Parque de Autocaravanas da Foz do Arelho

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Parque de Autocaravanas da Foz do Arelho

Mensagempor Paulo » terça jul 24, 2012 3:14 pm

Boa tarde,

Tal como já tinha sido divulgado no seguinte tópico, bem como está patente na BD de Áreas de Serviço, a Foz do Arelho tem um Parque de Autocaravanas a funcionar desde meados deste mês de Julho.

viewtopic.php?f=9&t=4077&p=41328&hilit=foz+do+arelho#p41328

O jornal Gazeta das Caldas dedica um artigo a este novo equipamento, e destaca a insatisfação de alguns autocaravanistas pelo valor que é cobrado pela pernoita/serviços.

Parece que há pessoas que não se convencem de que os locais de maior procura e com localização de eleição têm de ser pagos, uma vez que se assim não for não há rotatividade devido aos "autocaravanistas ventosa". O valor indicado é de 4,5€ por noite.

http://www.gazetacaldas.com/24289/foz-d ... caravanas/

Foz do Arelho já tem parque de autocaravanas
Publicado a 20 de Julho de 2012

O parque de autocaravanas da Foz do Arelho já se encontra a funcionar desde domingo. O espaço, situado no antigo parque de campismo junto ao cais, tem capacidade para cerca de 70 veículos e está equipado com uma área de serviço de autocaravanas que permite aos utilizadores os despejos e abastecimento de água.
A abertura oficial decorreu no passado sábado, altura em que alguns dos caravanistas presentes mostraram o seu desagrado relativamente aos 4,50 euros que terão de pagar diariamente para ali parquear. Já o director do Clube Português de Autocaravanas (CPA), Rui Narciso, diz tratar-se de um parque “muitíssimo bom” e considera que é justo o preço praticado. Oriundos de Cantanhede, João Ferreira e a esposa reservaram o último fim-de-semana de férias para estar na Foz do Arelho. Há três anos que costumam passar algum tempo nesta praia e já conheciam este parque, onde estacionavam a sua autocaravana por 1,50 euros por dia. Com as modificações realizadas pela Junta de Freguesia, que ascenderam a três mil euros, “o parque está a melhorar”, considera o visitante, mas prevê que o preço praticado agora é muito alto para as condições que tem. “Podem conseguir ter o parque cheio, mas não nesta altura porque ainda falta vedação, sanitários devidamente concebidos e iluminação”, disse o veraneante, que já antes tinha alertado o presidente da Junta de Freguesia para estas necessidades. João Ferreira é da opinião que “tinha que se dar um passo de cada vez para conseguir ter cá as mesmas pessoas”. Também Odete Brito é uma habitué daquele parque. Há vários anos que escolhe a Foz do Arelho como destino de férias e descanso porque “é um sitio sossegado e a água é calma para as crianças brincarem”. Também ela considera que o montante agora cobrado “é exagerado para as condições que o parque tem”. Com experiência em vários parques de autocaravanismo, Odete Brito revela que o preço está dentro da média, mas as condições são melhores noutros locais, dando como exemplo a oferta de electricidade e de um lugar de estacionamento garantido por dia. A veraneante passou 15 dias na Foz do Arelho e ainda tem mais 15 dias de férias para tirar em Setembro e diz que ainda vai pensar se voltará a esta zona. “Pode ser considerado barato ou caro consoante as finanças de cada um”
Opinião diferente dos utilizadores tem Rui Narciso, director do CPA, para quem o parque é “muitíssimo bom” até devido à localização que apresenta, mesmo junto à praia. O responsável considera que é uma mais valia para o autocaravanismo e prevê que, dentro de quatro meses, esteja na rota europeia como um local a ter em conta porque vai ser colocado na base de dados de localização GPS. O director do CPA diz que os preços são praticados pelo proprietário do espaço e “pode ser considerado barato ou caro consoante as finanças de cada um”, mas entende que se trata de um valor justo. Rui Narciso entende que quem usufrui do espaço tem que pagar pois trata-se de uma zona de recreio e existem alternativas para as pessoas.Rui Narciso revela que os parques de campismo têm preços muito mais elevados e apenas têm a mais o fornecimento de electricidade aos utilizadores. “Uma área de serviço destas tem muito menos custos para o utente comparado com um parque de campismo”, garantiu à Gazeta das Caldas.Actualmente em Portugal existem entre 6000 a 8000 caravanistas, dos quais 1300 são sócios deste clube. A maioria são pessoas reformadas ou com idades a partir dos 40 anos, até porque se trata de uma actividade que envolve custos de alguma monta com a aquisição do veículo. Uma autocaravana pode custar entre 50 e 150 mil euros se for nova, ou cerca de 15 mil euros já usada. Rui Narciso destacou ainda o trabalho do executivo da Junta de Freguesia na melhoria daquele espaço. “É um investimento que reverte a favor de uma autarquia que o vai utilizar no bem público”, disse, acrescentando que nunca tinha estado em nenhum parque onde as pessoas protestassem contra o pagamento da sua utilização. O presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Horta, justifica que o preço está de acordo com os valores praticados no resto do país. O investimento foi feito exclusivamente pela Junta de Freguesia, que colocou também lá os seus funcionários a trabalhar, assim como algumas pessoas que estavam a cumprir serviço comunitário ao abrigo do Instituto da Reinserção Social. O montante auferido com a utilização do parque será aplicado no funcionamento da Junta e no pagamento de um funcionário que ali estará de guarda. “O nosso objectivo foi disciplinar o auto caravanismo na freguesia, pois por vezes tínhamos locais completamente ocupados por autocaravanas, não deixando lugar para os outros veículos”, disse Fernando Horta, que promete para breve a colocação de mais postes de electricidade no parque.
Fátima Ferreira

fferreira@gazetacaldas.com

Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Re: Parque de Autocaravanas da Foz do Arelho

Mensagempor joaof » terça jul 24, 2012 3:48 pm

Boa tarde companheiros,

É de salutar a criação desta infraestrutura por parte da Junta de Freguesia, que deve ser acarinhada e utilizada pelos autocaravanistas.

Contudo, defendo que esta deve ser utilizada por vontade própria dos autocaravanista e como reconhecimento do esforço efectuado. Mas a sua utilização não deve ser obrigatória.

Por isso, causa-me alguma perplexidade a afirmação do senhor Presidente da Junta:
“O nosso objectivo foi disciplinar o auto caravanismo na freguesia, pois por vezes tínhamos locais completamente ocupados por autocaravanas, não deixando lugar para os outros veículos”.

É importante disciplinar o autocaravanismo por causa dos "autocaravanistas ventosa" e outros.

Mas e fora desse Parque?

Com observância das regras de ouro vai continuar a ser possível a prática de autocaravanismo Itinerante na freguesia?

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor spinto » terça jul 24, 2012 5:35 pm

4,5€ por dia num parque á beira-mar/rio, com vigilância, etc... não considero exagerado.
sou a favor do utilizador/pagador desde que haja condições e preços justos

ás vezes fico pasmado com certos comentários: Quem compra uma autocaravana por 50mil€ acho que uma diária para estar com condições e segurança, de 4,5€ valores exagerados? (os proprios habitantes dessas zonas não conseguem entender)
Os contribuintes locais não tem obrigações de suportar custos (espaço/agua, etc...) dos autocaravanistas.
Como se referiu é perfeitamente normal, até para haver rotatividade porque alguns passam lá semanas a fio e querem tudo á borlix? daqui a nada tb querem subsidio de alimentação !!!!!

não podemos ser hipocritas, e então usar uma AS por 5€ tb não é justo? tem os donos dos parques que suportar a despeza e facilitar gratuitamente o espaço e condições?

Acho que normalmente quem reclama, devem ser aqueles que andam a fazer despejos na via publica e a encher depositos nos fontanários.

4,5€ é o preço de um maço de tabaco ou 2 cervejas numa esplanada, só dá para 3,2l de gasoleo e quem se desloca 10km para fazer despejos lá se foram os euros da diária.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Américo » terça jul 24, 2012 6:28 pm

Boas companheiros;
Tambem concordo que 4,5 euros não seja um valor exagerado como muitos parecem querer dizer(embora cada um seja livre de pensar como quizer e tem direito a sua opinião) eu penso que não e um valor assim tão mau,ter as condiçoes necessárias num parque a beira-mar e rio,com alguma segurança,acho até justo,se formos para um parque de campismo pagamos muito mais,eu este fim de semana estive num parque ,porque não encontrei companheiros para pernoitar onde estive e paguei pela autocaravana,3pessoas e cão 19 euros e uns trocos e no outro dia tinha de sair até as 5 horas(17h) ou como disse o companheiro anterior,se não tiver-mos onde abastecer a agua e despejar as aguas sujas e cassete e tiver-mos de nos deslocar alguns kilometros para o fazer lá se vai os 4.5 euros,e não chegarão provavelmente(isto se quizer-mos ser limpos e seguir as regras do civismo)o que infelizmente muitos, pouco se preocupam,e fazem-no em qualquer lugar ou matagal.
penso até que deveriam existir muitos locais assim,seria ate mais seguro e comodo para nós.
na vagueira tem uma area de serviço paga também e cobram mais,7,5 euros.

abraços rolantes a todos.
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor Luis Agostinho » terça jul 24, 2012 7:20 pm

"Com as modificações realizadas pela Junta de Freguesia, que ascenderam a três mil euros, “o parque está a melhorar”, considera o visitante, mas prevê que o preço praticado agora é muito alto para as condições que tem. “Podem conseguir ter o parque cheio, mas não nesta altura porque ainda falta vedação, sanitários devidamente concebidos e iluminação”, disse o veraneante, que já antes tinha alertado o presidente da Junta de Freguesia para estas necessidades. João Ferreira é da opinião que “tinha que se dar um passo de cada vez para conseguir ter cá as mesmas pessoas”.

" Também ela considera que o montante agora cobrado “é exagerado para as condições que o parque tem”.

Parece-me que as pessoas não estarão a queixar-se do preço só por si...mas face ás condições que o parque ainda não oferece que è exagerado os 4,50€/dia

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor caraujo » quarta jul 25, 2012 9:56 am

Boas,

Conheço o parque, e gostava de salientar, que já era PAGO anteriormente (1,5 €/dia).

Como são as condições:
* digamos que à beira-mar plantado (10m da água)
* via pedonal/ciclovia muito agradável a 5m, com vários km de extensão, e que no futuro próximo vai dar a volta completa à lagoa de Óbitos
* espaço amplo em terra batida, com poucas sombras é certo e onde os guardas do parque "fecham os olhos" aos senhores autocaravanistas que gostam de ocupar 2 lugares na vez de um, pois têm que abrir os seus belos toldos e colocar a sala cá fora, para não falar de gostarem, alguns, de fazer o seu belo churrasco, ali nas traseiras da sua autocaravana, com os riscos de segurança que isso acarreta, para além do cheiro desagradável a churrasco com que a AC do vizinho fica.
* delimitado, por um muro, relativamente baixo, é certo, e que não afasta o amigo do alheio, mas é sempre um obstáculo visual e o que os deixa muito desconfortáveis
* local onde a instalação de balneários é muito fácil, pois já existem, só necessitam de uma modernização
* Ahhhh e claro, agora uma AS dentro do parque...

Bem com isto, só posso concordar...É MUITO CARO!!! :shock:

Por mim, acho que nos deviam pagar os combustível, para nos deslocarmos lá e quem sabe, como há alguns restaurante na vizinhança, serem obrigados a levarnos o almoço e o jantar ao AC....de borla claro! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O ser caro ou barato, como muito bem já aqui foi dito, dependa da carteira de cada um, mas não podemos ser mais papistas que o papa...

Os Ingleses têm um ditado que diz: "Não há refeições de borla"...e outro que diz "podemos olhar para um copo que está a meio, de duas formas...como estando meio vazio ou como estando meio cheio"... :mrgreen:

Abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor joaquim » quarta jul 25, 2012 8:36 pm

Boa noite!
Acabei por ficar sem saber se o dito parque tem AS ou não, local próprio para descargas e abastecimento...?
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor Paulo » quarta jul 25, 2012 9:56 pm

Caro Joaquim,

Tem AS e podes mesmo vê-la na BD do nosso Portal...está a 2 clicks :D .

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor ahlagos » quinta jul 26, 2012 1:30 am

caraujo Escreveu:Boas,

Conheço o parque, e gostava de salientar, que já era PAGO anteriormente (1,5 €/dia).

Como são as condições:
* digamos que à beira-mar plantado (10m da água)
* via pedonal/ciclovia muito agradável a 5m, com vários km de extensão, e que no futuro próximo vai dar a volta completa à lagoa de Óbitos
* espaço amplo em terra batida, com poucas sombras é certo e onde os guardas do parque "fecham os olhos" aos senhores autocaravanistas que gostam de ocupar 2 lugares na vez de um, pois têm que abrir os seus belos toldos e colocar a sala cá fora, para não falar de gostarem, alguns, de fazer o seu belo churrasco, ali nas traseiras da sua autocaravana, com os riscos de segurança que isso acarreta, para além do cheiro desagradável a churrasco com que a AC do vizinho fica.
* delimitado, por um muro, relativamente baixo, é certo, e que não afasta o amigo do alheio, mas é sempre um obstáculo visual e o que os deixa muito desconfortáveis
* local onde a instalação de balneários é muito fácil, pois já existem, só necessitam de uma modernização
* Ahhhh e claro, agora uma AS dentro do parque...
Por mim, acho que nos deviam pagar os combustível, para nos deslocarmos lá e quem sabe, como há alguns restaurante na vizinhança, serem obrigados a levarnos o almoço e o jantar ao AC....de borla claro! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
O ser caro ou barato, como muito bem já aqui foi dito, dependa da carteira de cada um, mas não podemos ser mais papistas que o papa...
Os Ingleses têm um ditado que diz: "Não há refeições de borla"...e outro que diz "podemos olhar para um copo que está a meio, de duas formas...como estando meio vazio ou como estando meio cheio"... :mrgreen:
Abraço,

Não posso estar mais de acordo!!!!
O Tuga, gasta uns poucos euros disponíveis numa AC e acha que já tem direito a tudo: estacionar onde bem lhe apetecer, o tempo que quiser e ..... viva a liberdade! E gratuíto, porque paga a Junta de Freguesia, a Câmara ou o Governo!
Mas donde vem o dinheiro para a Junta de Freguesia, Câmara ou Governo? Ou é nosso e pagamos todos, ou não temos e ..... paga a Troiika!!!!! O conceito de que eu não pago se a Câmara ou a J. F. pagam é errado! Indirectamente acabamos por pagar. Mas mais correcto, é pagar o utilizador!
Agora, tem que ser um preço de acordo com a conjuntura económica difícil em que vivemos, tendo em consideração os serviços prestados mas acima de tudo, a localização! Estar a 10m da praia, a 100m ou a 1.000 m será obviamente diferente!!!!!! Sabemos bem a diferença de preços de um fino num restaurante "em cima " da praia ou noutro snack-bar algures, "sem vista mar".
Como diz o companeiro caraujo, não há nada gratuito!!!!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor joaquim » quinta jul 26, 2012 9:58 am

Bom Dia!
Obg Paulo, só depois me lembrei de ir ver e confirmar que realmente tem AS.
cumptos!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor luis jorge » quinta jul 26, 2012 11:04 am

Bom dia amigos estive no dito parque no fim de semana passado e tambem acho o preço exagerado pois não têm iluminação noturna,nem vigilancia os WC abertos só durante o dia e sem condições. Se tivessem posto a agua a pagar e o mesmo 1,5 euros para pernoitar acho que era mais justo.... Mas é a minha opinião
luis jorge

Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am

Mensagempor ahlagos » quinta jul 26, 2012 11:57 am

luis jorge Escreveu:Bom dia amigos estive no dito parque no fim de semana passado e tambem acho o preço exagerado pois não têm iluminação noturna,nem vigilancia os WC abertos só durante o dia e sem condições. Se tivessem posto a agua a pagar e o mesmo 1,5 euros para pernoitar acho que era mais justo.... Mas é a minha opinião

Só uma boa localização, não vale tudo!
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Mensagempor danibeja » quinta jul 26, 2012 7:32 pm

Boa noite,

Caros amigos/companheiros, julgo que o preço está bom, por vezes os autocaravanistas querem dado e arregassado....

Lembro que tanto eu como outros autocaravanistas, já pernoitámos em parques de campismo com bem piores condições, já para não falar que a grande maioria nem tem area de serviço...

A localização é simplesmente a melhor possivel e enquadrável, naquela localidade...

Area de serviço muito boa, com apenas uma ressalva, as torneiras desperdiçam demasiada água, deitam sempre dez (10) litros água mesmo que só queiramos apenas 2... , eu pessoalmente prefiro torneiras ditas normais, ou semelhantes ás dos postos de combustivel, que enquanto se está a premir deita água, quando se larga pára.

Iluminação e electricidade ???????????

Caros amigos, tenho dúvidas que o referido parque esteja enquadrado e legalizado como sendo exclusivo para autocaravanas, assim como conforme a respectiva portaria... logo, estacionar/pernoitar sim, acampar não me parece correto, até porque iria gerar aquilo que não queremos (ou deviamos querer) que aconteça, que é concorrencia direta com os parques de campismo da região...

Esta area de serviço e respectivo parque de estacionamento, seria excelente para o turismo itinerante e apenas isso... quem quer iluminação, vedação, segurança, balneários, electricidade etc... na minha opinião deverá pernoitar em parques de campismo ou autocaravanismo construidos para esse propósito...

Caros companheiros, eu sou forreta mas não tanto, queixar-me de pagar 0,1875€ Hora (24 horas) com direito a Pernoita, Area de Serviço e WC, já para não falar que está a 5 metros da lagoa, estão a exagerar um pouco, ou então já estão a ficar muito mal habituados, por autarquias que dão tudo e mais alguma coisa...........
Na Amadora 10 horas de parquimetro são cerca de 7 euros, como diz na rádio: " vale a pena pensar nisto".

Os meus parabens à Junta de Freguesia de Foz do Arelho.

Grande abraço

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Américo » sexta jul 27, 2012 11:06 am

danibeja Escreveu:Boa noite,

Caros amigos/companheiros, julgo que o preço está bom, por vezes os autocaravanistas querem dado e arregassado....

Lembro que tanto eu como outros autocaravanistas, já pernoitámos em parques de campismo com bem piores condições, já para não falar que a grande maioria nem tem area de serviço...

A localização é simplesmente a melhor possivel e enquadrável, naquela localidade...

Area de serviço muito boa, com apenas uma ressalva, as torneiras desperdiçam demasiada água, deitam sempre dez (10) litros água mesmo que só queiramos apenas 2... , eu pessoalmente prefiro torneiras ditas normais, ou semelhantes ás dos postos de combustivel, que enquanto se está a premir deita água, quando se larga pára.

Iluminação e electricidade ???????????
NA AREA DE SERVIÇO DA VAGUEIRA POR EXEMPLO, PAGA-SE 7,5 euros,

Caros amigos, tenho dúvidas que o referido parque esteja enquadrado e legalizado como sendo exclusivo para autocaravanas, assim como conforme a respectiva portaria... logo, estacionar/pernoitar sim, acampar não me parece correto, até porque iria gerar aquilo que não queremos (ou deviamos querer) que aconteça, que é concorrencia direta com os parques de campismo da região...

Esta area de serviço e respectivo parque de estacionamento, seria excelente para o turismo itinerante e apenas isso... quem quer iluminação, vedação, segurança, balneários, electricidade etc... na minha opinião deverá pernoitar em parques de campismo ou autocaravanismo construidos para esse propósito...

Caros companheiros, eu sou forreta mas não tanto, queixar-me de pagar 0,1875€ Hora (24 horas) com direito a Pernoita, Area de Serviço e WC, já para não falar que está a 5 metros da lagoa, estão a exagerar um pouco, ou então já estão a ficar muito mal habituados, por autarquias que dão tudo e mais alguma coisa...........
Na Amadora 10 horas de parquimetro são cerca de 7 euros, como diz na rádio: " vale a pena pensar nisto".

Os meus parabens à Junta de Freguesia de Foz do Arelho.

Grande abraço

Danibeja
Américo Pereira
Américo

Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta jul 27, 2012 4:43 pm

Sopesando todas as intervenções dos companheiros, bem como as descrições efetuadas acerca das condições do espaço (que não conheço) e sua localização, o preço parece-me justo.
De facto, não é razoável querer-se sol na eira e chuva no nabal.
Quem dera à família autocaravanista que existissem muitos mais infraestruturas destas, espalhadas por outros tantos locais "nobres" do nosso país.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes