Colaboração Municipios/Autocaravanistas

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Colaboração Municipios/Autocaravanistas

Mensagempor jorge santos » terça fev 10, 2009 10:20 pm

Companheiros,
Contactei recentemente em nome individual, as 16 Câmaras Municipais do Algarve, com o fim de encontrarmos uma plataforma de entendimento, baseada nos principios de respeito mutuo, dos interêsses municipais, populacionais, livre estacionamento, pernoita e facilidades a providenciar à classe autocaravanista itinerante.
A vida nunca permitiu nem virá a permitir "borlas". Para as adquirir, ou já se deu ou teremos de dar futuramente. Como todos sabem, só há duas coisas certas na vida - pagar taxas e morrer.
Conhecedor destas máximas, não me apresentei como o dôno do terreno, nem declarei que só me falta pagar taxa para respirar, nem que queria aquêle "lugarzinho" frente ao mar !.
Não, disse-lhes até que poderiamos pagar quantias simbólicas, com equacionamento a áreas privilegiadas, serviços disponíveis, longas permanências e a nossa disponibilidade para colaborar envolvendo os nossos clubes, fóruns, blogs, bem como as opiniões de residentes locais, utilizadores de autocaravana.
Como já se devem estar a interrogar - Quem mandou êste tipo invocar outros sem autorização ? Tentarei justificar a seguir.
Como não podia ficar em bicos de pés até ter respostas, puxei dos galões e para aumentar a minha estatura alguns milimetros, informei-os, eu sou êste, tenho êste e-mail, telefones, sou sócio do CCL, do CPA, colaborador do campingcarportugal, co-fundador do MIDAP (exagêro!)e tudo quanto se escreva, favorável ou detrimental, a qualquer das partes, será do conhecimento geral.
Sem arrogância ou extrema humildade o que temos de tratar, independente das respostas das Câmaras Municipais, é convocar à participação e se necessário ir até êles com as sugestões mais válidas.
O documento da CCDR-Algarve, foi apresentado para ser implementado e "altamente" melhorado, graças aos esforços :
Da Administração do CCPortugal
Da Presidência/Corpos Directivos do CPA
Da Administração do MIDAP
Dos companheiros Raul Lopes e Nuno Ribeiro.
Entrou, possívelmente dentro da engrenagem estadual ou regional e não sabemos quando e em que estado de lá sairá. Quem sabe se o bom ou mau acolhimento ao meu pedido às 16 Câmaras-Algarve, não reflectirá o documento final ?
Temos grandes homens, como os que se pronunciaram sôbre o documento CCDR-Algarve.
Apélo públicamente a êles, não para corrigirem a malformação da coisa criada (documento CCDR-Algarve), mas sim para estabizarem um barco lançado à àgua (as 16 Câmaras-Algarve) por um aprendiz de construtor naval (eu) em risco de adernar e afundar, mas, que com os vossos conhecimentos e experiência, evitarão o naufrágio.
Faço público apêlo a todos os outros companheiros foreiros, que sugestionem métodos rápidos e eficazes para resolver a problemática de estacionamento/pernoita/serviços, na região algarvia.
Êles, podem estar a ler o que escrevem... !
Ninguém ficará sem o seu nome no quadro de honra.
Principiando, eu sugiro :
Câmaras Municipais, criarão um cartão de área de estacionamento tipo "raspadinha" - pondo a claro, mês e dia e vendidos em qualquer loja, super/hipermercado. Ganha a autarquia e o estabelecimento comercial.
( a ideia não é original, já a usei em um ou dois países europeus )
Câmaras Municipais criarão, digamos, Emprêsa Municipal Para Autocaravanismo Itinerante (EMPAI), a qual será o nosso único interlocutor, velará pelas receitas devidas, rotatividade de ocupação de estacionamentos, serviços,manutenção boas práticas e vigilância de segurança.
Sentir-me-ei honrado se fizer parte da comissão/delegação, para contacto e desenvolvimento com as Câmaras Municipais do Algarve, caso êste ou outro plano, sejam aceites.
Nada se perderá se êste projecto-piloto, não se concretizar.
Dentro das mesmas vertentes, irá ser apresentado em sucessão, aos districtos do Alto e Baixo Alentejo, Beiras, etc.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor josegon_calves » quarta fev 11, 2009 10:29 am

Bom dia companheiro Jorge Santos,
Bom dia a todos os companheiros e companheiras,
Não sei bem o que dizer ou comentar sobre este "artigo", sobre esta "diligência" que o companheiro providenciou.
No entanto estou certo que será muito difícil, para não dizer de todo impossível, o tema "autocaravanismo" vir um dia a ser aceite em terras do Sul mais a Sul de Portugal.
Os valores económicos astronómicos, provenientes dos "turistas" estrangeiros(?), sobrepõem-se inclusivé sobre os direitos de um qualquer cidadão, ao simples direito de estacionar a sua viatura.
Veja-se o exemplo concreto de Vila Real de Stº. António onde, simplesmente, é proibido o estacionamento de viaturas autocaravanas, a não ser na sua periferia!!!
De legalidade nada tem esta "noma" Autárquica.
Mas é um facto que, só para não termos o constrangimento de deslocações a tribunais e custos com advogados......
A juntar a esta marginalização, providênciada, cada vez mais, pelas Autarquias do País, temos ainda o prazer de contar com dezenas, talvez centenas, talvez...., de "colegas" "autocaravanistas"(?) que tudo fazem efectivamente para destruir por completo o espírito de Liberdade a que todo o cidadão tem direito!
É uma luta inglória quando meia dúzia, ou talvez dezenas, ou talvez centenas, ou talvez..., de dignos COMPANHEIROS lutam por um ideal dignificante e têm tanta gentalha, autênticos vândalos, a destruirem todo um ideal de Liberdade, de Natureza!
Tudo o que possa ser feito pelo bom nome dos autocaravanistas e os seus ideais, será certamente sempre pouco, mas contará com o meu apoio e, creio, com o apoio de milhares como eu!
Um bem haja a todos os esforços.
E um obrigado a si pela sua luta que é também a minha!
Saudações autocaravanistas,
José Gonçalves
Guimarães
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Colaboração Municipios/Autocaravanistas

Mensagempor jorge santos » quarta fev 11, 2009 12:33 pm

Companheiro
Josegon_calves,
Grato pelo seu contributo. O senhor já está a tomar parte, respondendo.
Temos de lhes demonstrar que os valores económicos astronómicos provenientes dos "turistas" estrangeiros (?) mal chega para manter os hoteis abertos... Falacia, a parte de leão das "packages tour"ficou na origem.
Espero, não ter que recorrer à justiça.
Ainda estamos no plano "A".
Nem como fêz Espin... a escrever cartas ao Principe.
Felizmente contamos no meio autocaravanista nacional, com grandes personalidades.
Calmos, educados, respeitosos, sabedores de leis, cumpridores, tranquilos... mas, se lhes chegar a "mostarda ao nariz" são capazes de lutar tão sujo, como nos "bas fonds" parisienses ou estivadores de um qualquer porto. A caneta é mais poderosa que... Consulte os fóruns - por enquanto só estão a lutar entre si. Advinhe o que será, quando resolverem ajudar-nos ?.
Más práticas, não nos compete a nós corrigir. Caso de Policia ou provável/improvável, criação de um "EMPAI". A nossa luta não é com marginais, utilizem ou não autocaravana.
Teremos é de nos unir. Até com o nosso esfôrço conjunto, familia e amigos, podemos alterar o sentido de voto... quem mais der ... nosso amigo é.
Não é só o voto... nos nossos fóruns, blogs, amigos estrangeiros, podemos mudar regiões de visita...
Conpanheiro, cumprimentos. Já somos dois a "azedar"!!!
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor pressler » quarta fev 11, 2009 1:47 pm

Boa tarde companheiro Jorge Santos!

Obrigado pelo boné.
Se não fosse o companheiro nos desafiar o MIDAP provavelmente não existia. Pode ficar com o merito de (co) ou o que quiser, porque afinal o sr. é o culpado da existencia.

Agora vou responder como Pressler e a opinião que vou dar é só minha.
Se em Lisboa existe uma policia municipal que se inteira dos assuntos municipais(multas de estacionamento, vendedores ambulantes, etc), poderia haver uma policia municipal encarregue e bem esclarecida sobre as praticas e leis aplicáveis ao autocaravanismo.
O problema é que os senhores da PSP e da GNR dizem que sabem das leis e "Tal e Couves", mas é só teorica! Não multam quando devem por desconhecimento dos artigos, e tentam multar nas alturas indevidas, simplesmente para afastar quem não querem. Fazem-se cegos e surdos a quem os queira esclarecer devidamente e ajudar, para que possam aplicar as leis devidamente e "todos não paguem pela má imagem de alguns". :oops:
Começaria por este tipo de fiscalização feita por uma policia especializada que percorre-se o Algarve, nos "spots" mais habituais e que poderia fiscalizar as cadernetas de que vos vou falar em seguida!
Um colega de profissao foi visitar este verão a Australia e a Nova Zelandia e num desses paises era obrigatorio andar com umas cadernetas nas ACs devidamente carimbadas de 3 em 3 dias em como tinham ido a locais de descarga fazer os devidos despejos.
Ficava garantida a questão dos despejos nos locais correctos para todos os turistas que passam meses em PORTUGAL, além de os obrigar a sair do sitio para fazer as devidas manutenções. Quando os fiscais os interpelassem teriam de mostrar a devida caderneta carimbada para o comprovar ou então serem multados!
Estes locais de despejo poderiam ser criados pelas Camaras ou terem a colaboração de bombeiros, bombas gasolineiras, postos de lavagem de veiculos, centrais de lavagem de camiões do lixo das camaras, etc.
Visto que a maioria das escolas basicas e secundarias são do estado, poderiam ter nas suas instalações lugares reservados á pernoita das ACs e o mesmo se aplica, a locais desportivos(pavilhões, campos de futebol).
Isto tudo para arranjar alternativas aos donos de autocaravanas que dizem não ter onde estacionar e descarregar ACs e acham que a paisagem á beira mar é só deles e a via publica local alternativo para fazerem despejos....
Creio que a solução não é só proibir e autoar, mas também arranjar alternativas pelas próprias camaras ou juntas nas instalações que já têm!

Mas que vai ser dificil, ai vai! Porque tem que se alterar muitas mentalidades e muitos conceitos.... :?
Bom trabalho
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Colaboração Municipios/Autocaravanistas

Mensagempor jorge santos » quarta fev 11, 2009 2:49 pm

Companheira Pressler,
Olá,

Calculava que já teria recebido o tal. O mensageiro era de confiança.

Registo com muito agrado as suas palavras, e fêz precisamente como eu pretendia, dando várias ideias de valor.
É notório que as CM do Algarve, olhando só para o umbigo, ainda não constataram que há uma camada de utilizadores rodoviários com direito ao espaço fisico do nosso país os quais estando dentro do mesmo leque dos demais utilizadores, não pode ser descriminado, seja por que motivo fôr. Tanto quanto posso saber, não houve dentro do centro de Lagos, Faro, Vila Real de Santo António ou outras cidades, nenhuma autocaravana, impedindo a livre circulação de pessoas e bens.
Se outros factos existem originando proibições camarárias e eu acredito que sim, então é altura de nos sentar-mos à mesa, para uma concertação, sem entraves.
A tecla é a mesma. Se todos os autocaravanistas, aqui vierem e procederem como fez a Pressler, dentro em breve poderemos informar o Exmº.Senhor Presidente da Câmara Municipal ... de tal cidade, por agora,do Algarve, não precisa de saber mais, vá ao Indice do Fórum CampingPortugal-Assuntos Gerais-Colaboração Municipios/Autocaravanistas, e ficará conhecedor do lado autocaravanista itinerante. Quanto às suas funções e dificuldade é V.Exª. e os seus funcionários, que terão de as enfrentar e resolver. Não sou eu de Cascais, da Arruda dos Vinhos ou Guimarães, que temos de ser penalizados por acções de dirigentes locais sobrepondo-se ao espirito da lei nacional.
Temos no MIDAP, alguém que o pode expressar melhor do que eu.
Cumprimentos, Pressler, até um dia dêstes.
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Colaboração Municípios/Autocaravanistas

Mensagempor Papa Léguas » quinta fev 12, 2009 1:24 am

INTERVENÇÕES DE PROXIMIDADE

Não serei um falsamente modesto para principiar por qualquer coisa como. “Quem sou eu para…”.

A iniciativa do Companheiro Jorge Santos é perfeitamente legítima, tão legítima como a de qualquer outro autocaravanista, se considerarmos que é feita com o objectivo de defender valores inscritos na “Cartilha do Autocaravanista”.

A questão que se coloca é se a metodologia usada (actuar de fora para dentro e à distancia) será a melhor. Até porque os resultados, não controlados localmente, poderão ser desfavoráveis aos autocaravanistas.

Há alguns dias atrás, numa reunião de Autocaravanistas procurei que fossem criadas condições de proximidade para que a mensagem dos autocaravanistas passasse.

Equacionei, primeiro, as seguintes questões:

- Que o Autocaravanismo e o Campismo eram, perante o cidadão comum, considerados idênticos;

- Que não se estava a conseguir passar a mensagem sobre as diferenças entre Autocaravanismo e Campismo por dificuldades de acesso à Comunicação Social e também às Revistas especializadas e sítios na internet por não serem abrangentes;

- Que existia uma deficiente ou mesmo ausência de informação por parte das autarquias do que é o Autocaravanismo e as vantagens que o mesmo pode proporcionar;

- Que existem muitos utilizadores de autocaravanas que desconhecem ou não se sentem motivados a cumprir a “Cartilha do Autocaravanista”

- Que um associativismo (informal) de proximidade, mais sentido do que racionalizado, podia vir a contribuir para uma intervenção mais assertiva e eficaz;

- Que a constituição de Clubes de âmbito Distrital / Concelhio podia não ser exequível.

E, com base nas razões referidas, sugeri as seguintes acções:

- Uma campanha de fomento da constituição de Núcleos Concelhios / Distritais de Autocaravanistas;

- A divulgação de bases informais (de referência) em que os Núcleos se deviam constituir, designadamente sobre os objectivos lúdicos, culturais, desportivos, formativos, informativos e reivindicativos;

- Que se fossem divulgando (pela internet, por exemplo) as actividades que os Núcleos fossem desenvolvendo (até como forma de incentivo para a constituição de outros);

- Que os Blogues de Autocaravanistas dinamizassem reuniões de autocaravanistas por Concelho / Distrito.

Na minha imodesta opinião o desenvolvimento deste método contribuiria para que a mensagem dos autocaravanistas passasse para os cidadãos em geral, para os utilizadores de autocaravanas, para os responsáveis autárquicos e, assim, poderia criar progressivamente as condições mínimas necessárias para o desenvolvimento do Autocaravanismo como forma de turismo itinerante.

Também a existência de movimentos na proximidade permitiria um maior e eventualmente melhor acompanhamento dos processos.

Em nada pretendo contrariar as ideias, iniciativas, voluntarismo mesmo, de qualquer cidadão, independentemente de os resultados poderem vir a ser contrários ao sentir dos autocaravanistas e do próprio cidadão.

Por outro lado e parafraseando alguém, a autonomia dos autocaravanistas tem que ser obra deles próprios colectivamente considerados.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
********************
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
********************
Avatar do Utilizador
Papa Léguas
 
Mensagens: 214
Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Mensagempor pressler » quinta fev 12, 2009 12:55 pm

Boa tarde companheiros Jorge Santos e Papa Leguas!

Tendo eu respeito pelos mais velhos( de idade e experiencia autocaravanista), tenho que vos informar que o MIDAP aprovou recentemente um [u]Documento Guia para Apoio ao Desenvolvimento Local do Autocaravanismo Itinerante[/u]
Tem toda a argumentação a favor do Autocaravanismo de um modo resumido e directo com o objectivo de ser entregue nas Camaras Municipais, Freguesias, etc
Pode ser consultado no Blog do MIDAP que todos já sabem qual é.
Isto já para não falar em todas as acções e no tão grande esforço dispensado pelas pessoas do CampingcarPortugal.
É claro que quanto maiores forem os esforços e quanto mais gente se dedicar a esta causa, MELHOR!
Cumprimentos respeitosos :oops:
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Colaboração Municipios/Autocaravanistas

Mensagempor jorge santos » quinta fev 12, 2009 7:32 pm

Boa Tarde
Companheiro Papa Léguas,

Estou muito agradecido pelos seus comentários que espero, sinceramente, sejam lidos também pelos autarcas algarvios.


Sôbre os métodos empregues, cada qual faz como sabe.

Prejudicial para os autocaravanistas - Leve à conta de danos colaterais, na minha tentativa de conquistar castelos e fortalezas- de fóra para dentro.

Tudo o que advoga, será feito por quem ?
Por favor equacione - Consultas ao tópico, cêrca de 240 visitantes.
Honrosas respostas:
José Gonçalves
Ana Pressler
Papa Leguas

Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Colaboração Municipios / Autocaravanistas

Mensagempor jorge santos » quinta fev 12, 2009 7:54 pm

Boa Noite
Ana Pressler

Quanto mais velho sou, menos sei e de experiência autocaravanista, bem, bem, estamos conversados...


Muito grato por me chamar a atenção para o documento do Midap.

Vou à Fil, amanhã e espero encontrar os companheiros de Carvalho ou Sêco dos Santos e vou pedir-lhes, se podem incluir o documento, nêste
tópico, afim de ser visto, com as restantes sugestões.

Respeitosos cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 40 visitantes

cron