Informação Moncayo Mediterraneo 465

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 03, 2016 6:14 pm

Boa tarde companheiros, como sabem ando á procura de uma autocaravana de 7 lugares. Por varias vezes tive negocio em vista, tanto em Portugal como lá fora. Lá fora o problema do pagamento o problema de chegar lá e a autocaravana não estar igual á descrisão e as fotos nao mostrarem os defeitos, era eminente.

Fui ver uma Challenger 172, que nas fotos parecia estar boa. Quando lá cheguei. So queria que vissem, ate o wc tinha sido pintado a rolo :-)

Agora ando a ver uma Moncayo Mediterraneo 465 de 2005.
Gostava que me informassem sobre esta marca, de que construção é, ou de que grupo pertence, é que não encontro nenhuma informação na internet.
Que medidas tem?
Alguem que tenha uma autocaravana desta marca que pode dar o seu feedback.

Ja agora o que acham do preço: 25000€
Fiat ducato 2.8jtd, 03/2005 com 70000kms, tem toldo, suspensão pneumatica, porta bicis, Etc...

Agradeço a vossa ajuda.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor fj2011 » quinta mar 03, 2016 10:38 pm

Bom noite,
O que posso dizer?!?...
tb tenho uma Moncayo Mediterraneo de 2003, mas o modelo mais curto que o 465, faz 2 camas, uma sempre feita por cima da cabine e outra transformada da mesa de refeições. Tem qualidade o material usado, boas arrumações, com uma boa casa de banho, esta exageradamente grande em relação ao restante espaço útil, :)
Foi a 1ª AC que comprei e a única que tive.
Até hoje não tenho razão de queixa, tanto na sua estrutura, como de aspecto interior ou exterior, apesar de ter estado +/- 7 anos sem garagem, continua impecável, sem infiltrações nem qualquer problema de canalizações, electricidade, etc.... era comercializada em Portugal, vendida nova pela Marcampo e montada em Saragoza.
Quanto ao preço, tudo depende do seu estado geral e da necessidade do vendedor, para ter uma ideia, a minha não está para venda, mas se tivesse fixava o valor em 20 mil euros

Entretanto se puder ser util em mais algum pormenor... diga
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor jmg1969 » quinta mar 03, 2016 10:40 pm

Luís,
opinião pessoal e fruto de um triste experiência...MONCAYO... :cry:
A montagem interior é muito boa! Cheia de equipamento, bem organizada e com cabine de duche gigante, etc...
Bonitas apesar de ser volumosas com capucine. Tem vantagem de ser espaçosa para quem dorme em cima...

O maior defeito: A junção dos painéis é supostamente feita com uma junta de borracha.(Dito por um revendedor que conheço) Não leva a tradicional massa de vedação. Passados alguns anos, sobretudo no capucine entra água e apodrece a madeira de suporte do mesmo...Igual nas arestas da célula...Há de reparar que a maioria das MONCAYO já têm silicone ou outro a volta do aro da célula.

A marca já não existe. No equipamento interior, não há problemas é tudo de marca. No exterior, se tiver algum toque e partir plásticos só fibrando ou alterando com equipamento de outras marcas.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Luismbmp » sexta mar 04, 2016 9:49 am

Bom dia, muito obrigado pelos vossos feedback.
Agradeço a ajuda.

Em relação á junção dos painéis ser supostamente feita com uma junta de borracha, será que foram em todos os modelos, independentemente do ano de fabrico?
Esta que estou a ver é de 2005.

Em termos de medidas, alguem me sabe dizer que medidas tem a celula, em largura, comprimento, altura.
Quanto á medida das camas, por exemplo os beliches, será que tem comprimento para um adulto dormir á vontade?




Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Lealbino » sexta mar 04, 2016 10:57 am

Penso que os companheiros anteriores já citaram os principais pontos que no meu caso me fizeram também avançar para a compra de uma Moncayo, sendo que quando trocámos a nossa clássica Hymer Camp pensávamos em mudar para um modelo mais recente mas manter a mesma marca devido ao seu prestigio no mercado, e encontrámos em stand uma Hymer Swing, mas na altura da escolha optámos pelo mesmo preço pela Moncayo também de stand.

No nosso caso o modelo é mais pequeno (Moncayo Mediterraneo 320), mas graças ao consenso que encontrei nas opiniões de companheiros nacionais e estrangeiros acerca da fiabilidade e qualidade de construção, aliando isso aos equipamentos (painel solar, tipo de lavatório na cozinha, bocas do fogão, dimensão frigorifico, exaustor, disposição de móveis e wc) que tinha instalados de origem e estado em que se encontrava... facilitou a decisão. :wink:

Pelo que vi o wc costuma ser parecido nos vários modelos (disposição separada de duche, mesmo no nosso modelo que tem 5,20m de comprimento), e para a nossa utilização este também foi um ponto que nos agradava dado haver mais espaço de manobra com 2 pessoas (basta imaginar a vantagem/otimização de um poder tomar banho enquanto o outro está a utilizar o wc normalmente), possibilidade de pendurar fato de surf sem ocupar a zona principal.

E já aprendi mais com este post do companheiro jmg1969 acerca das Moncayo devido a esse ponto das juntas que ainda por cima é relativamente fácil de resolver, já percebi que tenho de verificar essa situação se quiser que a minha AC fique em tão bom estado como a do companheiro fj2011 fora de garagem. Não sei se ela anteriormente estava em garagem, mas pelo menos a partir de agora trato dessa situação e evito problemas. :)

Não sei as dimensões do modelo 465, mas no caso da 320 na cama de capucinne sobra ainda espaço e eu tenho 1,83m e na cama da sala fico mesmo à medida.


Abraços
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor rmsnegrao » sexta mar 04, 2016 7:53 pm

A título de exemplo, encontrei esta à venda na Holanda. Poderá ser o modelo que refere pois esta também é de 2005.

http://www.speurders.nl/overzicht/caravans-en-kamperen/campers-overige-merken/moncayo-mediterraneo-465-fiat-2-8-jtd-128-pk-garage-68-409-155977979.html

Se for esta, tem 7 metros de comprido, cama de casal no capuchino, 2 beliches atrás no sentido longitudinal, sala enorme que também deverá converter em camas. Este holandês está a pedir 24.950€, pelo que essa que tem em vista talvez não esteja muito fora de preço. Para mim só tem um defeito: o frigorífico deverá ser dos pequenos.

Nota: Aviso já que não tenho nada a ver com este anúncio, pelo que não há aqui qualquer intenção da minha parte de fazer publicidade a esta venda.

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Luismbmp » sexta mar 04, 2016 10:40 pm

Boas, mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
Sim o frigorifico é de 90L. A autocaravana é igualzinha a essa que mostrou.

Ja sei que tem 7 metros de comprimento, agora não sei é a largura.
Gostava de saber o comprimento dos beliches.

Quanto ao aquecedor, o mesmo tem algum motor que faz distribuir o ar quente pelas condutas ás varias partes da autocaravana? Porque pelo que me apercebi, tem o aquecedor separado do boiler.
A chaminé do aquecedor sai no tecto, não é? E a chamine do boiler é na lateral, certo?

Eu não estava aqui a fazer tantas perguntas se encontrasse informação da moncayo 465 na internet.

Obrigado
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor fj2011 » sexta mar 04, 2016 11:08 pm

Luismbmp Escreveu:Boas, mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
Sim o frigorifico é de 90L.

todas estão equipadas com frig electrolux de 103L no total


Gostava de saber o comprimento dos beliches... a minha não tem

Quanto ao aquecedor, o mesmo tem algum motor que faz distribuir o ar quente pelas condutas ás varias partes da autocaravana? Porque pelo que me apercebi, tem o aquecedor separado do boiler.
SIM, tem, o calor que sai é mais que suficiente para aquecimento da celula.

A chaminé do aquecedor sai no tecto, não é? SIM!

E a chamine do boiler é na lateral, certo? sim!

Obrigado
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor jmg1969 » domingo mar 06, 2016 11:23 pm

Luismbmp Escreveu:Em relação á junção dos painéis ser supostamente feita com uma junta de borracha, será que foram em todos os modelos, independentemente do ano de fabrico?
Esta que estou a ver é de 2005.
Pois não sei a minha era de 2002 e tinha essas supostas borrachas...
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Paulo » domingo mar 06, 2016 11:33 pm

Boa noite,

Não sei se ajuda, no que refere aos pormenores de construção, mas tive uma Moncayo 360 em 2003 e já veio em fibra. As anteriores eram em alumínio, pelo que a questão das juntas em borracha há que ver a que período pertence. Na que eu tive, a selagem exterior era em silicone branco (SIKA Flex, eventualmente).

Apenas a tive 3 anos, pois o problema foi mesmo o meu filho mais velho ter deixado de caber no beliche. Eram beliches longitudinais, pois isso são normalmente um pouco mais pequenos que os transversais (este pormenor é importante se tivermos filhos em fase de crescimento).

Sobre a construção, não tive nada a apontar, sendo o mobiliário interior maciço e bem concebido. O aquecimento era separado do boiler e funcionava bastante bem.

Um exemplo da que eu tive: http://www.autocasion.com/otros-segunda ... ref2551405

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Luismbmp » segunda mar 07, 2016 9:34 am

Boas a caravana de que estou a falar é esta, é de 2005.

Imagem

Será que esta tambem tem os beliches pequenos comos a 360? Tenho um filho com 1,71m.
E sendo de 2005 ja traz a selagem exterior com silicone?


Quanto ao aquecimento, tambem o meu aquecedor truma s2200 chegava e sobrava, da cintura para cima, pois nos pés era frio ate dizer chega. Faço novamente a pergunta para quem ja teve este tipo de aquecimento, o Trumatic S3002 com condutas para os pés para as diferentes partes da autocaravana, tem algum motor tipo ''multivent'' ou mais potente o ''trumavent'' que distribui o ar quente com eficacia para a zona dos pés?

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor danibeja » segunda mar 07, 2016 2:57 pm

Boa tarde companheiro,

Para mim o principal é o isolamento térmico da AC, se a mesma não deixar passar o frio que está lá fora com facilidade para dentro, então com menos energia vai conseguir manter o interior quentinho com menos energia e em toda a parte habitável, desde os pés até ao tecto.

A minha actual AC tem um combi truma C3400 e tenho o termostato sempre entre os 17º e os 20º, e fico muito bem lá dentro.... a única diferença é que nas zonas mais frias liga mais vezes durante a noite, mas mesmo assim chega a estar mais de uma hora desligado.....

Quando andei à procura de nova AC também tive em vista uma Moncayo mas o negócio não se concretizou, para mim parecem-me ser boas ACs, mas as boas Alemãs são de outra divisão muito mais acima....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Luismbmp » segunda mar 07, 2016 3:26 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde companheiro,

Para mim o principal é o isolamento térmico da AC, se a mesma não deixar passar o frio que está lá fora com facilidade para dentro, então com menos energia vai conseguir manter o interior quentinho com menos energia e em toda a parte habitável, desde os pés até ao tecto.

A minha actual AC tem um combi truma C3400 e tenho o termostato sempre entre os 17º e os 20º, e fico muito bem lá dentro.... a única diferença é que nas zonas mais frias liga mais vezes durante a noite, mas mesmo assim chega a estar mais de uma hora desligado.....

Quando andei à procura de nova AC também tive em vista uma Moncayo mas o negócio não se concretizou, para mim parecem-me ser boas ACs, mas as boas Alemãs são de outra divisão muito mais acima....

Grande abraço,

Danibeja


Boas companheiro Danibeja, de facto as alemãs são outra coisa, na configuração de 7 lugares em portugal não á muitas. As que aparecem á venda são logo vendidas, porque tem muita procura.
A mim tambem me parece que as moncayos ate são rasoavelmente bem construidas, o maior problema são mesmo as peças das celulas que dificilmente se encontra peças. Algumas que estanciavam ao meu lado, até as mirava e agradavam o aspecto, foi uma pena esta marca ter acabado.
No interior, na maquinaria o que avariar, facilmente pode ser substituido por outros iguais ou compativeis, frigorificos, boilers, aquecedores, bombas de agua, etc...

Estou a um passo de fazer negocio com uma moncayo mediterraneo 465 de 2005, com 73000kms.
Só queria ter a certeza era de uma coisa, qual será a medida dos beliches, tanto no comprimento como na largura, é a unica coisa que me falta para avançar na compra.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Lealbino » quarta mar 09, 2016 2:34 pm

Pelo que pesquisei só encontrei a referência já algo antiga (aqui no Fórum) a uma Moncayo Halcon 465 do companheiro josegon_calves e eventualmente perguntando-lhe ele consiga ajudar, se for como no meu caso parte das caraterísticas de dimensões para a minha Mediterraneo obtive com base no modelo Halcon, dado que no restante só mudava em termos estéticos. :wink:

Mesmo assim perguntei antes de me deslocar ao local as restantes medida diretamente ao vendedor em que eu tinha dúvida, e confirmei-as depois quando fui ver a AC.
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Informação Moncayo Mediterraneo 465

Mensagempor Salazar » quarta mar 09, 2016 11:25 pm

Luismbmp Escreveu:Faço novamente a pergunta para quem ja teve este tipo de aquecimento, o Trumatic S3002 com condutas para os pés para as diferentes partes da autocaravana, tem algum motor tipo ''multivent'' ou mais potente o ''trumavent'' que distribui o ar quente com eficacia para a zona dos pés?

Abraço


Se a AC vem equipada com condutas, também deve ter o trumavent instalado. Deverá ter o regulador ou na parte superior do S3002, ou na parede de um armário. Deverão ser equipamentos a experimentar antes de a comprar. O S3002 aquece bem rápido. Coloque o trumavent no máximo e deverá sentir ar quente passados uns 2 minuto max. Veja também se o modo auto trabalha.
Só acho o S3002 curto para uma AC desse tamanho.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes

cron