Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luis Agostinho » domingo nov 06, 2016 12:08 pm

Bom dia Danibeja, :wink:
danibeja Escreveu:O CP nada tem a ver com pneus Camping !!!

http://www.bridgestone.pt/pneus-autom%C ... ifePT.ashx

Designações nos pneus:
C = Comercial
CP = Comercial + Passageiros ( P-Metric )
LT = Pequeno Camião ( Light Truck )

Ou seja, o CP são pneus "comerciais" ( os ditos reforçados ) mas apropriados para veículos de passageiros.....


Está esclarecido o mistério, obrigado. Só ficamos por saber é se pelo facto de no documento único estar o CP e se aparecer no IPO só com um C...se vão embirrar por não ter o P.... :roll: por vezes os centros de inspecção deviam usar mais de pedagogia do que propriamente punição...mas enfim!

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » domingo nov 06, 2016 7:16 pm

Boas,
Hoje de manha fui retificar a pressão dos pneus novos da minha AC. Na montagem a oficina colocou 4.0 bar á frente e 4.5 bar atras. Aqui no forum tenho acompanhado um topico sobre pressão dos pneus e por varios companheiros usam 5.5 bar nos seus pneus, porque dizem que é a pressão aconselhada pelos fabricantes. Por acaso no livro da minha AC, fiat ducato, vem escrito que a pressão dos pneus camping é para ter 5.5 bar.
Hoje de manha fui colocar 5.5 bar nos pneus novos, continental vanco camping 215/75r16.
Na viagem que fiz em AE, com 5.5 bar, andava sempre a corrigir a traseira em linha reta, a 90km/h, achei esquisito o sucessido, não sei se é da marca dos pneus, se foi da pressão de 5.5 bar que puz, que está a fazer isso, os michelin xc camping não faziam nada disto, e tinha os 4 pneus com 4.0 bar.
Já a alguem aconteceu isto?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » domingo nov 06, 2016 7:17 pm

Boas,
Hoje de manha fui retificar a pressão dos pneus novos da minha AC. Na montagem a oficina colocou 4.0 bar á frente e 4.5 bar atras. Aqui no forum tenho acompanhado um topico sobre pressão dos pneus e por varios companheiros usam 5.5 bar nos seus pneus, porque dizem que é a pressão aconselhada pelos fabricantes. Por acaso no livro da minha AC, fiat ducato, vem escrito que a pressão dos pneus camping é para ter 5.5 bar.
Hoje de manha fui colocar 5.5 bar nos pneus novos, continental vanco camping 215/75r16.
Na viagem que fiz em AE, com 5.5 bar, andava sempre a corrigir a traseira em linha reta, a 90km/h, achei esquisito o sucessido, não sei se é da marca dos pneus, se foi da pressão de 5.5 bar que puz, que está a fazer isso, os michelin xc camping não faziam nada disto, e tinha os 4 pneus com 4.0 bar.
Já a alguem aconteceu isto?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor danibeja » domingo nov 06, 2016 9:18 pm

Boa noite,

Sou suspeito de falar... por mim a Michelin falia.... prefiro colocar pneus chineses que Michelin... tenho as minhas razões, outros dirão que não tenho razão......

Os pneus da Continental costumam ser de forma geral todos bons... não são como os da Michelin, que têm os extremamente bons, que se gastam em muito poucos quilómetros e os extremamente maus que fazem mais de 50 000 quilómetros....... para mim os pneus com aderência têm que gastar..... senão vidram e mantêm-se novos durante mais de 100 000 Km, mas com desconforto e insegurança...... quem conduz muito sabe do que falo.......

Posto isto, a Continental coloca na lateral dos seus pneus a pressão máxima, e nunca deve colocar mais do que vem escrito no pneu, pois actualmente existem pneus baixa pressão com as características que menciona para a sua AC, logo não deve exceder esses valores....

Os pneus camping da Continental são muito semelhantes aos Continental CP e LT por isso tambêm não me seduzem.....

Os valores que dizem no livro de instruções referem-se ao ano em que é colocado o veículo em circulação, mas a tecnologia felizmente tem avançado, e aos poucos temos que nos ir adaptando aos novos parâmetros....

Verifique nos seus pneus qual a pressão máxima, e desfrute da condução.....

Em relação ao CP, quase todos os pneus para ACs são CP, podem é não ter o CP escrito logo após as medidas do pneu, mas nas laterais pode estar escrito Comercial e P-Metric, se tiver estas duas palavras escritas em relevo ou em decalque têm que ser aceite como conforme, pois não existe obrigatoriedade nem uniformização em relação a este factor, daí as marcas muitas vezes não explicarem esta parte.....

O mais importante numa AC é mesmo o índice de carga, isto é que pode dar chumbo na inspecção, se o peso por eixo exceder o que os pneus permitem, tem que ser chumbada a AC....... independentemente de ter o PB dentro dos limites !!!!!

Para quem tem pneus Michelin, sempre que vir gretas nas laterais substituam os pneus, é um sintoma grave de que a qualquer momento pode rebentar, conheço demasiados casos destes.....nunca coloquem mais pressão do que diz na lateral do pneu !!!!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Luismbmp » domingo nov 06, 2016 11:04 pm

Boas,
Na lateral dos continental vanco camper, diz lá 6.0 bar a maxima pressao.
Vou reduzir a pressao que tenho de 5.5, para por como a oficina de montagem colocou, 4.0 á frente e 4.5 atras, a ver se a AC já não foge de traseira.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor nuno soares » terça jan 03, 2017 7:36 pm

Quanto mais leio sobre pneus mais indeciso fico...
Antes do Verão tenho de trocar os meus, aparentemente novos, mas já com 7 anos.
Eu acho que o chassis Fiat é muito duro comparativamente com o Ford da Ac anterior que tive, apesar de serem ac's diferentes. Um amigo comentou-me que trocou os pneus camping por pneus comerciais e a ac ficou com um comportamento mais "macio" em piso degradado. Alguém já passou por essa experiência que nos possa elucidar?

A minha autocaravana anterior finha pneus comerciais e quando a vendi, com 8 anos e 60000km, os pneus ainda estavam razoáveis.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor caraujo » sexta ago 04, 2017 6:32 pm

Boas tardes a todos,

Por favor vejam este link (https://m.youtube.com/watch?feature=you ... kwOE1yKY5c)
Dá uma boa explicação como devemos reagir ao rebentamento de um pneu.

Abraço
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Salazar » domingo ago 06, 2017 12:52 am

caraujo Escreveu:Boas tardes a todos,

Por favor vejam este link (https://m.youtube.com/watch?feature=you ... kwOE1yKY5c)
Dá uma boa explicação como devemos reagir ao rebentamento de um pneu.

Abraço


Muito bom!
Obrigado
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor vitor » sexta ago 11, 2017 10:48 am

Também já me aconteceu, e os pneus nem eram velhos. O problema foi aparentemente a válvula que, numa viagem longa, deixou sair o ar até o esvaziamento total. Só demos conta qd ouvimos a jante a rolar no alcatrão... :(
É importante mandar verificar as válvulas e substitui-las regularmente, disseram-me então na loja de pneus.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor vitor » sexta ago 11, 2017 11:05 am

Uma boa liçao, este vídeo.
Já me aconteceram 2 rebentamentos (sempre atrás) e sempre fiz o contrário do que este nosso companheiro americano diz que devemos fazer (travava suavemente e encostava, felizmente sem consequências chatas...)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor vitor » sexta ago 11, 2017 11:07 am

Uma boa liçao, este vídeo.
Já me aconteceram 2 rebentamentos (sempre atrás) e sempre fiz o contrário do que este nosso companheiro americano diz que devemos fazer (travava suavemente e encostava, felizmente sem consequências chatas...)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor José Duarte » sexta ago 11, 2017 1:26 pm

Boas tardes
Existe no mercado válvulas reforçadas (julgo que metálicas com cobertura de borracha) pelas quais deveremos optar.
É a minha opinião.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor Hugoft » quinta ago 24, 2017 7:49 am

Bom Dia,

São valvulas metálicas.

cumprimentos
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Acidente com uma AC portuguesa em espanha.

Mensagempor jgomes » quinta ago 24, 2017 7:30 pm

Boa noite.
Sem querer fazer publicidade, mas os pneus Continental Vanco Camper, trazem essas válvulas metálicas.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes