Boa noite DC1203
Creio que o FLuis já equacionou algumas diferenças entre os dois tipos de viaturas.
Eu tive uma autovivenda da Eurocampo II, UMA fIAT DUCATO 2800 Cm3 e agora tenho uma Adria perfilada com 7.30 m de comp e 3.000 cm3 de cilindrada.
relativamente a autovivenda torna-se mais prática para duas a 3 pessoas. O espaço é confinado ás dimensões do furgon fiat ducato.
A Insonirização não é tão eficaz como na autocaravana, porque uma é feita com paredes de chapa e a ultima em painéis de formica e polyuretano/esferovite e camadas finas de madeira nalguns casos, estas propriedades são para o som e para a temperatura. Os tanques de águas potáveis e cinzentas são de menor capacidade que nas ACs.
o aquecimento que eu tinha na autovivenda era alimentado a gasóleo, optimo para quem vive ou visita países com temperaturas abaixo de zero,se bem que o gás propano também é eficaz para essas temperaturas.
A circulação interna dos utentes não nada comoda, quando á a necessidade de se cruzarem, e não preciso de serem "gordos"-
Relativamente aos pesos brutos das Autovivendas, e a carga que suportam, tais como motos/bicicletas, canoas, kayaks,com suportes/grades amoviveis ou fixos, bem como o peso das 3/4 pessoas e bagagens rondam aproximadamente os 3500kgs mais 100 menos 100kgs de viaturas ligeiras.
Nas autocaravanas estes equipamentos que enunciei, não são possíveis de transportar, não devido ao peso como estas não tem muitas vezes estrutura resistente na zona da rectaguarda para suportarem pesos, recorrendo muitas vezes a pequenos atrelados.
Eu apostei em trocar a minha Autovivenda pela autocaravana perfilada, mas já estou arrependido por várias razões:
1) os consumos da AC é maior que na Autovivenda.a
2 troquei por a AC, porque tinha mais camas para os filhos, afinal viajaram connosco 2 vezes em 3 anos e por fim casaram nunca mais, apenas é utilizada para almocar-mos quando nos encontramos muma praia distante da morada.Por isso é um asneira uma viatura maior a pensar neles.
A manobra de viragem da AC deve ser muito cautelosa porque a distancia do eixo ao extremo da rectaguarda á muito grande, e por vezes corremos o risco de arrasar uma parede, esquina, viatura estacionada, etc..., devido ao seu raio de viaragem, por isso muito cuidado e não descorar a trajectoria da rectaguarda.
3)A operação de ultrapassar, necessita de mais espaço que uma simples autovivenda
4) a garagem e espaço de estacionamento, bem como a altura, será muito maior que no caso de uma autovivenda.
5) Nas bermas das valetas , ou cruzamento com outras estradas não niveladas com a faixa de rodagem corre o risco , que a traseira toque/roce o chão na zona sob as garagens, provocando estragos, devido á distancia que vai do eixo das rodas á rectaguarda da viatura.
6)Ao circular em algumas ruas de aldeias, com larguras mínimas e apenas de 1 sentido, as Autovivendas estão em vantagem porque estas apresentam um perfil lateral inclinado em relação ao piso , isto é a largura do tecto é menor que a largura ao nível do piso de carga, enquanto que as laterais das autocaravanas são perpendiculares ao piso de carga, isto é formam um angulo recto. Por isso é que muitas ACs tem as marcas de encontros indesejáveis com obstáculos, como por exemplo varandas, peitoris etc.., acima da avisão do condutor.
7) Em caso de acidente, apenas danos materiais, em qualquer parte, será possível o arranjo de painéis de chapa e a sua pintura, coisa que não acontece tão facilmente com os painéis das autocaravanas compostos de fibra/aluminio e polyuretano, entre outros.
NO caso de reboque por avaria das ACs, as companhias de seguros), nem sempre se apercebem das E dimensões destas e enviam reboques normais como de viaturas ligeiras se tratasse, causando alguns problemas de logística a ambos-
Espero ter enumerado algumas diferenças que lhe possam ser uteis, para a sua escolha num futuro muito próximo.
Boa escolha
Saudações autocaravanistas
FNunes