Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » segunda Oct 05, 2015 12:33 pm

Será que é desta..? Ainda nao coloquei as minhas duvidas nos espaços mais indicados para o fazer..

Tenho algumas dúvidas..

A primeira.. Estou interessado numa hymer eriba de 1983 a s550 e gostava de saber as opinioes de quem tem, ja teve ou sabe alguma coisa sobre este ou outros modelos mais antigos! O que tenho de ter em atenção quando vou ver uma para a poder comprar..

O motor é mercedes... Dizem que são indestrutiveis os motores daqueles anos, eram feitos para durar..

Gostava de saber também se as peças para este tipo de autocaravanas são faceis de arranjar..

Mesmo estando em bom estado gostava de saber se são fiaveis e se posso confiar nestas AC??


A outra alternativa é esperar um pouco e comprar uma mais recente.. Mas não é do meu agrado!

Bom dia e obrigado!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor fluis » terça Oct 06, 2015 10:19 am

Bom dia,

Sim em principio a parte mecânica não constituirá problema, quer a nível de fiabilidade quer em facilidade de efetuar os procedimentos de manutenção, já algumas peças poderá (ou não) constituir uma dificuldade adicional.

O maior problema deverá ser ao nível da célula habitacional, sobretudo os equipamentos principais (frigorifico, aquecimento de água e ambiente, bomba de água etc) os quais deverão ser bastante antigos e poderá ser a maior fonte de problemas. Muita atenção principalmente aos sinais de infiltração
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » terça Oct 06, 2015 3:10 pm

Boa tarde!!

Muito obrigado pelas dicas!! Tenho um mecanico da minha confiança em Lisboa, mas falta-me alguém que perceba da celula habitacional.. Sabe de alguem que me possa fazer alterações caso seja necessario aqui na zona de Lisboa??

Uma vez mais muito obrigado!!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » terça Oct 06, 2015 10:19 pm

Olá futuros companheiros!!

Dado que o grande problema destas autocaravanas poderá ser a célula habitacional eu gostaria de saber se é fácil arranjar peças principais (frigorífico, bomba de agua, etc.).

Será que há pessoas em Portugal que arranjam este tipo de material?

Estou muito indeciso, não sei se avanço para a compra deste clássico.. Se o fizer não queria muito ficar com o volante na mão ao fim de uns kms.. Agradecia que me pudessem ajudar com as vossas opiniões.. Embora goste muito desta AC, prefiro ter mais tarde uma que me possa dar mais garantias de diferentes pernoitas.. E não ficar só pela experiência de meia duzia..

Até agora só aluguei.. Mas mais cedo ou mais tarde vou ter de comprar!

Cumprimentos a todos! Obrigado!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor fluis » quarta Oct 07, 2015 9:58 am

Bom dia,

É dificil saber se há peças ou não para esses componentes.
Até porque há alguns que possam já não ser os originais, poderá ter tido alguma avaria que obrigasse o anterior proprietário a trocar.
O mais caro de substuir será o frigorifico e a seguir será o componente de aquecimento de água e ambiente.
A bomba de água por exemplo, é mais barato que os que referi, e facilmente substituivel por um modelo mais recente.
Nada como tentar levar a autocaravana a uma casa de reparações, de modo a tentar saber da existencia ou não de peças de substituição para os vários equipamentos da celula.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » quarta Oct 07, 2015 1:30 pm

Muito obrigado fluis!! Ja estou mais tranquilo! Eu so queria saber se havia resolução para os problemas.. Pondo outro novo ou arranjar o que ja está é igual.. Eu só não queria era ficar sem uma resolução.. Muito obrigado pelas informações que me prestou!! Se tudo correr bem e se quando for ver tudo estiver em bom estado.. Avanço para a compra!! Ja me disseram q para ver se tem infiltrações tenho que verificar se ha humidades nos cantos da célula habitacional... Vou ter isso em atenção e a ferrugem que possa existir debaixo da mesma derivado do sal que põem nas estradas na alemanha para derreter a neve.. Embora isso não deverá ser um problema porque está no nosso país a algum tempo...

