Quizz - Passatempo 13

Zona destinada ao convívio entre os participantes.

Mensagempor Luis Camelo » domingo jun 03, 2007 10:01 pm

Olá ompanheiro Mcas:
A resposta estava certa, pois isto foi uma questão de bairrismo. :P
Pois as Fréguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira compõem a
Cidade de Matosinhos, só temos o Rio Leça e a Ponte Móvel a
dividir-nos. :cry:
Por falar na ponte, ela está a ser aumentada para passarem barcos
mais largos, vai ficar um espectáculo :roll:
Um Abraço

Porcina e Luis Camelo
Challenger G36
Avatar do Utilizador
Luis Camelo
 
Mensagens: 249
Registado: terça nov 15, 2005 11:06 pm
Localização: Leça da Palmeira

Mensagempor João » domingo jun 03, 2007 10:47 pm

A esta não respondo porque era concorrência desleal. O carro que se vê á frente do Duarte é o meu!
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Marcos miliários

Mensagempor Mcas » domingo jun 03, 2007 11:51 pm

Vivam!

Além da Challenger, claro!, o interessante da fotografia são os cilindros em pedra na parte esquerda. Trata-se de marcos miliários, assim chamados por indicarem as milhas entre dois pontos, neste caso entre duas cidades. Naquele ponto, julgo tratar-se, salvo outra e melhor opinião, entre Braga e Astorga, passando por Lugo. Cada marco valia mil passos (cerca de 1480m que é, ainda hoje, o comprimento de uma milha terrestre).
Os marcos miliários indicavam a milha respectiva (de...para) além do nome do imperador e seus títulos, do administrador de província ou quem o tinha mandado pôr ali. A colocação de vários marcos no mesmo sítio justifica-se com as diferentes obras feitas na via em tempos diferentes. O nome do imperador, por exemplo, serve para datar historicamente o marco. Há quem diga que eram também um forma habilidosa de os administradores regionais deixarem para o futuro o testemunho do seu título e da sua obra. Vaidosos , hem? Nada de invulgar. Hoje os nossos políticos e Presidentes de Câmara fazem o mesmo: rotundas, recintos desportivos com o seu nome, fundações...
Só para terminar: 80% dos marcos miliários da península encontram-se a norte do rio Douro. Já era o empreendorismo do norte, carago!!
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor Mario » segunda jun 04, 2007 9:08 am

Duarte o local onde está na foto em concreto não identifico(estrada XVIII??) mas parece-me Gerês,a via ao longo da qual aparecem os marcos tem a designação de Geira Romana ligava Braga a Astorga.
Veremos se o meu palpite estará correcto.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Duarte » segunda jun 04, 2007 2:48 pm

Olá Boa Tarde
Como foi dito por Mcas tratam-se de marcos miliários, mas na minha opinião embora tenha assinalado o local quem respondeu exactamente ás questoes foi o companheiro Mário

- Gerês
-Geira Romana ou Via Nova

podem consultar este site pois tem lá informação sobre o assunto que acho muito interessante

http://geira.cm-terrasdebouro.pt/main.aspx?menu=20


Acho que Mcas não se vai importar de dar a vez ao Mario pois foi mais objectivo nas suas respostas.

Muito me agrada que o passatempo Quizz o qual foi lançado por mim (mas que foi uma ideia retirada de outro forum) verdade seja dita, esteja de boa saúde cada vez com mais participantes e que haja cada vez mais cultura neste forum!!

Mario venha lá com mais uma foto

Saidações Rolantes

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Mario » segunda jun 04, 2007 3:20 pm

Duarte realmente este passatempo é muito interessante e não pensem que é por ganhar a corrida não se trata disso,também óbviamente não sei a resposta de caras...mas com algum conhecimento do terreno,mais algum teórico aliado ao prazer da busca que contribui para um melhor conhecimento do meio em que nos movimentamos.
Lanço daqui um repto aos restantes companheiros não tenham medo de arriscar aqui ninguem perde todos ganham mesmo aqueles que não acertam,para mim é um prazer a participação do máximo de companheiros(masculino e feminino) nesta iniciativa.

Aquele abraço

Mário

Mais logo colocarei a minha foto.
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Mario » segunda jun 04, 2007 5:57 pm

Companheiros o quizz 13 para quem é supersticioso pode não ser o ideal mas pode ter alguma relação com a foto postada.

Vamos lá puxar por essas centralinas para obter o máximo de potencia.

Qual a localidade?

Qual a designação do edifício?

Imagem

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor EMAN » terça jun 05, 2007 12:34 pm

Boas

Por acaso esta mansão não se situa pelo concelho de Celorico da Beira ou algures pelos arredores?

Não me é estranha, só que neste momento a minha "retina" não está a aceder ao azimute :D .

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor Mario » terça jun 05, 2007 1:06 pm

Eman o seu palpite não se revela correcto no entanto é esta a atitude,arriscar esteja atento á dica de introdução se a decifar irá descobrir rápidamente para já uma pequena ajuda situa-se mais a norte.
Obrigado pela resposta.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor fluis » terça jun 05, 2007 1:32 pm

Boa tarde,

Mário

:idea: Vilar de Perdizes, edificio "O Paço". :?:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Teresa » terça jun 05, 2007 1:38 pm

Se a foto anterior ligava Braga :arrow: a Astorga,por aqui já passaram peregrinos para Santiago...

Esta Aldeia tem a particularidade de possuir umas placas publicitárias muito curiosas :?


Saudações

Teresa
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Mario » terça jun 05, 2007 2:29 pm

Fluis,a sua resposta está certa.Parece-me que a dica inicial se ajusta na perfeição á localidade pois Vilar de Perdizes é uma localidade unica,conforme referiu a Teresa as placas lá não anunciam coisas ou artigos convencionais,mas não há nada como fazer uma visita ao local,mais uma das muitas coisas boas que este nosso Portugal nos oferece.
Quanto á centralina está no ponto,parabéns.

Coloque a sua foto.

Aquele abraço.

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Anterior

Voltar para Sala de Convívio

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes