Rodado duplo: vantagens e desvantagens

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Rodado duplo: vantagens e desvantagens

Mensagempor Luis Almeida » sexta nov 11, 2005 3:36 pm

Companheiros,

Gostava de saber a vossa opinião/experiência sobre este assunto, mais exactamente quais as vantagens e desvantagens do rodado duplo relativamente ao rodado simples.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Paulo » sexta nov 11, 2005 4:47 pm

Luís,


Parece-me que o rodado simples, relativamente ao duplo peca pela menor esbilidade e "base de assentamento", no entanto, e nas ACs isso é importante, tem a vantagem de pesar menos :wink: .

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » domingo nov 13, 2005 8:07 pm

Boa Noite

Já tive experiências com ambas mas com eixos motrizes diferentes, ou seja eixo com rodado simples traseiro mas com tracção dianteira e eixo com rodado duplo mas com tracção traseira.
O simples facto de se estar a falar de tracções diferentes já causa alterações de comportamento principalmente em curva mas o que mais notei com o rodado duplo foi a estabilidade traseira em ventos laterais e adornar em curva.

No entanto tal "problema" pode ser diminuido no rodado simples através da introdução de sistemas na suspensão (depende do tipo de eixo usado) como por exemplo barra estabilizadora, suspeñsão pneumática, molas especiais, etc.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor EMAN » domingo nov 13, 2005 9:52 pm

Boas

Em relação ao rodado duplo penso que além do que aquilo que aqui já foi dito, também é verdade que consome mais.
Em relação à estabilidade, por exemplo a minha AC é de tracção dianteira, não é para andar a "abrir" , trás de origem umas molas próprios de Ac em cima do eixo traseiro.
Também os limites de velocidade são para cumprir, e se tivermos uma atençãozinha c/ as curvas tudo corre bem. :lol:

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor fluis » terça nov 15, 2005 3:02 pm

Boa tarde,

Luís a minha AC é de rodado duplo, e pela minha experiência vou aqui enumerar alguma vantagens e desvantagens:

Desvantagens do rodado duplo: :(
  1. Maior consumo de combustível.
  2. Factura maior na altura de trocar os pneus, sempre são mais 2 pneus a pagar certo? :cry:
  3. Quando se têm um furo atrás na roda interior tem que se tirar as duas.
  4. Paga classe 2 nas auto-estradas de Espanha. :evil:

Vantagens do rodado duplo:
  1. Maior estabilidade.
  2. Melhor tracção (Para mim sem dúvida a melhor vantagem), quando é que esta vantagem se torna mais evidente:
    1. Arranque numa subida inclinada em piso de terra, ou empredado molhado.
    2. Nos terrenos arenosos. Já por duas consegui sair de situações difíceis em que o terreno cedeu debaixo das rodas da frente, graças ao rodado duplo. 8)
    3. Na neve. Já fui apanhado num nevão na Serra da Estrela e andei por cima da Neve, sem correntes e com uma segurança impressionante.8) :wink:
  3. Se tiver um furo atrás numa roda exterior não é preciso macaco sequer, basta a de dentro subir um calço ou uma pedra lisa por exemplo, e zás muda-se a roda. :lol:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor zecarso » terça nov 15, 2005 6:44 pm

Olá amigos
Também gostaria de dar a minha opinião, quanto ao rodado duplo, penso ter mais vantagens que desvantagens. Por exemplo mais robusta e tem mais estabilidadel. Já me aconteceu ter um furo e nem me aperceber. Tem uma maior ederência em terrenos difíceis. Com uns tampões ficam mais bonitas.

As desvantagens, são por exemplo, o que me aconteceu, ter dois pneus piores e ter que mudar os quatro , porque têm que ter, no mesmo eixo igual tipo de piso.

saudações caravanista
zecarso
zecarso
 
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 14, 2005 11:01 pm

Mensagempor Luis Almeida » terça nov 22, 2005 5:23 pm

Ok pessoal,

Obrigado pelas vossas respostas.

Saudações a todos. :wink:
Editado pela última vez por Luis Almeida em quarta dez 28, 2005 4:13 pm, num total de 1 vez.
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Paulo Miranda » terça dez 27, 2005 12:25 am

Ola a todos,

Aproveitando a embalagem dos rodados, eu tive uma experiencia algo complicada com a minha Joint em estradas Espanholas com vento lateral ( entre 25 a 35 nós). Para alem de adornar substancialmente dá uns guinões qu nos leva a alguns sustos.
Alguma experiencia na alteração de suspensões para melhorar o comortamento em estrada? Investir em barras estabilizadoras ou molas suplementares?

Saudações Caravanisticas

Paulo Miranda
Paulo & Zelia Miranda
AC Joint j361
Santarem
Paulo Miranda
 
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 16, 2005 1:09 am
Localização: Santarem

Mensagempor Luis Almeida » quarta dez 28, 2005 1:23 pm

Olá Paulo (e restantes companheiros),

Eu começaría por instalar barras estabilizadoras para ver se a "coisa" melhora o suficiente.

Se assim não for... lá terás que rever a suspensão da tua AC. :?

Um abraço. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor ZecaSantos » quarta dez 28, 2005 1:33 pm

Olá Paulo,

Confirmando o que disse o Luís Almeida só quero acrescentar que as barras são à frente e a tràs.

E como aumentaste o peso do carro (como eu sei estas coisas?) talvez não seja asneira uma suspensão pneumática.

Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Blatzvid e 34 visitantes