Boa noite,
Quero partilhar a minha experiência com a transformação integral de um furgão, Fiat Ducato 14 de 1992 em autovivenda, com execução do projecto e respectiva legalização, que utilizei em inúmeras viagens e ambientes durante 18 anos.
Apliquei como isolamento termo/acústico, a manta de lã de rocha, com a espessura de 4 cm a qual teve ao longo dos referidos 18 anos um
comportamento excelente. A manta de lã de rocha foi recortada para preencher os espaços entre as "costelas" das paredes laterais e tecto do veículo, sendo aparafusados nas referidas "costelas" painéis de contraplacado
marítimo de 4mm de espessura, os quais serviram de base para o posterior desenvolvimento do projecto: aplicação dos móveis, divisórias, etc..
Convém preencher todos os espaços com a lã de rocha, atacando o mais possível, por forma a que o material fique o mais compacto possível, não tendo possibilidades de se deslocar com o tempo, por acção da trepidação e da gravidade. Na altura em que realizei a minha transformação, não se utilizavam espumas expansivas de poliuretano. Dispondo-se presentemente destes materiais, convém injectar a espuma através de orifícios disponíveis ou perfurando os painéis de contraplacado marítimo em locais estratégicos, por forma a que a espuma fixe a lã de rocha, ou preencha espaços não possíveis de preencher com aplicação de lã de rocha.
A lã de rocha é um excelente material para o efeito, relativamente barato e inerte, sendo comercializado com diversas medidas e acabamentos superficiais.
Comercialização da lã de rocha: armazéns de materiais de construção civil, tais como Maxmat, Leroy Merlin, etc., sendo o fabricante.....
http://www.termolan.pt/termolan/Produto ... ticas.aspxCumprimentos,
Fernando Neves