Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Biopedro » quarta ago 19, 2015 2:47 pm

Boa tarde companheiro Alexandrechora. Sinagoga vi este assunto, mas estou muito interessado.
Tenho uma Citroen Jumper, 2.2 HDI, de 2003, que eu próprio estou a transformar em autovivenda. Gostaria de saber se há chip para este modelo. A instalação é possível ser feita por mim? E finalmente, qual é o valor?

Abraço
Biopedro
 
Mensagens: 10
Registado: sábado Oct 04, 2014 8:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor curto » quarta ago 19, 2015 11:04 pm

Companheiro Biopedro
Conheci o companheiro Alexandre Chora a semana passada em Porto Covo.
Na conversa ele disse que estava com dificuldades em aceder ao fórum pois a senha que lhe estava a ser atribuída não funcionava.
Por isso talvez ele não lhe possa responder.
Se alguém da adm do fórum ler este post talvez possa ajudar no contacto.
Cumprimentos
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Mcas » domingo ago 23, 2015 11:55 pm

Vivam!
Eu optei pela reprogramação da centralina (mantendo o ficheiro antigo para o caso de uma eventual regressão) e os resultados são evidentes: subidas onde tinha que reduzir para a mudança anterior, agora faço na mesma mudança e com mais velocidade, menos consumo e o motor quase não se ouve Há porém uma coisa que me intriga: quando mudo de 4ª para 5ª velocidade, faz um pouco de fumo, coisa que não fazia. Há alguma explicação para isto?
Obrigado, cumprimentos.
JC
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor siroco » segunda ago 24, 2015 9:10 am

Mcas Escreveu:Há porém uma coisa que me intriga: quando mudo de 4ª para 5ª velocidade, faz um pouco de fumo, coisa que não fazia. Há alguma explicação para isto?


Há, as centralinas vêm otimizadas de fábrica, obviamente que os "artistas" da reprogramação não sabem nada que os engenheiros das marcas não saibam, as prioridades é que são outras, e a principal atualmente, para as marcas, é a poluição ambiental, claro que isso tem um custo ao nível do rendimento. Inversamente a reprogramação sacrifica a "limpeza" a troco de mais uns cavalitos, a imagem de marca de um carro kitado (vulgo xunging) é uma traseira imunda e o carro a desfazer-se em fumo.

Cuidado que as reprogramações, para além do impacto ambiental, podem trazer dissabores numa inspeção.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Euroviajante » sábado ago 29, 2015 12:34 pm

Biopedro Escreveu:Boa tarde companheiro Alexandrechora. Sinagoga vi este assunto, mas estou muito interessado.
Tenho uma Citroen Jumper, 2.2 HDI, de 2003, que eu próprio estou a transformar em autovivenda. Gostaria de saber se há chip para este modelo. A instalação é possível ser feita por mim? E finalmente, qual é o valor?

Abraço

http://www.box-de-potencia.com
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Biopedro » domingo ago 30, 2015 10:21 pm

Boa noite companheiro Euroviajante,
Agradeço a informação. Sabe se é o mesmo site de onde o companheiro Alexandre Chora encomenda os Chips?
É que tenho algum receio de poder ser enganado...

Cumprimentos

Pedro
Biopedro
 
Mensagens: 10
Registado: sábado Oct 04, 2014 8:52 pm
Localização: Lisboa

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » terça jan 03, 2017 9:28 am

Bom dia Companheiros
Li com alguma atenção este tópico e fiquei com a clara ideia de querer reprogramar a centralina da minha AC.
Já alguém daqui fez ou conhece quem tenha reprogramado uma Sprinter 313 2.2 CDI de 129cv? (no meu caso do ano de 2002).
A ideia era aumentar o binário e ter um pouco de mais motor nas subidas longas sem comprometer a fiabilidade do mesmo.
Um abraço e fico desde já grato pela vossa ajuda
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » quarta jan 04, 2017 11:01 am

Ora bem, então cá vai o que encontrei...
Após contactar varias empresas conceituadas e que garantem o seu trabalho, aparentemente todas estão em concordância ao dizerem que neste caso uma reprogramação ligeira é a melhor solução e não compromete a fiabilidade do motor.
No meu caso em concreto passo dos 129cv para uns alegres 160cv favorecendo o binário e consumo.
O único senão é mesmo o preço perto de 300€ contudo creio que valerá a pena pois se baixar em média 1,5l por cada 100kms não demorará muito a ir buscar o investimento tendo em conta o valor que o gasóleo está, alem disso, e para mim talvez o mais importante, o ganho de binário que evitará a normal quebra bruta nas subidas longas e que tanto chateia.
Ainda assim, se alguém já fez este tipo de programação neste modelo especifico ficaria grato pelo seu comentário

Um bem haja
Boas viagens a todos
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor spedy » quarta jan 04, 2017 9:24 pm

Companheiro, para uma reprogramação ligeira esse aumento parece me demasiado "alegre" mas...

Na minha opinião não se devia iludir com a poupança de combustível, porque essa é a teoria, na pratica pode ser um pouco diferente dado que o consumo é influenciado por múltiplos factores.

Resumindo para ter valores de potencia fidedignos tem que fazer a medição em banco antes e depois da reprogramação, mas isso so vai servir para dizer aos amigos que a ac ganhou x% de pontencia.

O mais importante é dizer ao reprogramador o que pretende e experimentar, se ficar ao gosto paga, se não ficar ou retifica ou deixa original.

No caso da autocaravana o ideal é que consiga fazer subidas sem recorrer tanto a caixa e se a reprogramação for bem feita consegue resultados bem agradáveis.

cumpt
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » quinta jan 05, 2017 1:33 pm

Obrigado companheiro pela sua ajuda, que acredite é muito valiosa,
Na realidade o consumo nem é o factor que realmente pretendo embora seja bem vindo, a ideia é mesmo um aumento de binário pois com 7,40mm e provavelmente 3.500kg quando carregada não é de esperar grandes milagres, muito embora este motor seja muito fiável e permita um aumento substancial de binário ainda assim gostava de jogar pelo seguro, é que para gastar perto de 300€ não o gosto de fazer de animo leve, assim pretendo ouvir o máximo possível de experiências com este tipo de reprogramação para ver se realmente valerá a pena o investimento.

Gostei do que ouvi destes senhores em Sintra http://www.turbotec.pt/home
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 02, 2017 6:58 pm

Boas,
a minha ex-iveco 2800cc jtd tinha uma box de potencia da marca italianspeed, do melhor para os motores do grupo fiat/iveco.

Neste momento na minha Challenger 173, que tem o mesmo motor da ex-iveco, tem a mesma box de potencia. Só digo maravilhas deste dispositivo.
A potencia sobe substancialmente, mas o melhor é mesmo ter mais binario. Em subidas que antes em 6ª a 70kms/h, pisava a fundo e não desenvolvia, tinha que reduzir para 5ª. Agora com a box de potencia, em 6ª a 70kms/h, piso a fundo e não necessito de reduzir na caixa de velocidades, a Ac mesmo carregada consegue até mesmo subir de velocidade. E com tudo isto, sem fumo preto algum.

No caso de uma reprogramação, para mim, tinha perdido dinheiro, pois para alem do fumo preto que se nota bastante, ao vender a iveco, a reprogramação ía naquele motor, não podendo transferir a reprogramação para a minha actual autocaravana.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » quinta Oct 12, 2017 10:58 am

Pois é. depois de muito consultar empresas e experts na matéria optei pela reprogramação em vez do Cip de potência.
No meu caso concreto, tendo em conta o motor em questão foi-me completamente desaconselhado o Chip que, segundo o mesmos pouco ou nada iria fazer. (repito no meu caso, pois já vi aqui companheiros que funciona muito bem)
Decisão tomada e sexta feira a minha princesa vai reprogramar a centralina a Turbotec em Sintra.
Vamos ver se o dinheiro vai ou não ser bem empregue.
Segundo os técnicos a diferença vai ser notória a nível de binário.
Assim espero e em Dezembro como tenho uma viagem programada para França sempre vai dar para perceber se o dinheiro foi ou não bem investido.
Nunca fui de mexer nos valores de fabrica, contudo depois de muito tempo gasto a pedir informações e aconselhamento (inclusive na própria Mercedes que tanta paciência teve para comigo) para este caso especifico afinal não é nenhum bicho de sete cabeças e com tranquilidade pode-se fazer uma reprogramação consciente sem os medos de estar a estragar alguma coisa.

Depois vou dando o feedbak

Abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » segunda nov 13, 2017 10:18 am

Ora então cá vai...
Primeira impressão tirada na viagem da oficina em Sintra até casa na Povoa de Sta Iria.
Pequena, eu sei mas já deu para notar alguma diferença, ou seja sobe de rotação mais rápido e nas subidas não perdeu velocidade e sem qualquer fumo preto, muito embora o trajecto fossem na Crel e as subidas tenham sido pequenas, mas já deu para tirar um gostinho.
Em Dezembro vai fazer 4.000 kms e depois já poderei perceber melhor o que afinal ganhei.
Para já balanço positivo.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor germanii » quarta nov 22, 2017 12:02 am

Boas , Chips nao consselho mas uma reprogramaçao num Especilista concordo ,faço nos Meus carros a Diesel,e estou contente :wink:
germanii
 
Mensagens: 160
Registado: segunda Oct 10, 2016 7:58 pm

Re: Mais cavalos nos motores JTD, TDI, HDI Chip de potência

Mensagempor Cristovão » quinta dez 28, 2017 12:05 am

Boas companheiros
Não fiz um bom trabalho de casa mas cá vai o relatório que pude apurar.
Apenas apurei as médias feitas aos primeiros quatro atesto feitos com dois tipos de condução diferentes, um pouco nais apressado e um pouco mais calmo, depois dai para a frente não deu para apurar mais nada pois o alternador lembrou-se de me dar dores de cabeça, mas isso é outra história que fica para contar.
A subir melhorou a olhos vistos, contudo, o consumo, se praticada uma condução menos atenta, o mesmo subiu perto de 3 litros, no entanto, por sua vez se a condução for moderada baixou 2L por cada 100kms
Não posso desde já dar muita credibilidade a estes valores pois a AC andou sempre exageradamente, repito, exageradamente carregada o que por si só não é bom indicador para se fazer médias
Noutra altura e com condições normais então farei um registo mais realista,
Mas posso dizer que até agora mantém-se o balanço positivo.
Mais para a frente e numa próxima viagem "normal" actualizo esta informação com dados mais bem apurados e assim mais confiáveis.

Um abraço
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

cron