Ora bem, desde o ano passado que ando com ideias de fazer uma camperVan para mim e para a maria.
viewtopic.php?f=9&t=6991 . Desde este post tenho vindo a acompanhar o forum, em ideias, muito youtube e outros sites de construção DIY de campervans. Originalmente queria uma coisa baratinha, mas estiquei-me no orçamento e comprei uma Mercedes Vito de 2002 2.2 CDI com AC
Agora vem a parte de pôr mãos à obra e começar a mexer-me.
Para pessoal que queira fazer algo do género e tenha dúvidas quanto à legalidade da coisa, passo a explicar o que me explicaram a mim. Fui à GNR e perguntei sobre o tipo de construção que pretendia fazer ao que me disseram que , passo a citar, "tem que ser tudo desmontável, de tirar e por". Desta forma não há chatices na estrada. quanto ao IPO, fui la perguntar e começaram logo com invenções que tinha que passar o registo para autocaravana e etc mas depois de algum debate lá me disseram (como é obvio) que já que é de tirar e por, para ir à inspeção tenho que tirar tudo de lá de dentro.
Ando agora a trabalhar no revestimento da caixa de carga. amanha já vou comprar material isolante para lá e estou a pensar forrar aquilo com pavimento tipo isto
http://www.aki.pt/madeiras-e-construcao/pavimentos-laminado-e-parquet/pavimento-laminado/pavimento-imitacao-madeira/PavimentoLaminadoFlutuanteLOFTFaia-P16790.aspx#.VdxzWvZVikoVamos la ver o que é que vai sair daqui
Entretanto também ja mandei vir do ebay, sensores de estacionamento e uma câmara de marcha atrás, um inversor de corrente e ando agora a ver uns tutoriais de como instalar uma bateria auxiliar para fazer funcionar o frigorífico, luzes e o inversor na parte de trás da carrinha.
Dicas aceitam-se! bem haja a esta comunidade que já me ajudou imenso só em ideias e projetos.
Grande abraço
edit (12OUT15):bem vamos la colocar umas fotos com os desenvolvimentos até agora.
1º antes de tudo mais retirei tudo o que consegui para dar uma limpeza geral na carrinha. todo o interior tanto da frente como da caixa foi limpo com produtos anti-gorduras e afins para tirar o maximo de poeiras e sujidade que pudesse remover.
2º - remover os paineis de contraplacado da caixa para poder começar o processo de isolamento
Depois aqui começa a dar que pensar. depois de alguma pesquisa em sites blogs e muito youtube vi que a maioria das pessoas usava este tipo de isolamento (ou algo similar. atenção que nao tenho comissao nenhuma
). Basicamente é uma folha de aluminio e depois espuma. Isto é suposto ser colado à chapa da carrinha em todas as partes possiveis. Para além de isolamento térmico faz isolamento também sonoro.
isto para ser colocado o mais fácil é usar spray cola. Aplica-se o spray nas duas partes (chapa e espuma) e espera-se uns minutos e dps é fazer pressao da espuma contra a chapa para colar e já esta. Atenção que estes sprays devem ter muitos produtos nocivos à pele e aos pulmões e mucosas e etc, pelo que é melhor sempre usar equipamentos de proteção individual para evitar qualquer problema.
Entretanto ja tenho quase o interior da carrinha forrado com isto. faz uma diferença BRUTAL quando a carrinha está ao sol. no tejadilho, ponho a mao na chapa e ponho a mao na espuma e a temperatura nao tem naaaaada a ver. Entretanto ponho mais umas fotos com o revestimento que tenho andado a fazer. o tempo nao é muito (só fim de semana quando é) e a meteorologia também não tem permitido também grandes desenvolvimentos.
proximo edit será sobre a colocação dos sensores de estacionamento e da camera de marcha a trás!
Isto aos poucos e poucos vai lá!
Abraço
edit: 28OUT15como prometido ficam aqui algumas imagens da instalação dos sensores de estacionamento e da camara de marcha-atras.