Obrigado a si e a todas as dicas que fui lendo n forum!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor Hugoft » quarta Oct 07, 2015 5:42 pm

Boa tarde

Acredito que seja viatura com boa fiabilidade, pois ainda foi contruída à maneira antiga e certamente que os materiais são de qualidade, ainda para mais sendo Hymer.

Acredito que em caso de avaria de algum equipamento, caso não exista peça para reparar, existirá alguma alternativa, mesmo que passe pela substituição, mas não será por isso de terá que vender a viatura, pois se não existirem problemas de maior na celula e no motor, tem carro para poder disfrutar de bons passeios.

Mande parafinar o chassis.
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » quinta Oct 08, 2015 1:07 am

Obrigado Hugoft!!
Não sabia o que era parafinar.. Mas ja pesquisei.. Serve para proteger o chassi do salitre..
Estou cheio de confiança para avançar com o negócio.. Vou confirmar que não ha problemas graves no motor e na célula e aqui vou eu, correr Portugal até ganhar confiança para sair aos poucos do nosso país! Sei que a autocaravana está a 12 anos no nosso país e que tem tudo a funcionar.. Pelo menos os equipamentos mais importantes como referiu o Sr. fluis! Nestes negócios penso que também temos de ter um pouco de sorte.. Pois de um dia para o outro o que funciona e parece estar bem pode avariar!!
No motor, explicou-me um mecanico que tenho de ver se nao ha fugas de oleo.. certo? E quanto a celula para além de verificar q os principais equipamentos funcionam tenho de ver se ha humidades nos cantos da mesma.. Certo? (Infiltrações) Há mais algum detalhe q tenha de ter em atenção..?
Mas tenho um feeling que está tudo bem e que AC vai ser a minha menina!! De qualquer maneira ainda falta visitar e ver bem o estado antes de a negociar!
Obrigado por tudo companheiros!!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor Hugoft » quinta Oct 08, 2015 10:05 am

Siga os conselhos do companheiro Fluis
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor hymer89 » segunda Oct 12, 2015 3:14 pm

Viva companheiro, desde já peço desculpa pela resposta tardia. Também adquiri recentemente uma Hymer de 89. Comprei uma autocaravana que esteve praticamente parada nos últimos 12 anos (fez 20000km's)... Tive que trocar pneus, fazer uma revisão completa de mecânica (oleo, filtros, correia de distribuição, bomba d'água, discos e pastilhas de travões, tubaria, etc). Já lhe fiz também uma revisão nos equipamentos da célula (não tinha um trabalhar), mas foi tudo resolvido com facilidade, coisas como reles, ligações calcinadas, ligações perras e afins. Tirei todos os mastiques e silicone velhos e pôs tudo novo. Revi a parte eléctrica toda... Enfim, já gastei algum dinheiro e muito tempo a a por a minha clássica totalmente operacional, mas já está como nova :D . Agora só falta a ver a parte estética

Este testamento todo para quê? Avance com a compra e confiança para cima. Tudo se resolve :wink: . Se não for original há da concorrência. Se não encontrar novo, encontra usado. Em último recurso um bom improviso ao estilo Tuga e fica feito
hymer89
 
Mensagens: 18
Registado: sábado set 26, 2015 8:28 pm
Localização: Vila Verde - Braga

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » quarta Oct 14, 2015 8:08 pm

Muito obrigado hymer89!! É para negociar em Novembro quando tiver de férias!! O senhor q a quer vender diz que na celula tudo está a funcionar! A AC está em Portugal na mão do senhor a 12 anos e ele tem andado com ela, o que na minha opinião é muito bom! Mas claro que vou com ela a um mecânico para perceber se está tudo em condições! Depois tenho de ir com ela a alguém que perceba da celula habitacional.. Muito obrigado pela sua dica! Deu-me ainda mais confiança para avançar!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor João Morgado » quarta Oct 14, 2015 10:55 pm

Companheiro ZeRoS22,
Não sei como é que teve conhecimento dessa AC, mas tenha muita atenção e acima de tudo nunca avance com dinheiro, sob que pretexto for, antes de verificar que está tudo bem. Há muitos casos nos sites de vendas (OLX e outros) que são puros burlões.
Que tenha muita sorte.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor [ZeRoS22] » domingo Oct 18, 2015 8:19 pm

Boa noite! Muito obrigado pela dica João! Eu estava de férias e fui eu que vi a autocaravana.. Ela não estava a venda!! O dono dela é que me disse que em Novembro poderia vender caso eu continuasse com interesse.. Novembro porque é o mês que entro de férias e terei tempo para a ver.. Mesmo assim ainda vou verificar o estado em que está e espero que haja por parte do dono interesse em vender!! São as minha ACs preferidas!!
[ZeRoS22]
 
Mensagens: 13
Registado: sábado Oct 03, 2015 5:10 pm

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor hymer89 » domingo Oct 18, 2015 9:24 pm

Ola companheiro, mais uma vez peço desculpa pela resposta tardia :oops:

Dou-lhe dois conselhos que poderá seguir ou não. Quando estiver testar/ver a AC, mexa e mexa e remexa em tudo. Levante os baús, abra as portas todas e leve uma lanterna para espreitar. Veja também o chassi e pontos de ferrugens (os carros desses tempos não trazem protecção anti-ferrugem e precisam de ser parafinados). Teste tudo, ligue tudo, abra as torneiras todas e "bombardeie" o vendedor com perguntas (sempre com educação claro :wink: )

O segundo conselho é anote a matricula e vá às finanças. Lá eles dizem-lhe o estado fiscal da AC. Pode também tentar junto à policia/GNR se a mesma consta para apreender.

Boa sorte.
hymer89
 
Mensagens: 18
Registado: sábado set 26, 2015 8:28 pm
Localização: Vila Verde - Braga

Re: Autocaravanas antigas! São fiaveis? (Hymer c 30 anos)

Mensagempor Rui Castro » domingo nov 01, 2015 6:28 pm

Boa tarde companheiro

Tenho uma Hymer,com 12 anos, não é antiga, mas inscrevi-me na Classic Hymer Group, cujo site é http://www.classichymers.co.uk/ , poderá procurar tb no facebook em Classic Hymer´s Group, entre no club e terá toda a informação sobre esse lindíssimo clássico, e verá o valor que o mesmo tem por terras de sua majestade, ou mesmo noutros países europeus, é tida como uma das melhoras AC´s, desta marca, claro. Fiz a inscrição, porque há sempre qualquer coisa que aparece na nossa AC ou mesmo colocar alguma dúvida.A verdade, é que sempre que necessitamos de ajuda, nada melhor que perguntar a quem tem, pois do outro lado há sempre um proprietário mais experiente com dicas, que nos podem poupar fortunas, funcionou e tem funcionado comigo.

Já tenho alguma experiência em AC´s, e a Hymer, é de fato um excelente construtor. Tenho visto Hymer´s com 30, 40 ou 50 anos a rolar e bem...e com tudo a funcionar normalmente, mas todos as sugestões aqui são muito válidas, pois a minha Hymer apesar de adquirida em território nacional, e não ser antiga, teve de ter alguns miminhos próprios da idade, pois o antigo dono pouco ou mesmo nada lhe fez. Não tinha nada de grave, mas muito, mesmo muito trabalho de limpeza, troca de parafusos, apertar aqui e ali, algumas pinturas, plásticos etc

Espero ter ajudado

Abraços
Avatar do Utilizador
Rui Castro
 
Mensagens: 7
Registado: domingo set 04, 2011 1:47 pm
Localização: Aveiro

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes

cron