Como legalizar uma caravana importada

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Como legalizar uma caravana importada

Mensagempor 4niko » sábado jun 21, 2008 6:42 pm

Caros companheiros do forum
Conto aqui os passos neçessarios á legalização de uma caravana vinda de um pais menbro da comunidade europeia.

Aquando da compra pedir sempre uma declaração de venda assinada onde conte obrigatoriamente o nome do antigo proprietario, morada, a descrição do veiculo, e atenção: o preço (que pode ser fictiçio),a data de venda.

Obter o Certificado de Conformidade (COC) no representante da marca lá ou cá, no caso das caravanas mais antigas anteriores ao COC tentar obter o Certificado de Homolgação no fabricante (se for Hobby é numa semana via mail)

Entregar tudo no IMTT pedindo uma Homolgação juntamente com o modelo 9 IMTT

Pagar 150€ pela Homolgação

Esperar

Esperar

Esperar

Chamado para a inspeção especial feita por um tecnico do IMTT num centro de inspecções.

Esperar

Esperar

Por telefone informam que se pode dirijir a uma Registo Automovel que com o numero de chassi se proceda ao pedido do documento unico.
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Mensagempor Pluma Vermelhinho » sábado jun 21, 2008 8:53 pm

Uma informação sempre util, que infelizmente demonstra como podemos facilmente ficar desencorajados de comprar algo no estrangeiro... .

De qualquer das maneiras, se ouver paciencia que chegue, vale a pena :wink:
Boas viagens e fiquem bem.
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Mensagempor Helder » sábado jun 21, 2008 8:58 pm

Boa noite
Ja agora, em quanto fica a legalização total de uma AC?
Sem contar as contas de viagens, etc...
Obrigado
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Mensagempor 4niko » domingo jun 22, 2008 5:50 pm

Fica em .....150€ mais o custo do registo só na proxima quarta-feira irei fazer, pois o certificado de homolgação foi gentilmente cedido pela Hobby, por não haver representante em Portugal (Construções Pluma......faliu).
Mas vale sempre a pena pois fica bastante mais em conta, e se for feito com antecedençia a questão tempo não se coloca, este processo todo poderá consoante o IMTT levar na volta de 4 meses,basta uma vista de olhos por WWW.mobile.de para se ter uma ideia de quantos €€€€ se podem transportar da conta AQUISIÇÃO para USUFRUTO.........
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Mensagempor Helder » domingo jun 22, 2008 9:57 pm

4niko Escreveu:Fica em .....150€ mais o custo do registo só na proxima quarta-feira irei fazer, pois o certificado de homolgação foi gentilmente cedido pela Hobby, por não haver representante em Portugal (Construções Pluma......faliu).
Mas vale sempre a pena pois fica bastante mais em conta, e se for feito com antecedençia a questão tempo não se coloca, este processo todo poderá consoante o IMTT levar na volta de 4 meses,basta uma vista de olhos por WWW.mobile.de para se ter uma ideia de quantos €€€€ se podem transportar da conta AQUISIÇÃO para USUFRUTO.........


Pois, compensa mesmo.
Obrigado
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Mensagempor António » quarta jun 25, 2008 10:30 pm

Ai há uma ligeira confusão.
Porque vamos por partes:
Vais á alfandega. (assim manda a lei tens 3 dias quando entras em Portugal)
Depois á antiga DGV para pedir homologação com o COC se não tiveres (que é o teu caso por isso pagas 150€ pois não está homologado em Portugal, se estivesse era 30€)
Depois com o modelo da DGV vais á inspeção e pagas mais 80€+-.
Depois da Inspeção vais á alfandega e pagas o IA respeitante.
No outro dia volta lá para te darem a matricula e vais de novo á DGV entregar o papel(não pagas mais nada) passados 40 dias +- vais ao registo automovel agora Documento unico e pagas o registo inicial (que é mais caro).
Por isso 150€ não chega.
E o COC ou o documento da TUV no caso alemão também é pago.
Um Abraço
António
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Confusão ...eu?????

Mensagempor 4niko » quinta jun 26, 2008 6:47 pm

Só um pequeno reparo, as caravanas não pagam IA (por enquanto)por essa razão fica de fora as idas á Alfandega.
A Hobby envia o Certificado de construção ( que é diferente do COC) por mail sem encargos, não tem nada a ver com o documento com que a TUV certifica.
Não sou intermediario nem tenho interesses no ramo, apenas aqui expus todos os passos que dei e quanto gastei para obter a matricula, e já a tenho.
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Finalmente

Mensagempor 4niko » segunda jul 07, 2008 5:21 pm

Hoje finalmente recebi o DUA (Documento Unico Automóvel) da minha Hobby.
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Mensagempor sandra » terça jul 08, 2008 12:51 pm

Parabéns pela aquisição :D .
Se não for inconveniente, pode dizer quanto pagou + pela matricula?
Bons passeios! 8)
1 vez campista...
Sempre campista!
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Mensagempor 4niko » sábado jul 12, 2008 11:38 am

Paguei 150 Euros pois implica uma inspecção especial feita por um elemento do IMTT.

Quanto ao tempo de espera é enorme mas sei que varia muito de delegação para delegação.
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Afinal as AC paga ou não paga IA?

Mensagempor oscar » domingo jul 20, 2008 9:35 pm

Vivam todos.

Afinal as AC paga ou não paga IA?

..."as caravanas não pagam IA (por enquanto)por essa razão fica de fora as idas á Alfandega".

Tinha a informação de que a partir de Janeiro de 2008 as AC pagavam IA.

Obrigado.
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Mensagempor pressler » segunda jul 21, 2008 1:06 pm

Boa tarde comoanheiro!
As ACs pagam 10/100 do IA quando novas.Quando usadas ainda teem mais desconto.
So nao pagam as com mais de 10 anos.
Espero ter respondido.
Cumprimentos
Ana Pressler
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Mensagempor bushman » segunda jul 28, 2008 10:54 pm

Boa noite, pedia um esclarecimento acerca do certificado de construção.

Este certificado é necessário se a Ac não estiver homologada em Portugal ?
Como poderemos saber se a Ac é homolegada? por exemplo a chausson acapulco? será ?
Obrigado.
bushman
 
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Mensagempor 4niko » terça jul 29, 2008 10:29 pm

Caros companheiros penso haver aqui um equivoco:

As caravanas não pagam qualquer imposto (por enquanto)

As autocaravanas a partir de 2008 pagam 10% mais o desconto se forem usadas.
Editado pela última vez por 4niko em terça jul 29, 2008 10:33 pm, num total de 1 vez.
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Mensagempor 4niko » terça jul 29, 2008 10:32 pm

bushman Escreveu:Boa noite, pedia um esclarecimento acerca do certificado de construção.

Este certificado é necessário se a Ac não estiver homologada em Portugal ?
Como poderemos saber se a Ac é homolegada? por exemplo a chausson acapulco? será ?
Obrigado.


Como o Importador (Construçoes Pluma) faliu não podia obter por cá o Certificado de Homolgação Nacional assim pedi o Certificado de construção onde a marca declara que o referido veiculo foi construido conforme as normas em vigor na CEE, depois pedi uma homolgação individual
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