proibições ilegais

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

proibições ilegais

Mensagempor vitor » sexta jan 08, 2016 9:27 pm

vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: proibições ilegais

Mensagempor danibeja » sexta jan 08, 2016 10:33 pm

Boa noite,

Nem tudo o que reluz é ouro....

Em Portugal acontece exactamente o mesmo, é proibido colocar sinalização vertical e placas adicionais que não constem no Regulamento de Sinalização de Trânsito.

No entanto, tanto em França como em Portugal existem formas legais de proibir as autocaravanas de estacionar.....

Continuo a achar que não é com medidas judiciais que conseguimos resolver os problemas de "fundo" do autocaravanismo na forma itinerante.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: proibições ilegais

Mensagempor Paulo » sábado jan 09, 2016 2:28 pm

Concordo, danielbeja! No entanto, este recurso à justiça também deve fazer parte das etapas de resolução dos problemas, pois há municípios que pura e simplesmente não querem sequer ouvir falar deste tipo de turismo. É claro que tudo isso se deve à falta de informação e preconceitos pré-estabelecidos e alguma dose de má vontade.

Mesmo assim, não vejo em Portugal uma acção concertada e entidades de reconhecida representatividade para estabelecem uma estratégia global. Há tentativas, as quais aprecio e elogio, mas a desorganização portuguesa é grande e também afecta esta matéria. É pena, porque se perde mais tempo em querelas e lutas pelo "quem manda sou eu", do que a trabalhar produtivamente no sentido da boa divulgação do autocaravanaismo.

Também divulgámos ontem este artigo na nossa página Facebook.

http://www.facebook.com/campingcarportugal

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: proibições ilegais

Mensagempor danibeja » sábado jan 09, 2016 6:34 pm

Boa noite Paulo,

As lutas pelo quem "manda sou eu" que referes são da culpa dos autocaravanistas Portugueses, pois vêm o autocaravanismo associativo como uma ameaça, ou como uma forma de lhes ficar com o dinheiro e não fazer nada, ou ainda pior só se fazem sócios de um clube se este lhe proporcionar excelentes protocolos, e desta forma mantem-se sempre À margem do que é importante para o autocaravanismo!!!

Trata-se apenas de um jogo de interesses que faz com que os clubes não tenham expressão / representatividade em virtude de apenas uma pequenina parte dos autocaravanista nacionais se encontrarem associados em clubes exclusivos para autocaravanistas...

Tanto será mais grave quanto os autocaravanistas que estão associados em clubes que não registam a quantidade de autocaravanas que tem os seus sócios, logo estes também ludibriam o sistema criando um clima de desconforto em relação aos números apresentados, transmitindo para as entidades externas falta de rigor e de expressividade....

Existe uma enorme falta de sentido altruísta por parte dos autocaravanistas, só se fazem coisas no autocaravanismo por interesse !!! Estão sempre À espera de obter lucro seja monetário ou egocêntrico !!! É claro que como em tudo na vida existem exceções, mas essas pessoas só vão ser lembradas quando deixarem de ser autocaravanistas !!!!!!

Desde que sou autocaravanista que me refiro À união dos autocaravanistas, e até em bom rigor afirmei várias vezes que a Declaração de Princípios assinada entre outras entidades pelo portal do campingcar portugal deveria ter tido a participação de todas as entidades ligadas ao autocaravanismo, mas houve intenção de assim não ser!!!! Porquê, ainda hoje Pergunto????

As soluções para acabar com estas proibições eu também já apresentei muitas neste Forum, mas só seriam mesmo boas se tivessem a participação de muitos outros altruístas com vontade de seguir uma politica autocaravanista sem interesses partidários.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: proibições ilegais

Mensagempor Paulo » sábado jan 09, 2016 7:09 pm

É isso mesmo Daniel: o problema reside no desinteresse geral dos autocaravanistas pelos temas institucionais - preferem sem dúvida os temas lúdicos.

Compreendo que todos eles (temas) são importantes, mas Portugal precisa mesmo que haja um interesse pela organização desta actividade turística por quem a pratica, na primeira pessoa, e não por aqueles que aproveitam esta "nossa" ausência e vão tomando terreno em prol dos seus interesses e negócios.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Proibições ilegais

Mensagempor Paulo MB » domingo jan 10, 2016 12:52 am

Boa noite,

Sabe o Danibeja, e os responsáveis do CampingCar, que a Declaração de Princípios que aqui foi chamada a este tema já tem várias assinaturas de organizações ligadas ao autocaravanismo.
Confio que será possível virmos a ter mais aproximações aos princípios aí expressos.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Proibições ilegais

Mensagempor danibeja » domingo jan 10, 2016 9:30 am

Paulo MB Escreveu:Boa noite,

Sabe o Danibeja, e os responsáveis do CampingCar, que a Declaração de Princípios que aqui foi chamada a este tema já tem várias assinaturas de organizações ligadas ao autocaravanismo.
Confio que será possível virmos a ter mais aproximações aos princípios aí expressos.

Um abraço,


Bom dia,

A minha critica à Declaração de Princípios foi e sempre será, no sentido de não ser um documento feito por todas as entidades ligadas directamente ao autocaravanismo, um documento assinado por muitas entidades não tem o mesmo valor de um documento construído/dialogado/debatido por uma grande maioria de clubes ligados ao autocaravanismo.... e quando digo que parece ter existido intenção, é porque não aceitaram a alteração de uma virgula "," logo é bastante elucidativo do " quem manda sou eu " e com todas as querelas que se seguiram, houve pelo menos um clube que não assinou pelos motivos que expus acima, quando se resolvia tão facilmente com dialogo e bom senso, pois não existe ninguém que tenha 100% de razão, nem o seu ponto de vista pode ser imposto aos outros como se de uma verdade inabalável se trate.

Não estou no autocaravanismo para criar problemas, muito pelo contrário, por isso sempre apelei ao dialogo e participação em todas as acções em prol do autocaravanismo, dizer que somos contra só porque não gostamos deste ou daquele aspecto ou pessoa não faz o meu género...

Como o companheiro Paulo MB sabe, sempre que me / nos convidaram estivemos presentes para dar o nosso contributo, todos os seres humanos tem experiências de vida e experiências profissionais que podem ser úteis, por isso com moderação e consensos podemos chegar a bom porto, o isolamento cria ódios e contradições !!!!!

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: proibições ilegais

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 13, 2016 11:55 am

danibeja Escreveu:As lutas pelo quem "manda sou eu" que referes são da culpa dos autocaravanistas Portugueses, pois vêm o autocaravanismo associativo como uma ameaça, ou como uma forma de lhes ficar com o dinheiro e não fazer nada, ou ainda pior só se fazem sócios de um clube se este lhe proporcionar excelentes protocolos, e desta forma mantem-se sempre À margem do que é importante para o autocaravanismo!!!
danibeja Escreveu:Trata-se apenas de um jogo de interesses que faz com que os clubes não tenham expressão / representatividade em virtude de apenas uma pequenina parte dos autocaravanista nacionais se encontrarem associados em clubes exclusivos para autocaravanistas...
danibeja Escreveu:Existe uma enorme falta de sentido altruísta por parte dos autocaravanistas, só se fazem coisas no autocaravanismo por interesse !!! Estão sempre À espera de obter lucro seja monetário ou egocêntrico !!! É claro que como em tudo na vida existem exceções, mas essas pessoas só vão ser lembradas quando deixarem de ser autocaravanistas !!!!!!
danibeja Escreveu:Desde que sou autocaravanista que me refiro À união dos autocaravanistas, e até em bom rigor afirmei várias vezes que a Declaração de Princípios assinada entre outras entidades pelo portal do campingcar portugal deveria ter tido a participação de todas as entidades ligadas ao autocaravanismo, mas houve intenção de assim não ser!!!! Porquê, ainda hoje Pergunto????


Bom dia Danibeja,

Inicialmente pensei criar um tópico.."Carta aberta ao Técnico de Bricolage do CAA"...mas depois achei que podia ser mal interpretado, por isso aqui vai... :wink:

Tens razão em tudo o que dizes...de facto a minha geração de autocaravanistas destruiu tudo o que havia para destruir...seria talvez a única que hoje podia fazer alguma coisa pelo autocaravanismo/associativismo...a tua geração salvo raras e honrosas excepções só se preocupa pela vertente lúdica do autocaravanismo...e pelas promoções.

Na minha geração houve desentendimentos insanáveis que ainda hoje perduram...houve difamações públicas e privadas...traições entre amigos ou que pelo menos se julgavam amigos...guerras de penachos...mal entendidos que nunca se esclareceram...até "aventais" se meteram ao barulho.
Mas de facto, muito pouco ficou inteiro para se aproveitar pelo menos os cacos...quanto mais para se partir de uma folha em branco!!!

Aqueles que podiam eventualmente dar um passo, onde me incluo naturalmente, têm ainda feridas por sarar porque eventualmente passou o momento certo da nossa vida para nos darmos ao trabalho de começar de novo.
O ar de desafio...e até de alguma agressividade que vemos no meio associativista só nos leva a hesitar e achar que nos faltam as forças para pôr todos de acordo...talvez com 20 anos menos fôssemos à luta...mas hoje queremos sossego e passeatas...

Basta dar uma volta pelo meio autocaravanista...e aqueles clubes que iniciam com grandes bandeiras do associativismo acabam por se reduzir a um simples "inatel"..."aproveitamento das horas livres dos trabalhadores"...

O marasmo dos fóruns desses clubes espelham bem aquilo que digo...e se hoje na tua geração terão a faculdade da informática e de chegarem rápidamento ao contacto de uns e outros...na minha geração esses meios eram escassos ou desconhecidos para a maioria de nós.

Os apelos que alguns da minha geração ainda hoje fazem para que se construa algo...não será baseado no pressuposto que voltem a participar (acredito piamente nisto)...mas simplesmente para que os da tua geração não voltem a cometer os erros que a nossa geração cometeu...

Basta veres páginas antigas do Fórum Campingcar para veres que houve aqui alguns momentos que todos estivemos de acordo...mas houve momentos que essa harmonia foi por água a baixo...por isso considero que este fórum é o mais fidedigno que podes encontrar de tudo o que passou na minha geração e anteriores....porque até os "anos negros" do associativismo foram apagados de alguns fóruns para não termos de corar de vergonha...a minha geração, perante a tua...!!!

Sabes que a experiência adquire-se com os anos...mas quando adquirimos essa experiência também nos permite ver além daquilo que é a aparência, por isso alguns de nós persistam em não dar um passo à frente para fazer algo...talvez seja melhor assim, vícios antigos talvez fossem inquinar o entusiasmo da tua geração...

Assim como no futebol...aqui também há treinadores de bancada...se calhar foi nisso que a minha geração se tornou, mas a gente convive bem com isso desde que haja tempo para passeatas...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: proibições ilegais

Mensagempor curto » quarta jan 13, 2016 6:54 pm

Eu que sou relativamente novo no autocaravanismo, tenho muito pouco conhecimento dessas guerras passadas.
Sei o que penso desta nossa vivencia comum, sei aquilo com que concordo do nosso comportamento e aquilo de que discordo absolutamente. Para simplificar considero que autocaravanismo não é autocampismo.
Nestes meus poucos anos, tenho observado de tudo em Portugal mas nem sempre por companheiros compatriotas. A observação das regras de ouro de comportamento autocaravanista , são o primeiro passo para o nosso reconhecimento pelas entidades oficias, nomeadamente as Camaras Municipais.
Concordo com o que acima se afirma de que os interesses dos autocaravanistas devem ser defendidos pelos autocaravanistas. Para fazer campismo alugaria um bungalow e ficaria melhor servido.
Uma organizaçao que efetivamente nos represente e que seja considerada credível, será um passo fundamental. A unanimidade não é fundamental mas o fundamentalismo não ajuda a construi caminhos.
Manifesto a esperança de que neste oportuno tópico se abra uma sala de conversa construtiva.
Um abraço a todos.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: proibições ilegais

Mensagempor Alexandria » quinta jan 14, 2016 2:54 pm

Luís Agostinho

Parabéns. 100% de acordo!
Sandra Luís
Avatar do Utilizador
Alexandria
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 30, 2006 2:11 pm
Localização: Mem Martins

Re: proibições ilegais

Mensagempor Cristovão » quarta jan 20, 2016 2:36 pm

Boa tarde companheiros
Desculpem a minha intromissão neste tema do qual não sou pleno conhecedor de todos os factos pelo que se dizer alguma barbaridade gostaria que leva-sem isso em conta, tambem perdoe-me a minha escrita mas não consigo ser tão eloquente nas palavras como alguns companheiros, contudo, e em termos simples, achei que apesar dos poucos anos de Autocaravanista também deveria manifestar a minha opinião sobre este assunto que em particular me desagrada tanto e me impede de me cingir a apenas mera leitura deste tema.
Sou praticante de Todo Terreno a muitos anos e quando resolvi ser autocaravanista parece que tive um dejavu no que toca a comportamentos e problemas.
Na vertente do Todo terreno também existe pelo menos dois tipos de praticantes, aqueles que levam em consideração aquilo que deve ser regras de ouro e aqueles que simplesmente só olham para o seu umbigo e estão ali para se divertir, dar uso ao investimento independente dos outros e dos estragos a todos os níveis que isso possa causar.
Francamente parece-me que também no autocaravanismo se passa o mesmo.
Não surpreende pois que as autarquias (como já não basta-se a pressão os interesses económicos dos parques e outros) depois estabeleçam proibições que apesar de ilegais dificilmente vamos contestar ficando todos nós a perder.
Em relação a isto acho que já foi tudo dito e educar adultos é de facto complicado.
Não sou associado a nenhum clube (embora já o tenha sido e respeito muito quem o é) alem disso também não procuro regalias nem passeios, apesar de gostar do convívio com todos, a realidade é que gosto imenso de sair sozinho, era este tipo de liberdade que procurava quando comprei a minha 1º AC e em raras ocasiões abdico dela.
Não me importava de financiar com uma cota um clube ou entidade que trabalhe e tenha poder de actuar juridicamente ou de outra forma junto das varias entidades, como objectivo de tratar estas lacunas de que falamos, uma entidade que funcionasse como nosso representante para o interesse comum sem guerras de poder ou pormenores sobre virgulas e pontos que causam discórdias e mau estar.
Se calhar estou a pedir muito mas sonhar não custa.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cristovão
 
Mensagens: 143
Registado: terça dez 07, 2010 9:38 pm
Localização: Povoa Sta Iria

Re: proibições ilegais

Mensagempor danibeja » quinta jan 21, 2016 10:39 am

Bom dia,

Apesar de hoje em dia revogado e alterado pelos POOC, mas com redacção muito semelhante, até a pensar nos todo o terreno foi criada legislação : http://www.ectt.pt/dicas/dica6.asp

Tal como nos todo o terreno existem situações especificas que na minha perspectiva deveriam ser alvo de LEI......

Os companheiros que anteriormente escreveram tocaram no ponto mais IMPORTANTE : GUERRAS DE PODER.

Enquanto existirem estas guerras não vai existir união entre os autocaravanistas, assim como não se tomam decisões unânimes para que se possa lutar pelo bem comum....... Como se diz na minha profissão : "dividir para reinar".

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes