravana) e no seu enquadramento correcto (campismo e turismo itinerante).

2. A má imagem transparecida pelos autocaravanistas estrangeiros, que poderiam estar imunes às acusações de “campismo selvagem”, se não utilizassem o espaço exterior das suas autocaravanas e efectuassem paragens breves.

3. A pressão dos empresários dos campings, numa tentativa de angariar os autocaravanistas para optimizar o seu negócio, o qual não se cruza necessariamente com a prática do autocaravanismo, mas, aquando destes investimentos, ou não sabem, ou não querem saber destes factos.

Esta situação, de que Tavira não iria resolver esta questão através da construção de Parques de Campismo, foi alertada por nós ao Eng. Macário Correia (pela primeira vez) em 20 de Novembro de 2006, muito antes da construção do Parque de Campismo de Cabanas de Tavira.

http://www.campingcarportugal.com/diver ... ov2006.pdf

No âmbito desta carta e de uma outra, foram enviados à C.M.Tavira dossiers completos com as soluções que resolveriam (e resolverão a seu tempo!!) esta situação, permitindo o correcto enquadramento deste tipo de turismo, que Portugal teima em ignorar, mas que outros países recebem de braços abertos.

Por falar em braços abertos, recomendo à jornalista Joana Lança que, em artigos ligados ao autocaravanismo consulte também o comércio local. Neste caso específico, proponho mesmo o gestor do Pingo Doce local e dos vários cafés e restaurantes da zona ribeirinha anexa ao local de estacionamento das autocaravanas. É aqui que os autocaravanistas deixam diariamente o seu dinheiro, sem intermediários, o que em cidades pequenas como esta, e em alturas de crise aguda também ao nível do turismo, faz a diferença.

Relativamente à questão legal, não estou tão certo como a jornalista de que “infringem, assim, todas as leis”, dado que estão num terreno particular, sem oposição do proprietário.

De qualquer modo, concordo que este tipo de concentração, não ordenada, tem um impacto visual negativo e não a aprovo. Reforço que este tipo de turismo pode ser aproveitado, com um enquadramento excelente para os autocaravanistas e populações e este passo está ao alcance dos municípios. O investimento associado é mínimo e não passa por parques de campismo – passa por áreas de serviço e pernoita para autocaravanas.

Observem-se as boas práticas francesas e italianas e o respectivo partido que é tirado deste tipo de turismo, tanto por parte dos autocaravanistas, como por parte da dinamização do comércio local.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1452
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor indiana » sábado mar 07, 2009 11:30 pm

Caro Companheiro,
Estive a ler a notícia e a carta enviada ao Municipio. Não quero entrar em discussões inuteis, nem ser negativista. Tenho pensado no assunto e nas possiveis soluções. Lamento mas o que li na carta não aponta para qualquer solução, construidas as tais àreas de serviço indicadas na carta ( construções simples para despejos, abastecimento de àgua e estacionamento limitado- quantos lugares? 3,4,5,?). Pois bem as centenas e centenas de autocaravanas que andam pelo Algarve, passam a ter onde despejar os seus depósitos, tudo bem, mas continuamos com o mesmo problema, onde vamos estacionar essas centenas de AC? Aí está o problema sem solução, com o preço dos terrenos em todo o lado, mas sobretudo no Algarve e sobretudo nos locais com boa “paisagem” e os custos das obras, alguém acredita que se gastem euros a fazer algo mais que acesso a esgotos e abastecimento de àgua? E depois? Continuará o “campismo” selvagem e o estacionamento indevido por todo o lado, tal como agora…Será que existe solução? Aceitável? Uma coisa é uma ou outra AC que não incomodam ninguém e uma coisa diferente são as autênticas invasões de reformados dos paises do norte da europa, não são turistas itinerantes, são autenticas migrações periódicas para o sul de espanha e sul de portugal com estadia de alguns meses ( já falei com alguns deles e a estadia entre portugal e espanha varia entre 2 e 6 meses ou mais). Até agora não encontrei qualquer boa idéia para resolver o problema ( mas resolver mesmo). Vou continuar a ler tudo o que por aí aparece, pode ser que surja alguma.Quem anda pelo Algarve e vê as concentrações ao longo do litoral, terá uma noção da dimensão real do problema e de como será praticamente impossivel construir estacionamentos “dedicados”.
Avatar do Utilizador
indiana
 
Mensagens: 124
Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm
Localização: Portugal Lisboa

Mensagempor Mario » domingo mar 08, 2009 10:30 am

Olá
Assunto recorrente ao sabor de interesses comerciais devidamente identificados ,pena que a Lança ,arma de arremesso pretenda atingir um alvo tão difuso que nem ela própria o sabe identificar ,mas isto tudo corrobora a realidade ,em todos os sectores ou actividades da sociedade há boas e mas práticas a peça jornalística é de uma mediocridade inaceitável ,assim como o comportamento dos “autocaravanistas” enfim…

Quanto ás soluções independentemente de todas as contrariedades , estão mais que experimentadas testadas realizadas ,está tudo descoberto ,mesmo para quem não vê solução alguma....

Mais do mesmo dirão muitos ou alguns….o exemplo Francês ,Alemão são realidades incontornáveis ,ou estaremos noutro planeta????

Bem sei que os exemplos Europeus só são importantes na medida em que permitam a candidatura a algum fundo (dinheiro).

O Algarve sofre de sazonalidade acreditem que se as estruturas existissem, pagas, como cidadão e como autocaravanista estou disposto a pagar para estacionar a minha ac num parque dedicado ou para usar uma área de serviço ,aliás nem poderia ser de outra forma ,voltando á sazonalidade estes autocaravanistas qual “praga” vinda do norte da Europa são úteis ao turismo algarvio e do País ,estão habituados a cumprir regras e a pagar(e tem um elevado poder de compra) ajudando a combater a sazonalidade.

Muitos empresários de campings e autarquias ,ainda não perceberam ou não querem perceber que ninguém compra uma autocaravana para acampar ,no sentido normal do termo ,muito menos em parques de "barraquismo" de plástico infelizmente tão comuns ,naturalmente que quando não há condições também se torna difícil impor regras (que deveriam ser sempre respeitadas) e então continuamos a desperdiçar heroicamente o pão que nos vem parar ás mãos.

Se há interessados em que as coisas evoluam somos nós os autocaravanistas ,alguns lutam por isso ,se os autarcas ou outros responsáveis os escutam, claro que escutam, como prova as áreas de serviço com estacionamento que vão eclodindo ,mas não tenhamos ilusões há sempre quem insista em ignorar a realidade.

Á Dª Lança permito-me sugerir um placard de generosas dimensões na proximidade das fronteiras nacionais a proibir a entrada de autocaravanas ,ou melhor permitindo a entrada desde que rumem sem apelo nem agravo ao Camping Cabanas.

Á Dª Lança dou conhecimento que ao preparar uma viagem á Bretanha Francesa estão disponivéis mais de uma centena de áreas de serviço, e pelo menos meia centena de campings ,algumas das areas á porta de campings…outro planeta...,onde as lanças no sentido bélico do termo foram enterradas outras práticas e consciências são definitivamente a prova que é possivél.
Editado pela última vez por Mario em domingo mar 08, 2009 4:24 pm, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor time_out » domingo mar 08, 2009 11:16 am

Bom dia

O forum é sem duvida um optimo local para se discutir e comentar assuntos, no entanto não há nada como fazer chegar os comentários a quem de direito.
O mau jornalismo ou jornalismo fácil é algo que impera em muitos dos nossos meios de comunicação e a maior parte das vezes é porque não estão para perder tempo em ouvir ambas as partes.

Deixo aqui pois uma sugestão.
Enviem os vossos comentários para o Jornal Postal do Algarve.

Contactos
email: postal@mail.telepac.pt
Telefone: 281320900
Fax: 281320915
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1254
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor basilio » domingo mar 08, 2009 4:49 pm

Boas tardes

Venho aqui aplaudir o comentário que o Mário fez. Em Portugal continua-se a pensar como nos antigos tempos de lideres menos escrupulosos em que as entradas das Fronteiras eram subejamente contoladas pelo regime imposto . Dai até á realidade actual pouco ou quase nada mudou no intelecto do povo Luso residente em Portugal. Continua a mesma premiscuidade do Latim de que : Quem têm olho é rei, deixando uma herança muito pesada á nova Geração de pessoas adeptas da liberdade respeitável ao próximo, mas: Temos sempre a opção de os deixarmos a falar sózinhos e decidirmos envredar por outros caminhos e na direcção de culturas mais respeitantes dos direitos Humanos.
Enfim... Como o Mário referiu e bem, a Bretanha é sem duvida uma bofatada de luva branca a alguns bazófias que se intitulam de autocaravanistas mas... de Autocaravanistas nada têm. Pois simplesmente têm como objectivo os fundos ( dinheirinho fresco) da Comunidade Europeia e não só.... Para alimentarem as suas mandibulas de Lobystas, deixando os Lusos Autocaravanistas residentes em Portugal de calças na mão agarrádos a normas que todos ajudaram com uma consciência diria que um pouco ingénua da verdadeira acção que os Lobystas planeiam concretizar. Estejam atentos não caiam em tentaçõs!...
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó

Mensagempor Paulo » domingo mar 08, 2009 11:27 pm

Caro Indiana,

Quando não vemos "qualquer solução" quando falamos das melhores práticas europeias, em termos da gestão do turismo itinerante em autocaravana, apenas posso pensar que não as conhece ou tem andado por outros locais.

A questão do autocaravanismo no litoral é sempre mais difícil do que no interior. A diferença é passarmos da ausência de regras e condições logísticas, para uma organização estruturada e com infra-estruturas de apoio à paragem técnica e pernoita. O Mário apresenta e bem o exemplo da Bretanha francesa. É uma zona que tive a oportunidade de percorrer pela linha de costa no ano passado. Há muitas interdições, mas sempre com a respectiva alternativa. Há uma panóplia de AS, estacionamentos, etc, por toda a Bretanha e Normandia que nos permite efectuar percursos excelentes, com a maior das comodidades, sem necessidade de acesso forçado a campings. Aliás, em França, os campings têm uma frequência quase exclusiva de caravanas e tendas. Os praticantes de Turismo Itinerante em AC têm por norma a preferência das AS, que não faltam tanto em França, como na Alemanha como em Itália.

O que iremos nós inventar de diferente para manter e desenvolver um tipo de turismo que nos procura...mesmo sem termos uma estrutura formada para o receber???
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1452
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor indiana » segunda mar 09, 2009 12:44 pm

Embora erradamente possa parecer, eu não sou do “contra” e não escrevo sobre este tema para aborrecer os Companheiros participantes do “Forum”. Concordo que se esse tipo de turista vem para a zona sul do nosso país em grande quantidade e ainda por cima na época baixa e que dinamizam a economia dessa zona numa altura em que o Algarve está deserto, não os devemos mandar embora.
O que eu tento é pensar com a cabeça fria e conhecedor da realidade nacional.
Neste país temos falta de tudo e os políticos, todos sabemos como funcionam….nos jornais todos os dias aparecem situações lamentáveis. Não podemos acreditar que se movimentem especialmente em favor de uma modalidade como o Autocaravanismo e venham a construir seja o que for de grandioso que permita estacionar e servir centenas de AC….se fosse no interior…ainda poderia acreditar. Por isso o que existe no estrangeiro está lá…aqui temos os impostos mais elevados para os vencimentos mais baixos, a saúde mais rasca e mais cara, os carros mais caros, as casas mais caras, as burocracias mais complicadas, e quem estiver mal que se mude (pensam os políticos), por isso temos muitos emigrantes e cada ano aumenta o seu número, etc etc. Pareco negativista, mas com o país a viver no caos actual, o Presidente de Tavira lá vai permitindo que as AC estacionem por todo o lado em “camping”selvagem e o Algarve tão cedo não vai ter uma solução. Já agora para regularizar a situação, face às estatísticas de AC que permanecem no Algarve , quantos lugares “dedicados “ seria preciso construir? Em que locais?
Vejo o Presidente de Tavira mais preocupado em fazer acordos para construir um HOTEL de LUXO (Charme) num local onde está um Quartel do Exército e outras situações parecidas. Por isso com os pés bem assentes no chão, o que me parece é que a situação cada vez se vai agravar mais, pois o numero de AC que nos visitam, aumenta todos os anos e como não se constroi nada, o mau aspecto e desorganização vão aumentar e as complicações com as autoridades vão continuar de forma ciclica.
O que refiro anteriormente não invalida que este forum, e todos os grupos de pressão, praticantes etc. discutam e apresentem hipotéticas soluções para o problema junto das instancias adequadas. É normal dizer-se que é preferivel que falem mal de mim do que não falar de todo…, enquanto os assuntos são ventilados, pelo menos sabem que existe o problema. Os artigos que são publicados sobre estas matérias, terão sempre muitas incorreções porque não existem no nosso país jornalistas especializados em Turismo Itinerante em AC. Ou será que existem?
Já agora, a talho de foice também posso referir o desgosto que me invade cada vez que passo por esses campings, tipo bairro da lata e do plástico, que se encontram em muitos locais, sobretudo no nosso litoral e que nomeio só um ou dois, Ilha de Faro, S. Cruz, Caparica etc. etc. Por outro lado sei que as pessoas que lá têm caravanas antigas em cima de blocos de cimento, (já não voltarão a rolar) Têm ali o seu "apartamento" de férias "o mais barato possivel" e não terão capacidade para outra qualquer solução, se acabam com aquilo as pessoas vão passar as férias e fins de semana em casa. É o país que temos.
Avatar do Utilizador
indiana
 
Mensagens: 124
Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm
Localização: Portugal Lisboa

Mensagempor Mario » segunda mar 09, 2009 2:49 pm

Olá

Caros companheiros ,reportando-me á ultima mensagem do Indiana pessoalmente não me considero aborrecido pelas suas intervenções.

Objectivamente estamos num Fórum de autocaravanismo e a mim é a defesa dessa actividade que me interessa quanto ás outras desgraças mundanas com todo o respeito têm outros canais de tratamento adequado.

Todos sabemos que as sociedades não organizadas têm tendência natural para o caos .

No dia que deixar de acreditar na capacidade humana para lutar pelos objectivos a que se propõe (independentemente da sua natureza ) então deixarei de escrever num fórum sobre autocaravanismo.

Não acredito de forma alguma que as coisas se irão agravar ,o bom senso vai imperar , os responsáveis autárquicos para agirem (proibirem) terão previamente que fundamentar as suas decisões vivemos num estado de direito .

Voltando ao Algarve que me desculpem mas quem tutela o turismo Algarvio anda a dormir ,mais uma vez me socorro de um exemplo estrangeiro, a cidade Francesa de Vannes resolveu de forma peculiar o” bicho de 7 cabeças” que são os autocaravanistas que afluem em grande quantidade da seguinte forma :

Começaram por perceber que o” bicho de 7 cabeças” desde que devidamente tratado se tornaria dócil e rentável

Criaram vários parques exteriores á cidade onde é permitido o estacionamento diurno das autocaravanas no caso gratuito, servem esses parques com “navettes” mini autocarros com cadencia adequada para transportar os adeptos do turismo itinerante para o coração da cidade, criaram um parque de estacionamento, “dedicado” imaginem á porta do camping (ainda não percebi porque é que em Portugal isto não é possível) onde as autocaravanas podem pernoitar com acesso á respectiva área de serviço.

Este parque dedicado é o único na cidade onde é permitida a pernoita é pago custa 10 euros por noite.

È este tipo de organização que permite á cidade de Vannes em nome de uma organização que a todos serve proibir o estacionamento caótico na cidade.

Portanto caros companheiros, nada de extraordinário descobriram os autarcas de Vannes apenas sabem aproveitar de forma inteligente o pão que lhe vem parar ás mãos!
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor basilio » segunda mar 09, 2009 3:30 pm

Para reforçar o que leio aqui no Forum na generalidade á anos que várias pessoas se debatem com o facto de os vários organismos oficiais não passarem pura e simplesmente cartolina ás várias petições e demandas dos Autocaravanistas em Portugal, criando assim as condições necessárias para as Autocaravanas, e deixarem de uma vez por todas de molestar quem pura e simplesmente só quer estacionar o seu veiculo ligeiro denominado de AUTOCARAVANA ou seja (não quer fazer campismo)... Porque será que não lhes passam cartolina :?: será porque não vêm o negócio rentávél :?: ou será que querem este Mundo e o outro :?: ou seja facturar com tudo com a tenda com a Caravana com as pessoas com os veículos só o cachorro não paga ( por enquanto) e como isto ainda não lhes chega também querem pressionar de qualquer forma as Autocaravanas a dirigirem-se para os seus fantásticos resorts de Barracas :?: .

Infelizmente os Lusos residentes em Portugal não têm as mesmas condições dos que vivem na Europa, em que após uns longos Anos de trabalho as pessoas têm o beneficio de terminar a sua passagem no Planeta Terra da forma que mais lhes agrade neste caso estamos a falar dos adeptos de Autocaravanas em que unica e simplesmente têm o objectivo de viajar e o direito de ser bem acolhidos por todos os Países por onde passem, e que passam vários meses em viagem.

Agora reparem: Autocaravanista que viaje durante 4 meses nesta miséria de Países ditos desenvolvidos ( em que o desenvolvimento visa directamente a carteira de cada um) se tiverem que pagar num parque de campismo em média 15 Euros por dia contado com 2 ocupantes Autocaravana e por ventura luz, vai estar fora de casa 120 dias terá que desembolsar 1.800 Euros nos parques de campismo, mais o Gasóleo Portagens Seguros inspecções manutenção da Autocaravana etc etc só posso concluir que os Parques de campismo querem por termo á actividade do Turismo Itenerante em Autocaravana será :?: será que vale a pena comprar uma Autocaravana para fazer o Turismo pretendido por alguns dentro de parques de campismo :?: ou com as verbas Anuais que para se viajar em Autocaravana é necessário ter, seria preferivel passar 3 meses de papo para o Ar num Pais Paradisiaco com viagem de avião e estadia incluida longe dos Responsáveis pelo desenvolvimento bolsista :!: :?: tenho que ponderar bem eu e você, que está aqui infelizmente a ler estas minhas palavras de desagrado com o que vejo no país onde nasci.

Isto porque o que se vai vendo quando o negócio é Gordo há sempre Investimento e não falta gente que apoie as ideias de alguns para exemplo aqui fica mais um contributo da minha parte com mais esta boa noticia para os Campistas


Quarteira vai ter novo parque de campismo 4 estrelas


Quarteira vai ter um novo parque de campismo de 4 estrelas entre a ribeira do Carcavai e a via municipal em direcção ao sítio das Pereiras. O parque, que vai substituir o actualmente existente, servirá também para autocaravanas.

A Câmara Municipal de Loulé já deliberou elaborar um Plano de Pormenor na modalidade específica de Plano de Intervenção no Espaço Rural para a construção do referido parque de campismo naquela freguesia.

O plano surge após um requerimento da Orbitur para a relocalização do parque de campismo existente em solo urbano para um espaço compatível em solo rural, submetido a parecer da CCDR Algarve.

De acordo com a nova proposta, este parque de campismo terá uma aumento de área, passando de 9700m2 para 120000m2. Quanto à capacidade para acampamento, passará dos 800 lugares para 850 lugares. Em relação ao número de utentes, terá capacidade para acolher 2860 campistas em vez dos 2350 possíveis actualmente.

A Câmara salienta que nesta nova localização “fica garantida a fácil e adequada mobilidade com a área de Quarteira, designadamente com a zona de costa e com a rede ciclável (Eco-Via do Litoral)”.

Ainda de acordo com os responsáveis municipais, a manutenção do parque de campismo na freguesia de Quarteira (empreendimento de natureza privada, com interesse público) “é um projecto de interesse concelhio pelo tipo de oferta de que se reveste, até porque face às especificidades e ao mercado que se destina, o turismo de campismo e caravanismo constitui um dos produtos que pode dar um forte contributo à redução da sazonalidade neste sector de negócio”.

Por outro lado, a Autarquia sublinha que esta relocalização “vai contribuir para a descompressão da urbanização e edificação da faixa costeira”.

Até que o novo parque entre em funcionamento será garantido o funcionamento do actual parque


Esta noticia é real e fresquinha parabêns aos campistas que assim podem retirar as antigas barracas e troca-las por tendas modernas para ser mais económico, e dar lugar assim "Quiçá" a um empreendimento de luxo ou um Hotel de 4 étoiles, em Francês para ser mais chic
Fiquem bem e tentem passar pelos intervalos da chuva.
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó

Mensagempor seco » quarta mar 11, 2009 12:21 am

Boas

Questão antiga que apenas a legislação sobre o autocaravanismo itinerante poderá começar a ajudar a resolver.
Começar, pois depois falta-nos a visão dos autarcas para criar condições de estacionamento ou meras estações de serviço que não deixrão de trazer visitantes.
Depois tambem falta o espírito de autocaravanista itinerante a muitos desses que vêm à procura do sol bem como a muito cidadão português.
Será que custa muito estacionar as AC'S alinhadas????? e a cadeirinha tem que estar debaixo do toldo??? Estes sim estão a fazer campismo selvagem e como é proibido paguem as coimas e mudem-se para o Parque de 7 estrelas!
Os outros deixai-os estar!
Pode ser que em breve haja legislação! Pelo menos há deputados que falam nestas coisa.....
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes