Parque de Campismo para Autocaravana Ou Área de Serviço?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Parque de Campismo para Autocaravana Ou Área de Serviço?

Mensagempor Papa Léguas » quinta nov 17, 2011 1:03 am

Saúde para todos

PRIMEIRO:

O Decreto-Lei 39/2008 de 7 de Março consagra o novo regime jurídico da instalação, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos e revoga outros diplomas sobre esta matéria.

O artigo 4º deste mesmo Decreto-Lei considera os Parques de Campismo como uma tipologia de Empreendimento Turístico e o Artigo 19º dá a noção de Parque de Campismo em 4 pontos distintos.

O número três do atrás referido Artigo 19º determina que “Os parques de campismo e de caravanismo podem destinar-se exclusivamente à instalação de um dos tipos de equipamento referidos no n.º 1, adoptando a correspondente designação” pelo que os Parques de Campismo poderão ser denominados como Parques de Tendas, Parques de Reboques, Parques de Caravanas ou Parques de Autocaravanas se se destinarem “exclusivamente à instalação de um dos tipos de equipamento”, mas não deixam de ser Parques de Campismo, nem deixam de ser uma tipologia de Empreendimento Turístico.

Concluindo: Segundo o Decreto-Lei 39/2008 de 7 de Março os Parques de Campismo são empreendimentos turísticos e podem existir Parques de Campismo exclusivamente para Autocaravanas.

SEGUNDO:

A Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro é a consequência da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 39/2008 que obriga a que “os requisitos específicos da instalação, classificação e funcionamento dos parques de campismo e de caravanismo são definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, da administração local e do desenvolvimento rural

O artigo 29º da Portaria atrás referida regula os espaços destinados exclusivamente a autocaravanas e é denominado “Áreas de Serviço” mas ficam obrigados ao disposto em diversos artigos, que, com as devidas adaptações, contemplam:

• Fácil acesso à via pública (artigo 7º da Portaria);
• Vedação do terreno com portões de entrada e saída (artigo 8º da Portaria);
• Vias de circulação interna (artigo 10º da Portaria, n.º 1, 2, 3 e 5);
• Rede de energia eléctrica (artigo 12º da Portaria);
• Condições gerais de Instalação (artigo 14º da Portaria);
• Requisitos de funcionamento – Recepção (artigo 20º da Portaria);
• Deveres dos campistas e caravanistas (artigo 24º da Portaria);
• Regulamento interno (artigo 25º da Portaria);
• Recusa de permanência (artigo 26º da Portaria).

Concluindo: Segundo a Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro as Áreas de Serviço (assim erradamente denominadas) para uso exclusivo de autocaravanas estão obrigadas ao cumprimento de requisitos, embora específicos, definidos para os Parques de Campismo e Caravanismo.

TERCEIRO:

Em Dezembro de 2010 tive a oportunidade de visitar o Parque da Galé, então em construção, na companhia de membros da Comissão Coordenadora da Delegação Regional do Algarve do CPA e fui apresentado ao proprietário do Parque da Galé com quem troquei algumas ideias sobre autocaravanismo e campismo, nomeadamente sobre os aspectos burocráticos relacionados com a implementação de um empreendimento turístico da tipologia deste Parque.

A minha disponibilidade na altura, tal como presentemente, de apoio a esta iniciativa, considerando então, como agora, que um Parque de Campismo (exclusivo ou não para autocaravanas), além de ser um empreendimento turístico, é um meio que serve o autocaravanismo, entendido como uma modalidade de turismo itinerante, e não um fim em si mesmo, o que me leva a não compreender afirmações como esta (sublinhados meus):

Independentemente da criação de áreas de serviço para Autocaravanas, também este tipo de parques é muito importante na nossa actividade Itinerante, mas sem entrar em conflito com as valências de um parque de campismo...

Danibeja

Esta incompreensão é tanto maior quanto o Parque da Galé é em tudo idêntico ao de um Parque dito de Campismo e Caravanismo, embora com especificidades inerentes a um Parque de Autocaravanas. Tal como noutros Parques de Campismo e Caravanismo tem um acesso à via pública, uma vedação com portões de entrada e saída, vias de circulação interna, pontos de energia, abastecimento de água potável, local de despejos, uma recepção, um regulamento interno e obrigatoriedade legal do cumprimento dos deveres pelos utentes, o que, nem seria preciso dizê-lo, o não faz substancialmente diferente de outros Parques de Campismo e Caravanismo.

Também não é a postura dos autocaravanistas, que colocam mesas, cadeiras e demais material no exterior da autocaravana e também abrem os respectivos toldos, o que indicia que ali (no Parque da Galé) se não está a fazer campismo. Porque, se bem me lembro, é campismo em autocaravana utilizar um espaço superior ao que o veículo ocupa. Ou já não é assim?!

QUARTO:

“Váde-retro Parques de Campismo”

O apreço, por parte de todos os que se mostrem defensores intransigentes do purismo autocaravanista, pela implementação do Parque da Galé, empreendimento turístico implementado e abrangido por uma Portaria específica para Parques de Campismo, não deixa de me fazer sorrir pela contradição óbvia que evidenciam.

Uma coisa é defender o autocaravanismo itinerante; outra coisa é ter atitudes sectárias, hostilizando todos os que consideram que os Parques de Campismo são (ou podem ser) úteis aos autocaravanistas, como, por exemplo, é o Parque da Galé.

O principal problema do autocaravanismo não reside nos Parques de Campismo. O principal problema é a sociedade portuguesa e um elevado número de autocaravanistas não conhecerem (ou fingirem que não conhecem) a diferença entre estacionar e acampar em autocaravana. O principal problema é ignorarmos (ou fingir que ignoramos) que milhares de autocaravanistas querem acampar e acampam no espaço público.

Mas queremos nós contribuir para a resolução deste problema ou continuarmo-nos a lamentar?

QUINTO

O que não era previsível em Abril de 2010 concretizou-se em Maio de 2010 e em Agosto de 2011. Duas grandes e representativas organizações (FCMP e FICC), que incluem milhares de autocaravanistas, subscreveram uma Declaração de Princípios cujo principal objectivo era (é) definir o que é estacionar e acampar em autocaravana.

Ao invés de todos se regozijarem com esta acção, que representa um avanço incrível na defesa dos direitos dos autocaravanistas, alguns contestam-na, insinuando que existe falsidade, segundas intenções e, até, dão a entender existir uma acção concertada, conspiratória, para, quem sabe, digo eu, aprisionar com grilhetas a liberdade autocaravanista.

A liberdade e os direitos conquistam-se. (¿) E, ao invés de nos unirmos, para o passo seguinte, para a concretização e implementação em Portugal do conceito de estacionar e acampar em autocaravana, conjuntamente com estas duas grandes organizações, o que fazemos?

A FCMP e a FICC não são organizações de “vão de escada”. Organizações como estas quando assumem posições públicas, por escrito, que até defendem os interesses dos autocaravanistas, não se podem dar ao luxo de serem descredibilizadas.

É imprescindível que os autocaravanistas não percam a oportunidade de estarem unidos na acção, na luta pela implementação do direito ao estacionamento das autocaravanas na via pública em igualdade de circunstâncias com outros veículos de igual gabarito e com todos os que defendam os mesmos objectivos.

Ao fazê-lo estamos a contribuir para a instalação de muitos Parques da Galé.

Porque A UNIDADE TAMBÉM PASSA POR AQUI.

Saudações Autocaravanistas
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Parque da Galé

Mensagempor danibeja » quinta nov 17, 2011 10:44 pm

Papa Léguas Escreveu:A Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro é a consequência da alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei 39/2008 que obriga a que “os requisitos específicos da instalação, classificação e funcionamento dos parques de campismo e de caravanismo são definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo, da administração local e do desenvolvimento rural

O artigo 29º da Portaria atrás referida regula os espaços destinados exclusivamente a autocaravanas e é denominado “Áreas de Serviço” mas ficam obrigados ao disposto em diversos artigos, que, com as devidas adaptações, contemplam:

• Fácil acesso à via pública (artigo 7º da Portaria);
• Vedação do terreno com portões de entrada e saída (artigo 8º da Portaria);
• Vias de circulação interna (artigo 10º da Portaria, n.º 1, 2, 3 e 5);
• Rede de energia eléctrica (artigo 12º da Portaria);
• Condições gerais de Instalação (artigo 14º da Portaria);
• Requisitos de funcionamento – Recepção (artigo 20º da Portaria);
• Deveres dos campistas e caravanistas (artigo 24º da Portaria);
• Regulamento interno (artigo 25º da Portaria);
• Recusa de permanência (artigo 26º da Portaria).

Concluindo: Segundo a Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro as Áreas de Serviço (assim erradamente denominadas) para uso exclusivo de autocaravanas estão obrigadas ao cumprimento de requisitos, embora específicos, definidos para os Parques de Campismo e Caravanismo.

Independentemente da criação de áreas de serviço para Autocaravanas, também este tipo de parques é muito importante na nossa actividade Itinerante, mas sem entrar em conflito com as valências de um parque de campismo...

Danibeja

Esta incompreensão é tanto maior quanto o Parque da Galé é em tudo idêntico ao de um Parque dito de Campismo e Caravanismo, embora com especificidades inerentes a um Parque de Autocaravanas. Tal como noutros Parques de Campismo e Caravanismo tem um acesso à via pública, uma vedação com portões de entrada e saída, vias de circulação interna, pontos de energia, abastecimento de água potável, local de despejos, uma recepção, um regulamento interno e obrigatoriedade legal do cumprimento dos deveres pelos utentes, o que, nem seria preciso dizê-lo, o não faz substancialmente diferente de outros Parques de Campismo e Caravanismo.

Boa noite,

Ora não existem dúvidas de que se trata de um Parque de Campismo especifico para Autocaravanas...

Pensava sua excelência que eu era ignorante, mas vai levar uma roda...

Em relação à minha afirmação só por dislexia não se percebe, mas para si eu vou me esforçar...

Vou começar por afirmar que em Maio quando fiz esta afirmação, não conhecia o referido Parque, que tal como em outros tópicos deste portal quando me referia a espaços destinados exclusivamente a Autocaravanas, referia-me a :

http://www.ipq.pt/backfiles/Portaria1320_2008.pdf
Portaria n.º 1320/2008 de 17 de Novembro
SUBSECÇÃO II
Espaços destinados exclusivamente a Autocaravanas
Artigo 29.º
Áreas de serviço
1 — São áreas de serviço os espaços sinalizados que integrem uma ou mais estações de serviço, equipadas nos termos do artigo 27.º, destinados exclusivamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas por período não superior a setenta e duas horas.
2 — As áreas de serviço que não se encontrem integradas em parques de campismo e de caravanismo ficam obrigadas apenas ao cumprimento do disposto nos artigos 7.º, 8.º, 10.º, n.os 1, 2, 3 e 5, 12.º, 14.º, 20.º e 24.º a 26.º da presente portaria, com as necessárias adaptações.
3 — As áreas de serviço não integradas em parques de campismo e de caravanismo devem dispor de serviço de recepção presencial ou automático disponível vinte e quatro horas por dia.

E com isto julgo que fica respondido, são locais que não se encontram em parques de campismo ou caravanismo, está previsto... logo não podem ter as mesmas valências de um parque de campismo, são locais onde é proibido colocar mesas e cadeiras na rua e ponto final.

Como devem ter reparado, eu coloquei a negrito a palavra Parque, pois no verão passado também pernoitei neste parque, que agora afirmo que é um Parque Campismo especifico para Autocaravanas, e não, o que eu presumia ser... Neste PARQUE é permitido a colocação de mesas, cadeiras, toldos, etc... pois é um parque de campismo exclusivo para Autocaravanas, bem como é permitido a pernoita (neste caso acampamento) durante mais de 72 horas...

Aconselho este parque a todos os companheiros, o único senão é para quem gosta de praia e não tem bicicleta ou outro meio de transporte, pois a praia fica um pouco distante (a pé).

Chega de continuar a defender as suas damas (FICC e FCMP), estou convicto que não vão ser estas as instituições que vão defender os direitos dos Autocaravanistas Itinerantes, quando os mesmos não pretendem fazer qualquer acto de Campismo, e irei esclarecer sempre tudo e todos para que isso não aconteça.

Volto a dizer que não tenho nada contra estas instituições, mas sim contra as ideias, ideologias e pensamentos dos seus actores/agentes.

Só sou campista quando quero, e não sempre, como Sua Excelência me quer fazer ser...

Vou a Parques de campismo Exclusivos ou não para Autocaravanas só quando quero...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor danibeja » quinta nov 17, 2011 11:04 pm

Papa Léguas Escreveu:

Esqueci-me desta parte... mas foi de propósito... Será que o Legislador se enganou? Ou será que o Legislador quer permitir Áreas de Serviço e estacionamento, fora dos empreendimentos turísticos (parques de campismo)?

O que quer dizer o companheiro com: "Áreas de Serviço (assim erradamente denominadas)" ????

Quer que deixe de ser permitido estacionar até 72 horas, nas Áreas de Serviço, fora dos parques de Campismo? (pois de outra forma sou autuado)

Por alguma coisa o Legislador designa as Áreas de Serviço como espaços e não Parques! (ver artigo 29º)

Espero a ajuda de todos os que se interessam pelo Autocaravanismo, que me critiquem ou ajudem a perceber estas questões.

É aqui nestas questões que deve haver união, pois a parte campista já se uniu...

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor João » quinta nov 17, 2011 11:50 pm

Boa noite companheiros
Leio regularmente o fórum e embora participando pouco desta vez não me contive e resolvi meter a colherada até para que isto não se torne uma conversa a dois.

Cíclicamente temos as já famosas intervencões do companheiro Papa Léguas (espero não ser já chamado a atenção de que "companheiro" é linguagem campista).
O objectivo destas intervenções torna-se algo difícil de atingir mas começo a acreditar que invariávelmente dão para o torto por apontarem sempre num sentido e pretenderem sempre misturar alhos com bugalhos.

Alguém tem dúvidas de que esse parque da Galé é um parque de campismo?
Alguém tem dúvidas de que só devemos ir a um parque de campismo quando queremos?

Danibeja, não desanime, o facto de as pessoas neste fórum não se pronunciarem cada vez que este assunto vem à baila não será necessáriamente por concordarem com algumas ideias mas simplesmente porque não há pachorra para certas coisas. Hoje fui eu a ter essa paciência, amanhã será outro...

Cumprimentos
João
João
AV Citroen Jumper
João

Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm

Mensagempor josegon_calves » sexta nov 18, 2011 6:32 am

João Escreveu:Boa noite companheiros
Leio regularmente o fórum e embora participando pouco desta vez não me contive e resolvi meter a colherada até para que isto não se torne uma conversa a dois.

Cíclicamente temos as já famosas intervencões do companheiro Papa Léguas (espero não ser já chamado a atenção de que "companheiro" é linguagem campista).
O objectivo destas intervenções torna-se algo difícil de atingir mas começo a acreditar que invariávelmente dão para o torto por apontarem sempre num sentido e pretenderem sempre misturar alhos com bugalhos.

Alguém tem dúvidas de que esse parque da Galé é um parque de campismo?
Alguém tem dúvidas de que só devemos ir a um parque de campismo quando queremos?

Danibeja, não desanime, o facto de as pessoas neste fórum não se pronunciarem cada vez que este assunto vem à baila não será necessáriamente por concordarem com algumas ideias mas simplesmente porque não há pachorra para certas coisas. Hoje fui eu a ter essa paciência, amanhã será outro...

Cumprimentos
João

Pois!!!!!

Toda a gente sabe, ou deveria saber, mas faz de conta que não sabe nem viu, que só vai a um Parque de Campismo, ou a um Parque de Caravanismo, ou a um Parque de Autocaravanismo, quando bem quiser e bem entender!!!!

Certo!!!!

Agora não pode é querer fazer qualquer uma dessas "valências" mas não querer assumir que o está a fazer como a grande maioria dos proprietários de autocaravanas, e pessoas, e"clubes", e coisas o querem fazer crer!!!

Assim fica-se no meio de coisa nenhuma e a pouca vergonha continua!!!!!!!!!!

Continuam-se a praticar actos de Campismo na Via Pública, algo proibido por LEI, com recurso a uma autocaravana ou outra qualquer viatura, e quer-se passar como "turista" ou uma qualquer outra coisa!!!!!!!!

Ou se está a bordo de uma viatura e pratica-se Turismo Itinerante, ou se pratica Campismo, mesmo que Itinerante!!!!!!!!!!!!!!

As duas coisas é que metem nojo!!!!!!!!!!!!!

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor txinho » sexta nov 18, 2011 9:49 am

danibeja Escreveu:
Papa Léguas Escreveu:

Esqueci-me desta parte... mas foi de propósito... Será que o Legislador se enganou? Ou será que o Legislador quer permitir Áreas de Serviço e estacionamento, fora dos empreendimentos turísticos (parques de campismo)?

O que quer dizer o companheiro com: "Áreas de Serviço (assim erradamente denominadas)" ????

Quer que deixe de ser permitido estacionar até 72 horas, nas Áreas de Serviço, fora dos parques de Campismo? (pois de outra forma sou autuado)

Por alguma coisa o Legislador designa as Áreas de Serviço como espaços e não Parques! (ver artigo 29º)

Espero a ajuda de todos os que se interessam pelo Autocaravanismo, que me critiquem ou ajudem a perceber estas questões.

É aqui nestas questões que deve haver união, pois a parte campista já se uniu...

Grande abraço,

Danibeja

Companheiro nunca desista desses ideais e da defesa deles, nunca opino sobre o ssunto porque não tenho pachorra de entrar em conflitos diretos seja com quem for (ainda bem que o companheiro nos defende, ou seja o autocaravanismo itenerante e livre, quem quiser parques vai, quem não quiser que cumpra a regras e seja livre (dentro dos limites :wink: ).

No meiu caso pratico autocaravanismo itenerante bem como campismo (pois de vez em quando sabe bem recolher a um parque para um bom churrasco :lol: ) contudo não quero ser obrigado a recolher a parques de campismo sejam eles da FCMP (que o proprio nome identifica os ideais e não o autocaravanismo itenerante) ou outros, vou quando quero.

Em relação ao parque da Galé vou novamente recomendar para quem quiser passar uns dias, muito bom e gente muito simpática, e companheiro Danibeja não é assim tão longe das praias (uma caminhadazita nunca fez mal a ninguém hehehehhehe).
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor Calita » sexta nov 18, 2011 10:03 am

Bom dia a todos

Companheiro Danibeja,sou mais um autocaravanista,cujos ideais se enquadram com a maioria dos que frequentam este magnifico forum,onde muito se tem aprendido.

Deixo aqui um bem haja,ao seu comportamento e viemencia na defesa do autocaravanismo itenerante,força não se deixe abater.

Cumprimentos
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor vitorandrade » sexta nov 18, 2011 7:48 pm

Olá Boa Noite!

Só queria perguntar uma coisa.!

Não estarão todos a dizer a mesma coisa? Ou apenas não se querem entender, porque usam palavras diferentes?

Isto faz-me lembrar aqueles grupos de velhotes que no café ouvem, na televisão, um discurso sobre a situação do pais. No final um diz para o outro.

Eh pá! o tipo falou bem!
A que o outro responde.
Pois falou, só não entendi o que disse.

A seguir continuam a conversa com as suas propostas de solução para a situação. E ali no café até parece que as conseguem arranjar.

Ora, os fora até passaram a ser o nosso café.
"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de charlatães" Condorcet
vitorandrade

Registado: segunda nov 14, 2005 12:08 am

Parque da Galé

Mensagempor Paulo MB » segunda nov 21, 2011 6:11 pm

Boa tarde,

Parabéns ao vitorandrade pela sua excelente visão sobre o "diálogo" aqui travado sobre este tema.
Neste fórum, nos vários temas em análise, há sempre alguém, felizmente poucos, que tenta confundir os leitores.
Felizmente a lucidez da maioria vem sempre ao de cima e de nada valem as ofensivas contra as organizações, nacionais e internacionais, que vem defendendo o autocaravanismo, quer seja na modalidade de turismo itinerante, quer seja na sua vertente campista.
Uma coisa tenho a certeza: ninguém defende a obrigatoriedade da pernoita em parques de campismo e todos abominam o autocampismo. É ou não um bom começo de conversa?

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor joaof » segunda nov 21, 2011 11:53 pm

Boa noite companheiro Paulo MB,

Isso é um excelente "começo de conversa".

Mas isso é só conversa....

Mais importante que conversa são os actos.

É fácil dizer que "ninguém defende a obrigatoriedade da pernoita em parques de campismo" e que "todos abominam o autocampismo".

Mais dificil é provar isso com actos.

P.S. Estas palavras apenas expressam um sentimento que creio ser comum a vários autocaravanistas.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor zejorge » terça nov 22, 2011 7:49 pm

Boa noite

Companheiro Paulo MB, faço minhas as suas palavras, assim como estou totalmente de acordo com o " reparo" do Vitor Andrade.

É urgente, que se eliminem certos FANTASMAS, criados talvez com o objectivo de justificar o aparecimento de certas Entidades, que no meu entender tiveram um nascimento pouco claro, apesar de terem toda a legitimidade em existirem.

Zejorge[/i]
zejorge

Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm

Re: Parque da Galé

Mensagempor ECosta » terça nov 22, 2011 9:40 pm

Neste fórum, nos vários temas em análise, há sempre alguém, felizmente poucos, que tenta confundir os leitores.
Felizmente a lucidez da maioria vem sempre ao de cima e de nada valem as ofensivas contra as organizações, nacionais e internacionais, que vem defendendo o autocaravanismo, quer seja na modalidade de turismo itinerante, quer seja na sua vertente campista.

Boa noite companheiros
Companheiro Paulo totalmente de acordo, lamentavelmente observa-se muita filosofia, muito fundamentalismo, muitos tiros nos pés, muita luta de galos, muito blá, blá e pouco resultado pratico e útil na promoção e defesa do autocaravanismo.
Cpts pincos
ECosta

Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm

Parques de Campismo para Autocaravanas Versus Áreas de Serviço

Mensagempor danibeja » quarta nov 23, 2011 7:41 pm

Boa noite,

Pensei em não voltar a escrever neste tópico, mas revolta-me que mudem o tema para aqui puxado pelo companheiro Papa Léguas, que se remeteu ao silencio, pois deve ter visto que as coisas não são como ele quer, existem leis para cumprir e não é ao gosto dele.

Cito-me:
Será que o Legislador se enganou? Ou será que o Legislador quer permitir Áreas de Serviço e estacionamento, fora dos empreendimentos turísticos (parques de campismo)?

Quer que deixe de ser permitido estacionar até 72 horas, nas Áreas de Serviço, fora dos parques de Campismo?

Ao desvalorizarem completamente estas questões colocadas por mim, estão a dar razão ao companheiro Papa Léguas que afirma, que na Portaria 1320/2008 de 17 de Novembro as Áreas de Serviço estão erradamente denominadas...

Para mim É uma questão de RAZÃO.

Explico minuciosamente este artigo 29º :

O legislador na Subsecção II deu o nome Espaços destinados exclusivamente a Autocaravanas, pois quer dar logo a entender que não se tratam de "parques", colocando de seguida o Artigo Correspondente : Artigo 29.º .

Como não se trata de um parque mas sim de uma Área, o legislador resolveu dar o nome com base no seu artigo 27º Estações de Serviço, assim como as suas especificações, tal como é explicito na primeira parte do nº 1 do Artº 29º (1 — São áreas de serviço os espaços sinalizados que integrem uma ou mais estações de serviço, equipadas nos termos do artigo 27.º)

Na segunda parte deste nº e Art.º é explicado a quê que se destina este Artigo 29º ( destinados exclusivamente ao estacionamento e pernoita de Autocaravanas por período não superior a setenta e duas horas. ) assim como o limite imposto em termos de período de tempo, pois por períodos superiores terão que se deslocar para um parque especifico ou não de Campismo (Autocaravanas).

No numero dois, é informado que as Áreas de Serviço que se encontram fora dos Parques de Campismo ficam apenas obrigadas a determinadas indicações, pois todos os artigos mencionados têm no seu texto a palavra "devem", logo não é uma obrigação, mas contendo esses equipamentos têm que cumprir com o disposto nesses artigos (ficam obrigadas apenas ao cumprimento do disposto nos artigos 7.º, 8.º, 10.º, n.os 1, 2, 3 e 5, 12.º, 14.º, 20.º e 24.º a 26.º da presente portaria, com as necessárias adaptações.) , no final deste numero, ainda refere as necessárias adaptações, pois não se trata de campistas, mas sim de automobilistas que estacionaram e pernoitaram nas suas Autocaravanas.

Em relação ao nº 3, mais uma vez é utilizada a palavra devem ( devem dispor de serviço de recepção presencial ou automático disponível vinte e quatro horas por dia.) ,. pois aqui a intenção é permitir que "Os espaços destinados exclusivamente a Autocaravanas" possam ser gratuitos, como por exemplo as Áreas de Serviço que se tem inaugurado em muitos locais amigos dos Autocaravanistas por este Portugal, e ainda bem... que existe este artigo...

É altura de usar a ... :

"um povo que não é esclarecido por filósofos é um povo condenado a cair sob o domínio de carlatães" Condorcet

Como viram, não estamos a falar da mesma coisa, estamos a falar de locais diferentes, para diferentes efeitos...

Nos Espaços destinados Exclusivamente a Autocaravanas, tal e qual como está previsto no Artigo 29º da Portaria n.º 1320/2008 de 17 de Novembro É proibido acampar e permanecer mais que 72 Horas, e é aqui que se enquadra a legalidade das Áreas de serviço fora de Parques de Campismo.

Sem Filosofias nem Demagogias, se têm dúvidas coloquem, que eu respondo!

E ao contrário de outros neste fórum, garanto-vos total isenção

Grande abraço,

Danibeja
( Sigmund Freud )

Daniel Beja

danibeja

Mensagempor João » quarta nov 23, 2011 11:00 pm

Caro Danibeja

Não poderia ter sido mais esclarecedor!
João
AV Citroen Jumper
João

Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm

Mensagempor joaof » quarta nov 23, 2011 11:18 pm

Também concordo.
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes