Agora Sintra

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Agora Sintra

Mensagempor RMGM » quarta jun 11, 2014 9:03 pm

boa noite a todos

Projeto de Primeiras Alterações ao Regulamento de Trânsito e Estacionamento do Município de Sintra”, fez chegar ao Município a sua posição acompanhado do parecer jurídico.

n) Quem efetuar o parqueamento de autocaravanas no Município do
Sintra fora dos parques de campismo e caravanismo e das áreas especí-
ficas devidamente delimitadas para o efeito, por deliberação da Câmara
Municipal de Sintra, é punido com uma coima de 30 € a 150 €.
RMGM Rogério Miranda
RMGM
 
Mensagens: 397
Registado: sexta set 30, 2011 9:50 pm
Localização: Sintra

Re: Agora Sintra

Mensagempor Duque » quarta jun 11, 2014 9:21 pm

Então eu estaciono a autocaravana num parque de estacionamento para ir dar uma volta e sou multado por isso? Onde é que isso faz sentido?
Se falassem em campismo concordava, agora estando apenas em estacionamento não. em que aspeto as caravanas estacionadas são inferiores aos outros meios de transporte?
Fiat Ducato 2.5TD LMC Liberty 6400
Duque
 
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 19, 2014 9:08 pm
Localização: Leiria

Re: Agora Sintra

Mensagempor jaimemgon » quarta jun 11, 2014 9:32 pm

Perseguição! A autocaravana é um veículo como outro qualquer. Gostaria de ver quem me multe por causa de estacionar num parque de estacionamento...Se não há sinais específico, estaciono, nem que tenha que chamar o Tribunal Constitucional para resolver isso... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
jaimemgon
Membro Inativo
 
Mensagens: 103
Registado: sexta mar 23, 2012 10:00 pm
Localização: Por aí...

Agora Sintra

Mensagempor José Queirós » quinta jun 12, 2014 7:56 am

Bom dia.

Parece que o Camping "lá do pedaço" "patrocinou" a campanha eleitoral de alguém...
É a incompetência e falta de lisura que vamos tendo... Proibir uma viatura de estacionar em função do seu uso? Se fosse em função do peso ou características geométricas tudo bem. Agora por ser autocaravana? Sinceramente parece que estamos perante um acto claro de descriminação. Será que pode ser legal um Regulamento Municipal com este conteúdo? Pode violar disposições legais de ordem superior? Não creio. Terá o Município de Sintra aderido à Republica das Bananas, a algum regime caracterizado pela intolerância...
Não conheço ninguém da CM Sintra mas que perante uma coisa destas que os seus elementos não podem ser levados a sério, face à sua incompetência (e mais qualquer coisa...), certamente que não.
Pobres Sintrenses. A quem vocês entregaram a vossa Câmara!
José Queirós
 
Mensagens: 105
Registado: segunda abr 28, 2008 6:49 pm

Re: Agora Sintra

Mensagempor fluis » quinta jun 12, 2014 1:12 pm

Boa tarde,

Pressão de parque de campismo não é, pois Sintra, em todo o seu concelho, só tem um parque de campismo que fica num dos extremos do concelho, já mais perto de Loures, em Almornos. Pertence ao Clube de Campismo de Lisboa, tem os seus clientes habituais (fixos), e tem perfeita noção que pela sua localização, não é opção para quem visita Sintra.

Independentemente de ser questionável a legitimidade desta descriminação, mais uma vez os maiores culpados para esta tomada de posição são os próprios autocaravanistas, mais a imagem degradante que dão da nossa atividade.
Quando foi organizado pelo CampingCar Portugal em 2007, um encontro em Sintra (ver http://www.campingcarportugal.com/encontrosCCPortugal, Outubro de 2007- Mistérios do Monte da Lua), não poupámos esforços para, nas reuniões tidas com a Câmara Municipal e Policia Municipal, passar uma imagem correta da atividade, sua autonomia e seu direito a estacionar.
Depois disso, a maior parte de quem por lá passou, fez questão de que todo esse esforço tivesse sido em vão, os munícipes pressionam a Câmara, revoltados com o fato do estacionamento escasso e aliado a um dos poucos parques de estacionamento estar constantemente transformado em Parque de Campismo - pois é, o direito aos toldos e às cadeirinhas e mesas e piqueniques, que muitos consideram que devem ter, e sempre com o argumento de que se for um carro já pode fazer, mas na realidade nunca se vê os carros a fazerem e só as autocaravanas o fazem. Podem verificar por aqui, alguns exemplos das pressões que a câmara sofre por parte dos seus munícipes:
http://sintradoavesso.blogspot.pt/searc ... results=10

Uma das passagens sobre autocaravanas:

Outro assunto extremamente preocupante, por resolver há muitos anos, é o da inexistência de um parque de campismo e de autocaravanismo para onde poderiam ser conduzidos estes veículos cujos condutores demandam, cada vez mais, os destinos sintrenses. Na ausência de espaços para o efeito vocacionados, tanto a autarquia como as autoridades policiais têm tolerado soluções, afinal, intoleráveis, bem patentes nas cenas de perfeito terceiro mundo em pleno centro histórico, suscitando sérios problemas sanitários e de segurança. Entretanto, na impossibilidade de resolução definitiva de tão melindrosa questão, sugerimos a utilização do espaço, para o efeito oportunamente criado junto ao estádio do Primeiro de Dezembro, que está dotado de infraestruturas mínimas e decentes.

http://sintradoavesso.blogspot.pt/2011/ ... porto.html

http://sintradoavesso.blogspot.pt/2010/ ... -para.html

http://sintradoavesso.blogspot.pt/2010/ ... busos.html

http://retalhos-de-sintra.blogspot.pt/2 ... upido.html

Estes são apenas alguns exemplos, da pressão constante que a Câmara recebe, da parte de alguns ilustres Sintrenses. Se os autocaravanistas, não insistissem em ter o comportamento que têm, se calhar não havia estas pressões, não tinha sido deitado por terra o nosso trabalho e a boa imagem passada, com vários elogios das entidades municipais em 2007.

Perante a persistência e a busca contínua de defender que estes comportamentos é que são os certos, e de que quem pensa o contrário é estar a tirar o prazer do verdadeiro autocaravanismo, é que, por vezes, dá-me vontade de parar para pensar se vale continuar a trabalhar pelo autocaravanismo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Agora Sintra

Mensagempor Oliventino » sexta jun 13, 2014 1:11 am

fluis Escreveu:Perante a persistência e a busca contínua de defender que estes comportamentos é que são os certos, e de que quem pensa o contrário é estar a tirar o prazer do verdadeiro autocaravanismo, é que, por vezes, dá-me vontade de parar para pensar se vale continuar a trabalhar pelo autocaravanismo.


Boa noite.
Quem argumenta desalinhado da forma oficial, mas não no objectivo, não defende de forma nenhuma estes comportamentos, basta reler com atenção.
Agradeço o seu trabalho empenhado pelo autocaravanismo, e penso que valerá as penas continuar.
Não consegui perceber aqui que alguém defendeu os maus comportamentos no espaço público, que é o que está entregue à gestão municipal.

Se a pólis é a cidade, e a política a sua organização, quanto maior for a aglomeração de pessoas de mais organização é preciso, mas organização não é discriminação.
Um pastor nos baldios de uma serra longínqua não turística, não será tão reprimido como se deslocar o rebanho para perto da cidade, cá ou na França.

Eu já conhecia os comentários dos munícipes de Sintra que recomenda ler, de toda a mensagem só fiquei a saber mais uma coisa, que em Outubro de 2007 os representantes do campingcar tiveram reuniões com os autarcas da altura, e elogios, mas mudam-se os autarcas mudam-se
as vontades, mas desde essa altura eles também não disciplinaram nem ajudaram nada a usufruir o concelho em autocaravana.

"tanto a autarquia como as autoridades policiais têm tolerado soluções afinal intoleráveis, bem patentes nas cenas de perfeito terceiro mundo em pleno centro histórico"
Toleraram mas não deviam, aí é que está o problema, e de certeza que estiveram lá muitíssimos mais que se portaram muito bem ou mesmo exemplares, e só se valoriza a parte menor, tomando a parte pelo todo, é isso que é injusto, foi o que eu disse e tantos outros, é uma incompetência.
Quando um semáforo que é e foi sempre um regulador de trânsito, é usado como moderador de velocidade (tirando-lhe o verde) é por incapacidade de vigiar a velocidade e passam a vigiar a passagem do vermelho, que não é bem a mesma coisa, e ainda por cima o modo de abertura ou fecho é sistematicamente desigual.
É o mesmo que um autocaravanista ser reprimido não por se portar mal mas por ser autocaravanista, ora bolas, eu não poderei nunca defender isso, é indefensável.

Estamos quase todos a dizer o mesmo e até parece que não, aqui as palavras são uma fonte de confusões.

Vou usar outro exemplo para tentar explicar-me melhor. Em vários outros tipos de veículos além da licença de condução que obedece a um código, há um cartão que atribui competência e pode ser suspenso ou mesmo retirado a quem desempenhando bem a condução e estacionamento, não cumpra outros comportamentos, são condutores de pesados de passageiros (mais de 9 lugares),condutores de veiculos que transportem mercadorias perogosas, taxis, transportes de crianças, etc.
Conclusão, a condução tem um código, a actividade tem outro, se isso fosse distinto também na utilização de autocaravanas talvez a conversa saísse do impasse e da confusão e os autarcas soubessem melhor o que deviam fazer, e os polícias também.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Agora Sintra

Mensagempor time_out » sexta jun 13, 2014 8:42 am

Oliventino Escreveu:...
"tanto a autarquia como as autoridades policiais têm tolerado soluções afinal intoleráveis, bem patentes nas cenas de perfeito terceiro mundo em pleno centro histórico"
Toleraram mas não deviam, aí é que está o problema, e de certeza que estiveram lá muitíssimos mais que se portaram muito bem ou mesmo exemplares, e só se valoriza a parte menor, tomando a parte pelo todo, é isso que é injusto, foi o que eu disse e tantos outros, é uma incompetência. ...


Bom dia

Pelo que sei a autarquia tentou durante algum tempo que com a simples informação de que havia locais para o estacionamento / parqueamento de autocaravanas os autocaravanistas passassem a usar esses locais e deixassem de fazer o que se pode ver nas imagens que alguns blogues locais disponibilizaram e que tambem aqui foram publicadas.
O que se passou é o habitual por parte de utilizadores de autocaravanas que continuam a pensar que é perfeitamente legitimo pararem onde quiserem e fazerem o que bem lhes apetece!
Disso temos tido aqui, neste espaço de defesa e promoção do BOM autocaravanismo, exemplos e algumas discussões.
Sem querer defender a autarquia estou certo que o que os levou a fazer o que agora fizeram foi usar a autoridade que possuem e pela forma mais simples e económica legislarem de modo a acabar "com a praga". Logico que vai haver "baixas" e como em todas as "guerras" os inocentes são atingidos.
O que mais me espanta no mesmo disto tudo é que os "maus exemplos" vão agora dizer que são perseguidos, que os seus direitos estã a ser atingidos, que mal faz ter um toldo aberto ou uma mesa no exterior, etc....
Certamente que esses vão procurar outras paragens e recomeçar tudo de novo!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Agora Sintra

Mensagempor Oliventino » sexta jun 13, 2014 1:34 pm

Boa tarde Alberto.

Estamos de acordo no objectivo, mas nunca estaremos na forma.

