Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Ana Santos » segunda jul 18, 2016 10:12 am

Olá :)

Precisava da vossa ajuda!
Estou a pensar adquirir um furgão para transformar numa autovivenda, mas a fim de calcular os custos, preciso de saber com alguma urgência como posso calcular o valor do ISV a pagar.
O veículo em questão seria uma Citroen Jumper 2.2 HDI 30 L2H2 com 110 cv e matricula de 30/06/2015. Emissões de CO2: 199
Alguém me sabe dizer qual seria o valor a pagar de ISV? Obrigado :)
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Luismbmp » segunda jul 18, 2016 5:59 pm

Boa tarde, uma pergunta o furgão tem bancos e janelas atras ou é so mesmo de mercadorias?

Se for de mercadorias paga?

ISV de 2200cc: 3228.44€
IVA: 742.54€
IMTT: 150€
DU: 65€

Total: 4185.98€

Espero ter ajudado.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor erebrus » segunda jul 18, 2016 8:19 pm

Veículos tão recentes terão um ISV alto.
Basicamente, os factores mais importantes num diesel são a cilindrada e a idade. Por cada ano de idade até 5 anos, o imposto recebe um desconto. Ou seja, um carro com 6 anos de idade pagará o o mesmo do que um com 5 anos de idade.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Ana Santos » terça jul 19, 2016 9:48 am

Obrigado pelas respostas!
O furgão é de mercadorias, sem vidros atrás.
Ontem entretanto liguei para a Alfândega e estranhamente o valor que a senhora que me atendeu me deu para o ISV foi de € 2.400,00 já com IVA incluído... :o
Fiquei ainda com mais dúvidas do que as que tinha anteriormente...
É melhor transformar um veículo com mais anos? O problema é que tem logo a partida mais anos e consequentemente mais quilómetros.....
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor danibeja » terça jul 19, 2016 9:23 pm

Boa noite,

Porquê fazer a transformação???

E já agora porquê a 2.2 e não a 2.3 ???

Porquê mais nova ???

São algumas das minhas interrogações..... pois prefiro uma AC Hymer,Knaus,Euramobil,Burstner,Andrade, etc... já com uns aninhos ( tipo 10 a 15 anos ) do que uma Joint ou outras parecidas com 5 anos, ou qualquer Autovivenda nova !!!! São gostos, não se discutem, mas já se interrogou qual a utilização que vai dar à autovivenda ??? já experimentou ???

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Ana Santos » quarta jul 20, 2016 12:27 pm

Olá Danibeja,

A transformação tem o ver com o facto de sair mais barato do que comprar uma autovivenda nova (são caríssimas) ou em 2ª mão, e a vantagem de poder fazê-la de acordo com os nossos gostos pessoais e necessidades.
A idade tem a ver com o facto de viajar com regularidade ao estrangeiro, o que significa que irei fazer muitos km com ela... Se comprar um furgão para transformar já "velho" e carregado de km, aumento a probabilidade de vir a ter problemas mecânicos ou chegar mais depressa às manutenções mais caras ;)
Uma das coisas que gostaria que o furgão tivesse era Cruise Control (para além do básico AC, ABS, ESP, etc), e quanto mais antigo for menos probabilidade tenho de arranjar um que traga Cruise Control... Já assim não está fácil ;)
Preferimos uma autovivenda a uma autocaravana por vários motivos... regra geral gastam menos combustível. E eu necessito de me deslocar na mesma todas as semanas para trajectos citadinos, e para todos os efeitos uma autovivenda é como se fosse um furgão normal, já uma autocaravana por mais pequena que seja será sempre mais larga e mais difícil de manobrar/estacionar que um furgão.
Como referiu é uma questão de gosto pessoal e também do tipo de uso que se quer dar :) Uma autocaravana tem muito mais espaço interior, mas no meu caso em particular uma autovivenda é mais adequada.
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor erebrus » quinta jul 21, 2016 2:00 pm

Boas,
Sim, é surpreendente um valor tão baixo para uma carrinha tão nova. Pergunto-me se a lei mudou ultimamente...mas é estranho.
Mas se for realmente assim, sim, uma carrinha semi-nova tem mais vantagens.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor danibeja » quinta jul 21, 2016 9:35 pm

Boa noite,

Acabo por concordar com quase todos os pontos enumerados, no entanto existem sempre mas........

Em termos de largura as autovivendas têm pouca diferença para uma AC tradicional, e a manobrabilidade tem a ver com a distancia entre eixos e cumprimento da viatura, a titulo de exemplo a minha autocaravana muda de sentido de transito numa faixa de rodagem com duas vias e com cerca de 14 metros de largura sem fazer marcha atrás.... mas tem apenas 3,10 metros de distancia entre eixos e um cumprimento máximo de 5,65 metros....

Todos os factores contam, é uma realidade, mas....

Grande abraço,

PS:visto que terá que gastar cerca de 40 000 Euros, continuo a achar que ficava melhor servida com uma perfilada....
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Salazar » sexta jul 22, 2016 12:01 am

danibeja Escreveu:PS:visto que terá que gastar cerca de 40 000 Euros, continuo a achar que ficava melhor servida com uma perfilada....


Mesmo que se siga a paixão (e verdade seja dita que a Ducato x250 e sobretudo a nova x290 dão umas van convertion bem bonitas), com esse valor eu não convertia cá. Os profissionais que me desculpem, mas os grandes fabricantes (adria, Hymer, knaus e mesmo as marcas do grupo Trigano - e não vou falar da westfalia) apresentam um desenvolvimento tecnológico e uma qualidade de construção que está sempre um passo à frente. Eu importava.

Não esquecendo que, do ponto de vista do investimento, uma van convertion de raiz de marca reconhecida tem uma depreciação muito menor.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor cookie » quarta jul 27, 2016 8:25 pm

As atuais vans westfalia já trazem wc com sanita de cassete, duche e lavatório. Um enorme avanço! Eu também optaria por uma original, van p.ex.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Salazar » quarta jul 27, 2016 9:44 pm

cookie Escreveu:As atuais vans westfalia já trazem wc com sanita de cassete, duche e lavatório. Um enorme avanço! Eu também optaria por uma original, van p.ex.


Ainda a roulot em Madrid era agente westfalia, fomos lá com um casal amigo investigar a oferta. De facto, os wc têm tudo, mas chamar aquilo um WC completo é uma coisa, usá-lo é outra. A área do duche era super difícil de usar devido à presença da sanita e do lavatório que pareciam ocupar logo metade da área. Isto numa Ducato de 6m. Na VW nem cheguei a ver o WC.

Do que leio, os wc das adria são bastante elogiados, porque acho que conseguem formar um duche independente com o sistema de portas deslizantes.

De facto há vans muito giras. Mas depois de estar habituado ao espaço de uma AC (e a nossa só tem 6m), acho aquilo tudo muito claustrofobico.

E atenção quem tem um cadito mais de altura. P.ex, a van da benimar tem camas com 1,77m. Para mim, esquece.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor erebrus » quinta jul 28, 2016 9:28 pm

A noção de espaço interior numa van depende muito do layout. A minha van tem 5,40m e quando estive dentro duma adria tive a sensação de menos espaço interior.
Fora a qualidade de isolamento e o menor depreciação, continuo a encontrar vantagens numa conversão própria com características específicas para quem vai usar a carrinha. No meu caso, algumas das escolhas que fiz não seriam boas para todos, mas permitiram-me focar nas minhas prioridades e no fundo é isso que interessa.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor cookie » quinta jul 28, 2016 10:19 pm

É tudo uma questão de gosto. Conheço quem prefira de longe uma van a uma ac.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor siroco » sexta jul 29, 2016 8:55 am

cookie Escreveu:É tudo uma questão de gosto. Conheço quem prefira de longe uma van a uma ac.


Chamaram-me? :D

Para além de tudo o que já foi mencionado acrescento outras vantagens, para mim obviamente, cabe-me na garagem e serve de viatura para o dia a dia.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Transformação em Autovivenda - cálculo do ISV

Mensagempor Ana Santos » segunda ago 01, 2016 2:59 pm

Olá a todos,

Peço desculpa pela "ausência", mas foi por um bom motivo!
Já faço oficialmente parte da "família autocaravanista"!! :D
Compramos finalmente a nossa autovivenda. Não é nova, mas está em muito bom estado 8)
É uma Joint Van Aventura de 2007. A opção por uma autovivenda em vez de autocaravana, é efectivamente uma questão de gosto pessoal; para além das outras que já enumerei (mais fácil de manusear, mais económica em geral no consumo de combustível).
Quanto ao espaço reduzido, tanto a mim como ao meu marido não nos faz diferença. É tudo uma questão de hábito ;)
E a nossa autovivenda é das que tem quase 6m de comprimento pelo que sempre temos mais alguns centímetros no espaço interior :)
Agradeço mais uma vez a ajuda e agora é fazer km com a liberdade que o autocaravanismo proporciona!! 8)
Ana Santos
(LMC Explorer I605 Sportline)
Imagem
Ana Santos
 
Mensagens: 38
Registado: domingo mai 22, 2016 7:36 am
Localização: Cartaxo


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes