Exponor- Vida Natura- Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Exponor- Vida Natura- Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer

Mensagempor indiana » quarta nov 21, 2007 7:18 pm

VIDA NATURA- Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer.

Fui de Lisboa ao Porto para visitar esta Feira. Como quero comprar uma caravana pensei que seria o local adequado para ver os diferentes modelos e respectivos preços.
Engano! A feira era de Barcos de Recreio, Auto Caravanas e de Bilhar…..Caravanas só tinha duas em exposição, da mesma marca, HYMER e por sinal uma na casa dos 20 mil euros e a outra mais pequena na casa dos 14 mil euros, tendas….nada.
Proponho que a organização pondere retirar a palavra Caravanismo do nome da Feira e em seu lugar introduza AUTO-CARAVANISMO. Para quê estar a induzir os crédulos em erro?

Indiana
Avatar do Utilizador
indiana
 
Mensagens: 124
Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm
Localização: Portugal Lisboa

Mensagempor vitor » quarta nov 21, 2007 10:22 pm

Mesmo em auto-caravanas havia pouco. A feira esteve fraca, mas em todos os sectores, pareceu-me. :(
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor AlbertodeLeça » quinta nov 22, 2007 9:43 am

A feira, caros companheiros, estava abaixo do sofrível. Penso que a Exponor deve um pedido de desculpas, no mínimo, a todos os companheiros que se deslocaram de fora da área metropolitana do Porto. Eu vi carros de matrícula espanhola e sinto-me envergonhado ao pensar que houve quem se deslocasse mais de 200 km - e no caso do companheiro Indiana até terão sido mais! - para (não) ver a feira. Tanta falta de qualidade deve deixar os responsáveis da Exponor a pensar. Aliás, a talhe de foice, vou enviar este comentário para lá. Ao menos terão uma opinião de quem já viu mais e muito melhor no mesmo espaço.
A falta de caravanas é incompreensível. E o paradoxo da presença de expositores de auto-caravanas também dá que pensar. Continua o nosso país no bom caminho: deve ser o único país da união europeia onde as auto-caravanas se publicitam mais do que as caravanas!
Alberto Rodrigues
Vimara 400 TKK
Avatar do Utilizador
AlbertodeLeça
 
Mensagens: 123
Registado: quinta ago 23, 2007 5:19 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Teresa » quinta nov 22, 2007 10:26 am

Já muito se falou aqui sobre a "Vida Natura" ,agora pergunto,quantos de vós,apresentaram a reclamação junto da Exponor :?:

Pois Companheiros ,se não o fizeram no balcão do Chek-in no próprio dia,nunca será tarde demais,endereçarem um email,só assim poderão compreender o nosso descontentamento e quem sabe repensarem a Próxima Vida Natura que já se encontra agendada para 2008.

Confesso que o nosso descontentamento foi tal, que não abandonamos a feira sem apresentar a referida "reclamação "que ficou registada em impresso próprio :arrow:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Mario » quinta nov 22, 2007 10:37 am

Se não estão satisfeitos, ou se estão plenamente satisfeitos com a Vida Natura não façam por menos exponham a vossa opinião,com a elegancia e elevação que destingue os verdadeiros companheiros directamente para:

Directora da Feira
Carla Maia
Tel: 22 998 1458
E-mail: carla.maia@exponor.pt
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor AlbertodeLeça » quinta nov 22, 2007 11:13 am

A directora da feira foi rápida na resposta ao comentário que lhes enderecei. Cá fica o teor da sua resposta, com a qual discordo profundamente, mas que é uma opinião, tal como a minha.



Exmo. Senhor Alberto Rodrigues

Todos os visitantes têm direito a avaliarem a feira Vida Natura.
Contudo, a título de curiosidade, tivemos inúmeros elogios à feira por parte de visitantes e expositores, inclusive de espanhóis que nos teceram largos louvores.
Não pretendemos "enganar" os nossos visitantes e as reportagens da RTP e da TVI foram claras quanto à feira.
Atentamente

Carla Maia



--------------------------------------------------------------------------------
From: Alberto [mailto:albertorodrigues@yahoo.com]
Sent: quinta-feira, 22 de Novembro de 2007 9:50
To: Vidanatura
Subject: VIDA NATURA- Feira de Caravanismo, Desporto e Lazer


Estimados Senhores,

Tendo visitado a feira em assunto no passado fim de semana, venho dar-vos conhecimento do comentário que deixei sobre a referida feira no fórum Campingportugal, dedicado ao caravanismo e auto-caravanismo.

Com os meus cumprimentos

Alberto Rodrigues


Teor do comentário


A feira, caros companheiros, estava abaixo do sofrível. Penso que a Exponor deve um pedido de desculpas, no mínimo, a todos os companheiros que se deslocaram de fora da área metropolitana do Porto. Eu vi carros de matrícula espanhola e sinto-me envergonhado ao pensar que houve quem se deslocasse mais de 200 km - e no caso do companheiro Indiana até terão sido mais! - para (não) ver a feira. Tanta falta de qualidade deve deixar os responsáveis da Exponor a pensar. Aliás, a talhe de foice, vou enviar este comentário para lá. Ao menos terão uma opinião de quem já viu mais e muito melhor no mesmo espaço.
A falta de caravanas é incompreensível. E o paradoxo da presença de expositores de auto-caravanas também dá que pensar. Continua o nosso país no bom caminho: deve ser o único país da união europeia onde as auto-caravanas se publicitam mais do que as caravanas!
Alberto Rodrigues
Vimara 400 TKK
Avatar do Utilizador
AlbertodeLeça
 
Mensagens: 123
Registado: quinta ago 23, 2007 5:19 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor Mario » quinta nov 22, 2007 11:32 am

Caro Alberto Leça e restantes divirtam-se :lol: :lol: :lol:
Se não fosse sério até teria graça,com que então "enganar" :evil: :evil:

E: Vida Natura‏
De: CARLA MAIA (carla.maia@exponor.pt)
Enviada: quinta-feira, 22 de novembro de 2007 10:31:32
Para: first time (ekipzone@hotmail.com)

Exmo. Sr.

Todos os visitantes têm direito a avaliarem a feira Vida Natura.
Contudo, a título de curiosidade, tivemos inúmeros elogios à feira por parte de visitantes e expositores, inclusive de espanhóis que nos teceram largos louvores.
Não pretendemos "enganar" os nossos visitantes e as reportagens da RTP e da TVI foram claras quanto à feira.
Atentamente

Carla Maia


-----Original Message-----
From: first time [mailto:ekipzone@hotmail.com]
Sent: quinta-feira, 22 de Novembro de 2007 10:29
To: CARLA MAIA
Subject: Vida Natura




Caros Sr(s)
Apenas uma humilde opinião de quem se sentiu defraudado nas suas expectativas,acredito firmemente que este evento foi um mau serviço a todos os operadores de mercado,ao público em geral e até ao País,troquei algumas impressões com cidadãos Espanhois que se mostraram perfeitamente desiludidos,senti-me envergonhado!
Vejamos,Vida Natura...caravanismo,desporto e lazer!
Naturalmente que é o maior embuste a que assisti nos últimos tempos,caravanas nem sei se consegui ver alguma portanto os companheiros caravanistas sairão totalmente defraudados nas suas espectativas , um pouco mais de sorte terão os autocaravanistas pois estão lá representadas seis marcas portanto para quem leva ideias definidas talvez encontre o modelo desejado agora quem vai á espera de encontrar a cinderela dos seus sonhos no leque das cerca de 20 marcas que operam no mercado nacional depressa conclui que se enganou .
A secção destinada a embarcações acompanha o triste cenário descrito para não destoar.
Quanto ao resto matraquilhos,bicicletas artigos de desporto,que nada acrescentam ao que de habitual se encontra em qualquer loja de grande superficie.

Em conclusão esta opinião tem apenas o singelo objectivo de transmitir a quem de responsabilidade uma opinião que visa apenas ajudar a melhorar,todos merecemos mais muito mais!

Com os meus Cumprimentos.

Mário Malheiro
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » quinta nov 22, 2007 11:39 am

Bom dia, :lol:

Bem, se os Espanhóis teceram elogios á feira... das duas uma... ou nunca viram uma feira de Autocaravanismo/Caravanismo...ou então aplica-se aqui, aquela máxima... que a galinha do vizinho è sempre melhor que a nossa!!! :roll: aliás neste caso particular da feira Natura, dá-me a sensação que será mais um pinto do que uma galinha!! :wink:

Resumindo, para outra vez terão de estar mais atentos ás televisões, segundo as palavras da responsável, porque assim sempre evitam uma romaria á Nª Srª da Asneira!!! E esta...hem

Mas como diz o AlbertodeLeça, isto nada mais é do que uma opinião.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor EMAN » quinta nov 22, 2007 2:31 pm

Boas

A questão relacionada com a boa apreciação feita pelos Espanhóis à Feira, a mim não me admira porque penso não estar enganado, mas estes o que gostam de ver/apreciar nesta(s) exposição (ões) e falo nas nossas, é o "material" fixo, como por exemplo as casas "de campo".
Não quer dizer que não vejam material rolante, mas penso não ser relevante para eles o haver muito ou pouco.

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor kunha » quinta nov 22, 2007 2:54 pm

Boa tarde companheiros
Há um ditado que diz o seguinte:
Cego não é o que não vê,
mas sim o que não quer ver
:!:
Será que a Srª Carla Maia ,está nesta situação. :?: :?:
Avatar do Utilizador
kunha
 
Mensagens: 95
Registado: quarta jul 11, 2007 1:56 pm
Localização: Benavente

Mensagempor time_out » quinta nov 22, 2007 3:46 pm

Boa tarde

Sem querer alimentar qualquer polemica nem ter qualquer responsabilidade sobre este assunto gostaria no entanto de deixar aqui algumas considerações.

1 - Penso que a ideia inicial dos organizadores da feira foi o de substituir a antiga feira que durava mais de uma semana por algo mais pequeno permitindo deste modo custos menores aos expositores.
2 - O conceito da Vida Natura era o ar livre e o que está directamente ligado com a actividade ao ar livre.
3 - A utilização da palavra Caravanismo na designação da feira poderá terá sido usada como substituto ou agrupamento de campismo, caravanismo e autocaravanismo (na realidade o autocaravanismo é caravanismo auto portante)
4 - A não adesão à feira por parte da maior parte dos comerciantes/importadores pode estar directamente ligado com uma de duas, ou não possuem material novo para apresentar e por conseguinte não faz sentido estar presente ou apesar da diminuição dos dias os custos ainda são insurportáveis para a maioria deles.
5 - A venda de caravanas está a decair e das autocaravanas a aumentar
6 - A presença de inumeros visitantes espanhois (leia-se da Galiza) deve-se sobretudo à excelente ligação entre os clubes de campismo (caravanismo e autocaravanismo) do norte do país com os seus vizinhos do outro lado da fronteira. Houve deslocações de grupos de autocaravanas que aproveitaram a oferta gratuita do estacionamento no interior da feira para não só a visitarem como para uma visita à cidade Invicta.
7 - Naturalmente que seria interessante uma palavra dos importadores / vendedores de material para a vida ar ar livre sobre a feira mas acredito que nunca a teremos.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor indiana » quinta nov 22, 2007 9:48 pm

Sem querer entrar em polémica, nem querer ensinar nada de novo, aqui vão os meus dois centimos:

A Dona Carla Maia é ou deve ser a Directora do espaço? Será? Eu não entendo como funcionam estas feiras, mas penso que será uma questão de oferta e procura.
A Exponor tem um espaço e organiza os temas…? Os espaços têm um preço. Os comerciantes expositores pagam para apresentar os seus produtos, se venderem dentro de certos limites cobrem as despesas, caso contrário perdem dinheiro. Os comerciantes sabem bem por experiência própria se vêem algumas hipóteses de lucrar, ou não lucrar.
Estamos em Novembro, a época de verão ainda está longe, por isso campismo e caravanismo não serão o negócio ideal. Portugal não é uma potencia produtora de caravanas e auto caravanas, somos mais do tipo “importador”.As potências produtoras desses produtos é que promovem os novos materiais nesta altura, os importadores podem fazer os negócios mais tarde, mais próximo do verão. Por isso a Nauticampo é em Março e apresenta uma dimensão completamente diferente.
Na Exponor existia muito espaço “ás moscas” e muito espaço ocupado por jogos de tiro de pressão de ar com bolas de borracha….será esse o negócio do futuro? Os adultos endinheirados agora praticam desportos caros que antes eram de adolescentes?
A quantidade de metros quadrados ocupados nos pavilhões por este tipo de modalidade não tem qualquer ligação com a realidade. Bilhar agora é actividade de ar-livre?
Só não vê quem não quer.
Relativamente às reportagens das televisões, se deram uma ideia errada da “qualidade da feira”só pode ser por dois motivos, ou porque não querem prejudicar a imagem da EXPONOR perante quem não foi lá, ou não entendem nada de feiras deste tipo.
Conclusão: A Dona Carla Maia gostaria de ter uma feira melhor, disso não tenho dúvidas. Mas estará dependente da procura do “espaço” e o seu preço não pode baixar de certo limiar, a EXPONOR também não pode perder dinheiro. Será assim? Por isso temos a feira que somos capazes de ter, quer a Dona Carla queira ou não. Se os comerciantes não aderiram, só eles sabem bem os verdadeiros motivos.
A feira acabou, mas esperemos que para o ano seja diferente. Eu não irei lá de certeza.
Indiana
Avatar do Utilizador
indiana
 
Mensagens: 124
Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm
Localização: Portugal Lisboa

Nauticampo

Mensagempor Decas » quinta nov 22, 2007 10:25 pm

Boa Noite

Só uma pequena correcção, a NAUTICAMPO Salão Internacional de Navegação de Recreio, Campismo, Caravanismo, Desporto e Piscinas, realizar-se-à entre 9 e 17 Fevereiro 2008.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quinta nov 22, 2007 10:30 pm

Julgo ainda não me ter pernunciado acerca deste assunto e não me vou alongar muito no meu comentário, comentário esse de alguém que não foi á Exponor.

No ramo Caravanismo/AutoCaravanismo, sofremos de algo que se sofre em todos os ramos de negócio em Portugal: falta de compradores.

No estrangeiro podemos ver anuncios fabulosos, de uma realização primorosa, a automóveis como Porsche, BMW, Mercedes, Aston Martin, Ferrari e afins. Porque não se ve então em Portugal tais anuncios? Porque o dinheiro gasto nos mesmos não iria ser compensado pelas potenciais vendas resultantes dos anuncios. O mesmo se passa com tudo o que se queira vender e Caravanas/Autocaravanas estão no mesmo barco.

Não podemos pedir a stands que aluguem espaços que não são compensados pelas vendas que se fazem durante a feira ou resultante do contacto com a mesma. Também não podemos pedir que a Exponor ou FIL coloquem os preços a um nivel que para os centros de exposições não sejam compensatórios. Negócio só tem um objectivo: dar lucro. E apartir daqui, não vamos entrar por "romantismos", pois estamos a milhas de sermos um mercado como a França, Alemanha ou Holanda.

Tendo isto em conta, os importadores reservam-se áquela que está (a meu ver) condenada a ser a unica feira nacional que vale realmente a pena para ambos os lados (expositor/comprador), a FIL.

Será um panomara muito dificil de mudar num país onde cada vez mais a movimentação do dinheiro tem de ser ponderada ao promenor... .
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor AlbertodeLeça » sexta nov 23, 2007 9:44 am

Eu calculo que se tenha passado alguma coisa "estranha" nesta feira. Provavelmente as condições oferecidas aos expositores, económicas ou outras. A feira foi sempre nesta altura do ano. E era tradicional ver os importadores mais activos. Só para dar uma ideia, não estavam representados os importadores que, na área do grande Porto, mais caravanas e auto-caravanas vendem. E recordo-me de dois, por sinal com sedes muito próximas da Exponor, ambos vendedores de caravanas e auto-caravanas, que estiveral ausentes. Também não estiveram presentes os tradicionais expositores de material de montanhismo, escalada e afins - não havia uma única parede de escalada, excepto um insuflável para crianças. Estas actividades estão em forte expansão. O tema da falta de poder de compra não colhe - perdoe-me o companheiro Pluma - porque estava lá uma das marcas de AC's mais caras do mercado. E provavelmente a melhor altura para quem desperta para o "nosso" mundo do turismo itinerante é esta, pois saímos do verão a sonhar com o próximo e é uma forma de ir começando a pensar na melhor forma de o aproveitar. No nosso caso, em casa, foi numa destas feiras que batemos o mercado (em 2001) e abrimos caminho para a compra realizada em Março de 2002.

E parece evidente que a directora da feira pretende tapar o sol com uma peneira. Esperemos que as nossas críticas sejam interpretadas como construtivas e que a feira do próximo ano valha o tempo que lhe possamos dispensar.

Nota final: já todas as marcas têm a colecção 2008 para mostrar.

Saudações rolantes
Alberto Rodrigues
Vimara 400 TKK
Avatar do Utilizador
AlbertodeLeça
 
Mensagens: 123
Registado: quinta ago 23, 2007 5:19 pm
Localização: Leça da Palmeira

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 87 visitantes

cron