Fica aqui o link do kit que comprei:
http://www.banggood.com/Wholesale-Double-CPU-4-Car-Parking-System-Kit-Sensors-with-Crescent-Shaped-LED-Display-p-67163.html embora hajam muitos outros em sites similares e ebay. eu escolhi este porque tem avisador sonoro e também um display led q indica a proximidade ao obstáculo em metros.
Bem, primeiro tive que tirar o párachoques. aproveitei para o pintar (estou quase pró a pintar a spray
entretanto com o meu pai já começámos a pintar à pistola com o compressor...fica um bocadinho melhor
)
Entretanto os sensores já vêm com tudo para a instalação, incluindo uma broca especifica do tamanho proprio para colocar os sensores
É preciso juntar os fios todos para que passem para dentro da carrinha para ligar à caixa do cpu.
OK, e agora como se liga isto? Portanto, o esquema é o seguinte. Sempre que se aciona a marcha atrás acendem as luzes de marcha-atrás. Fiz uma derivação do fio positivo e do fio negativo do farol esquerdo para alimentar também os sensores. Assim sempre que se aciona a marcha atras ligam os faróis e os sensores (e também a câmera já agora)
Convém isolar mais ou menos estas ligações..
Agora é esticar fio até à cabine do condutor e colocar o display onde for mais conveniente.
Sensores de estacionamento ----------> READYAgora a câmera. Comprei este kit que já traz tudo o que é preciso para a instalação a um preço bastante bom
http://www.banggood.com/4_3Inch-TFT-LCD-Car-Rear-View-MonitorNight-Vision-Reverse-Camera-p-967029.html. Esta câmera nao é infravermelha ou seja, de noite nao se vê nada de jeito. Fica só a dica
Tive que fazer uma extensão aos fios porque eram curtos para as voltas que dei. Porque quis pôr a câmera perto da matricula. Assim sendo o fio teve que passa toda a porta traseira até ao teto depois descer até junto à cava da roda, que é onde está o CPU dos sensores de estacionamento e foi aqui que fui buscar a alimentação para por a câmera a funcionar (assim a câmera funciona sempre que funcionam os sensores que era esse o objetivo).
Bom agora é esticar fio até à cabine do condutor e colocar o display lcd onde der mais jeito.
Et voilá!De dia a imagem é razoavelmente boa e ajuda bastante com a manobra uma vez que vou tapar o vidro da porta da bagageira.
Próximo edit será com a colocação da 2ª bateria para ter sempre energia na carrinha sem necessitar de recorrer à bateria principal. Ficar atascado sem bateria a meio de uma viagem é que NAO!
Isto aos poucos e poucos vai lá!
Abraço
edit: 04Jan16Entretanto já coloquei a bateria secundária ( bateria auxiliar, bateria de lazer). A bateria auxiliar é necessária para que a bateria de arranque fique sempre salvaguardada. todo o consumo que se faça na parte de tras da carrinha deve ser sobre a bateria auxiliar.
Fui a um eletricista auto e comprei cabo de 25mm para ligar duas bateria em paralalelo (positivo com positivo e negativo com negativo). Aqui a secção do cabo depende da potência da bateria, como a minha era de 100Ah optei por comprar este cabo (aguenta 110A). Comprei também isto
isto basicamente é um interruptor inteligente. Se ele vê que a tensão da bateria de arranque começa a ficar baixa ele desliga a ligação entre as duas baterias. A partir daqui todo o consumo que se possa fazer com a carrinha na parte de tras será sobre a bateria auxiliar. Este equipamento fica entre a ligação dos 2 positivos das baterias.
este equipamento tem um fio preto fininho que é para ser ligado ao ground da carrinha, basicamente à chapa ou a um dos terminais negativos de uma das baterias. no meu caso liguei ao terminal negativo da bateria auxiliar porque estava relativamente perto.
Ligação do positivo ao terminal positivo da bateria de arranque:
Ligação à bateria auxiliar (estes cabos e todas as ligações foram devidamente isoladas )
Fiz os cabos passar por este tubo para que não fossem danificados. Para proteção basicamente.
Depois para fixar o equipamento à carrinha optei por fazer uma estrutura de madeira para servir de isolador entre o equipamento e a chapa (isto ficou tudo colocado debaixo do assento do passagueiro)
Para fixar a bateria auxiliar fiz com um bocado de uma barra de aluminio que tinha aqui por casa uma "cinta" que está a apertar a bateria contra o chão da carrinha
edit: 20/02/2016Agora é a vez de começar a trabalhar o interior.
o interior já esta todo isolado agora vou colocar o tecto. Fui a uma fabrica de paineis de madeira ( é em Tomar na Zona industrial, têm de tudo desde MDF, platex, madeira mesmo etc etc) e comprei uma placa de 3.0mm de MDF branco.
primeiro medi as dimensões do tecto da carrinha certinhas para ver como ia fazer a coisa, mas depois vi que aquilo nao ia dar bom resultado então decidi fazer um molde em cartão que tinha aqui para casa.
Apertei com parafusos a placa contra as zonas de suporte do tecto ~
Luzes no tectoComprei esta fita de leds
http://www.banggood.com/5M-RGB-5050-SMD-Non-waterproof-300-LED-Lights-Strip-DC-12V-p-922529.html para fazer a iluminação. tem 5 metros de leds RGB, vem com comando à distância e tem uma saida máxima de corrente de 6A. Com o comando pode-se escolher as cores bem como efeitos e diminuir ou aumentar a luminosidade.
Fiz em 2 filas basicamente com cerca de 2,30m cada uma (o comprimento da caixa da carrinha). Estas fitas de leds trazem inscrito o sitio onde é possivel serem cortadas. é bastante simples. Depois de cortada tem que se limar ligeiramente o sitio do corte para voltar a soldar porque as fitas trazem um género de verniz. se se soldar por cima disto nao fica bem soldado.
no meu caso a minha rita era RGB (tem todas as cores) por isso comprei cabo RGB (pode ser cabo normal só que nao é tao pratico vá la).
http://www.banggood.com/4-Pin-Extension-Wire-Connector-Cable-for-RGB-LED-Strip-Lights-p-967848.htmluni as duas filas com o cabo que comprei
Entretanto também comprei uma caixa de fusiveis para ligar os diversos aparelhos que pretendo ter na caixa de carga.
http://www.banggood.com/Car-6-Way-Circuit-63mm-Terminals-Standard-Blade-Fuse-Box-Holder-p-932154.htmlagora ainda parece um pouco desorganizado mas mais para a frente quando tiver que ligar as restantes coisas, organizo os fios aqui como deve ser com braçadeiras de eletricista.
depois coloquei a placa do tecto já com as fitas meio coladas no sitio. São 2 placas porque nao dava para fazer tudo de uma vez obviamente.
Está espetacular! bem melhor do que tinha pensado que ia ficar!
Entretanto também ja comprei os paineis para as laterais mas agora ando meio ocupado e ao fim de semana também fica dificil dedicar-me à causa. talvez nas mini-ferias da Páscoa volte a atacar.
edit: 08/05/2016Bem, as férias da Páscoa já foram há algum tempo e não fiz o post que queria..
Mas não deixei de trabalhar na Vito Camper Van.
Desta fez debrucei-me sobre o interior e como iriam ficar os móveis. Comecei por desenhar o layout de como iria ficar exposto o interior.
Do lado esquerdo vai ficar o Baú/sofa que ha-de ser uma estrutura extensível que faça de cama também.
Em frente (encostado à divisão da caixa de carga) ha-de ser um móvel estreito (150cm * 15cm) para guardar chapéus de praia cadeiras, toalhas de praia e essas coisas.
Do lado direito ha-de ser o móvel de "cozinha" onde ficará o lava loiças, depósitos de àgua, fogao, frigorífico e vários arrumos também.
Para começar tive que arranjar alguma coisa que me facilita-se montar e desmontar todos os móveis da carrinha visto isto nao ser uma montagem permanente. Inicialmente pensei em fazer furos na chapa e depois soldar porcas lá mas depois fui a um bate-chapas e o senhor arranjou-me estas porcas que ele usa:
Isto basicamente faz-se um furo na chapa da carrinha e introduz-se la a porca, depois com um parafuso vai-se apertando aquilo até a base da porca encostar à chapa da carrinha e aquilo fica preso ( não consigo explicar melhor). É um sistema espectacular e poupou-me muito trabalhinho.
Comecei por fazer o baú/sofa. As dimensões 2D desta estrutura ja tinha visto quando desenhei no chao com os moldes em cartão agora tive de ver da altura. calculei uma altura de 40cm. A esta altura permite-me estar sentado confortavelmente sem ter que estar dobrado para nao bater no teto. assim comecei por fazer a estrutura.
Não me vou por para aqui a dar dimensões dos móveis porque acho que não é preciso. E também isto foi uma coisa "go with the flow". Tirei algumas medidas que precisava mas de resto foi-se fazendo aos poucos... A madeira para a estrutura comprei no AKI e o contraplacado lacado a branco também. A sorte é que o meu pai tem algum material para cortar madeira:
Depois de ja ter a coisa mais ou menos montada é que me lembrei: " Entao e a sanita portátil?!". Esqueci-me de contar com a altura da sanita. Fui a correr ver na net num site de uma loja de artigos para autocaravanas perto de leiria e la encontrei esta que tinham e que por sorte cabia na altura que eu tinha determinado
Entretanto a coisa ficou assim
Depois foi fazer os tampos para o baú. decidi dividir aquilo mais ou menos em 3 partes, daí 3 tampos.
Usei esta fita para depois rematar os cortes da madeira
Acho que ficou até mais ou menos.
A parte mais à direta vai levar uma porta e é onde vai estar a sanita portátil.
Depois passei para a construção do móvel da "Cozinha". aqui decidi fazer uma coisa diferente. dividi o móvel em 3. uma parte para o lava loiças e depósitos de agua, outra para o fogao e arrumos e outra para o frigorifico. Assim ficam estruturas mais leves e posso pôr e tirar da carrinha com muito mais facilidade. o Baú/sofa-cama ficou um bocado para o pesado para apenas uma pessoa manobrar daí ter-me lembrado de fazer este agora assim.
Comecei pela parte do lava-loiças. Aqui tinha de ter em atençao o seguinte, na minha construção a largura do corredor tem q ser exatamente igual à largura do bau que é onde vai levar uma estrutura para quando se abrir servir de cama (ainda nao fiz mas está na cabeça xD). daí a largura/espaço que sobrar é para o movel da "cozinha". E não é que foi mesmo à conta para um lava-loiças pequenino caber la perfeitamente? maravilha...
Vamos lá ver como isto fica..
Esta porta que se abre para tirar e pôr os depósitos também vai servir para cozinhar na rua. vou mais tarde colocar uma prateleira basculante ali de forma a que consiga colocar o fogão portátil lá em cima e fazer a comidinha para não estar a encher a carrinha de fumos e cheiros.
Depois foi a vez do móvel do frigorífico.
Por baixo do frigorifico ficou espaço também para uns arrumos. dá sempre jeito.
O frigorífico liga por trás ao painel de fusíveis que pus anteriormente.
Ambas as estruturas dos móveis estão presas com aquelas mesmas porcas que falei que seguravam o baú/sofa-cama. Nunca mais saem do sitio...
Por fim e como nos ultimos dias tem estado um sol porreiro, fiz os pára-sol para todos os vidros. fui a uma loja dos chineses e arranjei 1 grande (que deu para o vidro de trás) e 2 pequenos que utilizei para os vidros laterais. o pára-brisas fiz com o mesmo material isolante que ainda tinha de isolar a caixa da carrinha, também não ficou mau, ora vejam:
Primeiro fiz moldes dos vidros laterais
Depois cortei à medida e fiz uns ajustes finais
o vidro da frente foi mais complicado por ser maior, mas também se fez. socorri-me de fita cola para fazer o molde e depois foi só cortar à medida.
O vidro traseiro decidi deixar uma janelinha caso queira deixar entrar a luz e ver o que se passa sem tirar o revestimento todo
Depois fui comprar uns ilhóses grandes e apliquei nos melhores sitios para segurar os pára-sol. Comprei também umas BOAS ventosas para segurar isto. Não vale a pena comprar ventosas baratuchas e fracas porque isso nunca vai segurar nada e vão passar a vida a colar aquilo ao vidro.
No final acho que o resultado ficou bom:
Depois peço à minha tia para fazer uma costura nas bordas com um tecido preto só para não se ver tanto os cortes e fica quase que profissional! Este trabalho de uma tarde poupou-me 70€ que é o que custa um kit destes para a Mercedes vito
http://campinet.pt/product.php?id_product=3241edit: 15/05/2016Entretanto também já temos o móvel para o fogão com algumas gavetas e tudo.
´
edit: 17/07/2016Já há algum tempo que não posto novidades da construção mas as coisas têm-se vindo a fazer. Não há fim-de-semana que vá a casa e que não pegue na carrinha. Há sempre qualquer coisa para fazer. Entretanto houveram progressos:
Aqui vai ser uma zona de arrumos a granel (sapatilhas, chapéu de sol, tralhas etc)
Os móveis estão semi-prontos. Agora é forrar...
Decidi forrar também a divisória com carpete preta. Bem aqui fica um conselho, a carpete à venda no AKI e afins não presta para este serviço!!! Deve haver uma alcatifa própria para este fim de forrar interiores. Enfim, com muita luta lá foi. Não ficou excelente mas dá para o gasto.
Algum material que usei:
Esta cola é própria para alcatifa e depois de seca aderiu muito bem ao metal. Limpei primeiro para retirar sujidade e gordura.
A namorada deu uma ajudinha a forrar os móveis e a coisa foi-se dando...
Forrar a carrinha por dentro com as placas de platex que comprei já no inicio da construção foi um trabalho muito importante a 2. Eu e o meu PAI a quem muito tenho a agradecer sempre por tudo, e todo o apoio que me deu ao longo deste trabalho.
Primeiro foi preciso fazer um molde para depois cortar as placas certinhas:
Do lado direito (onde ficam os móveis de "cozinha" optei por pôr algumas ligações para facilitar a vida no dia-a-dia. É um dispositivo que têm uma ligação 12V de isqueiro normal, um voltímetro (para saber sempre como está a bateria secundária) e 2 ligações USB para carregar telemóveis, câmara fotográfica, tablet por ai.
Têm também no fundo uma ligação de isqueiro de 12V para ligar o frigorífico.
EletricidadeComo expliquei, a bateria principal do carro está ligada por meio de um relé sensível a uma bateria secundária. Todo o gasto feito na carrinha quando parada é feito à custa dessa bateria secundária. Dessa bateria sai um fio condutor até à caixa de fusíveis que dimensionei de acordo com as necessidades.
Atenção! Como estes sistemas são feitos para 12V é preciso ter atenção à corrente que atravessa os condutores. Não pode ser usado um fio qualquer à toa. Por exemplo, o fio que vai desde a bateria até aos fusíveis convém que seja mais grosso por exemplo 4mm2 que já aguenta 30A de corrente e dimensionar o fusível geral para por exemplo 30A ou 40A por forma a termos a instalação sempre protegida. Não convém que nada pegue fogo. A minha bitola eram os 30A por forma a conseguir ligar qualquer coisa que use 300W à ficha de isqueiro. (potência = tensão * intensidade de corrente)
Cada fusível é pertence a uma só aplicação:
- Geral
- Torneira e bomba água do lava-loiças
- Frigorífico
- Isqueiro
- Voltímetro e USB
- Luzes LED
Aplicações em corrente contínua têm sempre um positivo (+) e um negativo (-). Assim sendo, o condutor positivo da bateria liga ao fusível geral de 30A. Deste fusível partem 5 fios (+) para cada um dos outros fusíveis menores. Desses fusíveis seguem para as diferentes aplicações.
Os condutores negativos podem ser todos unidos num único ponto usando por exemplo isto
Ligação da torneira elétricaEste é um trabalho bastante comum nas campervans que é adicionar uma torneira uma bomba e um deposito para termos água corrente dentro da carrinha.
Desta forma tem que se pensar na torneira como um interruptor que liga e desliga a bomba que está submersa no depósito de água.
Infelizmente a bomba era maior em diâmetro do que a abertura dos depósitos que já tinha. Assim, com uma broca craneana e um berbequim fiz um bocado certinho para a bomba entrar.
Selei as duas partes com silicone que tinha usado antes para fixar o lava-loiças ao móvel e parece que ficou firme e não deixa sair ou entrar nada.
Montagem da "cama"Bem, depois de algumas considerações e visualização de outros (muitos) projetos online decidi fazer a coisa assim.
o baú é tripartido daí também as divisórias que se viram para formar a cama também o são. Desta forma posso aceder ao interior do baú sem ter que estar a levantar a plataforma toda. Epá na minha cabeça fazia sentido fazer assim LOL
As partes são viradas por uma fita de dobradiça simples:
As partes são suportadas por uns apoios no móvel da "cozinha". Desenhei estes apoios em 3D e depois imprimi na impressora 3D de um amigo meu
Leva umas madeiras para suportar melhor o peso, que depois se arrumam, mas já dormi lá sem usar as madeiras e os apoios aguentam bem por si só.
Também levou uma tira quadrada em madeira no baú por forma a que quando as partes são viradas fiquem tanto apoiadas do lado do baú como do lado do móvel de cozinha.
Bem, até agora foram essas as alterações que tenho feito. Entretanto já comprei espuma de alta densidade e tecido para fazer as almofadas para o sofa/cama. Não vou postar nada da construção porque esta parte não fui eu que fiz. A minha tia deu um jeitinha na costura e está a fazer neste momento esse trabalho. Assim que tiver isso pronto já está a mais um passo do final esta minha construção.
edit: 22/09/2016O verão já passou e passou muito bem! tive 12 dias pela Andaluzia mais uns no Algarve e mais uns dias aqui e ali, sempre a usar a Vito CamperVan como "casa"
Algumas modificações e ultimas acho eu.
O sofá ficou porreiro. Agradecimentos à minha tia Nanda que fez as capas das almofadas:
Adicionei a estrutura para poder cozinhar na rua:
Os suportes são removíveis e o tampo ao baixar fica plano com a porta. fechando a porta não se vê nada nem ocupa espaço a mais.
Produzi uma "mesa" destacável que não ocupa espaço nenhum pois fica escondida dentro do móvel:
A "mesa" são duas tábuas finas unidas ao centro com uma dobradiça. dobrando-se fica pequena o suficiente para entrar na zona dos depósitos de água e assim nao ocupa espaço a mais
No final das férias mudei o revestimento todo dos móveis. Papel de parede não presta para isto. fica sujo, é dificil de limpar, depois de limpo fica manchado, enfim... Papel autocolante plástico!! É o melhor e muuuuuito mais barato. para forrar isto tudo bastaram 10€.
Forrei também a zona do baú dos tampos com alcatifa. As almofadas do sofá têm penos quadrados de velcro que as fixam para não sairem do sítio!
Também coloquei um suporte, digamos, entre as placas de madeira do teto e laterais para fica um pouco mais estético. o resultado ficou bom acho eu.
Durante a viagem à Andaluzia que foi quando pude testar bem a carrinha, reparei que o frigorífico fazia pouco frio. Estes frigoríficos com células termoelétricas produzem bastante calor. calor esse que tem que ser dissipado. para isso coloquei uma abertura no móvel do frigorífico para ele ventilar melhor. Coloquei também um interruptor para puder ligar e desligar o frigorífico sem ter que estar a puxa-lo para fora do móvel (ele tem o switch on/off por trás).
E pronto. ESTÀ FEITO!
Um ano de volta disto! agora é fazer render o peixe! Keep on rollin' baby!