Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » quarta jun 04, 2014 9:45 am

Bom dia Companheiros,

Agradeço desde já a inclusão no vosso grupo e a simpatia com que foi recebido.

Sou um novato, comprei uma AC Fiat Ducato de 90, LMC Liberty há 2 semanas... e ... surgem os primeiros problemas...

1. Com a ultima chuvada notei uma infiltração de agua perto da claraboia central... ora... já desmontei a "moldura interior" da claraboia e de facto existe agua/ humidade entre um teto de plástico mais recente (será que foi colocado para ocultar este problema?) e o que penso ser original...A minha duvida... é que não tenho a certeza se a infiltração veio pela claraboia e posteriormente se "infiltrou" na zona do tecto imediatamente do lado direito ou se foi ao contrario... Estou muito preocupado com esta situação pois receio que seja dispendiosa e esteja de facto a "estragar" a AC... Isto apesar do ex dono garantir que não tinha tido qualquer problema de infiltração e que talvez fosse da claraboia.. (entretanto subi ao "telhado" e não vejo nada que possa ter deixado passar agua...)
O que acham que devo fazer? Tento isolar melhor a claraboia pelo interior e aguardo a próxima chuva? Vou a alguma oficina - recomendam alguma perto de Sintra (moro no Algueirão) que seja honesta e preferencialmente acessível (€)... Já contatei a Parracho, é uma boa opção?

2. A bomba de agua não funciona... Penso que seja provável que tenha "desferrado" porque já a ouvi a trabalhar, mas quando a quis testar... nada, 0... não faz qualquer som... já tentei fazer o que tenho lido por aqui ("chupar" uma torneira?) e mesmo assim nada... nabice minha? Não sei a marca da bomba, sei que é branca com um "pipo" vermelho no topo...

3.......
4.....

Pois, duvidas é o que mais tenho, além de ser novato o ex dono da "carripana" era um nabo pior que eu que não sabia quase nada do funcionamento da AC... ou seja.. tenho interruptores que não sei o que fazem (se é que fazem alguma coisa), não encontro nenhum disjuntor (era suposto existir um, certo?) e tenho algum receio de ligar a AC a 220v...

Tenho algumas fotos do tecto / telhado mas a minha nabice não permite o seu upload (tenho de ir ver como se faz!)

Neste momento tenho a AC no mecânico para dar uma revisada geral, depois tenho de "atacar" o problema da infiltração que posso vos dizer me tem tirado o sono...

Toda a ajuda e dicas são muito bem vindas... Desculpem se eventualmente estou a repetir alguma mensagem do Fórum, mas do que andei a ver penso ter experimentado tudo...

Help...
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor fluis » quarta jun 04, 2014 10:44 am

Bom dia,

As infiltrações são o grande inimigo das AC’s, e que se não forem tratadas a tempo podem causar sérios danos. As claraboias é um dos pontos clássicos de infiltração, pode sempre tentar extrai-la, limpar os restos de massa antiga, colocar nova massa, e tornar a colocar a claraboia. Esta é a teoria, a prática não sei, que nunca fiz, portanto nem sei aconselhar que vedante usar para isso.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » quarta jun 04, 2014 11:02 am

Pois, do que tenho lido de facto tudo confirma esse inimigo numero 1... dai a minha grande preocupação... Sou um pouco engenhocas, mas não me sinto confortável a desmontar a claraboia, até porque não tenho sitio para a estacionar em local fechado, depois se alguma coisa mal....
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor João Morgado » quarta jun 04, 2014 11:32 am

nunomaior Escreveu: Vou a alguma oficina - recomendam alguma perto de Sintra (moro no Algueirão) que seja honesta e preferencialmente acessível (€)... Já contatei a Parracho, é uma boa opção?

Companheiro, além da Parracho tem estas duas aí perto:
Tecno Camper – 917 224 110 – Sr. Joaquim Costa (Fica no Cacém e tem oficina móvel).
Mcamper – 214 454 623 – Estrada de Manique – N 38º 44’ 14.12’’/O 09º 22’ 39.12’’.
nunomaior Escreveu:Tenho algumas fotos do tecto / telhado mas a minha nabice não permite o seu upload (tenho de ir ver como se faz!).

Companheiro, para colocar fotos tem várias hipóteses mas experimente esta: http://alojaimagens.com/. Faz procurar (tem de ter a foto no PC), enviar, copia o que está em "Hotlink para Fóruns" e cola aqui no fórum. É fácil, é barato (é grátis), mas ... não dá milhões. :lol: :lol:
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » quarta jun 04, 2014 12:12 pm

Vejamos..

Imagem

Imagem

Imagem

Parece que acertei, apesar de "isto" colocar a foto original maior e perder-se um pouco a noção...

Obrigado pela ajuda, tb já contatei essas empresas, aguardo resposta, do único amigo que tenho com AC a referencia a TecnoCamper não foi a mais positiva...
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor Nanda » quarta jun 04, 2014 12:17 pm

Companheiro mandei-lhe MP, pode ser que ajude
Nanda
Nanda
 
Mensagens: 293
Registado: segunda mai 07, 2007 12:27 pm
Localização: Mafra / Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor siroco » quinta jun 05, 2014 8:42 am

Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » quinta jun 05, 2014 8:46 am

Obrigado a todos pelas dicas! :)
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor Helder » quinta jun 05, 2014 10:10 am

Bom dia,
Relativamente a claraboia, não é dificil resolver o problema. A cerca de 3/4 anos, quando chuvia muito, caiam uns pingos pela claraboia, resolvi de uma forma facil.
Tirar a claraboia com muito cuidado para não partir a mesma, é que com os anos o plastico fica fragilizado. Com uma faca comprida e flexivel cortar com muita calma a massa que se encontra a colar a claraboia. Depois de cortar devidamente a massa, retirar a claraboia. Raspar toda a massa que se encontra no tecto e na claraboia, limpar muito bem com diluente. Colocar massa nova de qualidade apropriada para o efeito " não poupar material" no tecto e na claraboia. Colocar a claraboia, apertar os parafusos e retirar a massa que ficou em excesso. Trabalho feito e resolvido. Comigo resolveu na perfeição, mas cortar a massa foi uma trabalheira, estava bem agarrada e estava sempre com receio de partir a claraboia.
Espero ter ajudado.
Editado pela última vez por Helder em quinta jun 05, 2014 10:12 am, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor Helder » quinta jun 05, 2014 10:12 am

Helder Escreveu:Bom dia,
Relativamente a claraboia, não é dificil resolver o problema. A cerca de 3/4 anos, quando chuvia muito, caiam uns pingos pela claraboia, resolvi de uma forma facil.
Tirar a claraboia com muito cuidado para não partir a mesma, é que com os anos o plastico fica fragilizado. Com uma faca comprida e flexivel cortar com muita calma a massa que se encontra a colar a claraboia. Depois de cortar devidamente a massa, retirar a claraboia. Raspar toda a massa que se encontra no tecto e na claraboia, limpar muito bem com diluente. Colocar massa nova de qualidade apropriada para o efeito " não poupar material" no tecto e na claraboia. Colocar a claraboia, apertar os parafusos e retirar a massa que ficou em excesso. Trabalho feito e resolvido. Comigo resolveu na perfeição, mas cortar a massa foi uma trabalheira, estava bem agarrada e estava sempre com receio de partir a claraboia.
Espero ter ajudado.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » quinta jun 05, 2014 11:03 am

Olá Hélder,

Obrigado pela partilha, de facto não parece mt complexo mas não me sinto com competência para o fazer... e não tenho local para guardar a AC... é arriscado... E... não tenho a certeza se será mesmo da Claraboia... O meu palpite é esse (e sendo otimista) é que a agua entrou por ai e só depois se infiltrou para o lado do tecto... Acho que não arrisco ser eu a fazer isto... vou levar a alguém que tenha mais experiencia e consiga confirmar e resolver... Até porque tirando a claraboia vai "mexer" com o isolamento exterior....

Mas agradeço a informação, a infiltração que tinha era so na claraboia? Não "passou" para a zona circundante?
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor Helder » sexta jun 06, 2014 8:37 am

nunomaior Escreveu:Mas agradeço a informação, a infiltração que tinha era so na claraboia? Não "passou" para a zona circundante?


O rebordo de plastico da claraboia estava estalado, não era muito, mas o suficiente para deixar entrar uns pingos quando a água era muita. Tive sorte, como resolvi o problema logo quando se deu essa chuvada, não tive qualquer infiltração em outras zonas. Quero salientar que a minha Ac é recente, por isso não pense que apenas acontece as mais antigas.

Devemos de vez enquanto subir para o tejadilho das meninas e analisar cada junção. Nada como prevenir.

Resolveu entregar a Ac a profissionais, entendo e acho bem. Mais vale pagar e ficar bem feito do que fazer "porcaria". Mas esse serviço é relativamente facil.

Boa sorte
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » terça jun 10, 2014 7:07 pm

Um breve "update"

- A bomba de agua já "bomba" :) (devia ser algum mau contato electrico ou manha, pois só dei um toque nos fios e começou a funcionar)
- A nível mecânico alem de umas pequenas fugas de óleo no motor e no turbo que segundo o mecânico não são graves, normais para a idade do motor, só há mais um ajuste a fazer devido a folga na manete das mudanças mas como isso implica desmontar total ou parcialmente a caixa de velocidades fica para outra altura.
- Como quero ir passear este fim de semana a infiltração fica adiada para a próxima semana.

Entretanto e na minha "vistoria" descobri que tem suspensão a ar (mas não tem manómetro) duvido que esteja funcional.. mas terei de testar!
Também descobri o modelo que tenho, é uma LMC Liberty 566, se alguém tiver manuais elétricos, gás ou canalização são bem vindos! Já andei a pesquisar na net e descobri um companheiro no UK que tem alguns docs mas em alemão e ainda não consegui registar me no site para o contatar.

E agora.... duvidas! :)

Qual a pressão que devo colocar na suspensão?
Qual a pressão que devo colocar nos pneus? (São 185R14C)

Obrigado e quem sabe este fim de semana... nos vemos por ai!? :)
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor plopes » sexta jun 13, 2014 10:35 am

Viva Companheiro,

O amigo com quem tenho saido também tem uma LMC Liberty, e já passámos umas horitas valentes de volta dela para resolver algumas questões... os anos vão pesando, mas nada que não se resolva.
Sobre as claraboias, durma descansado - faça o procedimento indicado anteriormente colocando novo vendante nas mesmas, deve resolver o problema. Se não vê na cobertura outros indicios que pudessem indicar possiveis infiltrações, já é um bom sinal ;)

Sobre a suspensão a ar, é estranho não ter manómetro, se não tem aconcelho a colocação de um no futuro para poder verificar a boa funcionalidade do respectivo sistema. A pressão que tenho na minha é de 4bars, que é a zona exactamente a meio do verde do manómetro, mas já encontrei por ai outras em que o normal é 3bars - cada caso é um caso e cada sistema poderá ter as suas características. Depreendo que já tenha encontrado pelo menos o pipo para meter ar... comece por verificar a pressão que tem. Se andar dentro dos valores que referi atrás deixe andar e vá "sentindo" a dureza da suspensão para vereficar se precisa de mais ou menos ar.

Sobre a electrica, se o seu módulo de controlo for um CALIRA (normalmente cor de laranja - no caso do meu amigo está debaixo do banco do pendura), tenho alguns manuais/esquemas, a maior parte também em alemão, mas alguns em inglês dependendo da versão.

Abraço,
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Ajuda Precisa-se / Novato procura "mentor" :)

Mensagempor nunomaior » domingo jun 15, 2014 12:04 am

Boa Noite Companheiro,

Obrigado pela atenção! Update após algum uso...

Tentei encher a suspensão pneumática, mas o equipamento da bomba de gasolina não deu... não sei se o sistema tem algum truque ou adaptador.. .a vista desarmada diria que o "pipo" é igual ao de um pneu... terei de ver com mais atenção...
Entretanto e após 48 horas de uso... o frigorifico quando funciona a gás parece que faz pouco frio e aquece um pouco a zona envolvente (mesmo disparando a ventoinha com frequência..) será mesmo assim?
A bomba de agua que ontem se portou muito bem e até fiquei agradado com a pressão da agua hoje não funciona.... não sei se o facto de ter deixado acabar a agua do deposito (que afinal é capaz de ser mais pequeno do que eu suponha, e com um tubo "ladrão" que me parece demasiado "eficaz") terá relacionado... Tentei ferrar a bombar chupando o ar mas nada... :(
Apesar de ter encontrado um café simpático que me deixou encher o deposito de agua, ironia não tenho forma de usar essa mesma agua... O boiler funcionou bem... agradável surpresa...
Não sei se o modulo é um Calira, acredito que seja, pois do que tenho andando a consultar estas carripanas é o que usam.. Mas ainda não levantei o banco (tenho de o desmontar), irei faze-lo para instalar o inverter e nessa altura talvez consiga confirmar o modulo.
Enfim... um estreia com altos e baixos! :)

Obrigado pela ajuda! :)
A minha amante é uma FIAT DUCATO 2.8 de 1999, e a tua?
nunomaior
 
Mensagens: 31
Registado: quarta mai 21, 2014 12:15 am
Localização: Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 19 visitantes