frigorifico 220 V a accionar conversor

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor maprista » quarta jun 08, 2011 7:39 am

Muito obrigado companheiro Danibeja,assim será muito mais fácil
"RODA VIVA"
"A Liberdade de viajar e viver"
AHORN CANADA TC
http://catita-on-road-maprista.blogspot.com/[/b][/b]
Socio do CAI,CAS e CPA,ACP
maprista

Registado: segunda nov 09, 2009 2:38 pm

Mensagempor Esteves » segunda jun 27, 2011 8:35 pm

Boas!

Vinha eu pedir uma informação no fórum ao fazer uma pesquisa para ver se se alguém tinha tido a ideia que me estava a passar pelo mona mas dei conta já está aqui o que eu preciso, sim senhora só tenho agradecer pelas dicas aqui dadas que todas elas são de valor.

Já agora no caso de por um frigorífico a 220V numa carrinha fechada tipo furgão sem ter a dita ventilação com têm as ACs será grave?
Vamos aproveitar enquanto o vento e o sol é de borla.
Esteves

Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda jun 27, 2011 9:27 pm

Boas a todos

Companheiro Esteves, a ventilação de um frigorifico a compressor é sempre necessário... trata-se de uma medida de segurança contra o sobre aquecimento, mesmo tendo em consideração na dimensão dos frigorificos que temos vindo a falar, que produzem muito pouco calor no seu funcionamento.

Portanto mesmo que não queira ventilar para o exterior da ac, pelo menos assegure que o seu frigorifico depois de instalado tenha uma ventilação para o interior da ac.... arrisco a avançar com um valor de ventilação para a ac entre 5 a 10cm2, no caso da sua montagem do frigo seja completamente encastrada, esta saida de ar deve ser equacionada o mais proxima possivel do topo do frigorifico, porque o ar quente sobe e aproveita esta dinamica natural das massas de ar....

Em caso de extrema necessidade, pode adicionar uma fan de computador para extrair ar da traseira do frigorifico, associada ou não a um termostato a funcionar entre os 25 e os 30graus.

Este processo está totalmente comprovado em eficacia, em eficiencia e em especial em euros economizados..... com a potencia solar adequada é uma solução total.... adeus gás e frigorificos de absorção.....

Espero ter ajudado... aposte na segurança da instalação e contemple a ventilação ainda que seja para o interior da sua ac.

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor Esteves » segunda jun 27, 2011 10:22 pm

Obrigado alexandrechora pela resposta rápida, bem é assim, eu estou a minha ideia não é para o encaixar em móvel algum é para ficar livre.

Mas acho que acabou por me dar uma ideia visto que o ar quente sobe e como o amigo disse com uma ventoinha a extrair o calor será uma boa ideia, agora o que eu estou aqui a magicar é então fazer uma espécie de aro ai com 10 a 15 Cm ajusta-lo a traseira do frigorífico e da lateral da carrinha e na parte superior fazer tipo um funil invertido e aplicar a tal fan a extrair o calor para uma pequena conduta para o tecto, visto que fazer uma abertura para por uma coisa como têm os padeiros não chateiam na inspecção e ao por uma grelha já são capaz de chumbarem a carrinha, e não só a carrinha não é para funcionar sempre como AC.

A ideia do termostato para fazer ligar a FAN também é muito boa ideia, assim ajuda a poupar mais a bateria.

Uma pergunta talvez já tenha aqui resposta, mas se tem não reparei, o frigorífico quanto está a fazer o barulho do compressor está a gastar x amperes e quando desliga por ter alcançado a temperatura desejada gasta quanto ?

Mais uma vez digo grande tópico.
Obrigado.

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Companheiro Esteves, a ventilação de um frigorifico a compressor é sempre necessário... trata-se de uma medida de segurança contra o sobre aquecimento, mesmo tendo em consideração na dimensão dos frigorificos que temos vindo a falar, que produzem muito pouco calor no seu funcionamento.

Portanto mesmo que não queira ventilar para o exterior da ac, pelo menos assegure que o seu frigorifico depois de instalado tenha uma ventilação para o interior da ac.... arrisco a avançar com um valor de ventilação para a ac entre 5 a 10cm2, no caso da sua montagem do frigo seja completamente encastrada, esta saida de ar deve ser equacionada o mais proxima possivel do topo do frigorifico, porque o ar quente sobe e aproveita esta dinamica natural das massas de ar....

Em caso de extrema necessidade, pode adicionar uma fan de computador para extrair ar da traseira do frigorifico, associada ou não a um termostato a funcionar entre os 25 e os 30graus.

Este processo está totalmente comprovado em eficacia, em eficiencia e em especial em euros economizados..... com a potencia solar adequada é uma solução total.... adeus gás e frigorificos de absorção.....

Espero ter ajudado... aposte na segurança da instalação e contemple a ventilação ainda que seja para o interior da sua ac.

Alexandre
Vamos aproveitar enquanto o vento e o sol é de borla.
Esteves

Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm

Mensagempor danibeja » terça jun 28, 2011 6:12 pm

Boa tarde,

Uma pergunta talvez já tenha aqui resposta, mas se tem não reparei, o frigorífico quanto está a fazer o barulho do compressor está a gastar x amperes e quando desliga por ter alcançado a temperatura desejada gasta quanto ?

As medições que fiz no meu frigorífico Kunft de 50 litros, quando em funcionamento consome cerca de 5 amperes hora (+ ou - 60w ; frigorífico e conversor em simultâneo) .

O meu conversor em standby consome cerca de 1 ampere hora, que juntamente com o ruído que o mesmo faz quando aquece me levaram a elaborar/projectar uma forma de resolver esse problema, conforme o esquema que abaixo postei.

Mais informo que tenho verificado nas lojas de electrodomésticos que os frigoríficos tradicionais, independentemente da capacidade em litros, tem consumos entre os 60W e os 110W, que aliado ás paragens que os mesmos fazem quando quando desligados pelo termostato, este consumo hora baixa muito, pois são muito rápidos a restabelecer a temperatura...

Aconselho uma nova leitura no tópico, pois apesar da informação já estar um pouco dispersa, mais dicas irá retirar...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Frigorifico 220V/85W com conversor 800W entra em falha!!

Mensagempor pipas » sexta ago 12, 2011 10:03 am

Bons Dias,
Motivado pelos relatos positivos efectuados neste tópico, estou em fase de substituição do tradicional frigorifico trivalente, também por se encontrar avariado, por um frigorifico "minibar" com 85W de potência.
Inicialmente testado com um conversor (onda sinusoidal rectificada) de 300W de potência, 600W de pico, recebi imediatamente sinal de falha.
Convencido que se tratava do problema do pico de arranque do aparelho ser mais elevado que o do conversor adquiri um conversor (onda sinusoidal rectificada) de 800W com pico de arranque 1600W.
Após correcta ligação, com cabos adequados, às baterias (duas de 90Ah com painel solar) na atura completamente abastecidas. A primeira tentativa foi tambem seguida de falha e só à segunda o frigorifico arrancou. Após paragem deste por intervenção do termoestato o arranque seguinte já não foi possivel já que o inversor entrou em falha novamente.
Assim, desta forma, venho pedir a ajuda possível para a resolução deste problema, agradecendo desde já todo o apoio prestado.
Obrigado
João Costa
pipas

Registado: quinta mai 13, 2010 1:57 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » sexta ago 12, 2011 4:03 pm

Boas a todos

Pipas
já testou o conversor neste caso ligado a outro equipamento ?
os cabos de ligação do conversor estão ligados directamente ás baterias o mais próximo possivel?

digo isto porque o meu conversor é inferior ao seu, tem apenas 500W de potencia e 1000W de pico e aguenta perfeitamente com o meu frigorifico.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor ZecaSantos » sexta ago 12, 2011 4:35 pm

Companheiros,

Pipas, atenção à secção dos cabos bateria/conversor, se estiverem perto nunca deverão ser inferiores a 4 mm2. Não esquecer de pôr sempre um fusível de protecção.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor alexandrechora » sábado ago 13, 2011 5:27 pm

Boas a todos

Depois de mais umas fériazitas de 15 dias, eis o que penso sobre o Problema do Pipas.

Existem diversos factores que podem originar o mau funcionamento do frigorifico, como por exemplo:

1 - Secção (diametro do cobre) dos fios de ligação do inversor á bateria, demasiado finos, aquecem e não permitem deixar passar os amperes necessários ao arranque do compressor.
2 - Comprimento dos fios positivo e negativo. Quanto maior for o comprimento maior terá de ser a secção.
3 - O inversor deverá ter ligação de massa ao chassis da autocaravana, poderá acontecer que o frigorifico necessite de identificar a existencia de terra para funcionar correctamente.
4 - Compatibilidade do tipo de onda entre o conversor e o frigorifico, por isso uso sempre o mesmo inversor com a mesma marca de frigorifico ou arca congeladora. Se o inversor for de onda perfeita esta questão não se coloca.
5 - A potência nominal do inversor, na minha opinião nunca menos de 1000w. Ainda em Julho esteve na minha casa um companheiro nosso que fez esta alteração de frigorifico e com o inversor de 1000watts e o seu frigorifico de marca zanussi não funcionava correctamente tal como o do Pipas, assim que testámos o inversor de 1500w, 40 minutos depois 22 graus negativos no congelador do frigorifico. O companheiro que menciono é um profissional nesta área dos frigorificos de autocaravanas e não só, e se ele ler este post e se estiver na disposição poderá dar a sua contribuição, porque eu não o farei sem a sua permissão.

6- Por ultimo as baterias podem ter voltagem mas não ter amperes para o pico, já mediu quando se dá o pico de arranque do frigorifico, se a voltagem descer abaixo dos 11volts o inversor poderá cortar a produção de 220volts ac.

quanto a este sistema só posso dizer que mais 15 dias de férias e a minha arca congeladora de 100litros sempre com um funcionamento impecavel e com energia verde e sem custos....

Espero não ter complicado.... mas por vezes a resolução é um pouco mais complexa na sua concepção.

cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor pipas » terça ago 16, 2011 1:07 pm

Caros Amigos,

Obrigado pelas respostas e sugestões.

Embora ainda não tenha testado todas informo que:
-O inversor foi testado em outro aparelho (600W) por um periodo de 5 segundos sem apresentar qualquer problema.
-Distância bateria inversor 50cms.
-Cabos correctamente ligados/apertados (bom contacto assegurado).
-Cabos utilizados entre inversor e bateria são os fornecidos de origem com o inversor. (secção ainda não medida mas não deve ser inferior aos 4mm2 mencionados). Aquecimento excessivo não detectado durante o funcionamento do frigorifico (durante o unico ciclo que efectuou).
-Ligação à massa: será testada esta semana.
-Medição da voltagem das baterias quando se dá o pico de arranque: será medida esta semana.

Agradeço novamente toda a ajuda e darei mais informações após ter os resultados dos testes a realizar.

Obrigado e Cumprimentos.
pipas

Mensagempor pipas » quarta ago 24, 2011 4:02 pm

Olá a Todos novamente,

Apresento de seguida as medições e circunstâncias em que foram efectuadas, assim como os resultados/comportamento dos aparelhos.
Todas as condições anteriores não mencionadas foram mantidas:

-Cabos utilizados entre inversor e bateria secção 6mm2.
-Ligação à massa efectuada.
-Medição da voltagem das baterias quando se dá o pico de arranque 12,34V.

Comportamento inicial (3 primeiras tentativas) Inversor entra em "Fault".
Comportamento seguinte, Inversor não entra em "Fault" mas Frigorifico não liga.

Com receio de danificar algum dos elementos não mantive a ligação activa mais de 5/8 segundos.

Espero que com estes dados seja possível determinar algo, mas de qualquer das formas agradeço desde já toda a Ajuda prestada.

Cumprimentos,

PIPAS
pipas

Mensagempor danibeja » quinta ago 25, 2011 11:49 am

Bom dia,

Companheiro, ao que me parece, o seu problema é a !? bateria !? , experimente ligar com o carro a trabalhar e ligado à bateria do motor...

Com uma bateria "dita normal", de arranque tem um pico elevado mas depois não deixam passar caudal de energia suficiente durante os primeiros cinco minutos que o frigo está ligado (quando o mesmo consome muito).

O conversor de 600W deveria ser suficiente para manter o frigorifico ligado... antes do meu conversor actual, tinha um, comprado na Macro, de 500W mas muito reles, que aguentava com o frigorifico...

Já experimentou ligar o frigorifico a 220V de casa?

Comportamento seguinte, Inversor não entra em "Fault" mas Frigorifico não liga.

Em relação a esta situação é normal, os motores dos frigorificos vêm equipados com um interruptor que quando existem falhas de energia e situações anomalas desligam o frigorifico durante cerca de 5 minutos (no livro de instruções deve dizer isso).

Portanto parece-me que o frigorifico está a funcionar bem, logo o problema reside na energia ou falta dela.

Espero que resolva o problema em breve, e aconcelho-o a utilizar pelo menos uma bateria de 100Amperes (e de preferencia duas de 100Amp) de descarga lenta(deep cicle), eu no meu caso uso de acido, mas tambem pode ter de Gel ou AGM, no entanto se pretende carregar a bateria tambem com o alternador do carro, deve comprar um switch de baterias (para não danificar o alternador http://www.campingcarportugal.com/forum ... highlight= ) e de preferencia usar baterias de acido deep cicle (esta é a minha opinião e experiencia da qual tenho tido muito bons resultados).

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor pipas » quinta ago 25, 2011 2:52 pm

Boas Tardes,

Vou tentar ligar hoje à bateria do carro com ele a trabalhar.
Quanto ao ligar em casa aos 220V trabalha sem problemas.
O inversor utilizado é de 800W com pico de 1600W, estou neste momento com duvidas se deva ou não trocar por um de 1000W (pico de 2000W)caso o problema seja do pico de arranque, mas custa-me a crer que o pico de arranque seja quase 20 vezes superior à potência nominal do aparelho (85W).

Agradeço novamente todo o apoio prestado e voltarei a dar noticias após a ligação à bateria do carro com este a trabalhar.

Cumprimentos,

João Costa
pipas

Mensagempor maficos » quinta ago 25, 2011 8:48 pm

Boa noite.

"tropecei" aqui ( porque não sou caravanista, nem nada parecido) -não sei se o nome está correcto- e não resisti a ler alguns postes do forum.
Inscrevi-me unicamente para poder ajudar o sr. Pipas. ( ou pelo menos,tentar)

Creio que o problema do seu frigorifico,não está na bateria ou nos condutores,mas pode dever-se ao facto do inversor ser de onda modificada.
Todos os equipamentos induzidos devem funcionar com um inversor de onda pura, contrariamente aos resistivos.
Portanto, creio que o problema não reside no facto de ser de 800W, mas sim o tipo de inversor.
Diz que já o ligou a outro aparelho e funcionou. Qual era o aparelho?

Quanto ao Sr. Danibeja. Tem razão, o frigorifico desliga quando existe um problema, mas isso não é devido a nenhum interruptor, mas sim a um PTC que devido á sobrecarga de corrente no induzido de arranque ( 6 X a I nominal) origina um sobreaquecimento, e um aumento da resistencia, e claro, é obrigado a desligar.
Demora cerca de 7 minutos a arrefecer e a voltar a arrancar. Isto claro, depende da t.a.
E tambem não "consome muito durante 5 minutos" mas sim durante 0,48 segundos..

Espero ter ajudado o Sr. Pipas

Gostei imenso de ver o espirito de entreajuda entre as pessoas do forum.
Acho que é para isto que serve a Net..
Um dia ainda vou pensar em comprar uma caravana para gozar a reforma))

Os melhores cumprimentos.
maficos

Registado: quinta ago 25, 2011 5:45 pm

Mensagempor João Morgado » quinta ago 25, 2011 11:37 pm

Caro maficos,

Realmente este é um forum de autocaravanismo e autocaravanistas o que não impede de lhe agradecer a sua tentativa de ajudar um companheiro em apuros. Quem sabe um dia volta aqui já possuidor de uma autocaravana e não confunda com caravana, pois uma move-se e a outra tem de ser movida. E já agora se me permite, um pequeno conselho: não espere pela reforma e vá pensando nisso, pois a vida são só dois dias e se estes forem passados em total liberdade, tanto melhor.

Saudações
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes