A minha transformação

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

A minha transformação

Mensagempor erebrus » sábado jun 22, 2013 8:47 am

Boas,
Aproveito a oportunidade para partilhar neste fórum algumas fotos e descrições da transformação que efectuei duma carrinha em AV.
Quis embarcar neste projecto, porque tinha requesitos muito específicos para a minha AV e ao mesmo tempo também não queria gastar muito dinheiro.
Os meus objectivos eram:
- A carrinha deveria ser o mais pequena possível (mais prática de manobrar, estacionar e levar off-road) mas suficientemente grande para os restantes requesitos.
- A carrinha deveria ser um model fiável e não problemático de arranjar (por exemplo, torna-se difícil arranjar peças para carrinhas renault passados alguns anos)
- Não preciso de mais de dois lugares
- A carrinha deve ter casa de banho com chuveiro
- A cama deve estar encostada às portas de trás e estas devem poder abrir-se
- O interior da carrinha não deve ser muito apertado, mas deve ter capacidade de armazenamento aceitável
- Se possível, evitar instalação de gás

Estes requesitos não são necessáriamente iguais aos da maioria (nomedamente o tamanho), por isso a transformação não seria para todos.

Agora a carrinha.
Comprei uma ford transit de 2000, com 100 KKm, de comprimento médio (5.20m) mas tecto alto. É tracção atrás, porque foi a que arranjei, mas isso rouba 10-13cm de altura interior. É uma carrinha fiável, consumo aceitável e fácil/barata de arranjar em qualquer sítio.

Água
-Depósito principal de 70L ligado ao lava loiças
-Sanita Portátil
-Depósito auxiliar de 20L com chuveiro portátil 12V
- 2 fogões portáteis com garrafas de butano de 250g (1.4€ cada). Serão substitúidos por um fogão duplo que usa as mesmas garrafas
- Frigorifico 43L de 220V a funcionar com conversor activado pelo termostato (tal como a solução do companheiro DaniBeja)
-2xbaterias AGM 100ah
-conversor 2000W
-2 paneis solares a instalar
-Painel de controlo
-Sistema ligado à ignição que coloca as baterias em paralelo só quando a carrinha está em andamento.
-Sofá em L, que se expande em cama de 1.8m por 1.2m (podia ter 2m de comprimento, mas 1.8m é suficiente para mim)
-Bastante espaço de arrumação debaixo da cama, no móvel de cozinha e acima da cabine
-Claraboia com ventilador
-Luzes de led, 8+3.6W
-Rádio novo, com controlo remoto
-Lotação 2 pessoas
-Isolamento a lã de roxa nas paredes e airtec no tecto.

Creio que os aspectos mais questionáveis são o da lotação e o depósito separado para chuveiro. A lotação foi um compromissio necessário, para ter um WC completo numa carrinha tão pequena. O depósito separado foi para permitir alguma flexibilidade no aquecimento de água para o chuveiro. O depósito será pintado de preto e poderá assim usar energia solar para aquecimento. De Inverno - altura em que a carrinha não deverá ser muito usada - a solução de "remendo" será aquecer a água no fogão e colocar no depósito auxiliar. Ambas as soluções só são possíveis com um depósito pequeno.
O WC na foto parece pequeno, mas tem 95x70cm, o que até não é nada mau para o tamanho da carrinha.

Preço, fora os paneis que ainda não estão instalados, o preço aproximado desta transformação ficou em:
-carrinha 3100€
-arranjos à carrinha 400€
-IA e IMTT - 2750€
-transformação - 4000€ (a estrutura dos móveis foi feita por encomenda, o resto foi montado por nós)

No fim, deu muito trabalho, principalmente ao meu pai que é quem mais se ajeita com estas coisas, e demorou algum tempo (6 meses) mas estamos muito satisfeitos com o resultado.

Espero que este exemplo sirva de inspiração a outros colegas :)

Aqui ficam as fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: A minha transformação

Mensagempor bornes » sábado jun 22, 2013 10:59 am

Boas caro colega,
pelo preço que ficou, dava para comprar uma ´com todas as comodidades.
Não fosse como diz pelas suas razões especificas e diria que ficou a preço de ouro essa carrinha.
Quanto ao ter agua quente, porque não usa a agua do radiador com uma serpentina dentro do deposito para aquece-la?
E também pode meter uma resistência de 12V dentro do deposito, existem muitas coisas para fazer agua quente, até do tubo de escape se faz agua quente, mas dá mais trabalho.
Mas parabéns, agora tem uma AV.
Abraço
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: A minha transformação

Mensagempor erebrus » sábado jun 22, 2013 11:51 am

bornes Escreveu:Boas caro colega,
pelo preço que ficou, dava para comprar uma ´com todas as comodidades.
Não fosse como diz pelas suas razões especificas e diria que ficou a preço de ouro essa carrinha.
Quanto ao ter agua quente, porque não usa a agua do radiador com uma serpentina dentro do deposito para aquece-la?
E também pode meter uma resistência de 12V dentro do deposito, existem muitas coisas para fazer agua quente, até do tubo de escape se faz agua quente, mas dá mais trabalho.
Mas parabéns, agora tem uma AV.
Abraço


Boas,
Devo dizer que não encontrei nada no mercado nacional que se aproximasse a nível de preço. Só carrinhas muito mais velhas (e mais velhas que 2000 faz uma grande diferença a nível dos motores disponíveis). Aliás, transformações (fora o preço da carrinha) costumam ficar a 11-17 mil euros por cá.
Lá fora há mais opções, mas é preciso pagar os 30% de IA à mesma mais ir buscá-la e esperar que esteja tudo bem. Para uma carrinha de 2000 - principalmente AVs com WC completo - não vi nada que ficasse ao mesmo preço, muito menos mais barato, por isso fico curioso onde é que é possível comprar uma com todas as comodidades (e não muito velha) por este preço.

Abraço
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: A minha transformação

Mensagempor bornes » sábado jun 22, 2013 1:00 pm

Hoje em dia, quem procurar encontra coisas boas e baratas.
Pela minha dethleffs integral de 95 com 80 000, dei 16 000, em muito bom estado, sem podres nenhuns. Apanhei um tipo teso.
Depois é que me deu para a melhorar e então gastei o dobro, mas isso porque quis.
Quanto a carrinhas, o que não falta aí é carrinhas quase novas e quase de graça. Basta ter tempo e disponibilidade.
Ainda á uns 6 meses, um tio meu que deixou as feiras, uma ford de 2003, das compridas e para a despachar vendeu-a por 2500€, já que ninguém lhe dava nada por aquilo.
Não há dinheiro, não há negócios.
Não se compra nem se vende nada neste país. É que quando tal nem de graça se quer as coisas, já que dado fica caro.
Mas lá está, como disse, é á sua maneira e sua especifidade. Eu, no seu lugar, se fosse para fazer uma AV, eu a fazer, tinha tirado o modelo das "possl". Tem paginas repletas de plantas e então, faria uma coisa parecida para ter mais comodidade e espaço. Usaria contraplacado e não madeira maciça. Já que vai meter painéis solares, teria agua quente e fria sempre e nada de andar a aquecer agua no fogão para tomar banho. Assim é bom para uns dois ou três dias, porque se for para fazer semanas irá cansar desse sistema e daqui a algum tempo anda com mudanças do sistema.
Eu sei o que é isso, porque já tive 2 VW transportes novas só para andar a passear e todos os dias chateava-me com o fazer a cama e ter de andar com berliques e berloques.
Não é preciso ir lá fora para comprar alguma coisa, cá dentro também tem de tudo. De estiver atento tanto na net, como nos jornais, até um amigo, encontra de tudo o que queira a preços melhores que lá fora. Claro, há também muita coisa que vale a pena, mas veículos e coisas do género. Cá estão a preço da chuva.
Uma vez estive para fazer uma AV e até tinha comprado uma iveco, sabe como é que eu estava para fazer? Ir á Alemanha, comprar uma autocaravana velha e tirar as coisas para a AV. Ficaria muito mais bem servido.
Mas pronto. Cada um seu gosto. Não estou aqui a dizer que está mal feito, mas só acho que com o dinheiro que gastou, dava para comprar uma já toda equipada e não precisava de tanto trabalho.
Só lhe posso desejar boas viagens e que goze a vida em pleno.

Abraço e para a frente
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: A minha transformação

Mensagempor erebrus » sábado jun 22, 2013 3:01 pm

Ah, mas 16K é bem mais de 10K :) E 1995 é diferente de 2000 - por ex. os motores são bem diferentes a nível de consumo, potência e qualidade. Eu tive atento durante muito tempo e não encontrei nada 2000 em diante a preços comparaveis. Agora, se quisesse uma AC de 1995 bem equipada, sim arranjava mais barato. Agora, uma AV com WC, de 2000 em diante, bem equipada e transformada com qualidade...aí já não é simples. E claro, se tiver em conta os meus requesitos, mais complicado fica. Mas por outro lado, sei que aqui no forum a maioria prefere ACs e não AVs. E todos temos gostos diferentes claro, eu para já ainda prefiro ter a opção de não ter a cama feita, porque valorizo mais a possibilidade de espaço interior do que o trabalho de fazer a cama, mas quem sabe com o tempo mudarei.

Quanto a carrinhas normais, são fáceis de arranjar sim - vi muitas a preços interessantes - mas um pouco mais difícil arranjar carrinhas de tamanho médio e tecto alto, normalmente ou são pequenas e baixas, ou compridas e altas. Nenhuma das quais me interessava. Mas sim, com tempo e paciência até podia ter arranjado uma melhor, ainda que esteja satisfeito com esta.

Eu também usei contra-placado, só usei madeira maciça na estrutura dos móveis, porque assim foi mais fácil e barato mandar fazer. Também pensei em comprar uma AC para peças, mas quando o espaço é limitado (por exemplo numa AV deste tamanho), não é qualquer "peça" que dá. Porém, há um site espanhol (lulukabaraka mencionado aqui umas quantas vezes) que envia para toda a peninsula e tem preços extremamente baixos (às vezes na ordem de metade dos preços de cá) e portanto acabou por ser mais interessante, porque permitiu-me gastar relativamente pouco dinheiro e ter o exacto para as minhas necessidades - e nem ter o trabalho de procurar e ir buscar uma AC. Por exemplo, nem sequer a possl tem modelos tão pequenos como o da minha carrinha, por isso o layout e as peças tiveram que ser escolhidos cuidadosamente.

Mas o sistema do chuveiro ainda será aperfeiçoado sim. A minha anterior usava o radiador. Esta ainda vou estudar qual o melhor sistema, mas isso acontecerá melhor com a utilização.

De qualquer forma, muito obrigado pelas sugestões. São certamente válidas e, na sua grande maioria, foram consideradas por mim a certo ponto deste processo, mas quando realmente se coloca algo em prática, apercebemo-nos que algumas ideias são melhores na teoria do que na prática. Para mim, foi certamente uma experiência na qual aprendi muito. O pior foi mesmo lidar com a burocracia envolvida no processo de transformação e legalização da carrinha. Isso sim foi chato. O resto, concordo tudo depende dos requesitos de cada um. Não foi por acaso que apesar de já ter pensado fazer algo assim antes, primeiro preferi comprar uma AC bem equipada e já pronta a um preço barato. Depois de a usar e desenvolver ideias concretas do que é que eu gostaria é que embarquei nesta aventura.

Cumprimentos.

C



bornes Escreveu:Hoje em dia, quem procurar encontra coisas boas e baratas.
Pela minha dethleffs integral de 95 com 80 000, dei 16 000, em muito bom estado, sem podres nenhuns. Apanhei um tipo teso.
Depois é que me deu para a melhorar e então gastei o dobro, mas isso porque quis.
Quanto a carrinhas, o que não falta aí é carrinhas quase novas e quase de graça. Basta ter tempo e disponibilidade.
Ainda á uns 6 meses, um tio meu que deixou as feiras, uma ford de 2003, das compridas e para a despachar vendeu-a por 2500€, já que ninguém lhe dava nada por aquilo.
Não há dinheiro, não há negócios.
Não se compra nem se vende nada neste país. É que quando tal nem de graça se quer as coisas, já que dado fica caro.
Mas lá está, como disse, é á sua maneira e sua especifidade. Eu, no seu lugar, se fosse para fazer uma AV, eu a fazer, tinha tirado o modelo das "possl". Tem paginas repletas de plantas e então, faria uma coisa parecida para ter mais comodidade e espaço. Usaria contraplacado e não madeira maciça. Já que vai meter painéis solares, teria agua quente e fria sempre e nada de andar a aquecer agua no fogão para tomar banho. Assim é bom para uns dois ou três dias, porque se for para fazer semanas irá cansar desse sistema e daqui a algum tempo anda com mudanças do sistema.
Eu sei o que é isso, porque já tive 2 VW transportes novas só para andar a passear e todos os dias chateava-me com o fazer a cama e ter de andar com berliques e berloques.
Não é preciso ir lá fora para comprar alguma coisa, cá dentro também tem de tudo. De estiver atento tanto na net, como nos jornais, até um amigo, encontra de tudo o que queira a preços melhores que lá fora. Claro, há também muita coisa que vale a pena, mas veículos e coisas do género. Cá estão a preço da chuva.
Uma vez estive para fazer uma AV e até tinha comprado uma iveco, sabe como é que eu estava para fazer? Ir á Alemanha, comprar uma autocaravana velha e tirar as coisas para a AV. Ficaria muito mais bem servido.
Mas pronto. Cada um seu gosto. Não estou aqui a dizer que está mal feito, mas só acho que com o dinheiro que gastou, dava para comprar uma já toda equipada e não precisava de tanto trabalho.
Só lhe posso desejar boas viagens e que goze a vida em pleno.

Abraço e para a frente
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: A minha transformação

Mensagempor Luismbmp » sábado jun 22, 2013 9:03 pm

Boas amigo erebrus,
o amigo ja viu as fotos da minha AV, gastei 15000 numa carrinha com 7,20m e 17,2m3

A sua carrinha o maximo que gastava era uns 8500€, mais os 3100€ do valor da carrinha, faça as contas :) e a qualidade de transformação nada tem a ver com a sua transformação, desculpe a minha sinceridade, mas é verdade.


Neste trabalho o amigo não gastava mais de 8500€ ja com legalização e tudo.
E posso dizer o que levava:
-boiler 10l
-fogao 2 bicos
-lava loiças
-frigorifico 12v/220v/gaz
-wc com duche agua quente e sanita cassete thetford c200
- 1 cama casal
-mesa
- bases giratorias dos bancos
- deposito agua limpa 80l
-deposito agua suja 80l
- luzes led
-painel instrumentação cbe
- bomba agua de alto rendimento
- 1 claraboia
- janelas dometic
- 1 bateria 100amp AGM

Veja:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... jUb0#at=83

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: A minha transformação

Mensagempor erebrus » domingo jun 23, 2013 7:42 am

Companheiro, faça as contas por favor, diz que não gastava mais que 8500€, mas eu gastei bem menos que isso. Foram 10K já com a carrinha (3100+400 de reparações). Por isso, transformação e legalização 6500 euros que é menos do que 8500€. Aliás, eu fiz um pedido inicial de orçamento para a transformação, creio que no mesmo sítio onde transformou a sua, e garanto-lhe que não consegue uma transformação destas por 8500€, simplesmente porque os preços de equipamentos são mais caros e a mão de obra é muito cara. Como disse noutra mensagem, estudei as várias opções antes de embarcar nesta direcção.
Eu vi a sua transformação, que é mais classica em relação aos gostos do fórum (é maior e mais parecida a uma AC). A minha carrinha tem menos 2m que a sua, exactamente porque não quis uma carrinha grande. Por isso sacrifiquei um banco atrás - porque não preciso - e tenho uma carrinha que posso fácilmente levar a estacionar em qualquer sítio. Além disso, a minha carrinha, com depósitos cheios, fica nos 2400kg por isso repare na diferença! Não há problemas na inspecção, os consumos - principalmente em serra - são mais baixos e o desgaste no chassi é muito inferior. Espero que o chassi da sua carrinha tenha sido reforçado, porque o que não faltam são casos de AVs pesadas cujo chassi começa a acusar o peso constante passados alguns anos.

De qualquer forma, para esclarecer dúvidas, vamos comparar equipamento. Vendo a sua lista item por item:
-boiler 10l <-- talvez pondere adquirir um no futuro, tenho um em vista por 180€
-fogao 2 bicos - tenho 2 fogões de um bico, e vou trocar por um de 2 bicos
-lava loiças - também tenho
-frigorifico 12v/220v/gaz - não quero fogão a gás, foi uma escolha que fiz não ter gás na carrinha, tenho um só a electricidade e arrefece melhor do que um frigo desses - que já tive no passado.
-wc com duche agua quente e sanita cassete thetford c200 - o boiler referido cobriria água quente, a sanita cassete tlv ponderere numa próxima transformação, mais 300€
- 1 cama casal - também tenho
-mesa - também tenho
- bases giratorias dos bancos - como não tenho a mesa à frente, não me interessa, mas vi e ficaria em cerca de 350€
- deposito agua limpa 80l - tenho 70+20=90L
-deposito agua suja 80l - tenho só 70L
- luzes led - tenho tudo em leds de alto rendimento, 3.6W+7W,2W, tenho tanta luminosidade como em casa.
-painel instrumentação cbe - tb tenho o cbe100
- bomba agua de alto rendimento - tb, a bomba tem pressão muito forte, nunca sequer chego a ligar a metade
- 1 claraboia - também tenho, transparente e e com ventilador
- janelas dometic - não quis por janelas, porque quero que a carrinha não pareça muito uma AC
- 1 bateria 100amp AGM - tenho 2 destas, mais conversor 2000W, mais uma instalação eléctrica melhor do que qualquer carrinha que encontre (o meu pai é electricista e não brinca em serviço, não é por acaso que estão ali 2 quadros de controlo além do cbe)

Assim sendo, mesmo que quisesse acrescentar tudo o que a minha não tem repare que gastaria menos de 1000€ extra, e continuaria abaixo dos 8500€ que disse que mencionou e certamente muito abaixo dos 15000€ gastou na sua transformção.. Assim sendo, não compreendo o seu comentário ou comparação em relação ao valor.

Já tive uma outra AV, equipada de forma mais standard. Foi com base nessa experiência que quis algo diferente. Todas as peças que estão na minha carrinha foram escolhidas a dedo e de alta qualidade. Todos os detalhes de layout foram escolhidos por mim ao promenor para a minha utilização, com base na experiência passada. A montagem não está certamente ao nível de absolutos profissionais, mas ainda assim, já mostrei a profissionais que fazem transformações e ficaram impressionados.
Alguns detalhes de acabamentos, mais a falta de boiler e WC cassete, admito que poderiam ser melhorados, mas eu não quis gastar 15000€, gastei 6500€ e mesmo que queira melhorar esses detalhes no futuro, não gastarei muito mais do que já gastei. Assim sendo, para o meu gosto, eu não pagava mais 8500€ (15000€-6500€) nem sequer pagava mais 3000€, para ter uma transformação como a sua, porque desculpe a sinceridade, mas não ficaria muito satisfeito com uma transformação como a sua.

Opiniões cada um tem a sua e são todas diferentes. O importante é que eu esteja feliz com a minha escolha e o senhor com a sua. Só não concordo é com os comentários em relação a valores, porque me parecem matematicamente incorrectos.

Cumprimentos

Luismbmp Escreveu:Boas amigo erebrus,
o amigo ja viu as fotos da minha AV, gastei 15000 numa carrinha com 7,20m e 17,2m3

A sua carrinha o maximo que gastava era uns 8500€, mais os 3100€ do valor da carrinha, faça as contas :) e a qualidade de transformação nada tem a ver com a sua transformação, desculpe a minha sinceridade, mas é verdade.


Neste trabalho o amigo não gastava mais de 8500€ ja com legalização e tudo.
E posso dizer o que levava:


Veja:
http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... jUb0#at=83

Abraço
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: A minha transformação

Mensagempor bornes » domingo jun 23, 2013 10:49 am

Boas colegas,
eu ainda continuo na minha, por esse preço fazia uma AV de luxo.
Mas como diz, cada qual seu gosto. Eu não me refiro mandar fazer, fazia eu.
Para fazer o que fez, não precisava de andar com papeis para a reconversão para AV, deixava a papelada como estava. Eu como disse, já tive 2 VW´S e eu modifiquei tudo, tinha também duche/WC e nunca as mudei para AV. Mais, quando não andava a fazer turismo, tirava tudo e ficava a carrinha normal. A policia nunca implicou com nada, já que era tudo removível e andava com as faturas na mesma. Conforme fez, além de gastar uma fortuna, a única coisa que se aproveita daí é a base do chuveiro :oops: , já que o resto é tudo na base do remedeio.
Pena eu não ter fotos das minhas carrinhas, senão via o trabalho feito. E não precisei de mandar fazer, fiz eu. Nada mais fácil que fazer essas coisas. Na minha integral, eu modifiquei os móveis quase todos, tudo novo e fui eu que fiz. Se quiserem ver é só mandar o vosso mail e eu envio as fotos. A única coisa que não fiz, foi estufar os estofos da célula e tudo o que tinha velho. A única coisa velha é a estrutura e motor(e eu), de resto foi tudo mudado, por mim... claro. E foi mudado por carolice, porque não precisava. Mas gosto das coisas á minha maneira.
Quero ver quando passar uma noite no verão como é que acorda, se é que acorda... sem janelas, sem respiros. Isso deve ser um forno.
Mas companheiro, como diz, gostos não se discutem.

Abraço e na próxima se precisar de umas dicas é só falar.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: A minha transformação

Mensagempor bornes » domingo jun 23, 2013 11:08 am

Outra coisa que não mencionei, para que são 2 painéis electricos?
Vai aí ligar o quê?
Eu só vejo um frigorifico que qualquer inversor era capaz de alimentar.
Para quê um inversor de 2000W? É de onda pura? Vai alimentar o quê?
Na minha ac, tenho 400Amp em baterias, 2 painéis de 100W cada, um inversor de onda pura de 2000/4000. Mas tenho o frigorifico, micro-ondas, ar condicionado, maquina de café , ventoinha, aspirador, tudo a trabalhar a 220V e por vezes mais que uma coisa ligada.
Agora na sua carrinha, só vejo o frigorifico. Além de ter ficado feio, para que servem essas caixas electricas? Não seria melhor tê-las metido dentro do armário?
Mas a pergunta mantem-se, vai ligar aí o quê para ter essa central?
Dentro de uma ac, o mais importante é ter um disjuntor diferencial, 2 ou 3 tomadas. Depois se tiver ar condicionado, um diferencial só para isso e outro para o resto das tomadas. Também pode ter um diferencial se tiver o inversor ligado á rede. De resto não vejo para que sirva essa central.
Outra coisa que eu meti na minha foi um cabo terra, daqueles que vai se zorro no chão. Pode não servir de nada, mas ao menos é uma descarga de consciência.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: A minha transformação

Mensagempor spedy » domingo jun 23, 2013 11:20 am

erebrus Escreveu:Opiniões cada um tem a sua e são todas diferentes. O importante é que eu esteja feliz com a minha escolha e o senhor com a sua.

Cumprimentos


Não podia estar mais de acordo com o companheiro, realmente o mais importante é estarmos contentes com as nossas :D

Desde já o felicito pela coragem de ter lançado mãos à obra e ter ficado conforme o idealizado.

Cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: A minha transformação

Mensagempor erebrus » domingo jun 23, 2013 11:30 am

Boas,

Sou do Algarve e já experimentei. Não é de todo um forno. As paredes e tecto têm bom isolamento térmico e a claraboia dá alguma ventilação. Aliás, quando instalar o painel solar, quando as baterias estiverem carregadas, o excedente irá directamente para o ventilador, o que vai manter carrinha a uma boa temperatura mesmo durante um dia de verão. O Prius dum amigo meu tem um sistema desses e funciona muito bem. De qualquer forma, se vier a achar necessário, deixei a porta lateral preparada para uma janela. Mas a outra AV que tinha tinha bastantes janelas, mas tinha-as sempre fechadas e usava só a claraboia (que era mais pequena que esta e sem ventilação), por isso dúvido que venha a mudar de ideias.

Sei que podia correr o risco de não a ter legalizado, mas eu viajo muito fora do país e lá fora o risco e consequências são maiores. Mesmo em Portugal...há muitos que nunca tiveram problemas e muitos que tiveram. Depende da sorte dos polícias que se apanham. Eu prefiro tê-la legalizada e só a uso mesmo para turismo e para trabalhar da praia.

Agora, se é possível fazer algo "melhor" (logo aqui entramos na área da subjectividade) com 4000€ (já que não consideramos a legalização), claro que há sempre pessoas com mais jeitinho :) Eu certamente não tenho muito, por isso é que tive ajuda. :) Mas dizer que TODA esta solução (fora a base do chuveiro) é mero "remedeio"...enfim...é a sua opinião. Já me a querem comprar muito mais do que gastei nela, por isso, há certamente quem discorde.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: A minha transformação

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 23, 2013 11:33 am

Boa tarde, :mrgreen:

E o cão...ninguém muda o cão?!?! parece-me um bocado rafeirote!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu por mim com o dinheiro que gastou não tinha nada menos que um destes...!!! :lol: :lol:

Imagem

E já agora se o erebrus não se chatear...acho aquele serviço de jantar em plástico muito pindérico...para o dinheiro que gastou...eu não tinha menos que um serviço destes da Vista Alegre... :lol: :lol:

Imagem

Erebrus se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se!!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: A minha transformação

Mensagempor spedy » domingo jun 23, 2013 11:43 am

Está visto que o companheiro Luis nao sabe o que é escovar um animal... Esperemos um pouco e a nossa companheira especialista na area ja lhe da umas dicas... :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: A minha transformação

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jun 23, 2013 11:53 am

Para mim era um destes...a pilhas!!! :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: A minha transformação

Mensagempor erebrus » domingo jun 23, 2013 12:00 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde, :mrgreen:

E o cão...ninguém muda o cão?!?! parece-me um bocado rafeirote!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu por mim com o dinheiro que gastou não tinha nada menos que um destes...!!! :lol: :lol:

Imagem

E já agora se o erebrus não se chatear...acho aquele serviço de jantar em plástico muito pindérico...para o dinheiro que gastou...eu não tinha menos que um serviço destes da Vista Alegre... :lol: :lol:

Imagem

Erebrus se os conselhos fossem bons não se davam, vendiam-se!!! :wink:

Um abraço,


Ahah! Tem razão companheiro. Amanhã vou já ao canil tentar adoptar um desses! Olhe que era capaz de deixar menos pelo que o meu!
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes