Frigorífico a gás - ajuda

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Frigorífico a gás - ajuda

Mensagempor Redes » quarta mar 21, 2012 2:43 pm

Caros/as

Possuo um frigorífico alimentado a 220V/12V/gás que funciona bem a 220V/12V mas a gás estava sempre a falhar. Depois de ter visto aqui alguns posts, aventurei-me e desmontei o queimador para fazer a manutenção. Limpei tudo com ar comprimido (realmente estava cheio de fuligem a bloquear a chama) e montei tudo no sítio. Viu-se logo a diferença, agora acende logo à primeira, mas reparei que a chama está a queimar fora da chaminé, ou seja, dá a sensação que chega gás a mais ao queimador e a queima faz-se para fora do tubo.

Tenho a certeza que montei tudo corretamente, alguém já teve algum problema semelhante?

Nuno
Redes

Registado: terça mar 20, 2012 9:21 pm

Re: Frigorífico a gás - ajuda

Mensagempor Luis Agostinho » quarta mar 21, 2012 7:55 pm

Boa tarde Nuno,

Não siga á risca aquilo que eu vou dizer, sõ me estou a basear naquilo que vi fazer alguém que percebe muito mais do que eu...
Ao desmontar o "cachimbo" onde o cano do gaz enrosca...por acaso apercebeu-se que dentro do cachimbo há uma anilha com um orificio muito pequeno...ora essa anilha tem a função de reduzir o fluxo de gaz...se o Nuno não voltou a colocar essa anilha no sitio o efeito que isso tem é aquilo que eu penso que descreveu...na realidade a função dela será de redutor e por isso o gaz ao não encontrar nenhum obstáculo sai com muita mais pressão ou caudal e origina isso...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor mpardal » quarta mar 21, 2012 9:04 pm

Boa noite, se existe aumento da chama, é porque o injector, uma peça com formato de anilha côncava, com um furinho, terá sido mechido e eventualmente alterado o orIficio calibrado do mesmo, que regula o caudal do gás, e será uma chama amarelada e origina também a saida de fumo na chaminé. Se a chama for normal poderá ser a posição do queimador que ao ser apertado no suporte terá ficado jambrado, ou seja mal posicionado e a chama poderia não ficar centrada, existe mais do que um tipo de queimador, Dentro do frigorifico está uma etiqueta que é o BI do aparelho, indique-me o Modelo, nº Produto e Série e será muito maisl fácil ajudá-lo. Por segurança não deve utilizar o frigorifico a funcionar a gás nessas condições pois além de outros existe o perigo de incêndio.
MPardal
mpardal

Registado: domingo ago 21, 2011 5:34 pm

Mensagempor Redes » quarta mar 21, 2012 10:48 pm

A748-2 Escreveu:Boa tarde Nuno,

Não siga á risca aquilo que eu vou dizer, sõ me estou a basear naquilo que vi fazer alguém que percebe muito mais do que eu...
Ao desmontar o "cachimbo" onde o cano do gaz enrosca...por acaso apercebeu-se que dentro do cachimbo há uma anilha com um orificio muito pequeno...ora essa anilha tem a função de reduzir o fluxo de gaz...se o Nuno não voltou a colocar essa anilha no sitio o efeito que isso tem é aquilo que eu penso que descreveu...na realidade a função dela será de redutor e por isso o gaz ao não encontrar nenhum obstáculo sai com muita mais pressão ou caudal e origina isso...

Um abraço,

Sim, vi lá essa anilha, mas não lhe mexi por pensar que estava ligada/soldada ao corpo do queimador. Fiz uma tentativa de limpeza com uma agulha de desentupir bicos de fogão (que se compram nas lojas de ferragens), e agora pensando bem, se calhar fiz asneira, provavelmente abri o orificio...
Obrigado pela dica.
Redes

Mensagempor Redes » quarta mar 21, 2012 10:53 pm

mpardal Escreveu:Boa noite, se existe aumento da chama, é porque o injector, uma peça com formato de anilha côncava, com um furinho, terá sido mechido e eventualmente alterado o orIficio calibrado do mesmo, que regula o caudal do gás, e será uma chama amarelada e origina também a saida de fumo na chaminé. Se a chama for normal poderá ser a posição do queimador que ao ser apertado no suporte terá ficado jambrado, ou seja mal posicionado e a chama poderia não ficar centrada, existe mais do que um tipo de queimador, Dentro do frigorifico está uma etiqueta que é o BI do aparelho, indique-me o Modelo, nº Produto e Série e será muito maisl fácil ajudá-lo. Por segurança não deve utilizar o frigorifico a funcionar a gás nessas condições pois além de outros existe o perigo de incêndio.
MPardal

Se calhar fiz asneira, provavelmente abri o orificio dessa anilha ao tentar desentupir com uma agulha... Amanhã vejo o modelo do frigorífico a ver se me pode dar uma ajuda. Será que se pode comprar apenas a anilha e montá-la com segurança? É que o resto do queimador parece-me estar em condições.

Obrigado pela ajuda
Redes

Mensagempor Helder » quarta mar 21, 2012 10:57 pm

Pois, já descobriu o que aconteceu, não deve passar nenhum objecto "agulha" no orificio. Agora não sei qual a solução, mas certamente alguem vai ajudar.
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor jsmaraujo » quarta mar 21, 2012 11:01 pm

boa noite envie-me o modelo do frigorifrico para o poder ajudar ,pois à partida esqueceu-se de colocar o injector no queimador...
ou ao limpar por qualquer motivo alargou o furo de saida do gás...
jorge ...
jsmaraujo

Registado: domingo set 03, 2006 1:52 pm

Mensagempor Aleluia » quarta mar 21, 2012 11:34 pm

Boa noite, companheiro Nuno.
A chaminé do frigorífico, a principio, convém ser limpa uma vez por ano.
Se por acaso usares gaz botano, ainda é pior. Pois o propano é um gaz mais limpo.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Redes » quinta mar 22, 2012 11:04 pm

jsmaraujo Escreveu:boa noite envie-me o modelo do frigorifrico para o poder ajudar ,pois à partida esqueceu-se de colocar o injector no queimador...
ou ao limpar por qualquer motivo alargou o furo de saida do gás...
jorge ...

O frigorífico é um Dometic RM 7601 L.
O injetor encontra-se montado corretamente (aliás nem o retirei de dentro do corpo em forma de paralelipípedo), desconfio é que com a tentativa de limpeza, o orifício tenha sido alargado...
Redes

Mensagempor Redes » terça mar 27, 2012 4:43 pm

Companheiros/as

Alguma sugestão sobre este assunto?

Abraço
Nuno
Redes

Mensagempor danibeja » terça mar 27, 2012 5:38 pm

Boa tarde,

Eu quando arranjei o meu trivalente (neste momento suplente :lol: ) fui aqui a uma casa de artigos para esquentadores ( http://www.bepa.pt/ ) e comprei o injector novo, custou cerca de 1,5€ e é exactamente igual aos da Dometic, basta levar o velho.

Quando tirares fora o queimador, aproveita para escovar bem a ferrugem e lavar/pintar com produto de queimar ferrugem... o meu ficou excelente, mas lá está com 35º de temperatura refresca pouco...

Para que faça bom frio, experimenta tirar fora e virar ao contrário durante umas 24 horas, depois mais 24 direito e volta a fazer a mesma coisa, por vezes dá resultado, o meu ficou bastante melhor...

No entanto pensa bem na responsabilidade que é, seres tu a fazer estas operações, se a tua AC se incendiar espero não ter a minha ao lado, assim como não estragues nada de ninguém, estas operações devem ser efectuadas por pessoas que sabem bem o que estão a fazer... que as fotos que vou disponibilizar não sirvam para prejudicar a vida de ninguem... julgo que me fiz entender...

Para veres como fiz :

https://picasaweb.google.com/1092588790 ... directlink

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor alexandrechora » terça mar 27, 2012 7:01 pm

Boas a todos

Apenas acrescento uma coisita mais para fazer o trabalho perfeito, após fazer a tal escovagem como o companheiro Danibeja recomendou, deve antes de colocar o novo bico, abrir o gás durante alguns segundos de forma a que o mesmo arraste as impurezas resultantes da escovagem, se utilizar ar comprimido evite apontar em sentido contrário á saida normal do gás....

Quando abrir o gás assegure-se que não existe por perto qualquer fonte de ignição, nomeadamente o electronico de ignição do Frigorifico (o que faz a faísca para acender o frigo) deve estar desligado.... No final certifique-se que não existem fugas de gás no sistema, em que apenas a saida de gás será pelo bico/queimador.

Mas atenção, com o gás não se brinca... tal como o amigo Danibeja escreveu em letras maiusculas, eu subscrevo inteiramente.

Por vezes ser selfmademen, não é um vantagem....

Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Redes » terça abr 03, 2012 8:28 pm

Fui a uma loja e levei o bico velho, deram-me um igualzinho usado em esquentadores antigos. Havia 2 calibres diferentes, trouxe dos 2. Montei o primeiro e a chama mantinha-se a queimar fora da chaminé (o problema mantinha-se). Experimentei o 2º injetor (supostamente um calibre menor) e ficou impecável. A chama é mais curta e queima inteiramente dentro da chaminé. Custou-me 0,80EUR cada "carica"...
Estacionei a AC perto da loja e o fulano acabou por me fazer uma vistoria às tubagens e a eventuais fugas. Estava tudo impecável.

Com isto acabei por dar uma vista de olhos à chaminé, pois o tubo da chaminé parecia estar "frouxo"... é que com o gás ligado não notei qualquer calor a sair dela, não era suposto sentir aquecer devido à combustão?

danibeja Escreveu:Boa tarde,

Eu quando arranjei o meu trivalente (neste momento suplente :lol: ) fui aqui a uma casa de artigos para esquentadores ( http://www.bepa.pt/ ) e comprei o injector novo, custou cerca de 1,5€ e é exactamente igual aos da Dometic, basta levar o velho.

Quando tirares fora o queimador, aproveita para escovar bem a ferrugem e lavar/pintar com produto de queimar ferrugem... o meu ficou excelente, mas lá está com 35º de temperatura refresca pouco...

Para que faça bom frio, experimenta tirar fora e virar ao contrário durante umas 24 horas, depois mais 24 direito e volta a fazer a mesma coisa, por vezes dá resultado, o meu ficou bastante melhor...

No entanto pensa bem na responsabilidade que é, seres tu a fazer estas operações, se a tua AC se incendiar espero não ter a minha ao lado, assim como não estragues nada de ninguém, estas operações devem ser efectuadas por pessoas que sabem bem o que estão a fazer... que as fotos que vou disponibilizar não sirvam para prejudicar a vida de ninguem... julgo que me fiz entender...

Para veres como fiz :

https://picasaweb.google.com/1092588790 ... directlink

Grande abraço,

Danibeja
Redes

Mensagempor danibeja » quarta abr 04, 2012 1:16 pm

Redes Escreveu:Com isto acabei por dar uma vista de olhos à chaminé, pois o tubo da chaminé parecia estar "frouxo"... é que com o gás ligado não notei qualquer calor a sair dela, não era suposto sentir aquecer devido à combustão?

Boa tarde,

Só após cerca de 1 hora, é que começa a aparecer muito calor nessa zona, pois tem a serpentina que absorve o calor naquele lugar, para fazer aquecer e circular o amoníaco...

Caro companheiro, eu consegui o preço cerca de 800% menor e o companheiro Redes ainda baixou quase 50% o preço que me fizeram... desta não estava à espera :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas volto a afirmar, estes trabalhos devem ser feitos por mão de obra especializada, e aí sim, deve levar um bom preço...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Daniel » domingo jul 08, 2012 7:10 pm

Também tenho +/- esse problema e foi tudo feito numa casa especializada. ou seja!! Á 1 mês o meu figorifico deixou de acender com o isqueiro só acendia por trás com 1 fósforo, ainda pus a hipotese de eu experimentar limpar o queimador mas tive medo de arriscar visto sêr 1 trabalho de muita responsabilidade e fui então á dita casa para me resolverem eles o problema. Entaõ era o queimador já a apodrecer onde me aconcelharam a pôr 1 novo, levou tudo novo (quemador e bico novo e 70 euros). Resultado passei a têr cheiro lá dentro tudo á volta do frigorifico agora aquece muito, saí nela á 15 dias não sei se era de estar muito calor na rua mal refrescou. Telefonei para lá a relatar toda esta situação e disseram-me que era normal, o que não compreendo.
Daniel

Registado: segunda set 05, 2011 2:51 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes