PESCA nos PISÕES

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

PESCA nos PISÕES

Mensagempor padriana22 » terça abr 05, 2011 1:13 pm

Boa tarde,

Queria a vossa opinião, e que divulguem por favor, aos nosso colegas...

No passado Sábado dia 2 Abril 2011, dirigimo-nos aos Pisões, para passar um fim de semana à pesca à truta. O tempo estava frio e nada de trutas...nem uma para animar!! :(

Bem, mas chegada a hora do jantar, preparamo-nos para pernoitar, junto à estrada (mais seguro). De manhã, "zarpamos" para uma zona já conhecida nossa, e como ja não seria a primeira vez. ESTACIONA-MOS a autocaravana, e HORA DE PESCA!! Ficamos lá até às 15:30h...as horas começavam apertar para ir embora, e começamos a arrumar as canas... No entanto vem aparece o jipe da guarda florestal!!! Pediu-nos os documentos (BI e licença)...tudo certinho! Como não arranjaram justificação..."agarraram-se" à autocaravana. "ah...porque isto é campismo selvagem""!!!!!

FICAMOS DE QUEIXO CAÍDO! o que??? uma autocaravana estacionada num largo, com janelas fechadas, sem toldo aberto...nem degraus tem! "pegaram" por CAMPISMO SELVAGEM. A única coisa que tinhamos, mas porque precisamos deles para almoçar, ao meio-dia, foi os descanços (amarelos), mas apenas para a refeição não saír dos pratos fora... E disse o fiscal: "mas isto (referindo-se aos descansos) já é considerado campismo!". E nós explicamos que foi apenas para almoçar, e acabaram por ficar. Mas nem pernoita fizemos lá...apenas almoçamos DENTRO da autocaravana.

Colegas, nós não somos apologistas de campistas "porcos", nem desarrumados!!! Somos autocaravanistas exemplares. Descarregamos águas, nos sitios adequados, bem como as cassetes do W.C.

somos autocaravistas exemplares, e fomos naquele dia, chamados a atenção, pelos que não cumprem...e sabem que mais? fomos autoados!! em quanto? não sabemos, o que ouvidos dizer eram 140€, por estar estacionados juntos à cota de água. (área protegida do alto rabagão). Porque foi isso que o fiscal nos tinha dito: que estavamos também estacionados na cota "preservada" da água da barragem ???????????(por amor de Deus)!!!

Vamos reclamar à camara de Montalegre, porque uns não devem padecer por outros...e já com 30 anos de campismo, caravanismo, autocaravanismo, sabemos bem RESPEITAR A NATUREZA! quanto mais sendo antigos escuteiros. Sempre a natureza em primeiro lugar.

Melhores cumprimentos, caros colegas

PATRÍCIA SAMPAIO
PATRÍCIA SAMPAIO e familia
padriana22

Registado: segunda ago 02, 2010 1:00 pm

Mensagempor Joel Lourenço » terça abr 05, 2011 1:53 pm

Uma situação lamentável de facto.

ficou consigo algum auto ou notificação?
Ford
Challenger Genesis 43 2009
Joel Lourenço

Registado: segunda jul 13, 2009 3:31 pm

Re: PESCA nos PISÕES

Mensagempor siroco » terça abr 05, 2011 4:38 pm

padriana22 Escreveu:Porque foi isso que o fiscal nos tinha dito: que estavamos também estacionados na cota "preservada" da água da barragem ???????????(por amor de Deus)!!!

Porquê "por amor de Deus"?

Lamento a sua situação, mas o mais que posso dizer é que pôs-se a jeito e teve azar.

Noutro tópico questionam-se os critérios "objectivos" de acampar. Eu diria que colocar os calços são um deles... o objectivo dessa colocação é irrelevante para os agentes da autoridade. Quando se é apanhado em excesso de velocidade também se pode ter muitos bons motivos, mas não faz sentido argumentar com o agente...

E ainda por cima, aparentemente, não respeitou a distancia prevista na Lei da Água para estacionar/acampar. Fica difícil...

Acho que se queremos ser respeitados, como muitos outros tópicos neste noutros foruns mencionam, temos de ser os mais escrupulosos cumpridores da lei. Não adianta muito não abrir toldo, não colocar cadeira, não abrir janela e a seguir estacionar com os pés de molho e meter os calços.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Lei da Água

Mensagempor josegon_calves » terça abr 05, 2011 5:47 pm

Boa tarde Companheira Padriana22,

Realmente "caiu" numa situação que não lhe devem sobrar muitas alternativas. Poderá argumentar algo mas a Lei existe e é para cumprir, mesmo que a desconheçamos, como é o caso concreto!

Em lagos artificiais nunca devemos estacionar nenhuma viatura fora dos arruamentos existentes o que implica não aproximar do leito de água.

Se a Companheira e Familia até podem possuir antecedentes que poderiam servir de trunfo na execução de boas práticas, nomeadamente o Escutismo, uma actividade defensora do Ambiente e da Natureza, haverão outros que não primam por esses princípios e não hesitariam em, eventualmente, proceder a todo o tipo de descargas ali mesmo!

Daí que não lhe devam restar muitas alternativas a não ser o facto de ser primária.

Desejo-lhe boa sorte na jornada que tem pela frente e este caso sirva de exemplo a todos os que aqui veêm receber ensinamentos.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor joaquim » terça abr 05, 2011 6:14 pm

Companheiro:
Esses guardas florestais estavam bem informados...e, não deram qualquer hipótese...Ainda bem que se relatam essas situações aqui no fórum pois eu desconhecia, confesso, essa do estacionamento na linha de água e até dos calços. Eu estaciono a minha AC junto ao local onde moro e, no inverno, já tenho colocado os calços nas rodas da frente para desnivelar e a água das chuvas escorrer...Sendo assim vou passar a ter mais cuidado, nunca se sabe quando não aparece um sr. guarda mais zeloso...
fique bem!
cumptos
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor padriana22 » quinta abr 07, 2011 7:36 am

...
Editado pela última vez por padriana22 em quinta abr 07, 2011 7:39 am, num total de 1 vez.
padriana22

cota da água

Mensagempor padriana22 » quinta abr 07, 2011 7:38 am

Caro colega, Joel Lourenço...não ficamos com nenhuma notificação, ou auto...apenas foi pedido os documentos de identificação da viatura, e do condutor. O condutor não assinou nada!!

Mas o problema, não está nos calços, porque ele reparou que não estavamos a acampar MESMO! o problema reside no estcionamento à cota da água (cota do leito da água, porque é uma barragem e depende da altura em que galga as margens) isso é algo que não escrito no local, e nem demarcação há.... como vamos saber qual a distância? Bem, pelos visto teremos que também andar com uma fita métrica. Estavamos afastados, + ou - 10 metros, em desnivel acentuado, e a autocaravana estaria no topo em cota plana.

QUAL A DISTÂNCIA Á COTA DA ÁGUA?
não deveria haver uma indicação do nível de leito de cheia? uma barragem é inconstante, porque há invernos muitos problemáticos, em que a água galga muitas vezes zonas habitacionais, e aí? não há multa para ELES, também??

O que não cheguei a referir, na mensagem anterior, é que na Sábado e no Domingo, todos, mas todos os pescadores, foram autoados, por terem os carros perto da água. Perto da água não quer dizer apenas, "junto" à água, mas ao leito de cheia, da barragem!!!

A minha família "escaldou" daquele sitio..
Uma zona plana como a barragem, todas as áreas de pesca são junto ao lago...e os carros, temos receio de os deixar longe (já houveram alguns assaltos). o melhor mesmo, é deixar de ir para aquela zona.

Os autocaravanistas, são implementadores, na maioria das vezes de boas práticas, mas há práticas em que desconhecemos, por completo...e não seria melhor, os fiscais, avisarem primeiro, e aos reincidentes, autoá-los?

Seremos nós obrigados a andar com a internet atrás de nós, com fita métrica, e 24h por dia fixados no computador, para ver qual a nova lei do dia!! è uma loucura, a sério.
padriana22

Re: cota da água

Mensagempor txinho » quinta abr 07, 2011 8:37 am

padriana22 Escreveu:Os autocaravanistas, são implementadores, na maioria das vezes de boas práticas, mas há práticas em que desconhecemos, por completo...e não seria melhor, os fiscais, avisarem primeiro, e aos reincidentes, autoá-los?

Seremos nós obrigados a andar com a internet atrás de nós, com fita métrica, e 24h por dia fixados no computador, para ver qual a nova lei do dia!! è uma loucura, a sério.

Bom dia,

Sim concordo verdadeiramente com a padrana22 que as autoridades deveriam ter uma componente pedagogica e não punitiva, e após esgotar todo o esforço para que todos percebem o porquê, aí sim, quem isnsitir tomar iniciativas punitivas pesadas.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Re: cota da água

Mensagempor time_out » quinta abr 07, 2011 9:50 am

padriana22 Escreveu:... O que não cheguei a referir, na mensagem anterior, é que no Sábado e no Domingo, todos, mas todos os pescadores, foram autoados, por terem os carros perto da água. Perto da água não quer dizer apenas, "junto" à água, mas ao leito de cheia, da barragem!!!
...

Bom dia

Ao menos não houve descriminação. Todos os infractores foram autoados.
Como em tudo na vida há que tomar os devidos cuidados para não se estar fora da lei.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor siroco » quinta abr 07, 2011 10:13 am

O desconhecimento da lei não implica o seu incumprimento...

Também concordo com uma função pedagógica pelos agentes da autoridade, mas é uma opção deles, e é um bocado complicado avaliar se o prevaricador é ou não reencidente. De qualquer forma a legislação permite-lhes autuar, e a quem comete a infracção só lhe resta cumprir.

Deixar de ir a essa zona é uma opção, mas lembro que a Lei da Água não foi feita só para essa barragem.

Ás vezes também é bom termos a capacidade de nos colocarmos do "outro lado", ou neste caso nem é necessário, porque consumidores de água somos todos nós, e automóveis a pingar óleo nas nossas bebidas não é uma perspectiva interssante.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

errado...??

Mensagempor padriana22 » quinta abr 07, 2011 11:32 am

Colega siroco,

Se fosse a pensar dessa maneira, nem de casa saía!! pense bem, o facto de usar a autocaravana, está a prejudicar o meio ambiente, não está! e um meio ambiente que nunca mais terá retorno!! NUNCA MAIS. E também não andamos a deitar óleo, nas garrafas :) e mais, uma autocaravana que verta oleo, ou um carro, tem problemas. Não podemos generalizar as coisas. Cada caso é um caso. O facto de uma autocaravana estar naquele local, pode ser um problema, mas depende sempre do que a autocaravana está lá a fazer: se a "verter" as águas, ou se simplesmente a descansar!

Acho bem, preservar a natureza, mas acho BEM MESMO!!!

Mas nem toda a gente é como alguns colegas nossos, que descarregam as águas ao ar livre, em terra, e fazem fogueiras (em áreas não apropriadas), deixam lixo cá fora... isso sim, CONCORDO numa multa, e pesada

. Agora, uma familia, que vai à pesca, como se fossem um carro normal, passar um domingo perto da água... não há maldade, nem incumprimento de lei alguma. Não sabemos as leis todas, ou sabe? todos os dias temos uma lei nova...
padriana22

Más notícias

Mensagempor josegon_calves » quinta abr 07, 2011 12:20 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheira padriana22,

Não vou defender a posição da Companheira porque à Luz da Lei não é defensável.

Exercer o tal "lado" preventivo não é solução, veja-se o exemplo já citado que as Autoridades chegam a determinado local, numa de pedagoria, e o "pessoal" sai sem nenhuma consequência, mas volta umas horas depois ao estilo "Faroeste"!

E a história repete-se anos a fio até as Autarquias serem obrigadas a proibir o acesso a todos!!!

Não somos de facto obrigados a ser conhecedores de todas as Leis que diáriamente são publicadas.

Aliás, o nosso país está como está talvez por excesso de Leis e ninguém a cumpri-las!!!

Todos os dias se tentam fazer novas Leis ao sabor dos interesses de cada um, de quem os poder ter obviamente.

E continua tudo na mesma e ninguém cumpre coisa nenhuma!!!

A corrupção continua, apesar de todos os dias haver nova legislação para o assunto.

A criminalidade aumenta, apesar de todos os dias haver estudos e ensaios académicos tendo em vista criarem-se novas Leis que não resolvem coisa nenhuma!

E por aí fora!!!

As Leis são mais que muitas e não somos obrigados a conhece-las todas.

Mas isso não invalida a nossa obrigação legal de as cumprir!!!

Como a Companheira relatou, todas as viaturas foram autuadas por estarem em transgressão.

Não houve necessidade de uma Lei para Autocaravanismo para autuar apenas a Companheira, felizmente!!!

Aí sim, era muito grave ser a Companheira autuada, por estar a usar uma simples autocaravana e os restantes ficarem de fora por o não serem!!!

E isto não é demagogia nem cenas de um qualquer filme!

São probabilidades de acontecer só pelo simples facto de ser proprietária de uma autocaravana.

E mais Leis se querem, e se defendem, para não serem simplesmente cumpridas por ninguém!!!

Lamento o seu erro, não intencional, mas a Lei deve ser cumprida!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor ruca » quinta abr 07, 2011 12:44 pm

Boas companheiros, é verdade a lei deve ser cumprida, mas tambem deveria estar e não sei se estava assinalada nesse e emtodos os outros locais identicos o nivel da quota da água, porque nós não o conhecemos não temos essa obrigação, e se isto fosse um páis a sério com uma mentalidade não de caça á multa mas de prevenção e preservação da natureza e dos interesses gerais publicos, etava lá indicada essa quota de água com a respectiva informação de que é proibido estacionar nos termos de tal lei, que é o que acontece quando se vive numa sociedade civilizada que pretende o bem estar dos seu cidadão através da preservação do meio ambiente, e não " tirara " para não usar outra palavra os poucos €s que esse cidadão têm nos seus pauperimos bolsos.
Boas voltas
Ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

informação

Mensagempor padriana22 » quinta abr 07, 2011 12:45 pm

Colega Gonçalves,

Eu não discordo do que disse, nem estou a contrariar a opinião dos nossos colegas...
Estou apenas a tentar mostrar que as coisas não estão certas, no mundo em que vivemos: ora vejamos, exceder o limite de velocidade, só excede quem quer, e que sabe que está a desrespeitar a lei.

A questão é a mesma, dos colegas pescadores que foram autuados, estavam "alheios" à lei. desconheciam! Os agentes fiscalizadores, deveriam, num período de tempo, molibizar ou informar as pessoas das lei que poderão estar a infringir. Enquanto que no código, temos que saber as leis de trânsito, na pesca não somos obrigados a saber do estacionamento junto à água. E aqueles pescadores que estacionam... não veem mal num estacionamento perto da água. O facto de o carro estar ao pé, não simboliza má intenção. Apenas, DESCONHECIMENTO. Eu como autocaravanista e a minha família, fomos "apanhados na onda" daquele fim-de-semana.

Estou aqui para alertar as pessoas, os colegas autocarvanistas, pescadores autocaravanista, e outros, para serem informados, como eu não estava, de que é proíbido estaconar perto da água de albufeiras.

Estou revoltada, não com a lei...porque leis há muitas, e como disse nunca são cumpridas, e mais ainda porque há falta de informação! Diga-me lá...à entrada da barragem, ou em alguns pontos, custaria colocar um placar de informação das más práticas de pesca? Porque campismo sabemos nós que é proibido, porque é uma área protegida.
Um outdoor, não prejudica ninguem e é um meio de fazer cumprir/informar da lei existente naquele local.
Dizem que o nosso país é cheio de placas, porque há placas em excesso, outdoors em zonas verdes... mas quando as placas são estudadas ao impacto no local, até poderão ser alvo de deslumbramento. Depende é de quem as faz. Não acha que as placas fossem mais subjectivas, do que objectivas, não teriam mais impacto, em algumas situações?

O que me revolta é a falta de informação! apenas isso...

:)
padriana22

em acordo

Mensagempor padriana22 » quinta abr 07, 2011 12:50 pm

É isso mesmo que estava a dizer colega RUCA!!

INFORMAR...
padriana22

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes