Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhinho

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhinho

Mensagempor becosemsaida » terça mai 16, 2017 11:50 am

Boas, e como indica o titulo e vou tentar manter este post curto........ deve ser verdade deve, :lol: :lol:

Sempre estive fascinado pelo mundo das autocaravanas e depois de ter feito algum campismo e ter ficado em alguns hoteis decidimos ir a procura de uma coisinha que agradasse a toda a familia. Ja se sabe que agradar a familia toda inclusive o gato e o canario e missao impossivel portanto ha escolhas e cortes a fazer. Primeiro: nacional ou importar, ou nacional "importado" era consoante o que aparecia e visto que a unica coisa que nos limita era a carteira tinha de ser algo com idade para ser "respeitado".
Assim apos muita procura e ter visto alguns duvidosos encontrei na net uma AC com lotacao para 6, duas camas fixas (era um dos requisitos da minha metade) e uma casa de banho com local proprio para chuveiro. Entrei em contacto com a vendedora, fui dar um "passeio" e vimos e experimentamos a AC. Apos uma breve negociacao fechamos negocio e uns dias depois fui buscar a AC.

Primeira saida, tudo a correr bem fizemos uma pequena excursao a experimentar...... Para o resto da minha familia que nao tinham experiencia: o bicho pegou !!!!

Segunda saida, problemas eletricos fizeram voltar a casa mais depressa. Resultado foi uma semana a volta de uma instalacao que era um perigo para a AC. Ficou tudo resolvido mas a carteira ficou muito leve.....Foi tambem nessa saida que tivemos ingresso de agua num dos tectos e a bomba de agua a dar de si alem de ter encontrado fugas de aguas cinzentas na casa de banho e ira de ser necessario levantar o chao em plastico que ja foi "reparado"....

Terceira saida, mais uma para testar..... 6 pessoas inclusive uma crianca pequena.... Aquando vim da ultima viagem fiquei com a sensacao de estar "pesada" momentaneamente, como ficou normal nem fiz caso. Quando chegamos a destino queria "arrumar" a AC e fiquei no meio da estrada (atravessado mesmo) sem mudancas !!!! Empurramos a AC para seguranca, pronto socorro para a oficina da residencia, taxi para 6..... Um filme mesmo. Como a AC tem 6mts e uns trocos teve de vir um pronto socorro crescido....

Ja na oficina foi aberto a caixa e encontramos um carreto partido (5ª velocidade) segundo info e um mal cronico SE nao tivesse sido substituido pelo dono anterior comprovado. Abriu-se o resto da caixa e mais surpresas: rolamento partido, "cheios" feitos dentro da caixa com aneis de soldadura e limalhas muitas limalhas. Entrei em contacto com a antigo proprietaria que desconhecia o "tapa olhos", entrei em contacto com a oficina onde foi arranjado e ainda fui mal tratado..... Comecou a procura da caixa doadora de pecas e que a Fiat ja nao produz nem tem kits de reparacao para este modelo. Apos muita procura encontrou-se uma caixa fez-se de dois um e ainda fiquei com pecas para nunca mais usar ESPERO EU !!!

Todo este processo custou uma fortuna, alem de ter feito logo revisao completa do motor e ter substituido umas juntas babadas a oficina nao trabalha de borla. Neste momento e hora de "lamber as feridas" a AC esta parado em frente a casa que os € sao escassos mas tenho uma maquina NOVA. Esta previsto para o futuro e assim que houver € uma recuperacao do exterior para que a menina fica mais bonita. Para ja estamos a ponderar vende-la ja que nao ha hipotese de usufruir dela tao cedo. Vamos ver........

A antiga prorietaria tem tentado ajudar mas para ja a aquisicao e o investimento para "por a coisa a andar" tem sido uma aventura, para ja pelos € gastos poderia ter comprado algo mais recente..... E de certeza uma licao que aprendi: comprar sem garantia e num particular fica mais barato mas na hora de as coisas correrem mal fica muito mas muito mais caro !!!!

Para quem ainda nao adormeceu, os meus cumprimentos

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor fluis » terça mai 16, 2017 12:55 pm

Boa tarde,

Obrigado pela partilha, não desanime vai ver que se pode melhorar, e vá continuando a actualizar o tópico.

E já agora dê uma vista de olhos neste tópico:
viewtopic.php?f=9&t=6812 que é um diário de bordo também, e salvo erro também teve problema com a caixa de velocidades.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor Euroviajante » terça mai 16, 2017 1:22 pm

Companheiro, força, a compra de uma viatura usada, seja qual seja, tem esses problemas. Mas resolvendo os problemas vai ver que vai gostar do autocaravanismo. Resolva os problemas e aventure-se pela europa. Portugal infelizmente, é pobre na ofertas com qualidade para a nossa atividade, Espanha já tem muitas áreas de serviço, para não falar na França ou Alemanha, etc, etc.
Cá temos estações de serviço junto a supermercados, bombas de combustível e alguns parques de estacionamento. Enfim é o que temos-----
Vive numa localidade bem bonita, tem uma ASA, estacionamento com estação de serviço para AC, junto a GNR, gostei, e apreciamos muito dos maranhos.

Abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor becosemsaida » terça mai 16, 2017 5:19 pm

Obrigado pelo apoio, estamos convencidos que isto sera uma fase mau. Ja se sabe como e, investimento inicial mesmo sabendo que e preciso investir algo para o tornar "nosso" agora, ter de investir quase um terco do que custou a AC em espaco de 3 meses e muito para carteira de pobre.

Toda a ideia e arrancar "por ai fora" sem destino e visitar outras bandas. Eu como viajei muito e conheco grande parte da Europa sei para onde ir e o que ver, o resto da familia e que nao conhece e gostaria de mostrar algo diferente. Ja tinha lido o DB da Granduca e ate e(ra) perto daqui. Ele mudou tudo na motorizacao da sua AC, eu tenho um motor Fiat 2.5 TD muito saudavel (conheco muito bem esses motores e sei o que sao capazes, corridas e que nao!!!) e agora uma caixa reconstruida praticamente de raiz. Alem de precisar um visual exterior mais jovem por dentro ja fizemos umas alteracoes..... Se nao tivesse tido estes azares e ter ficado um pouco baixo nas financas ja tinha usufruido muito mais da AC. Tudo ha de passar e so questao de tempo......

beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor mlinhares » terça mai 16, 2017 9:09 pm

Como estou comprador, esta informação é importante. Já agora, de que ano é?
mlinhares
 
Mensagens: 53
Registado: sábado ago 01, 2015 6:57 pm
Localização: Coimbra

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor jgomes » terça mai 16, 2017 9:21 pm

Boa noite.
É por estas e por outras que eu continuo, continuarei a dizer "SEJA PARTICULAR e sobretudo PROFISSIONAL (ainda mais grave) NUNCA CONFIEM. Falo ou escrevo como queiram, por experiência própria.
Cumprimentos
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor becosemsaida » terça mai 16, 2017 9:49 pm

mlinhares Escreveu:Como estou comprador, esta informação é importante. Já agora, de que ano é?


Comprei uma Fiat Ducato 280 com a montagem Dethleffs com 150Mkm do ano de 1989, importado por alguem de Alemanha. Tem o chassis bem tratado e nao ha vestigios de ferrugem preocupantes.

" Boa noite.
É por estas e por outras que eu continuo, continuarei a dizer "SEJA PARTICULAR e sobretudo PROFISSIONAL (ainda mais grave) NUNCA CONFIEM. Falo ou escrevo como queiram, por experiência própria.
Cumprimentos"

Realmente tem razao e embora a aparencia e o estado geral nao previa este desfecho fiquei no entanto com " a menina ao colo" como se costuma dizer. Ja se sabe que quem vende fica livre de problemas que possa ou nao saber. Eu como continuo a pensar que ainda ha pessoas honestas no mundo (comeco a pensar que ja nao residem em PT) penso que a antiga prorietaria nao sabia dos problemas a minha metade ja e de outra opiniao. Enfim por agora tenho um "velhinho" novo..... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Felizmente tenho uma coisa boa que nao dou um passo maior do que posso, embora volto a dizer que foi um rombo grande no orcamento irei recuperar e talvez depois posso usufruir em pleno da AC, afinal esta o verao a porta ..........

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor mlinhares » terça mai 16, 2017 10:37 pm

Ando a ponderar um modelo desse género, mais antigo e mais barato para iniciar, mas pelo que vejo talvez seja preferível abrir um pouco mais os cordões à bolsa, e comprar algo mais recente.
mlinhares
 
Mensagens: 53
Registado: sábado ago 01, 2015 6:57 pm
Localização: Coimbra

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor Salazar » terça mai 16, 2017 11:43 pm

Nós estamos no processo de troca de AC e ainda não decidimos se entregamos ao stand ou se a levamos nós ao mercado. De qualquer das formas, na pesquisa rápida que fiz sobre ACs do ano da nossa e da mesma tipologia, tanto se vê preços de 15000€ como preços na casa dos 24000€. E não tem só a ver com motor, km, marca da célula ou acessórios. A manutenção da célula é tão importante quanto a manutenção mecânica. E eu duvido que 80% das ACs nacionais tenham visto uma oficina de assistência a autocaravanas para uma manutenção preventiva desde o momento que saíram do stand.

Ao companheiro beco desejo-lhe que recupere rapidamente do rombo e a aproveite ao máximo. Que seja um DB cheio de boas histórias para contar.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor danibeja » quarta mai 17, 2017 10:13 am

Boa tarde,

Na minha opinião trata-se mais de sorte que outra coisa...

Já ando nisto desde 2009 e conheci imensos autocaravanistas com todo o tipo de problemas..... e sejam as autocaravanas provenientes de onde forem ( particulares ou vendedores ) todos os veículos podem dar problemas, sejam eles novos ou mais antigos...

Existem vários factores que levam os proprietários antes de venderem não saberem o real estado das ACs, o companheiro frisou que o "mecanico" até o "descompôs"... logo leva a crer que o problema foi os locais onde o/a anterior proprietário colocou a AC para arranjar....

As ACs têm imensos componentes desde mecânica á célula, e depois existem os proprietários que percebem um bocadinho do que estão a utilizar, e existem outros que terão mais dificuldade em perceber o funcionamento mais correcto dos equipamentos ( já para não falar nos destruidores ), sendo que estes factores aliados à incúria as ACs vão se degradando e estes nem dão por ela...

Quando uma pessoa vai comprar uma AC não tem condições para fazer uma avaliação global, pois o ser "humano" normalmente é atraídos pela beleza ou equipamentos/pormenores especiais, sendo que estes factores retiram-nos a atenção de factores muito mais importantes, como o funcionamento correto de todos os equipamentos da célula e mecânicos !!!

Não acho que exista maldade na venda, assim como, compre a particular ou a vendedor experiente é exactamente a mesma coisa, não fica livre de problemas, e se a AC for antiga acaba a garantia e ainda não se conseguia aperceber se existem componentes bastante degradados ou avariados, conheço um caso que depois de acabar a garantia é que um companheiro fez uma pergunta a cerca de um equipamento da célula, e que sempre esteve em avariado....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor mlinhares » quarta mai 17, 2017 11:15 am

Coloquem aqui à venda. Pessoalmente, eu tenho mais confiança a comprar a um companheiro do que num site de vendas, mas claro, podem e devem colocar os anúncios nesses sites.
mlinhares
 
Mensagens: 53
Registado: sábado ago 01, 2015 6:57 pm
Localização: Coimbra

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor becosemsaida » quarta mai 17, 2017 4:09 pm

mlinhares Escreveu:Coloquem aqui à venda. Pessoalmente, eu tenho mais confiança a comprar a um companheiro do que num site de vendas, mas claro, podem e devem colocar os anúncios nesses sites.


Espero nao chegar a esse ponto e embora estou a espera de resolucao de umas coisas na minha vida pessoal/ profissional se tudo correr "mal" sera a primeira pessoa a ser contactado mesmo antes de o por a venda aqui no forum e outros sitios.....


Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor Rcopt » quinta mai 18, 2017 3:07 pm

becosemsaida Escreveu:Obrigado pelo apoio, estamos convencidos que isto sera uma fase mau. Ja se sabe como e, investimento inicial mesmo sabendo que e preciso investir algo para o tornar "nosso" agora, ter de investir quase um terco do que custou a AC em espaco de 3 meses e muito para carteira de pobre.

Toda a ideia e arrancar "por ai fora" sem destino e visitar outras bandas. Eu como viajei muito e conheco grande parte da Europa sei para onde ir e o que ver, o resto da familia e que nao conhece e gostaria de mostrar algo diferente. Ja tinha lido o DB da Granduca e ate e(ra) perto daqui. Ele mudou tudo na motorizacao da sua AC, eu tenho um motor Fiat 2.5 TD muito saudavel (conheco muito bem esses motores e sei o que sao capazes, corridas e que nao!!!) e agora uma caixa reconstruida praticamente de raiz. Alem de precisar um visual exterior mais jovem por dentro ja fizemos umas alteracoes..... Se nao tivesse tido estes azares e ter ficado um pouco baixo nas financas ja tinha usufruido muito mais da AC. Tudo ha de passar e so questao de tempo......

beco


A Granduca é minha, ja tem 6000km feitos, desde planicies ate serra da estrela ou picos da europa.
Se avariar nao posso fazer como o governo e culpar o anterior dono pois ja andou o suficiente. Mas o medo sempre esteve presente apesar de conhecer o antigo dono e saber de todas as alteracoes feitas ....

Nao desista que vai gostar disto
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor Hugoft » sábado mai 20, 2017 11:55 am

Bom dia,

Concordo plenamente com o companheiro Danibeja, é uma questão de sorte seja sorte seja stand, e a garantia é relativa.

Eu comprei a minha Hymer - Fiat Ducato 2.5 Tdi faz este ano 4 anos é de 1995, e tem tido um comportamento exemplar, naturalmente que já investi nela pois os planos são mante-la, o fator idade obriga a investimento sendo o maior referente à pintura exterior, aplicação de fintcote no chassis e tratamente de alguns mas poucos pontos de ferrugem na chapa estas três situações foram tratadas quando decidi mandar pintar a autocaravana, de resto revisões normais um pneus novos e estou muito satisfeito com a qualidade da Hymer e lá está tive sorte, pois o anterior dono um particular cuidou bem dela.

cumprimentos a todos os companheiros
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Especie de diario de bordo Fiat Ducato "Dethleffs" velhi

Mensagempor becosemsaida » sábado mai 20, 2017 7:58 pm

Como nao podem ser tudo so tristezas como nem tudo pode correr as mil maravilhas..... uma mudanca.........

Hoje foi dia de arregacar as mangas e verificar o interior e efectuar uma limpeza "a fundo". Armarios, apoios e tudo o que pode "alargar" com o tempo. Parafusos novos nas portas das armarios, uns em falta outros ja moidos. Limpeza do queimador do frigo e a sua tubagem de saida, verificar as ligacoes dos paineis etc. etc.

Ha tempos comprei a um user (Lealbino) daqui uma camara com ecra e emissores, recomendo que chegou tudo a 101%, e ja tinha montado isso antes dos problemas da caixa. Como nao estava ao meu gosto e como tinha aqui um radio bem melhor (2-Din) do que trazia a AC meti maos a obra e instalei o meu radio e liguei la a camara. Agora fiquei com uma boa qualidade de som e tenho a camara ligada como queria. Deu trabalho buscar o sinal para que tudo funcionasse mas ficou como se fosse de fabrica ligado. Outra coisa que ja me tinha estado a fazer confusao era a bomba de agua (Aqua8 com deposito expansao e valvula anti-retorno). Ha tempos a bomba deu de si e como gostos de fazer DIY meti maos a obra e desmontei e reparei a bomba (mandei vir pecas do ebay que aqui em PT nao ha nada) e aproveitei substitui a tubagem e uma nova valvula de retorno. Montei tudo no sitio e ficou bom, o problema e que normalmente a bomba fica(va) debaixo do assento da mesa a e quem montou esta montou atras do banco do condutor...... Como sou um "gajo" pequeno nao podia puxar o banco para tras nem usar a inclinacao do encosto. Montei a bomba deitada (apos muita leitura se poderia ou nao) e arranjei espaco para o deposito de expansao. Agora ja posso meter o banco todo para tras (e os meus joelhos vao agradecer de certeza) e inclinar o banco sem tocar na bomba.

A pouco e pouco vai tudo ao sitio, e ja que tenho algum material em casa e nao tenho medo de sujar as unhas esta bricolage fica barata.... Proximo projecto: tirar a bateria da frente da AC (habitaculo) e meter ao pe da outra que alem de estar ligado em paralelo a este tem ligacao directa dos paineis....

Se alguem quer um tutorial em como instalar e ligar uma camara e um radio multimedia posso fazer um post na area de bricolage.....

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes