Desfolhada em Covas do Monte

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Desfolhada em Covas do Monte

Mensagempor vitorandrade » quinta Oct 02, 2008 9:28 am

Companheiros venho de novo convidar-vos a participar numa actividade em Covas do Monte.

No Sábado 18 de Outubro de 2008, os agricultores da aldeia de Covas do Monte vão desfolhar o milho.
O projecto Criar Raízes e a CoopRaízes juntam-se a eles e proporcionam a oportunidade aos vizitantes de participarem, convivendo com os agricultores na busca do milho-rei.
Será a ocasião para conhecerem melhor a situação do mundo rural, da agricultura e de outras actividades da CoopRaízes e do projecto Criar Raízes. Será também um contributo para, numa actividade já antiga, se libertarem do famoso stress resultante do fim de férias/regresso ao trabalho, para alguns, ainda há pouco ocorrido.
Assim, ao longo do dia as pessoas irão participar na recolha do milho nas terras, no seu transporte, na elaboração do espeto que os vai auxiliar na desfolha, na fabricação da broa e noutras animações (de manhã, poderão viver a experiência de, por alguns metros, subirem a serra cercados de 2500 cabras!).
O almoço e a merenda terão lugar nas casas dos agricultores, reconstituindo e revivendo as memórias.

Dentro em breve disponibilizarei todas as informações necessárias para a viagem e a estadia em Covas do Monte.

Foto da participação na Feira de Espaços Naturais em Olhão
ImagemImagem

Um abraço
Vítor Andrade
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor zejorge » quinta Oct 02, 2008 1:39 pm

Boa tarde companheiro Vitor:

Quero manifestar-lhe desde já o meu interesse em poder assistir e participar, nessa "festa" popular.

Aguardo pois, pelas suas noticias afim de organizar a minha deslocação a
Covas do Monte.

Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Mario » quinta Oct 02, 2008 5:18 pm

Viva Victor.

Aguardo pormenores sobre o acontecimento.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor vitorandrade » quinta Oct 02, 2008 10:48 pm

Ok companheiros,

Fico a contar com mais dois. Desta vez vamos ter um bom grupo em Covas.

Espero que o tempo ajude que a animação promete.

Vou estar fora o resto da semana, mas fica prometido que no início da próxima aqui deixarei o programa completo das festas e a indicação do melhor caminho.

Um abraço
Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor zejorge » terça Oct 07, 2008 9:38 pm

Boa noite companheiro Vitor


Continuo a aguardar mais dicas relativas à desfolhada em Covas do Monte.


Cumprimentos

José Vieira
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor vitorandrade » quarta Oct 08, 2008 9:32 am

Caros companheiros, então aqui vai o programa para a desfolhada

Dia 17 – Chegada e estacionamento
Este poderá realizar-se ao longo do dia.

Dia 18 – Pelas 9 horas assistir à partida das 2500 cabras para o monte. O rebanho é pastoreado colectivamente pelos habitantes. Vamos poder acompanhar durante um pequeno percurso e experimentar a dificuldade da subida. (aconselha-se levar máquina fotográfica, pois são imagens espectaculares).

Segue-se uma visita guiada a aldeia onde poderemos contactar com a forma de vida dos seus habitantes e com actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Criar Raízes http://www.criaraizes-spedrosul.com ou http://agricultura-covas-do-monte.blogspot.com Estas actividades tiveram sempre a colaboração e participação de muitos companheiros que para isso se têm encontrado em Covas do Monte.

Pelas 13 horas iremos almoçar no restaurante da Associação “Amigos de Covas do Monte”

O resto do dia fica para a desfolhada. Esta será realizada em casa de agricultores e inclui uma merenda de trabalhador e animação. Está previsto que se prolongue até haver “gente”.

Para este dia este dia acertei que cada participante contribuía com 10€

Dia 19 – É livre. Poderemos utilizar a carrinha da Associação para fazer um percurso por algumas aldeias em redor.

Para se chegar a Covas do Monte não é difícil.
A partir de S. Pedro do Sul segue-se a direcção de S. Macário (ter em atenção as indicações em todos os cruzamentos) ao chegar ao cimo deixar a indicação de S. Macário e seguir em frente 20, 30 metros e virar à esquerda (para a direita vamos para a Pena). No primeiro cruzamento à direita (está indicado Portal do Inferno e Covas do Monte) seguir sempre a indicação de Covas do Monte. Quando se chegar ao fundo fazer o estacionamento de marcha-a-trás.

Caso encontrem alguma dificuldade poderemos encontrar-nos em S. Pedro do Sul e fazer o caminho em grupo

Para qualquer emergência o melhor é contactar o número do restaurante 232 357 592 pois a rede de telemóvel no local não é fiável, durante o dia para 232 728 330 telefone do Criar Raízes ou para o meu telem. de serviço 912241653

Estamos também a tentar fazer uma surpresa aos ACs. Talvez para a semana já poderei dizer mais alguma coisa.

Um abraço
Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor Nanda » quarta Oct 08, 2008 10:53 am

Olá pessoal, preciso mais umas informações:

Algum caravanista está a pensar ir ???

Há algum camping por perto ?


Um abraço
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor vitorandrade » quarta Oct 08, 2008 3:49 pm

Em Covas do Monte existe uma zona de acampamento para tendas. O acesso a caravanas é muito complicado e por agora desaconselhado.

A possibilidade fica a uns 15 Kms no Retiro da Fraguinha http://www.pesnaterra.com

Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor zejorge » quarta Oct 08, 2008 5:05 pm

Boa tarde companheiro Vitor:

Pode desde já contar com dois abrantinos para a desfolhada.

Se nada houver em contrário, conto chegar durante a tarde de dia 17.


Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Mensagempor Dematos » quinta Oct 09, 2008 11:32 am

Bom dia companheiro Zejorge|
Boa viagem até Covas do Monte.Aproveite e conheça a bela região de Lafões. Não fosse ter a Catrineta em reparação e também lhe faria companhia.
Companheira Nanda,não desanime pois terá oportunidade de participar no próximo encontro do Grupo Autocaravanista Saloio (ainda sem data).
Saudações
Dematos
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor Nanda » quinta Oct 09, 2008 3:35 pm

Companheiro Dematos, obrigado pelo seu convite, mas mais uma vez julgo não ser possivel estar presente, pois tal como o companheiro indicou é um encontra autocaravanista e eu tenho mesmo é caravana.

Um abraço
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Mensagempor Dematos » quinta Oct 09, 2008 6:41 pm

Boa noite companheira Nanda!
E qual é o problema?
O vice-presidente do CPA , Mário Caxias é Caravanista e está sempre presente nos encontros com a sua Caravana.
Saudações
Dematos
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am

Mensagempor vitorandrade » quinta Oct 09, 2008 10:56 pm

Companheira Nanda,

Se pensar estar presente, será muito bem-vinda.
Há companheiros que vão acampar de tenda na zona de acampamento. Só não posso dizer que vá de caravana até Covas do Monte porque não tenho essa experiência de condução e estamos numa zona de serra com alguns declives acentuados e não sei como se comporta o seu conjunto.

De AC tenho lá ido muitas vezes e já temos feito lá encontros de pequenos grupos. Também conheço muito bem a Fraguinha e a pessoa que agora lá está é 5 estrelas. Só existe um pequeno senão é a deslocação que terá de fazer.

Se gosta de serra e de coisas autênticas vai ver que vale a pena.

Um abraço
Vítor
Avatar do Utilizador
vitorandrade
 
Mensagens: 222
Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am
Localização: Coimbra

Mensagempor salome dias » segunda Oct 13, 2008 10:35 am

bom dia,
somos autocaravanistas e a nossa 1ª experiencia foi a covas do monte e foi p esquecer :oops: , pois queimamos a embraiagem à ac nova com 600km :cry:.
de qq maneira queriamos la voltar nao só pela beleza da terra mas tb p ver as 2500 cabras (os miudos ficaram tristes pq n chegamos a ve-las), e ainda pelo acolhimento e simpatia :D de todos os q lá moram e estiveram connosco enqt a nossa ac estava a ser rebocada e esperavamos pelo taxi. ficou prometido aos habitantes de covas do monte q lá voltariamos.
pois parece-nos uma boa altura p o fazer ja que vamos acompanhados pelo sr. vitor andrade que tanto ouvimos falar.
gostariamos de saber as horas e se nos podemos entao encontrar em s. pedro e fazer o caminho em grupo.
aguardamos noticias.
salome e Cª, Lda
(Hymer C-CL 662)
Avatar do Utilizador
salome dias
 
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 12, 2008 9:59 am
Localização: carcavelos

Mensagempor zejorge » segunda Oct 13, 2008 2:12 pm

Olá companheira Salomé:

Fiquei um pouco apreensivo com o seu "azar", pois através do Google Erth já me tinha apercebido, de que os acessos não são famosos em termos de inclinação da estrada.

A minha "amiga", só tem 1.9 CC o que significa em certas situações algumas dificuldades. Certamente que o que lhe aconteceu teve a ver, exactamente com o declive da estrada, ou não???

Que me aconselha ????


Cumprimentos
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes