Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quarta mar 18, 2015 6:27 pm

Novidades da coisa:

As viaturas já estão com as frentes desmontadas, e estão naquela fase de desencaixar tubagens e tirar os motores cá para fora.

Contrariamente ao que me haviam indicado antes, os chassis não são iguais, o que vai obrigar a alguns ajustamentos.
Quanto ao motor e caixa (que era o principal) parece não haver grande problema, tirando a ligação entre a caixa e o selector das mudanças que na minha era por veio até a alavanca no volante. Já na "nova" o selector além de estar no tablier também funciona por cabos. É aqui que estou a ponderar mudar até o própio tablier... :) aqui estou à vontade com a parte electrica! Já na montagem e depois de tirar umas medidas o "novo" tablier é maior e também vai obrigar a mais alterações principalmente porque o chassi não é igual, mas vamos ver...

Outra questão é a direcção assistida que queria aproveitar da "nova". As caixas de direcção têm fixações diferentes e são fixas em sitos diferentes, também vai obrigar a ajustamentos, mas nada que seja impossivel de fazer.

Não tarda nada tenho a AC toda modificada... não seria melhor cortar a carrinha "nova" à medida e mudar a célula para lá?? :lol: :lol: :lol:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor jaimemgon » quinta mar 19, 2015 12:19 am

Isso quando se começa a alterar...é só surpresas...
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » segunda abr 20, 2015 5:02 pm

jaimemgon Escreveu:Isso quando se começa a alterar...é só surpresas...

Muitas surpresas! O que está a obrigar a "arrastar" a intervenção por mais tempo do que o previsto...

O tablier tive que desistir de colocar o novo - cerca de 7/8cm mais comprido, mas o selector das mudanças teve que ficar mesmo no tablier existente - fica ali por baixo dos comandos da sofagem, acho que não vai ficar tão mau como cheguei a imaginar inicialmente, mas ainda falta lá meter o tablier novamente pois tinha-o tirado.

Direcção assistida já está no sitio, mas tive que recorrer a uma caixa de direcção do modelo antigo que por acaso encontrei a muito bom preço.

Motor teve que levar bomba de água e distribuição nova - aqui não podia arriscar mesmo.

No fim disto tudo, o motor mal ia cabendo na AC :shock:
Embora com a mesma cilindrada, este é um pouco mais robusto e coube à rasca.
Falta agora ligar todas as tubagens e fichas... vamos ver que mais surpresas vão aparecer.

"Felizmente" que a agenda nas ultimas semanas não me deixou muito tempo que pudesse ser preenchido a passear de AC, caso contrário já estava a penar por esta altura! :D
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » terça abr 21, 2015 7:54 am

8)

Estou a ver que isso está a dar água pela barba, mas o certo é que quando muito se quer o resultado é que os sucessos acabam por se concretizar, e nesse caso vai sr igual :wink:

Tudo a correr pelo melhor e continuação do bom trabalhooo!!!


Abraço!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » terça mai 19, 2015 12:31 pm

Boa tarde,

Novidades? já está pronta?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça mai 19, 2015 8:54 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

Novidades? já está pronta?

Viva!

Já roda mas não está totalmente pronta...
A AC ficou "pronta" à cerca de 2 semana. Saiu directamente para a inspecção periódica que já tinha passado há 2 meses :oops:
Como se costuma dizer fui com o coração nas mãos, mas saiu de lá com a folha limpinha! 8)
30Kms para cada lado e tudo ok com a máquina.
Embora com a mesma motorização 1.9TD, nota-se melhor resposta do que com o motor anterior, muito mais ágil e leve com a Direcção Assistida, e com um andamento mais suave e certo do que tinha antes - fugia para todo o lado, agora não.

No dia a seguir ganhei coragem, carreguei e aprontei viagem, mas fiquei a pé a 2Kms de casa depois de passar numa lomba :( ... concretizou-se o meu pior receio desde o inicio desta alteração... as transmissões!
Estas tiveram que ser "encurtadas" para poderem caber na nova montagem. O serviço foi feito numa tornearia e contrariamente ao que eu esperava até ficaram certinhas e sem vibrações, mas a questão das transmissões tinha que ser um bocado por tentativas e o mecânico acabou por mandar cortar demais uma delas ficando curta - acabou por sair fora ao passar a dita lomba quando o ângulo abriu demais. :evil:

A transmissão já voltou para o sitio tendo sido compensada a folga que tinha a mais, e a AC voltou a regressar a casa.
Já dei por aqui umas voltas, apertei uma bocado com ela, fiz muitas lombas e nessa parte parece OK, mas a transmissão parece ter empenado quando saiu fora (praticamente confirmado) e agora noto uma pequena oscilação quando acelero em andamento. Provavelmente terei que a substituir, mas acho que vai no bom caminho.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » quarta mai 20, 2015 11:17 am

Bom dia,

Obrigado pela resposta. Faço votos para que aos poucos tudo vá ao lugar, e que deixem de ocorrer estes contratempos. Boa sorte e vá continuando a atualizar a situação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sábado mai 30, 2015 6:22 pm

A Ac regressou à estrada.
A transmissão foi substituída como previsto, mas nem tinha sido o veio a empenar - o problema foi mesmo dentro da própria transmissão.
Esta semana fiz por aqui uns pequenos test drives até um bocadinho intensivos :twisted: , e por enquanto está tudo ok!
Entretanto ver se ganho confiança com ela e tempo para ir passar uns dias fora para ver melhor os resultados
Não quero para já deitar foguetes, até porque a intervenção foi complicada em todos os aspectos, mas pelo menos por agora tenho a AC em casa. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor fluis » terça jun 02, 2015 12:17 pm

Boa tarde,

A situação está a compor-se então. E A caixa de velocidades, que era o seu problema original como está?

Boa sorte para quando fizer a primeira viagem a sério, e depois conte como correu.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » quinta jun 25, 2015 4:42 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,

A situação está a compor-se então. E A caixa de velocidades, que era o seu problema original como está?

Boa sorte para quando fizer a primeira viagem a sério, e depois conte como correu.


Como a mecânica foi toda proveniente de uma viatura com poucos kms, para já está tudo bem e sem grandes folgas, mas só com mais andamento posso tirar melhores conclusões.
Tirei uns dias, mas a AC ficou em casa... este ano preciso de férias descansado e ainda não lhe ganhei a confiança que desejava.
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rodadossaurus » sexta fev 26, 2016 10:51 pm

Boas noites Pedro.
Comprei esta semana uma autocaravana de 96 e já estou a dar com infiltrações que me fazem lembrar a sua.
A aplicação da tinta no tecto... voltaria a fazê-lo? Matou as infiltrações de vez? É uma solução duradoura?

Muito obrigado!
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 26, 2016 11:45 pm

Boa noite companheiro!

A água é mesmo uma coisa tramada... Por onde conseguir entrar ela entra mesmo!
A "tinta" que fala, parece ter sido uma boa solução. Já vai no segundo inverno sem problemas. Esteticamente a membrana amarelou um pouco, mas lá por cima não se vê :)
No meu caso voltaria a aplicar, pois tinha a cobertura com várias picadas por onde podia entrar água.
Se for em juntas dos perfis ou das claraboia pode eventualmente resultar melhor com outros materiais tipo silicones, veda e colas, etc

Alguma coisa, disponha.

Entretanto tenho que por as novidades em dia por aqui.
Um dia destes pode ser que calhe... ;)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Rodadossaurus » sábado fev 27, 2016 5:36 am

Muito obrigado pela rápida resposta!
Obrigado também pelo seu diário que acho mesmo muito útil.
Pelos visto tenho que esperar que ao tempo das chuvas passem para desmontar o que está no tecto (painéis, claraboia, estrutura metálica, ...) para ver mais a fundo...), mas resumindo: se o tecto se apresentar aparentemente sem fissuras / perfurações, atacar com silicones / mastiques / ..., senão cobertura total com impermeabilizante flexível e estável aos UV, certo?
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sábado fev 27, 2016 10:38 am

Pois, cada caso é um caso, mediante o tipo de reparo necessário.
No meu caso concreto, acho que a AC chegou a ter daquelas chapas que permitem que se ande lá por cima.
Essas chapas devem ter permitido passar infiltração deteriorando a chapa da cobertura com o passar do tempo... o antigo dono tinha fibrado cerca de 1/3 da cobertura para tentar resolver a coisa.
O problema é que com o calor e as oscilações, a fibra começou a abrir fissuras...
No meu caso resultou impermeabilizar com esta membrana.
Tem que analisar bem a coisa e ver o que realmente precisa.
Fico contente por saber que este tópico é útil, acho que no fundo é o factor mais importante num fórum - a entre ajuda. E há por aqui muita gente dotada e pronta a ajudar! ;)
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor zavricardo » terça jul 26, 2016 10:00 am

Bom dia,

tem fotos de como ficou a caixa de velocidades? Os problemas acabaram de vez?

Cumprimentos!
zavricardo
 
Mensagens: 10
Registado: terça set 01, 2015 9:20 am

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes

cron