Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 14, 2014 2:57 pm

Após apresentações, dou assim inicio ao Diário de Bordo da minha “branquinha” onde pretendo relatar todas as aventuras com as Viagens e com todas as Intervenções.

Até agora com saídas em 2 fins-de-semana sempre acompanhado com o meu amigo Luis, sua Família e a sua Ducato LMC.

Estreia no final de Novembro com destino e pernoita na Nazaré, passagem pela Estrada Atlântica até à Praia da Vieira – viagem tranquila sem percalços.

Imagem

Segunda saída em Dezembro com destino e pernoita na Figueira da Foz. Este fim-de-semana foi desastroso. Pessoalmente passei um fim-de-semana horrível com febre, diarreia e vómitos toda a noite – pelo menos deu para testar bem o funcionamento dos sistemas sanitários – a cassete pela manhã estava cheia tal foi a "descarga"!
Domingo continuou desastroso – ainda meio atordoado entro no parque do Lidl de Buarcos, e após uma hesitação com o lugar de estacionamento na área descoberta, e com a respectiva azelhice/nabice e todos os nomes que se possam imaginar, acabei com este belo serviço na AC depois de um encontro imediato com a esquina da viga de um toldo do estacionamento… :oops: :oops:

Imagem

Imagem

Imagem

:cry: :roll:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 14, 2014 2:59 pm

Frustrado mas tentando não desmotivar, na mesma semana estava a tratar de reparar a AC. Delimitei a zona afectada, cortei a chapa, retirei todo o isolamento e forro interior, que por sorte coincidiu apenas com o interior de um armário o que facilitou a reparação. Fixei uma chapa de alumínio pelo interior, depois fibrei todo o interior, reforcei a estrutura com novas madeiras, colei novo isolamento em esferovite e forrei o armário com Placa de PVC Expandido.

Imagem

Imagem

Por fora, fiz enchimento com betume reforçado com Fibra de Vidro. Para a coisa ficar mais ou menos com bom aspecto, fiz um negativo do relevo da chapa usando barro para moldar, que depois de seco usei para recriar a textura aquando da aplicação do betume na zona afectada. Neste momento ainda falta pintar, mas acho que disfarçou bem o toque. Aproveitei e tapei também um pequeno buraco que já trazia no mesmo painel.

Imagem
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 14, 2014 3:08 pm

Parei por esta altura a AC para intervenção mecânica já prevista que incluiu a colocação de uma nova embraiagem, todas as anilhas sincronizadoras da caixa pois já quase todas as mudanças arranhavam, e ainda a substituição dos casquilhos dos triângulos que também já tinham folgas.
Aproveitei também o mau tempo e prolonguei a paragem para começar a reparar as consequências da “antiga” infiltração, que acabou por se transformar numa verdadeira operação de restauro. O antigo proprietário tinha fibrado a cobertura para solucionar as infiltrações, coisa que duvidei e vim a confirmar logo com as primeiras chuvas.

Primeiro passo – Impermeabilização da cobertura.

Limpei, lixei e regularizei toda a parte da cobertura afectada.
Depois apliquei em duas de mão e sem diluição Neuce Fibra (http://www.neuce.com/pt/catalogo/go/pro ... neucefibra) que deixou uma película “aborrachada” com a vantagem de ser reforçada com fibra. A aplicação deveria ter sido feita em outra altura com condições atmosféricas mais propícias, mas a urgência na operação obrigou-me a avançar logo - demorou mais tempo a secar e chegou a empolar em alguns pequenos pontos, mas curiosamente depois foi ao sítio com uns dias de sol – conto dar outra de mão lá para a primavera/verão para reforçar

Imagem

Depois desta operação, e até ao momento (com a AC sempre na rua) não voltei a ver agua nem humidade lá dentro, e se estas semanas têm sido rigorosas com a chuva – acho que passa no teste! ;)

Passo dois – Restauro Interior.

Comecei então a dar atenção ao interior que já sabia que estava um pouco mau em algumas zonas. Assim que tirei o armário do WC deparei-me com este cenário, que deixava antever algum trabalho pela frente.

Imagem

Fui tirando tudo o que estivesse em mau estado, e sim, acabei por tirar mais do que estava realmente à espera, mas se é para ficar bem feito, que assim seja. Basicamente a parte afectada é o tecto da metade da célula para trás, todo o painel traseiro, e todo o WC. O interior da AC chegou a ter este aspecto medonho!

Imagem

Imagem

Imagem

Em toda a área afectada, foi retirado o forro, substituídas todas as madeiras danificadas (algumas já pareciam esponja) reforço da estrutura aplicando novas veias de madeira inexistentes, e reparados também alguns locais do isolamento com a colocação de mais esferovite.

Imagem

Imagem

Para forrar os painéis, procurei no mercado por um material polivalente, fácil de manusear para facilitar o trabalho, mas que ao mesmo tempo tivesse resistência depois de aplicado. Resolvi aplicar chapa de PVC expandido, que aliado às suas boas características técnicas, também se consegue adquirir a bom preço. Só não consegui encontrar em cor que desse com o interior (meio bege/cinzento claro), por isso comprei em branco. No WC ficou excelente, no habitáculo nota-se obviamente uma pequena diferença, mas que disfarcei com a aplicação de perfis também em PCV idênticos aos já existentes.

Em toda a operação, a fixação do isolamento e forro foi feita com veda e cola – aliás muito veda e cola – acho que já gastei umas 15 bisnagas deste material. :D
Nas madeiras além dos parafusos e muitos agrafos também reforcei com o dito.
Ai está ele pronto a receber uma chapa de PVC...

Imagem

Estruturalmente os painéis estão agora consistentes e recuperam a rigidez que já não tinham – quando se batia aquilo abanava tudo!
O interior recuperou também o seu aspecto acolhedor, começa a dar gosto entrar dentro da minha AC! :)

Imagem

Imagem

Interior recuperado! :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sexta fev 14, 2014 3:13 pm

Terceiro Passo - Recuperação exterior

Pretendo dar um jeito também no exterior, À primeira vista a pintura da célula parecia mais ou menos, mas com um olhar mais atento nota-se já desgaste em algumas zonas – embora a pintura já não seja a de origem. O “pequeno” toque que lhe arranjei também me levou à decisão de dar uma pintura geral na célula lá para a primavera/verão e quem sabe na cabine.

Já vi por ai gente a pintar a rolo e foi até a primeira opção pensada, mas entretanto vi que tenho condições de a pintar mesmo à pistola. O amigo autocaravanista que me anda a ajudar nesta recuperação tem compressor e eu já arranjei uma pistola a bom preço. Também tenho uma casa de tintas automóveis perto e o custo da tinta até é acessível. O preço de uma tinta do catálogo RAL já com todos os componentes e sem a necessidade de aplicação de verniz, começa na casa dos 20€/Lt – por 30€ já se arranja uma tinta intermédia – 2 ou 3 litros devem bastar para a pintar toda em 2 de mãos. Se o homem me diz que anda ai muito bom carro com tinta desta aplicada, também deve dar para a AC, ainda por cima conto a médio prazo construir uma garagem para a colocar.

Mas isso vai ser uma operação para fazer quando vierem uns dias mais quentinhos e com sol!

Agora, e aproveitando a continuação do mau tempo, tirei todos os pára-choques e plásticos laterais para restaurar – outro berbicacho – muitas camadas de tinta já sobrepostas, muitas estaladelas, muitos bocados que já lá não estão… o de trás já é mais fibra de vidro do que plástico… ainda por cima mal aplicado por fora… ai jesus! O que terão andado a fazer com esta desgraçada! :D

Cá estão eles (ou o que resta deles) à espera de tratamento.

Imagem

Muita lixa depois, foi retirada a tinta e regularizadas algumas superfícies.

Imagem
O meu amigo Luis estava com vontade! Está a ficar um espectáculo! :wink:

Ontem foi dia de aplicar fibra em todas as estaladelas, e reconstruídos os bocados em falta. Vai-me ficar a faltar fazer uma moldura que fica em volta da escada de acesso à célula - só tenho para ai um décimo da original e vou ter que inventar um bocado com a fibra.

Imagem

Imagem

Neste momento estão prontos a levar betume para voltarem às suas formas. Primeiro betume reforçado com fibra de vidro para as maiores imperfeições e reconstrução de pequenos pedaços em falta, depois com betume fino de poliéster para deixar a superfície regular. Lixa para cima, aparelho, e depois pintura.

Adquiri 1 litro de tinta texturizada própria para parachoques por cerca de 20€, para aplicação directa à pistola. Devem levar duas de mãos e deixar um acabamento mate com textura e toque rugoso. A cor escolhida foi antracite (cinza escuro quase preto). Neste tipo de material não há muito por onde escolher entre cinza e preto. Mas acho que vai deixar um contraste engraçado com a restante AC. Aliás também já pintei a esmalte preto a grade da cobertura, suporte das bicicletas e escada, e tenho encomendados uma serie de autocolantes em vinil preto para a decoração exterior.

Entretanto vou deixando as novidades.

PS: Os parachoques vão ter que ficar montados até ao próximo fim-de-semana, pois avizinha-se nova saída com o companheiro Luis e Família – o meu amigo que me tem ajudado em todo este processo e a quem muito agradeço… vou ter que dar ao chinelo! :D

Imagem
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor danibeja » sexta fev 14, 2014 3:44 pm

Bom dia,

E eu a pensar que tinha jeito para a bricolage, vocês são dois profissionais.

Já para não dizer que é preciso muita coragem para abordar este tipo de projetos... parabéns pela persistência/perseverança...

Grande abraço,

Danibeja

Ps: continuem a postar as vossas alterações/correções, pois são muito uteis para quem gosta destas bricolages, e dá para tirar ideias, ajustar métodos, etc.... obrigado.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Helder » sexta fev 14, 2014 7:49 pm

Palavras para que, é com toda a certeza um artista português.
Isto já não é bricolage mas sim um trabalho de profissionais que bem demonstra como há por cá pessoal com umas maozinhas de artistas.
Esperamos cenas dos proximos capitulos.
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor benjamim antonio » sexta fev 14, 2014 8:13 pm

Boas tardes companheiros.
Ao ver este trabalho, confesso que fiquei um pouco emocionado. De facto é de carola.Digo mais, mais tarde vai ser difícil separar-se da branquinha.
Contudo. estava a seguir o desenrolar da exposição e lembrei-me doutro craque dos trabalhos manuais. Daniel Beja.
Continuem com o prazer que a obra lhes está a dar.
Grande abraço
Benjamim

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ser autocaravanista é muito mais do que ter uma autocaravana
Saudações
Benjamim
o autocaravanismo é uma forma de turismo
quando de autocaravana não sou campista,sou turista itenerante.
benjamim antonio
 
Mensagens: 95
Registado: domingo jan 12, 2014 6:37 pm
Localização: arcena, alverca do ribatejo

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor spedy » sexta fev 14, 2014 9:34 pm

Trabalho excelente, parabéns :)
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Carlos Mariano » sexta fev 14, 2014 9:54 pm

Ola Pedro Lopes

Grande trabalho o seu ; parece que eu já vi uma coisa medonha parecida , parece-me familiar :lol:

Continuação de bom trabalho e claro que me interessa seguir para ver novas ideias

Melhores cumprimentos :)
Carlos Mariano
 
Mensagens: 48
Registado: quarta fev 12, 2014 1:10 pm

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » sábado fev 15, 2014 11:39 am

Obrigado pelas vossas respostas que tanto me motivam!

Efectivamente sou novo por cá e ainda pouco usufrui da AC, mas aqui pelo fórum vou encontrando algumas boas motivações para o continuar a fazer...
Já tive oportunidade de o dizer antes e volto a dizer - esta AC se calha a ir parar a outras mãos que não lhe dessem a atenção devida, e a julgar pelo que encontrei por detrás dos forros, ia deteriorar-se rapidamente reduzindo-lhe o tempo de vida. Pronto, até que podia ir parar às mãos de alguém que não lhe abrisse crateras como eu lhe fiz, mas pronto! :oops: :P :lol: O pior acho que estava mesmo escondido...

- Carlos Mariano, você realmente tem ai um excelente trabalho, ainda para mais porque teve que desmontar mesmo tudo e ir até ao seio da coisa. Aquilo tinha realmente um aspecto medonho, e acho que nem saberia muito bem por que ponta pegar :D - vou acompanhar isso a sério ;)
O seu é outro caso de uma viatura que parecia à partida um caso perdido, mas que felizmente ainda vai ter muito para dar! ;)

- danibeja, você também tem por aqui bons exemplos de pequenas coisas que se podem fazer e que se transformam em funcionalidade - pode crer que vou aproveitar algumas das suas ideias. Ainda por cima já vi que temos um amigo em comum - o cola e veda! :lol: Sei que algumas pessoas têm algumas reticências em relação ao seu uso, mas eu devo até dizer que o cola e veda deve ser o melhor "amigo" do autocaravanista. :lol:

Já na caravana que tive antes da AC e que entretanto vendi, tive que fazer pequenos restauros, portanto também já vinha com alguma experiência daí e posso afirmar que aquele material funciona às mil maravilhas! :wink:

Um bom fim-de-semana, que eu mais daqui a pouco vou-me dedicar novamente aos parachoques! :mrgreen:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Calita » sábado fev 15, 2014 10:50 pm

Parabens companheiro,excelente trabalho de recuperação.
Vá dando noticias da continuação.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça fev 18, 2014 11:43 am

Viva Companheiros,
Mais desenvolvimentos...

O fim de semana foi passado com o companheiro Luis no meio de muita esfrega (salvo seja :D ).
Depois de muita lixa, muita fibra, muito betume de fibra, algum betume de poliester, finalmente os parachoques começavam a voltar às suas formas.

O de trás era o que estava em pior estado, e aqui já estava praticamente pronto a levar tinta.
Imagem

Ontem à noite montei um pequeno estudio na garagem, e vamos lá fazer a estreia na pintura à pistola - seja o que Deus quiser...

Resultado:
Imagem

Imagem

Epá, não ficou perfeito até tendo em conta o estado em que estavam, mas não pensei que ficassem tão bons! :lol:
Aquela tinta texturizada realmente ajudou bastante, pois dá bastante cobertura e não escorre facilmente - bom para um noviço nestas coisas como eu :P

Pode-se dizer que acho que fiquei com o estágio feito e com confiança para pintar a "branquinha" quando vier o bom tempo! :wink:

Afinal pintar à pistola até nem é assim tão complicado... :P
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » terça fev 18, 2014 12:32 pm

:D

Parabéns pelo excelente trabalho, pelo nivel de tabalho a máquina vai ficar como nova (ou melhor ainda) e dão logo outra confiança a quem segue estes trabalhos e está hesitante em arriscar (falo por mim hehe) fazê-los!

Ai o que eu não dava por ter um espaço coberto onde pudesse pôr as mãos na minha AC para trabalhar à vontade e quando quisesse... 8)


Abraços e continuação dos bons resultados!
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor plopes » terça fev 18, 2014 2:50 pm

Lealbino Escreveu:Ai o que eu não dava por ter um espaço coberto onde pudesse pôr as mãos na minha AC para trabalhar à vontade e quando quisesse... 8)

Obrigado Lealbino,
Efectivamente tenho uma cave ampla com espaço para poder fazer algumas coisas, infelizmente a AC não cabe lá dentro pois quando construí a moradia à 6 anos atrás não me passava pela cabeça vir a ter uma autocaravana. Felizmente tenho perto um espaço coberto à disposição cedido pelo companheiro Luis, que vai dando jeito para algumas necessidades - a impermeabilização da cobertura foi uma delas. :wink:
Pedro Lopes
Ferreira do Zêzere
Projecto AV - Peugeot Boxer 2.8HDI
------------------------------------------
Avatar do Utilizador
plopes
 
Mensagens: 188
Registado: domingo nov 03, 2013 5:48 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Diário de Bordo - Fiat Ducato 1.9TD Granduca

Mensagempor Lealbino » terça fev 18, 2014 4:20 pm

:wink:

Era mesmo por esse ponto que eu pegava, para poder preparar mais facilmente a parte de impermeabilizar a cobertura "a qualquer momento" e das pinturas/reparações exteriores.

Obriga a maior preparação antecipada mas lá terei de conseguir coordenar um dia de sol que dê para tratar desde madrugada desses assuntos, mesmo sendo ao ar livre há-de chegar o dia e muito ajudam as dicas de tópicos como este 8)
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes