Inspecções Periódicas

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Inspecções Periódicas

Mensagempor Decas » quarta fev 01, 2006 2:18 pm

Olá Companheiros,

Alguém me sabe tirar esta dúvida um pouco naife:
:cry:


Quando uma Av, vai à inspecção periódica, para além da inspecção normal ,como veiculo que é, é-lhe feita qualquer outra inspecção relativamente aos seus equipamentos específicos com Av, tais como gás, tubagens, etc?
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Mensagempor Garrbel » quarta fev 01, 2006 2:25 pm

Boa tarde.
Durante a inspecção só feita vistoria ao que ao carro diz respeito. Cintos de segurança atrás se for caso disso.
Mas nada é feito à instalação do que é especifico para ser AV/AC.
Que eu saiba só a Alemanha tem inspecção, creio que todos os 3 anos, à instalação do gás.
AG
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Mensagempor Paulo » quarta fev 01, 2006 3:20 pm

O que é referido pelo Garrbel está correctíssimo :wink: !

Queria só evidenciar que em Porugal as Ac estão na mesma categoria de "reboques", "carros funerários", "mercadorias"....etc (para este efeito).

Por este motivo têm a 1ª inspecção aos 2 anos e dois TODOS os anos.

Esta situação é totalmente injustificada pelo pouco que as nossas viaturas andam, comparativamente com as da classe onde estão inseridas, tendo estas uma utilização profissional e a AC não.

Comparativamente, em Espanha e França, a 1ª inspecção é aos 4 anos e depois de 2 em 2 como os nossos veículos ligeiros. Em França há mais uma inspecção intermédia, que apenas verifica os índices de poluição.

Penso que é uma boa matéria para os nossos representantes trabalharem, incluíndo sem dúvida os vendedores.

No ano passado este tema foi abordado por mim e por outros companheiros, em conversa informal na NAUTICAMPO, no stand da Marcampo (onde o CPA estava instalado), com a dona desta empresa e um quadro da DGV, que tomou nota desta situação, disse que iria levá-la para análise e achou-a bastante pertinente. Já passou um ano, pelo que não sei se houve desenvolvimentos.
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Mensagempor Garrbel » quarta fev 01, 2006 4:56 pm

Boa tarde
Esta questão das inspecções é uma dos assuntos especificos das AC/AV.
Começa quando paga Imposto de Circulação versus Imposto Municipal e depois a periodicidade das inspecções. Não sei se a questão das inspecções tem alguma coisa a ver com o Imposto mas parece decorrer da classificação para ele. Depois acaba por se refletir nos Seguros. A maioria das seguradoras usa a tabela de caminhetas para calculo do premio duma AC/AV.
Paulo, até há pouco tempo, em Espanha havia diferença entre provincias. Nuns lados as inspecç~ºoes eram como dizes e noutras provincias a inspecção era anual. Actualmente já está uniforme?

Um abraço
AG
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Mensagempor vitor » quarta fev 01, 2006 10:45 pm

É sem dúvida um assunto específico do ACaravanismo q as associações devem tomar em mãos.
Os argumentos q o Paulo invoca fazem todo o sentido.
Eu faço cerca de 15000 kms por ano na minha AC, mas o meu vizinho das mercadorias diz fazer 80000. Concluo q o homem deve levar a sua Ducato 5 vezes por ano à inspeção... :lol:
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Mensagempor Decas » quinta fev 02, 2006 12:29 am

Oh Paulo,

Com esta é que me matáste. Comparar a minha Vestinha a um carro funerário ou de mercadorias :cry: Há aqui qualquer coisa que não bate :?:

E os carros funerários andam quantos km por ano? Será que agora, já fazem viagens e férias para além da morte? É qua a avançar a idade da reforma para os 70 por este andar já nada me admira :D

Assim ficarei muito mais segura, já podemos dormir lá dentro descansados em qualquer lado que ninguém nos rouba :D :D :D :D , depois não sabem o que fazer com o morto. :wink:

Agora a sério, mas se aquilo tem todos os requisitos de homólogação, depois não ligam mais à inspecção para ver se está tudo nos conformes :?: :?:
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Mensagempor time_out » quinta fev 02, 2006 12:38 am

Olá Decas

Efectivamente a inspecção automóvel só tem directamente a ver com o veículo em si. As modificações introduzidas no mesmo, desde que não modifiquem as caracteristicas técnicas originais, não são passiveis de inspecção.
Assim a instalação electrica, a instalação de gás e os depósitos de águas limpas/sujas das AC/AV não são passiveis de qualquer tipo de inspecção no nosso país.
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Mensagempor Decas » quinta fev 02, 2006 12:43 am

Olá Time-out,

O que não deixa a meu ver de ser estranho, dado que se o dono não for cuidadoso, ou até por desconhecimento, poderá desencadear uma explosão - originando um acidente se tiver alguma coisa a funcionar mal lá dentro. Ou não?
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Mensagempor time_out » quinta fev 02, 2006 12:48 am

Boa noite

Exactamente. O perigo é esse. Mas não te esqueças que o mesmo se passa nas nossas casas. Quantas pessoas conheces que não mudam periodicamente os tubos de gás dos fogões, esquentadores, etc?
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Mensagempor Decas » quinta fev 02, 2006 1:28 am

Boa Noite Time-out,

Mas isso é que me indigna. Nas nossas casas não nos obrigam a ir à inspecção periódica. Ali e já que somos obrigados a ir e pagar, inspeccionando os nossos carros para nossa segurança e dos outros, assim como do ambiente ( niveis de poluição -gases), deveriam ter pessoal especializado para inspeccionar o demais equipamento. Pois se não for inspeccionado, corremos o risco de pôr em causa a nossa segurança e a dos outros, que me parece ser o objectivo nº 1, das inspecções periódicas, sendo que o 2º é mais uns cobres que entram, e o 3º mais umas reprovações e mais outros cobres que entram.
Assim e dado que a temos de fazer deveremos reivindicar uma inspecção completa e não só mecânica.
Ou será que estou a pensar mal? :?: :?: :?:
Decas
 
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Mensagempor Luis Agostinho » sexta fev 03, 2006 12:32 am

Boa noite,

Decas, o conceito de segurança em Portugal, é bastante subjectivo, mas o que impera em quase todos os campos é este: Pela tua segurança velas tu, pela segurança dos outros vela os IPO,s, neste caso particular das inspeções aos veiculos.
Embora possa parecer um contra senso, pode-se ter, bons travões, boas luzes, bons pneus, motores pouco poluentes, mas podes ser uma bomba rolante (passe a expressão!) se tiveres uma instalação deficiente de gaz e respectiva fuga e bastar uma faísca para levares alguns contigo.
É discutivel os argumentos que apresentas, porque o IPO não pode controlar se tu em determinada viagem levas as bilhas de gaz devidamente acondicionadas, ou outra coisa qualquer, e em caso de travagem tudo aquilo que vai á solta vai parar lá á frente. Ora aqui está, supostamente pela tua segurança, no que ao interior diz respeito, isso só depende de ti.
Na realidade os inspectores dos IPO,s a única função que desempenham é analisar, em função do orgão mecânico, se estás segura para circular na estrada, como travões,pneus,luzes,limpa pára brisas,etc
Não é para assustar, mas se soubesses a quantidade de autocaravanistas que se deslocam com o Boiler, frigorifico e o "truma" ligados com gaz a correr nas canalizações e basta um acidente e previsivel faísca para aquilo ir tudo pelos ares, só dirias: Estes Romanos são Loucos!! :shock:
Por isso, a segurança dentro da tua AC, só depende de ti e da tua consciência além de que, os inspectores dos centros não têm hablitações para verificar redes de gaz.
Aliás, estou convencido que se eles "entrassem" lá para dentro, havia muitas AC,s que já não saíam, só pelo pela tralha de alto poder inflamável que alguns atafulham dentro das AC,s!!! :D

Luis A.
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