Legalização AutoVivenda

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » quinta ago 02, 2012 1:53 pm

Boa tarde,

Como disse na minha apresentação estou a tentar juntar o máximo de informação para poder transformar um furgão (ligeiro de mercadorias) em autovivenda... pois é... necessito da ajuda dos amigos deste forum...

Qual o metodo mais vantasojo a nivel economico?
-Comprar um furgão usado nacional e legalizar em autovienda?
- O negocio que tenho em mente é uma fiat ducato de 2007
- Qual o Valor aproximado que vou ter que pagar de IA pela passagem de mercadorias para autovivenda?

-Compar um furgão importado e legalizar para autovivenda?
- O veiculo é semelhante ao anterior
- Qual o Valor aproximado que vou ter que pagar de IA pela passagem de mercadorias para autovivenda?


- Em ambas as situação como evolui o processo?
- Compro - legalizo de mercadorias para passageiros - transformo - legalizo de passageiros para autovivenda
ou
- Compro - transformo - legalizo de mercadorias para autovivenda?

Agradeço todas as informações

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor João Morgado » quinta ago 02, 2012 2:15 pm

Companheiro Ricardo

A última hipótese que apresenta é a que corresponde à realidade (compra, transforma e legaliza), mas devo lembrá-lo que para legalizar a transformação tem de apresentar um projecto, como se de uma casa se tratasse e isso deverá ser feito por uma pessoa capacitada para o fazer. Quanto aos valores a pagar não lhe sei responder. Também não sei o que está a pensar fazer, se é o companheiro que transforma ou se vai mandar executar o trabalho e nesta última situação a empresa que transformar trata de tudo. Acrescento ainda que se fizer, por mais habilidoso que possa ser, nunca ficará igual a se mandar fazer pois há sempre pormenores que a experiência esconde e se mandar fazer, pelo preço final que tiver que dispender é capaz de encontrar uma usada. Pense bem e veja todos os prós e contras antes de avançar.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » quinta ago 02, 2012 2:39 pm

João Morgado Escreveu:Companheiro Ricardo

A última hipótese que apresenta é a que corresponde à realidade (compra, transforma e legaliza), mas devo lembrá-lo que para legalizar a transformação tem de apresentar um projecto, como se de uma casa se tratasse e isso deverá ser feito por uma pessoa capacitada para o fazer. Quanto aos valores a pagar não lhe sei responder. Também não sei o que está a pensar fazer, se é o companheiro que transforma ou se vai mandar executar o trabalho e nesta última situação a empresa que transformar trata de tudo. Acrescento ainda que se fizer, por mais habilidoso que possa ser, nunca ficará igual a se mandar fazer pois há sempre pormenores que a experiência esconde e se mandar fazer, pelo preço final que tiver que dispender é capaz de encontrar uma usada. Pense bem e veja todos os prós e contras antes de avançar.

Saudações


Obrigado pelo esclarecimento... como disse neste momento estou só a juntar toda a informação possivel para poder fazer uma avaliação concreta da realidade.
Tenho as várias possibilidades em jogo e com o esclarecer das duvidas vou eliminar as que são menos vantasojas.

A minha primeira ideia era comprar um furgão nacional, tratar do projecto e ir fazendo a transformação (com tempo que os € não abundam) e quando estivesse pronto concluir com a legalização, mas a duvida que existe é se isso é possivel. Não sei como se procede com a parte da papelada (tb não há muita ajuda na net)

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor João Morgado » quinta ago 02, 2012 2:45 pm

Rsergio Escreveu:A minha primeira ideia era comprar um furgão nacional, tratar do projecto e ir fazendo a transformação (com tempo que os € não abundam) e quando estivesse pronto concluir com a legalização, mas a duvida que existe é se isso é possivel. Não sei como se procede com a parte da papelada (tb não há muita ajuda na net)


Ricardo, ser possível é só não pode ou pelo menos não deve é circular com ele enquanto não estiver concluída a transformação, pois uma vez que o real não corresponde ao livrete fica sujeito a multa e não sei se apreensão.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor fluis » quinta ago 02, 2012 2:56 pm

Boa tarde,

Houve um membro do nosso fórum (falcao azul) que abraçou o projecto de transformar um furgão, parece-me contudo que ele se encontra ausente do nosso convívio há já algum tempo, veja estes tópicos, pode ser que os mesmos o ajudem de algum modo:

http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=1684

http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=1683

http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?f=20&t=419

Contudo, tal como refere o companheiro João Morgado, parece-me que a partir do momento em que iniciar a transformação só poderá circular depois do projecto concluído e aprovado.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » quinta ago 02, 2012 3:22 pm

a ideia de circular está fora de questão... a situação em questão é a ordem de tarefas a efetuar... No pais vizinho há muita gente a fazer transformações (muita mesmo) aqui nem por isso, ou não se dão ao trabalho ou preferem pagar e não se chatear ou, e deve ser a principal razão, com as leis e tempos demorados para aprovações mais vale comprar feito...

Abraço

Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » quinta ago 02, 2012 8:54 pm

mais informação que pode servir para futuros projetos
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Mercadoriaspassageiros/Paginas/TransformacaoMercadoriaSemPassageiros.aspx

Vou fazer um resumo por esquema e apresenta-lo quando estiver pronto

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Acácio Gomes » quinta ago 02, 2012 9:42 pm

Transformei uma Renault Master L3H3 de 2007 acabada e legalizada em junho deste ano e gastei aproximadamente 2000€ em IMTT e ISV
cumprimentos
Acácio
Imagem
Acácio Gomes
 
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » sexta ago 03, 2012 4:05 pm

Acácio Gomes Escreveu:Transformei uma Renault Master L3H3 de 2007 acabada e legalizada em junho deste ano e gastei aproximadamente 2000€ em IMTT e ISV
cumprimentos
Acácio


era um furgão desse genero que estava na ideia... ou L3H3 ou H2...
Pelo que tenho pesquisado ainda não tinha obtido um valor tão alto. Como lhe deu esse valor?

As contas que fiz para um fiat ducato 2.3cm3 de 2007 o ISV dá aprox 1200€ + 300€ projecto + 150€ IMTT = 1650€ - Falta aqui alguma coisa?

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Acácio Gomes » sexta ago 03, 2012 6:06 pm

É so acrescentar o IVA aos 1200 que já fica perto, pois é eu tambem não estava a espera de pagar IVA sobre o imposto
fui confirmar nos meus apontamentos e foi 205 para o IMTT e 1585 para a alfandega que não chega ao que eu tinha dito mas continua a ser muito
Imagem
Acácio Gomes
 
Mensagens: 20
Registado: quarta mar 16, 2011 10:46 pm
Localização: Torres Vedras

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor João Morgado » sexta ago 03, 2012 7:30 pm

Boa noite

Pelo que tenho seguido parece-me que estão a falar de furgão de mercadorias importado, será? Ou mesmo que seja de cá, tenham em atenção que um carro de mercadorias com 5 ou 6 anos já deve ter uns bons milhares de quilómetros ou então não cumpriu a sua obrigação. Fazendo apenas as contas por alto, quanto vai custar o furgão usado? Agora somem mais os cerca de 2000 € de que estão a falar e na transformação, mesmo que seja o companheiro a fazer não gasta menos de 10000 €. Tudo somado será que não encontra uma AC ou AV usada por esse valor? Pelo menos de certeza não teria tantos quilómetros e já tinha o trabalhinho feito. Pondere bem antes de avançar.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » sexta ago 03, 2012 10:22 pm

Como já tinha comentado anteriormente são essas contas que ando a fazer...
A primeira ideia constava no seguinte:

Furgão de 2007 nacional tipo Ducato, Boxer, Jumper - 10000€
Legalização 2000€
transformação 8000€
total - 20000€ - contas feitas por alto e pesquisado na net.

Agora acredito que existam opiniões diferentes e com valores diferentes mas tambem deixo uma pergunta.

Com 20000€ que autocaravana ou autovivenda compro de 2007?

obs. No forum espanhol que um amigo desta casa me indicou existem muitas transformações como as que eu tenho ideia de fazer... será que eles não tem nada que fazer ou nós é que somos preguiçosos????

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor João Morgado » sexta ago 03, 2012 11:58 pm

Rsergio Escreveu:Com 20000€ que autocaravana ou autovivenda compro de 2007?


Companheiro, só tem que ver também uma coisa, um furgão de mercadorias de 2007 terá forçosamente muitos mais quilómetros do que uma AC/AV de 2003/2004 por exemplo.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor Rsergio » sábado ago 04, 2012 10:29 am

João Morgado Escreveu:
Rsergio Escreveu:Com 20000€ que autocaravana ou autovivenda compro de 2007?


Companheiro, só tem que ver também uma coisa, um furgão de mercadorias de 2007 terá forçosamente muitos mais quilómetros do que uma AC/AV de 2003/2004 por exemplo.

Saudações


não discordo do seu ponto de visto só estou a tentar arranjar argumentos para uma decisão acertada

Mas uma AC de 2004 não se arranja facil a 20000€...

vou continuar a pesquisar

Abraço
Ricardo
Rsergio
 
Mensagens: 14
Registado: sábado jul 28, 2012 10:51 pm
Localização: Gandra, Paredes

Re: Legalização AutoVivenda

Mensagempor erebrus » sábado ago 04, 2012 11:35 am

Como alguém que ponderou fazer a transformação (e está seriamente ponderar fazer quando decidir fazer um upgrade), acho que 8000€ para a transformação é um exagero. Claro que se pode gastar 8000€, mas por exemplo, no UK há muitos que conseguem fazer uma boa transformação com 1000 libras. Claro que tal é possível porque existe por lá um mercado de usados muito maior. Ainda assim, 8000€ aqui só para quem não quer ter o esforço de procurar boas oportunidades.

As contas que tenho feitas, para uma ford transit de fins de 90 anda pelos 6000€, claro que com alguns km, mas a minha actual tem uns 300 000km e ainda dá para as curvas. Se o motor tiver em bom estado, transits e mercedes são carrinhas que são muito fáceis de fazer durar porque é fácil arranjar peças. Claro que têm menos mordomias que um furgão de 2007.

Rsergio Escreveu:Como já tinha comentado anteriormente são essas contas que ando a fazer...
A primeira ideia constava no seguinte:

Furgão de 2007 nacional tipo Ducato, Boxer, Jumper - 10000€
Legalização 2000€
transformação 8000€
total - 20000€ - contas feitas por alto e pesquisado na net.

Agora acredito que existam opiniões diferentes e com valores diferentes mas tambem deixo uma pergunta.

Com 20000€ que autocaravana ou autovivenda compro de 2007?

obs. No forum espanhol que um amigo desta casa me indicou existem muitas transformações como as que eu tenho ideia de fazer... será que eles não tem nada que fazer ou nós é que somos preguiçosos????

Abraço
Ricardo
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes

cron