ajuda para o geres

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

ajuda para o geres

Mensagempor ruca » domingo mar 19, 2017 12:15 am

Boa noite, estou a pensar passar 4 dias no Geres na Pascoa , não conheço nada e gostava de saber locais para pernoita areas de serviço locais para visitar.
Agradeço a vossa ajuda
Cumprimentos
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor José Queirós » segunda mar 20, 2017 10:59 am

Bom dia, companheiro.

Quando diz Gerês pretende referir-se à Vila das Termas do Gerês, ao Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) ou à região?
O PNPG desenvolve-se por cinco Municípios: Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
Se puder informar quais as áreas temáticas preferidas (Paisagem, Natureza, Património, Gastronomia, Tipo de Actividades a efectuar, etc.) pode ajudar nas informações a prestar.
Poderá consultar também a pagina do PNPG/ICNB e procurar informações sobre as Portas do Parque, locais distribuídos por todos os Municípios, onde obterá informações úteis para a sua visitação.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: ajuda para o geres

Mensagempor ruca » segunda mar 20, 2017 2:33 pm

Boa tarde companheiro, desde já grato pela atenção, eu vou de Sul zona de Coimbra, pretendia ver
Castro Laboreiro, Nossa senhora da Peneda Soajo cascasta do Arado, Lindoso, Ponte da Mizarela, Mosteiro de Pitoes e Junias, São bento da porta Aberta e a vila do Gerês.
E claro estou aberto a sugestões.
Grato pela atenção
Rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor José Queirós » terça mar 21, 2017 11:45 am

Bom dia, companheiro.

Vai percorrer a totalidade do PNPG.
Pode começar, por exemplo, por Montalegre.
Acesso a partir da AE 24 via Chaves ou Vidago/Boticas.
Visitar o Larouco, Aldeias de Vilar de Perdizes, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, Tourém e Cabril (próximo da Ponte da Misarela), Vila de Montalegre, Complexo das Minas da Borralha (próximo da Venda Nova e da Vila de Salto) e não esquecer Albufeiras de Pisões, Venda Nova e Salamonde.
ASA com pernoita em Montalegre.
Passar a Terras de Bouro.
Visitar Vila das Termas do Gerês, Miradouro da Pedra Bela, Cascata do Arado (com cuidado...), Portela do Homem, Albufeira da Caniçada, S. João do Campo, Albufeira de Vilarinho das Furnas, Brufe.
Asa com pernoita em Rio Caldo (não sei como funciona).
Seguir para Ponte da Barca entrando por Germil (CM 1149 e depois CM 1348), eventualmente em Entre Ambos-os-Rios virar para Ermida (estrada de "cortar a respiração") e Lindoso.
Seguir para Arcos de Valdevez, entrando pela Barragem do Alto Lindoso, seguindo para Soajo, Portela do Mesio, Santuário da Peneda (atenção às Brandas e Inverneiras existentes no percurso).
Possibilidade de pernoita no Soajo, mas não sei que serviços o local disporá.
Seguir para Melgaço entrando por Lamas de Mouro, Castro Laboreiro e Melgaço.
Pedir sempre informações nos diversos locais sobre os motivos de interesse. Visitar sempre as diversas Portas do Parque (PNPG).
Sempre muita atenção às diversas paisagens.
Faça boa viagem e se necessitar de mais algum esclarecimento estarei à disposição.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: ajuda para o geres

Mensagempor htcheroportugal » terça mar 21, 2017 12:31 pm

Bom dia, o último comentário foi bastante válido, nesta altura do ano, visto que estamos fora ainda do Verão parece-me uma viagem interessante, e sem sombra de dúvidas um dos locais mais belos do nosso País da minha honesta e sincera opinião.
De salientar, que essa viagem por aí, caso queira mesmo ficar com excelentes memórias de locais únicos terá que largar um bocadinho a autocaravana calçar os ténis e andar um bocadinho...
Quem costuma ir ao Gerês só por ir,,,sem andar....costumo dizer que só conhece apenas 60%...pergunto-lhe a si e a quem lêr quem já esteve nas 7 lagoas?
Certamente se calhar, nunca ouvio falar... mas se vai lá.. aconselho-lhe a procurar no Google maps a aldeia de xertelo... e deixar a auto caravana aí...( uma aldeia de velhotes) depois andar a pé....
Mas eu não gosto muito de falar....para as pessoas não imaginarem os sitíos através de Letras...
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=uWHp6ADQCAg a partir do minuto 0:48....depois diga me alguma coisa.


Se realmente vai para esse sitio e é amante da natureza...não conheça só onde o alcatrão o leva.
htcheroportugal
 
Mensagens: 4
Registado: domingo mar 19, 2017 7:50 pm
Localização: Lisboa

Re: ajuda para o geres

Mensagempor José Queirós » terça mar 21, 2017 1:46 pm

Tem toda a razão, Companheiro Htcheroportugal.
Não especifiquei este local próximo de Xertelo, lugar de Cabril, pois nesta época do ano poderá ser um pouco problemática a deslocação a pé. Mas a ir se estiver disposto a andar um pouco mais poderá visitar as Lagoas do Marinho, lugar também emblemático do PNPG ou mesmo chegar ao Porto da Lage, mas a "empreitada" ganhará outra dimensão.
O "programa" a seguir terá que ser escolha "na hora" em função da meteorologia, das preferências do visitante, da sua condição física e da experiência em percursos de montanha, para que não haja "asneira"...
Será também conveniente obter informação nas Portas do Parque sobre os locais a que poderá aceder e em que condições, para evitar a ocorrência de problemas de vária ordem, nomeadamente coimas, multas ou mesmo de segurança pessoal.
Claro haverá mais locais com interesse a visitar para além dos que indiquei, pois esta região é incrivelmente bonita mesmo fora da área do PNPG.
Será sempre bom que aparecem mais contributos tanto para o Companheiro Ruca como para todos outros.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: ajuda para o geres

Mensagempor ruca » segunda mar 27, 2017 11:59 am

Bom dia companheiros, desde já as minhas desculpas por ainda não ter dito nada mas não tem sido possível.
Agradeço a vossa preciosa ajuda, vou aproveitar os vossos concelhos.
Vou tentar aproveitar ao máximo, e claro tirar notas para outras visitas pois não tenho a pretensão de conseguir ver tudo agora.
Companheiro quando diz ser uma estrada de arrepiar a que se refere? em que sentido? isto para estar prevenido
Cumprimentos
Rui vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor José Queirós » segunda mar 27, 2017 3:07 pm

Boa tarde, Companheiro Ruca.

A estrada é de "cortar a respiração" em todos os sentidos: paisagísticos, traçado, largura e pendentes (longitudinais e transversais...), sobretudo entre Lourido e a Ermida. Assim deverá ter bons travões.
Vale pena, desde que não tenha muitas vertigens e faça uma condução defensiva.
Ao chegar à ermida deverá estacionar logo à entrada ou então virar à direita junto ao cemitério para estacionar 350 metros à frente no antigo campo de futebol. Terá que circular a pé.
Para além da paisagem, nomeadamente os socalcos, proponho que tente ver o Núcleo Museológico bem como uma espécie de ovelhas "pigmeus" exclusivas deste local e uma deslocação até à Branda de Bilhares ou mesmo um pouco mais além. O contacto com a população também será de não perder.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: ajuda para o geres

Mensagempor ruca » terça mar 28, 2017 12:16 pm

Bom dia companheiro, obrigado pelas dicas a estrada a que se refere é a (CM 1149 e depois CM 1348).
Para ir a Lindoso existe alternativa?
É que sendo a estrada com muita inclinação não é muito aconcelhavel para a minha esposa.
Grato pela atenção
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor José Queirós » terça mar 28, 2017 12:57 pm

Boa tarde, Companheiro.

Os CM que refere são os que deverá utilizar para, a partir de Brufe, aceder a Germil e mais à frente a Froufe. Aqui poderia virar à direita para a Ermida ou então à esquerda para Entre Ambos-os-Rios onde encontrará a EN 203, onde deverá virar à direita e seguir para o Lindoso.
Poderá ver fotos da Estrada para a Ermida no Google Earth, o que poderá dar uma ajuda para desfazer dúvidas.

José António Queirós.
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: ajuda para o geres

Mensagempor ruca » terça mar 28, 2017 1:38 pm

OK companheiro
Grato pela atenção vou verificar
Cumprimentos
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor fj2011 » quarta mar 29, 2017 10:05 am

Ruca,
como vê nem se precisa de GPS, isto aqui no fórum tudo de informa ao pormenor... e vou também aproveitar toda esta informação disponibilizada pelos companheiros, pela minha parte os meus agradecimentos
...apesar de ter estado de 1986 a 1989 na zona do geres a trabalhar, na altura percorri em TT num total de várias centenas de kms por estradas de terra e outras com meio-alcatrão, como já lá vão muitos anos e obviamente muitas alterações sofreu esta zona, tanto no que respeita a vias de acesso como a sua qualidade de vida, vou reter toda esta informação.

Apesar da evolução, tenho muitas saudades do Geres como ele era há mais de 1/4 de século... sem tantas proibições nem complicações.
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: ajuda para o geres

Mensagempor CarlaBruno » segunda abr 03, 2017 3:38 pm

Olá,

se ajudar em algo, veja a página no meu blog:http://viagensemautocaravanas.blogspot.pt/p/sul-e-norte-de-portugal.html, da viagem que fizemos em Setembro do ano passado, também passeámos pelo Gêres.
Bons passeios.
CarlaBruno
 
Mensagens: 22
Registado: quinta jun 04, 2015 3:55 pm
Localização: Leiria

Re: ajuda para o geres

Mensagempor ruca » segunda abr 03, 2017 10:21 pm

Obrigado por toda a ajuda.
Esperemos que o S.Pedro colabor.
Cumprimentos
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: ajuda para o geres

Mensagempor fj2011 » terça abr 04, 2017 9:53 am

Não se esqueça que mesmo no coração do Geres é do tipo "micro clima" ... por isso esqueça a previsão do estado do tempo, ali prós vértices do triangulo, Braga - Ponte lima - Montalegre. O melhor é ignorar, só precisa de marcar a data e partir sem receio :)

depois diga como correu ;) em principio estou a pensar dar por lá uma volta +/- 15 dias depois

Boa viagem e bons passeios, se não conhecer bem a estrada não se aventure demais na autocaravana ;)
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Próximo

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes