pintar a autocarvana

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

pintar a autocarvana

Mensagempor carlos36 » segunda ago 29, 2011 8:41 am

Ola
foi-me me dito que poderia pintar a parte martelada da minha autocaravana com um rolo e com tinta sintetica ?
Algum companheiro ja o fez ?

cumprimentos

Carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor Luis Nascimento » segunda ago 29, 2011 10:29 am

O nosso companheiro RULA (meu genro) pintou a dele e ficou impecável.
Não esquecer de aplicar primeiro um primário.

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor carlos36 » segunda ago 29, 2011 11:28 am

Poderia-me forneceros nomes das tintas?

cumprimentos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor danibeja » segunda ago 29, 2011 1:03 pm

Boa tarde,

Antes de iniciar as minhas ultimas férias pintei a minha AC (parte caravana, a chapa FIAT já tinha sido pintada) com tinta sintética a rolo e ficou muito boa.

Era assim:

Imagem
(25-01-2010)

Depois de pintar a parte da frente:
Imagem
(25-04-2010)

Ficou assim:

Imagem


Imagem


A minha AC é importada e desde logo, tive problemas com a ferrugem :evil: e daí agora ter colocado tinta de cor diferente na parte de baixo, onde também dei bastante anti-gravilha (emborrachado).

Eu não dei primário nem produto nenhum para ajudar a fixar a tinta pois em várias casas de tintas me disseram que se já tinha tinta por baixo bastava desengordurar bem e dar tinta, pois era essa a vantagem da tinta sintética.

Desengordurei a AC toda esfregões verdes de lavar a loiça já usados (desengorduram e lixam levemente) e detergente de lavar loiça, deixei secar, isolei as borrachas e vidros, e pintei.

Gastei cerca de 6 litros (duas de Mão sem esticar) de tinta.

Se tiver mais dúvidas disponha.

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor Luis Nascimento » segunda ago 29, 2011 4:56 pm

O primário não é obrigatório, mas segundo os entendidos, convém porque como não se sabe qual é o tipo de tinta com que ela está pintada, evita rejeições e portanto que venha mais tarde a desfolhar.
Quanto à Marca e referencia, tenho que perguntar ao RULA.

Saudações,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor carlos36 » segunda ago 29, 2011 9:20 pm

A parte lisa da caravana tb fopi pintada a rolo?.

cumprimentos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor carlos36 » segunda ago 29, 2011 9:38 pm

Reparei na foto que os frisos em toda a volta da caravana foram pintados ?

cumprimemtos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor Nuno Sousa » terça ago 30, 2011 1:59 am

Boa noite, também pintei a minha da mesma forma estas férias, para tal utilizei aproximadamente quatro litros de tinta sintética, para duas mãos no alumínio da célula e utilizei um litro também de tinta sintética de outra cor para os pára-choques e mais alguns plásticos, posteriormente fiz umas riscas de outra cor idênticas ás originais utilizando fita isoladora de papel e com muita paciência demorou mais ou menos uma semana mas ficou porreiro. Antes de pintar lixei levemente e depois limpei bem com diluente também sintético. As tintas sintéticas, fitas isoladoras o rolo e tabuleiro tem tudo isto á venda nos akis e Max Mat, não é nada de especial, também não utilizei primário, agora falta aguardar pelo passar do tempo, mas parece que não vai haver problemas de aderência da tinta.
Gastei mais ou menos 100Euros na tinta e restante material.
Claro que esta técnica de pintura apenas se aplica ás autocaravanas mais antigas e que o material da célula e em alumínio ligeiramente (martelado), as mais recentes e em fibra ou polyester não são pintadas desta forma.
Antes de fazer esta pintura também perguntei numa empresa de chaparia automóvel como é que eles faziam para pintar aquele tipo de material (alumínio) e disseram-me que realmente é com o rolo. Assim optei por fazer eu próprio uma vez que pessoalmente gosto deste tipo de bricolages, claro que dá trabalho, principalmente com os isolamentos das borrachas etc.
A minha autocaravana é uma Fiat Ducato 1.9 TD de 1991 com montagem da Detleffs.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor danibeja » terça ago 30, 2011 8:32 am

Bom dia,

Sim, a parte lisa também foi pintada a rolo e fica muito boa, em relação aos frisos que fazem canto exterior, pintei-os de propósito, pois é onde faz a união e sempre ajuda um pouco a vedar, apesar de não ter problemas desses nesse local.

Os rolos e as trinchas é que devem ser apropriadas para tintas sintéticas, para não deixarem riscos, e não deve deixar muita tinta, pois também escorre...

Aproveito também para informar que depois de andar por cima da AC "à vontadinha", o tejadilho cedeu um pouco na zona da ultima clarabóia, por isso aconselho a não andarem em pé sob a AC, e de preferência andarem o mais encostados possível ao limite lateral.

No dia 6 de Agosto em Coimbra choveu, e derivado ao acontecimento anterior, começou a pingar um pouco na zona da clarabóia (do WC), e caía no polivan, fui ao leroy & merlin e comprei uma tinta misturada com fibra, que se utiliza para impermeabilizar metais (alumínio incluído), tijolo, etc... Este produto também se pode dar com os materiais molhados. Dei em toda a volta da clarabóia e parece-me que ficou bom.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor carlos36 » terça ago 30, 2011 11:46 am

O compalheiro nuno pintou tb o parachques deu algum primario para os plastico?

cumprimentos ~

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor Nuno Sousa » terça ago 30, 2011 5:30 pm

Desta vez não, apenas lixei levemente e pintei, pois já é a segunda vez que pinto os pára choques. Mas da primeira vez apliquei creio que se chama promotor de aderência para plásticos e comprei na altura numa casa de tintas para automóveis (tintauto) aqui em Gaia, não foi muito caro. Lixa-se primeiro o pára choques, de seguida aplica-se o tal promotor (com pincel) aguarda-se puco tempo pois seca rápido e depois a tinta.
No entanto e por experiência própria não compensa comprar tintas etc em casas da especialidade( pintura automóvel) por exemplo um litro de tinta sintética custou-me há cerca de doi anos aproximadamente 30/35Euros. Comprei na Max Mat por 9Euros um litro este mês e também afinam a cor caso deseje sem mais custos.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor carlos36 » terça ago 30, 2011 8:52 pm

Tudo foi pintado com pincel e trincha?
Peço desculpa pela pergunta e que a pouco tempo pedi varios orçamentos para pintar os parachoques e os plasticos laterais e os orçamentos variaram entre os 600 euros e os 400 euros , eu achei que era muito dinheiro para pintar so os plasticos.


cumprimentos

carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Mensagempor Nuno Sousa » terça ago 30, 2011 11:22 pm

Carlos, claro que tudo isto é um bocado relativo, depende de cada caso.
Primeiro é preciso ver o tipo de autocaravana. Lógico que numa das mais recentes em que têm pinturas nos plásticos com tinta metalizada e com várias tonalidades, com verniz etc., não fica muito bem uma pintura simples com pincel até porque depois ao perto vão-se notar imperfeições.
Também é preciso alguma habilidade para as bricolages, claro.
Agora depende do seu caso eu pessoalmente acho que numa autocaravana recente também faria isso numa casa de pintura automóvel (plásticos e pára choques), pois eles pintam os mesmos com compressor e não a pincel ou rolo, no entanto acho que o valor que falou é um pouco exagerado, mas como se costuma dizer hoje em dia nada é barato.
No meu caso eu pintei a célula com o rolo e pincel pois trata-se do tal alumínio martelado, que mesmo nas casas da especialidade são pintados dessa mesma forma, os para choques e plásticos pintei com pincel pois têm apenas uma tonalidade, no entanto a parte da cabine (embora de momento não necessite) apenas a pinto numa casa especializada pois acho que fica muito mais perfeita.
Nuno Sousa
 
Mensagens: 19
Registado: domingo set 06, 2009 4:55 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagempor danibeja » quarta ago 31, 2011 8:17 am

Bom dia,

Esse também foi um dos motivos pelo qual dei anti-gravilha no para-choques, deu-lhe um aspecto martelado e pintei a rolo e pincel...

Mas como disse anteriormente, se utilizar rolos e pincéis apropriados para pintar com tinta sintética, juntamente com a quantidade de tinta certa (sem esticar, mas sem exagero) não ficam riscos nem imperfeições.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor carlos36 » quarta ago 31, 2011 9:25 am

A minha autocaravana e de 1988 de pintura creme sem brilho pintura bassa ate agora eu e que tenho feito tudo na autocaravana recontrui o interior pq aqui na minha zona ninguem percebe muito deste tipo de carros e nao querem mexer.
Por isso estou tentado a pintar a minha ( burrinha) como eu lhe chamo.
Mas gosto sempre de pediram opinioes a pessoas mais experientes pq sou autocaravanista apenas a 6 meses.

cumprimentos
carlos pereira
carlos36
 
Mensagens: 122
Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm
Localização: covilha

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes

cron