Falha de corrente na autocaravana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sábado set 21, 2019 5:10 pm

É tudo a ajudar, liguei o cabo 220v na entrada de AC, liguei o dijuntor e fiz o teste com um busca-polos na tomada de 220v, acendeu a luz no busca-polos, fiquei a pensar que tava tudo bem. Oiço um aparelho a funcionar, do tipo de se ouvir uma ventoinha de pc a funcionar. Pensei que fosse o carregador de baterias. No entanto passado um bom tempo, talvez umas 2 horas, com o multimetro a tensão das baterias era a mesma coisa sem tensão nenhuma, cerca de 5/6volts. Andei a ver do que era, e lá descobri que não tenho neutro dentro da AC. Por isso é que o carregador não carregava as baterias.
É tudo á contra.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » domingo set 22, 2019 8:31 pm

Boas, hoje andei a ligar todos os componentes da AC diretamente á bateria. Fiz o teste pela centralina pelos reles e nada funcionou, tenho 99% de certeza que os reles da centralina não estão a funcionar, ou estão com anomalia, ou queimados ou 1% podem ser dos circuitos na centralina que tambem podem estar queimados.
Como disse fiz ligação directa á bateria, e fui ligando as lyzes do tecto e acendeu, as luzes das camas etc..., depois achei o fio do frigorifico, mas não acendeu os leds, mas o isqueiro começou logo a funcionar, não sei porque os leds não acendem, não consigo mudar no botão do frigorifico para 12v ou 220v ou a gas, está sempre em gaz. O modelo do frigorifico é o vitrifrigo 5105 DG.

Neste momento não sei o que fazer, se compro um painel novo com centralina nova e caixa de fusiveis nova, porque este modelo do ne-101 já não se fabrica. O que me sugerem?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » terça set 24, 2019 6:32 pm

Já conseguiu por o carregador a carregar as baterias?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » quarta set 25, 2019 1:50 pm

Boa tarde Salazar,
descobri que as 3 baterias da celula, 1 delas é que está ligada a todos os componentes da celula, as outras 2 estão ligadas em serie independentes da bateria individual que como disse está ligada á centralina (quadro) e todos os componentes electricos da celula. Como tenho esta AC á relativamente pouco tempo, e como o antigo proprietario ja não é vivo, a esposa nã percebe nada do assunto, ando a descobrir aos poucos. As duas baterias ligadas em serie estavam unicamente conectadas a um inversor. Estas duas baterias eram carregadas por um painel solar e pelo rapartidor de carga com o motor ligado.
Com esta descoberta foquei-me so na bateria que dá a energia á centralina (quadro). Neste momento tenho a bateria com 12.50v, no entanto com todos os fusiveis no quadro, continua a não funcionar nada na AC. Se fizer ligação direta, tudo funciona, excepto as luzes led do frigorifico que não acendem, mas o isqueiro do frigorifico liga logo e o frigorifico fica logo a trabalhar a gaz. Os niveis de agua e bateria, dão valores errados.
Pronto e é assim, não sei o que deva fazer, estou de novo apontanto o erro para a centralina, mas se tivesse uma pessoa mais entendida no assunto era capaz de me ajudar, porque tambem é verdade que o antigo proprietario andou a fazer umas ligaçoes meias confusas, do tipo, usou cores de fios de casa, no caso azuis, castanhos e amarelos, ás tantas ja não sei o que é massa e o que é positivo, tenho fios azuis a fazer de massa e outros azuis a fazer positivo.
Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta set 26, 2019 1:18 pm

Na minha opinião, tem aí uma boa oportunidade para fazer uma instalação nova, porque essa soa a salganhada.
Em termos de recomendação, só lhe posso recomendar o António Gonçalves, no Carregado. É muito competente, com valor de mão obra justo. Por isso é que está sempre cheio.
Pelo seu relato, também sou levado a crer que a centralina não deve estar boa. Não acredito que todos os relés tenham berrado ao mesmo tempo.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor joao rafael santos » quinta set 26, 2019 6:30 pm

Estou de acordo com o companheiro Salazar
O melhor é realmente tentar alguém que lhe faça uma instalação nova de preferencia alguém ligado ás autocaravanas.
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sexta set 27, 2019 3:08 pm

Boa tarde, muito obrigado companheiros pela vossa ajuda. No entanto eu tinha quase a certeza que a centralina deveria estar queimada. Neste momento ja estou na fase de fazer uma instalação toda nova. Como disse no inicio deste topico, se tivesse queimado era o que iria fazer. Mas vou continuar a precisar de ajuda, por exemplo estou confuso porque o painel do frigorifico não quer acender. Tenho 3 fios que vão ao frigo. são eles o fio positivo, o negativo e um outro muito fino de cor cinza que não sei para que serve.

Abraço.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor joao rafael santos » sexta set 27, 2019 3:13 pm

Companheiro é melhor levar a a/c a alguém que saiba mexer nesse sistema elétrico pode correr o risco de queimar alguma coisa.
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Salazar » sexta set 27, 2019 10:50 pm

Luismbmp Escreveu:Boa tarde, muito obrigado companheiros pela vossa ajuda. No entanto eu tinha quase a certeza que a centralina deveria estar queimada. Neste momento ja estou na fase de fazer uma instalação toda nova. Como disse no inicio deste topico, se tivesse queimado era o que iria fazer. Mas vou continuar a precisar de ajuda, por exemplo estou confuso porque o painel do frigorifico não quer acender. Tenho 3 fios que vão ao frigo. são eles o fio positivo, o negativo e um outro muito fino de cor cinza que não sei para que serve.

Abraço.


Tem aqui o manual do frigo com diagramas
http://manualzilla.com/doc/6790146/trivalente-digit?page=68

Antes de abdicar desse painel, peça uma opinião a qualquer "expert" não vá isso ser uma reparação simples.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Falha de corrente na autocaravana

Mensagempor Luismbmp » segunda set 30, 2019 11:58 am

Bom dia,
o frigorifico só está a trabalhar a gaz, a placa do frigorifico tambem deu o berro. Fazer o quê?
A centralina tem vestigios de ter sido mexida, tem um relé que andaram a soldar lá que não é de origem. O painel de niveis, tambem deve estar queimado, porque carrego em dois botões ao mesmo tempo, acende luzes que não tem nada a ver com os botões correspondidos, por exemplo carrego no botão da bomba de agua acende os leds da carga da bateria, enfim.
Hoje descobri outra aberração, como tenho uma das baterias da celula debaixo do banco do pendura, e como não vou querer ali a bateria, quero alterar o lugar dela noutro compartimento da celula mais adequado, qual foi o meu espanto, tenho um cabo de 6mm da cor vermelho, ligado ao borne da massa da bateria :shock: :shock: :shock: , nem sei onde percorre aquele cabo, se calhar estava ligado a alguma entrada de positivos da centralina

Por isso, foi tudo desmanchado, fios todos detectados e colocados vinhetas com a informação ao que pertencem. Neste momento estou á espera do material que encomendei, um verdadeiro arcenal de guerra :wink:

O preço de uma centralina de segunda mão vindo de italia sem o painel de niveis, custava 290€, e nem sei se aquilo funcionava, depois teria que comprar tambem o painel de niveis.

Assim, o material todo que encomendei e mais alguma coisa que terei que comprar não deve passar dos 250€

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Anterior

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes

cron