É incompetência sim, não querer, não experimentar, e por isso não conseguir disciplinar todos os comportamentos reprováveis à volta das autocaravanas praticados por elas, usando a forma mais simples e económica que o sr. defende e eu não, só é praga quando se deixa crescer.

A promoção do Bom ou mesmo muito Bom comportamento autocaravanistico é louvável, necessário, mas não poderá ser radical e castigar os cumpridores exemplares.

time_out Escreveu:, foi o passassem a usar usar a autoridade que possuem e pela forma mais simples e económica legislarem de modo a acabar "com a praga". Logico que vai haver "baixas" e como em todas as "guerras" os inocentes são atingidos.
O que mais me espanta no mesmo disto tudo é que os "maus exemplos" vão agora dizer que são perseguidos, que os seus direitos estã a ser atingidos, que mal faz ter um toldo aberto ou uma mesa no exterior, etc....


O mau exemplo não sou eu, já o tenho dito, mas parece que há santinhos moralistas, julgando-se elite, que foram vistos e até fotografados em flagrantes contradições, mas isso seria outro festival, a evitar.
Os fóruns às vezes geram informações clandestinas, por fora, directas.

Os maus exemplos vão agora dizer ? mas ainda não disseram !

Demagogia! Agora já mereço castigo.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Agora Sintra

Mensagempor spinto » segunda jun 23, 2014 12:35 pm

Começa-se a estacionar e coloca-se o triângulo como argumento de avaria ou paragem forçado !!!!
Os municípios tem legitimidade para impor leis ???
Obviamente que estou a ironizar, mas acho lamentável estas atitudes dos municípios
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Re: Agora Sintra

Mensagempor nunomaior » quinta ago 21, 2014 12:10 pm

Companheiros,

Tenho estado atento a esta questão de Sintra. Toca-me diretamente, sou auto caravanista, e morador na zona...

Já percebi que o companheiro Fernando Luis, tem acompanhado a situação há vários anos, tendo ajudado na implementação do parque do 1º de Dezembro que me parece (corrige-me Luis) ser "curto", quer em condições quer em espaço (estou a basear me em fotos, tenho de ir ao local)

De qualquer forma desagradou-me particularmente a forma como a CMS tentou "resolver" a situação proibindo acessos e estacionamentos, como se isso fosse algum tipo de resolução, não apontou alternativas para quem vai a Sintra de Auto Caravana, ou de caravana, ou simplesmente de tenda... O que esperam os responsáveis da CMS? Que os auto caravanistas/ campistas perante estas proibições virem costas e vão se embora? é que nem existe sinalética adequada na vila a "apontar" caminho para o 1º de Dezembro. É assim que se pretende cativar turismo? Ou será que Sintra acha que quem faz este tipo de turismo não "merece" visitar a vila?

Podem ver o estigma e preconceito do autor deste blog que coloca os auto caravanistas todos no mesmo saco, só falta dizer "essa praga" http://retalhos-de-sintra.blogspot.pt/

Pois bem, resolvi contactar os partidos políticos de Sintra de forma a perceber se estão a favor ou contra esta medida da CMS e o que defendem como alternativa.

É triste que um dos locais mais visitados do pais (Se não estou em erro o Palácio da Pena foi mesmo o monumento mais visitado o ano passado) não tenha em consideração o numero crescente de auto caravanistas e não os acarinhe e entre nesta postura de segregação e antipatia.

Deixo abaixo os contatos de mail que usei para expor as minhas duvida e preocupações, caso algum dos companheiros se entenda manifestar...

besintra@yahoo.com; sintracdu@gmail.com; secretariado@cds-sintra.org; psdsintra@gmail.com; pssintra@gmail.com; sintrenses@marcoalmeida.net

CM Sintra - municipe@cm-sintra.pt

Desde já agradeço a vossa ajuda,

Saudações!
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Agora Sintra

Mensagempor fluis » quarta ago 27, 2014 9:10 am

Bom dia

Pois é Nuno, tal como tinha dito no tópico: viewtopic.php?p=42392#p42392, andámos desde 2008 até meio de 2011 a prestar toda a colaboração à antiga Direção do 1º Dezembro, para implementar o que se designa de Camperpark.

O que estava previsto ser implementado não era no local actual, mas sim no topo de tudo, e já havia inclusivé a plataforma de despejos construída, com entrada directa para a zona de estacionamento pelo portão da rua lateral, o que contornava o caos que acontece, principalmente ao fim de semana e ao final dos dias de semana, em que as viaturas de quem vai participar e assistir aos treinos e aos jogos, rodeiam completamente as autocaravanas, dificultando as manobras e até a abertura da porta às autocaravanas. Previa também a marcação de lugares para AC’s e este problema ficava resolvido.

Em relação a Sintra em si que o dizer? Nós fizemos lá um Encontro (ver encontros CampingCarportugal - Mistérios do Monte da Lua), e na altura deu para perceber algumas coisas:
  • O desconhecimento que eles têm do que é uma autocaravana e respectiva autonomia,
  • A postura entre os responsáveis de que Sintra não precisa de mais turismo.

Tanto assim que a responsável do Turismo e o Comandante da Policia Municipal queriam a presença dos bombeiros nas reuniões, para nos arranjarem água e esgotos durante o encontro.
Nesse altura prestámos todos os esclarecimentos do que era o verdadeiro autocaravanismo, de como uma autocaravana bem usada é amiga do ambiente, e quais são as motivações de um autocaravanista ao visitar um local. Tivemos a seguir um feed back muito positivo dos mesmos, pela forma ordeira, coordenada como decorreu o fim de semana e pelo facto dos locais onde passámos terem sido deixados completamente limpos, como os AC’s deveriam fazer sempre . Só que entretanto as pessoas com quem tratámos na altura, já nem deverão lá estar. Tentámos na sequência do Encontro construir uma área de serviço em Sintra, mas sem grandes resultados.

Passado um ano e meio, surgiu o já referido contacto por parte do 1º de Dezembro.

Claro que as imagens que se vê por Sintra são degradantes, e o maior problema mesmo é o campismo, e a confusão entre autocaravanismo e campismo. Vê-se de tudo: AC’s, tendas, carrinhas sem qualquer adaptação para terem autonomia. Claro que, se quem vai de autocaravana/autovivenda cumprisse as regras de ouro, talvez se conseguisse afastar da imagem de campismo, mas não, a maior parte, coloca a mesa na rua, como se não tivesse mesa lá dentro, não se coíbe dos grelhadores (quando deveria de deixar os grelhados para o parque de campismo), e tudo contribui para que as autoridades tenham de por cobro aos acampamentos no local.

Penso que a partir de agora seja legal à policia multar com base nos sinais, mas claro que os mesmos são discriminatórios, proibindo por tipo de veículo, quando o que devia ser penalizado eram os actos. Claro que é mais fácil de dizer do que fazer, no entanto parece-me que, com o sinal colocado, o que vai acontecer é que as autocaravanas vão deixar de estacionar, mas as carrinhas e camiões que não estão homologados como autocaravana vão continuar a fazer o habitual, bem como os carros vão continuar a montar as suas tendas no relvado do parque do Rio do Porto.

Ontem, ao passar pelo estacionamento do Urbanismo, na Portela, estavam lá algumas AC’s, estacionadas, que lá passaram a noite sem problemas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Agora Sintra

Mensagempor cookie » quarta set 03, 2014 9:36 pm

Desculpem a pergunta mas não havia um documento oficial, emitido julgo que pelo comando central da brigada de trânsito (não estou certa desta designação) a esclarecer que uma ac não pode ser proibida de estacionar pelo mero facto de ser uma ac??? apenas por estar p.ex. a praticar campismo na via pública.
e pq não pedir um esclarecimento ao IMTT, procurador geral da república, ou qq outra entidade pq em lado nenhum pode um regulamento municipal ir contra uma lei nacional (código da estrada).
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Agora Sintra

Mensagempor vitor » segunda set 29, 2014 9:51 am

Sempre defendi que a passagem de uma Acaravana por qq lugar onde estacione ou pernoite (especialmente urbano) tem que se pautar pelo total respeito pelo espaço público que ocupa.
Não precisamos de abrir janelas laterais (excepto se forem de correr) pois temos clarabóias suficientes para renovação de ar. Temos tudo a bordo, não precisamos de ocupar o lugar ao lado, destinado a outro veículo, qq que ele seja.
Obviamente, estacionados com estas condicionantes, o depósito das águas cinzentas e o WC têm que estar com a necessária disponibilidade, e a água potável tem que ter sido abastecida. Dependendo da capacidade dos depósitos, consegue-se assim, em média, estar 2 dias autónomo.
A minha recorrente indignação/pergunta é esta: porquê insistir em toldos, cadeiras, mesas, TVs, fogareiros, geradores e cães a amedrontar transeuntes?
Não tenho nenhuma aversão ao campismo, quer na versão parque de campismo (não residente), quer na de pernoita ocasional na natureza - ainda gosto de regressar a uma tenda durante uma caminhada, pernoitando no topo de uma montanha ...
Por isso, acho de muito mau gosto associar o campismo (o verdadeiro, não aquele que se faz contrariado por não poder ir para um hotel...) a cidadãos rudes, porcos, mal educados e não respeitadores do meio ambiente.
Há contudo imensos Acaravanistas que, porventura considerando-se uma elite, tendem a menosprezar o campismo, quando é exactamente nele (no verdadeiro), que todos devíamos ir procurar as regras de bom comportamento, nomeadamente no que se relaciona com o respeito pela natureza...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Agora Sintra

Mensagempor vitor » domingo Oct 05, 2014 9:41 am

Um esclarecimento, talvez necessário, sobre o meu post anterior:
A conduta que ali defendo aplica-se apenas ao estacionamento em espaços não dedicados às Acaravanas.
Nos que nos são dedicados, o espaço público que ocupamos, depende do bom senso e civismo de cada um.
Bom fim de semana.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: Agora Sintra

Mensagempor nunomaior » quarta Oct 15, 2014 10:28 am

Bom dia Companheiros,

Após 2 meses (?!) de contatar a CM Sintra sobre este assunto recebo finalmente uma resposta que transcrevo abaixo:

Exmo. Senhor,
Relativamente à reclamação/petição apresentada junto do Gabinete de Apoio ao Munícipe, incumbe-me o Exmo. Senhor Vereador, Dr. Eduardo Quinta Nova de informar que, após diligências junto da Divisão de Trânsito e Mobilidade Urbana, foi-nos comunicado que estão a ser criados, provisoriamente dois locais de apoio para autocaravanas, um localizado na Portela de Sintra junto ao interface e outro no Ramalhão.
Mais de informa, que tendo em conta o artº 70 e 71 do Código da Estrada, já era proibido o estacionamento da maioria dos veículos referenciados, como autocaravanas dado a sua dimensão.
Acresce referir que está em vias de aprovação um parque para autocaravanas, com zona de serviço, em S. Pedro de Sintra (junto ao Clube de Futebol 1º de Dezembro) e o Município está a encetar todos os esforços para a abertura de um parque de campismo na zona das praias.
Sem outro assunto, subscrevo-me

Com os melhores cumprimentos,

Enfim, resposta chapa 5, não vejo qualquer tipo de criação de infra estruturas na Portela... Portanto ficarei atento e a aguardar...

Relativamente ao mail enviado para todos os partidos políticos com representação municipal.... Não existiu qualquer tipo de resposta. 0

É assim que se "vê" a "importância" que temos na realidade para o "partidos".... A importância é quando existem eleições depois disso pelos vistos podem-se ignorar as pessoas. Da minha parte já tiveram a resposta que considerei adequada.

Saudações.
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes