DUVIDAS

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: DUVIDAS

Mensagempor jpsantos » quarta jun 21, 2017 8:22 pm

Boa noite,

Sei que este tópico já tem alguns anos, mas como iniciante também tenho algumas destas dúvidas, mais especificamente o cabo elétrico que me está a fazer alguma confusão.

Portanto, já percebi que vou precisar de adaptador e fichas "CE16", agora a minha confusão é para que é preciso tanta coisa e para que situações há esta necessidade.

Vou ilustrar com imagens aquilo que penso ser para ter a certeza que farei a compra certa:

Imagem

Este cabo será para que situações? Apenas quando ligado em casa?

Depois para as outras situações terei de comprar estas duas fichas, onde terei de ser eu a criar a ligação entre elas com um cabo que não tenho a certeza de qual será. Será assim? Não existem este cabos já feitos?

Imagem
Imagem

Desde já peço desculpa se estas questões são mais do mesmo, mas é realmente algo que gostava de ter a certeza de como fazer.

Obrigado.
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: DUVIDAS

Mensagempor fluis » quinta jun 22, 2017 9:01 am

Bom dia,

O cabo que mostrou em cima serve para ligar quer em casa quer em muitos parques de campismo que é esse o tipo de ligação que disponibilizam. Em Espanha as tomadas são iguais às nossas por isso também serve, na maior parte dos locais. Se a ficha macho, tiver o buraco que se vê na sua imagem na ligação terra, também consegue ligar as tomadas normais de França, concluindo será sempre essa a sua ligação base e a que vai sempre ligar à autocaravana.

Para os restantes arranja um adaptador, Na segunda figura que colocou, vê-se de facto a alternativa que necessita para as restantes situações, quer em áreas de serviço, quer em camping's, a tomada tem aquela configuração.
O que precisa neste caso, é simplesmente comprar um cabo CEE macho/ ficha fêmea, para fazer ligação com o seu cabo base:
Imagem
Ou então faz o companheiro o adaptador, compra um pouco de cabo e as 2 fichas:

Imagem

Imagem
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: DUVIDAS

Mensagempor jpsantos » quinta jun 22, 2017 9:24 am

Com esclarecimentos assim não há margem para dúvidas :)

E em relação ao comprimento do cabo, qual é o mais indicado?

A primeira imagem que coloquei o cabo tem 3 metros, mas também há deles de 40 cm. Bastará o de 40cm e depois mais uma extensão com maior comprimento 10/15m?

Muito obrigado!
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: DUVIDAS

Mensagempor fluis » quinta jun 22, 2017 10:20 am

Bom dia,

Atendendo a que por exemplo existe uma certa distancia entre a autocaravana e as tomadas, eu diria para comprar um cabo com um comprimento de 15/20 metros, que dava para todas as situações. Se optar por comprar um enrolador como este:
Imagem
Então o cabo da primeira foto que colocou, pode ser curto, só necessitando de chegar da ficha de entrada da AC, a uma das tomadas disponibilizadas pelo enrolador.
O adaptador que lhe falei servirá então, quando necessário para colocar entre a ficha macho do enrolador e a tomada disponibilizada pelo local onde estiver (camping, área de serviço).
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: DUVIDAS

Mensagempor Salazar » quinta jun 22, 2017 12:26 pm

A minha solução, longe ser a mais barata, é a que mais segurança e conforto me dá.

No Aki, passo a publicidade, comprei um enrolador de jardim de 25 metros e cabo com revestimento de borracha próprio para uso exterior. Juntamente, trouxe duas fichas cee16 e uma macho.
Imagem

Na parte mais curta, substitui a Schuko macho pela cee16 fêmea (para ligar à AC). Na parte longa do enrolador, desmontei a schuko fêmea, corte cerca de meio metro de cabo e liguei a cee16 macho (para ligar ao ponto de luz). No excerto de cabo que cortei, coloquei a cee16 fêmea numa ponta e a schuko macho na outra, para os locais com alimentação por ficha schuko.

Poderão ver as características do enrolador mais abaixo.
Para mim, que não uso aparelhos de grande consumo na AC, chega perfeitamente. Não chego nem de perto nem de longe aos 1000w, por isso até dá para usar o enrolador enrolado.

Convém relembrar a quem se aventura neste tipo de DIY:
Castanho é a fase L+
Azul é o neutro
Verde/amarelo é a terra.
Editado pela última vez por Salazar em domingo jun 25, 2017 10:22 am, num total de 3 vezes.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: DUVIDAS

Mensagempor jpsantos » quinta jun 22, 2017 6:59 pm

Obrigado a ambos pelos comentários.

Já estou bem esclarecido neste ponto. Agora é continuar a aprendizagem noutros campos que isto parece não ter fim. :wink:

Um abraço,
João Santos
jpsantos
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jun 19, 2017 11:33 am

Re: DUVIDAS

Mensagempor becosemsaida » quinta jun 22, 2017 11:02 pm

Boa noite,

Para ja o que se le em questao as fichas esta tudo certo, tudo esta limitado a 16A (a volta de 3200W) agora deixa-me fazer aqui um aviso antes que haja "festa"...

Enrolador com fio de 1.5 mm nao e de todo apropriado para uso nas AC (ou outro fim) e passo a explicar: para a AC em si onde tudo trabalha a 12V chega e bem agora mais o frigo a 220V, um grelhador electrico e uma ventoinha por exemplo alem de ultrapassar ja os 16A o cabo e demasiado fino ira acabar por aquecer e provocar curto circuito de certeza. Outra coisa a ter em conta e que alem de serem mais faceis arrumar sao para serem usados DESENROLADOS, esta muito bem descrito no livro de instrucoes.

EU aconselho, e acaba por poupar uns trocos, comprar 20M de cabo de 3 condutores de PELO MENOS 2.5mm. Fazer a extensao somente dedicado para a AC e sim fazer o "chicote" para adaptacao em caso de necessidade.

Nada que tem haver com este forum mas infelizmente produtos chineses (camuflados alguns) com materiais sub-par continuam a ser autorizados a serem vendidos em lojas conceituadas, enquanto correr bem somos todos herois quando correr mal..........

O enrolador de 1.5mm ia entregar a loja ........

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: DUVIDAS

Mensagempor João Morgado » sexta jun 23, 2017 10:19 am

becosemsaida Escreveu: para a AC em si onde tudo trabalha a 12V chega e bem agora mais o frigo a 220V, um grelhador electrico e uma ventoinha por exemplo alem de ultrapassar ja os 16A o cabo e demasiado fino ira acabar por aquecer e provocar curto circuito de certeza.


O que diz está certo, só com a diferença que em áreas de serviço ou campings deve ser muito difícil encontrar tomadas de 16 A. O normal é de 6 A ou até mesmo 4.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: DUVIDAS

Mensagempor mlinhares » sexta jun 23, 2017 12:26 pm

Para 6 ou 4A, cabo de 1,5 acho que chega perfeitamente.
mlinhares
 
Mensagens: 53
Registado: sábado ago 01, 2015 6:57 pm
Localização: Coimbra

Re: DUVIDAS

Mensagempor Salazar » sexta jun 23, 2017 1:16 pm

João Morgado Escreveu:
becosemsaida Escreveu: para a AC em si onde tudo trabalha a 12V chega e bem agora mais o frigo a 220V, um grelhador electrico e uma ventoinha por exemplo alem de ultrapassar ja os 16A o cabo e demasiado fino ira acabar por aquecer e provocar curto circuito de certeza.


O que diz está certo, só com a diferença que em áreas de serviço ou campings deve ser muito difícil encontrar tomadas de 16 A. O normal é de 6 A ou até mesmo 4.


Vai-me desculpar, João, mas não está.
Mesmo o cbe516 tem um consumo máximo de 250w.
Vamos ser abusados e buscar um grelhador de 2500w para o peixe ficar grelhado mais depressa.
Uma ventoinha de pé consome cerca de 50w no máximo.
Um frigorifico de absorção de 150 litros consome 190w no máximo.
Isto tudo no máximo ao mesmo tempo da um consumo de 3000w. Dividindo por 220V, ficamos com uma corrente inferior 14 amperes.

Até o meu enrolador manhoso que tenho de ir devolver à loja serve para isso.
Imagem


:roll:
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: DUVIDAS

Mensagempor João Morgado » sexta jun 23, 2017 1:35 pm

Salazar Escreveu:Vai-me desculpar, João, mas não está.
Mesmo o cbe516 tem um consumo máximo de 250w.
Vamos ser abusados e buscar um grelhador de 2500w para o peixe ficar grelhado mais depressa.
Uma ventoinha de pé consome cerca de 50w no máximo.
Um frigorifico de absorção de 150 litros consome 190w no máximo.
Isto tudo no máximo ao mesmo tempo da um consumo de 3000w. Dividindo por 220V, ficamos com uma corrente inferior 14 amperes.

Até o meu enrolador manhoso que tenho de ir devolver à loja serve para isso.

Companheiro, as suas contas estão certas mas aquilo que eu disse é que nas áreas de serviço e campings não encontra tomadas de 16 A (pelo menos na grande maioria) e assim sendo não pode ligar todas essas coisas que menciona.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: DUVIDAS

Mensagempor Salazar » sexta jun 23, 2017 1:48 pm

João Morgado Escreveu:
Salazar Escreveu:Vai-me desculpar, João, mas não está.
Mesmo o cbe516 tem um consumo máximo de 250w.
Vamos ser abusados e buscar um grelhador de 2500w para o peixe ficar grelhado mais depressa.
Uma ventoinha de pé consome cerca de 50w no máximo.
Um frigorifico de absorção de 150 litros consome 190w no máximo.
Isto tudo no máximo ao mesmo tempo da um consumo de 3000w. Dividindo por 220V, ficamos com uma corrente inferior 14 amperes.

Até o meu enrolador manhoso que tenho de ir devolver à loja serve para isso.

Companheiro, as suas contas estão certas mas aquilo que eu disse é que nas áreas de serviço e campings não encontra tomadas de 16 A (pelo menos na grande maioria) e assim sendo não pode ligar todas essas coisas que menciona.



Totalmente de acordo nesse aspecto.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: DUVIDAS

Mensagempor becosemsaida » sexta jun 23, 2017 3:25 pm

Alem de ter a pequena sensacao que nao entenderam o que quis dizer ou mais directo estao-se borrifando para o que escrevi fico muito contente a ler as vossas palavras !!!!

A boa maneira "Tuga" , "nos parques ha max 6A", "nao uso grelhador", "a ventoinha etc. etc." algumas PALAVRAS MINHAS certo para que entendem que com a electricidade nao se brinca...

Enfim, tenta-se ajudar da melhor maneira possivel pessoas que estao com duvidas e sao estes as respostas que se recebem. Ficam na vossa ........ Irei ser somente mais um a LER e fico com as opinioes para mim. Se entenderem que devo anular a subscricao e so avisar.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: DUVIDAS

Mensagempor fluis » sexta jun 23, 2017 10:51 pm

Boa noite,

"Gentlemen start your engine", é uma frase retirada do automobilismo, que é no fundo que procuramos para este fórum. Ninguém é obrigado a estar de acordo com ninguém, mas agradecemos que se exprimam polidamente e sem agressividade, com isso evitamos provocar disputas, picardias e mal-entendidos, sem necessidade.
Falemos de autocaravanismo que é o que nos deve unir, inimigos chegam aqueles que querem mandar abaixo o autocaravanismo.

Houve um companheiro recem-chegado que colocou as suas dúvidas, cada um dá a sua opinião, a qual deve ser avaliado por quem a pediu, e damos o nosso contributo para todos aprender sempre mais.
Boas reflexões para todos... Estamos com o fim-de-semana à porta.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes