Revisão do POOC do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Certezas

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 11, 2011 3:37 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheiro e Amigo Alexandre,
Boa tarde Companheiro Danibeja,

Não quero entrar aqui num diálogo de surdos, como muitos que teimam em manter conversas e conferências "privadas" sobre temas que deveriam ser defendidos apenas e tão somente nos locais adequados e apropriados.

A teoria do "poder popular" nunca foi tida como boa política para se alcançar objectivos concretos em prol da população em geral.

Aliás os frutos dessa teoria do "poder popular" tem dado os frutos que todos temos observado, NADA!!!

Não precisei de mais de 20 anos para chegar a esta conclusão, não!

Simplesmente nunca precisei de Legislação especial para poder praticar livremente e em consciência a actividade de Autocaravanista tanto na vertente Campista como na vertente Itinerante.

Continuo defensor da aplicabilidade da Legislação existente para punir, se necessário julgar, quem comete atentados ao ambiente e não respeita os mais elementares e básicos princípios de Convivência e Civísmo entre os seus pares.

Quanto ao Autocaravanismo, para que possa ser "desligado" da Federação de Campismo e Montanhismo Portuguesa, terão obrigatóriamente de surgir umas mentes brilhantes para catalogar uma Autocaravana com outro qualquer nome que não Autocaravana.

Isto, porque quer o queiramos ou não, Autocaravanismo é, na sua génese, uma derivação do Campismo com o Luxo associado!!!

Claro que evoluir é um dos princípios de qualquer Ser Humano digno desse nome.

Agora renegar a sua origem, o seu passado, a sua História, as suas antecedências, é de facto algo que não é compatível com a dignidade que se exige a quem quer estar por bem nesta Luta desnecessária e fútil!!!

Se há algo que não está bem na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, há que juntar todas as sinergias, todos os Clubes com direitos e deveres e alterar o que está mal.

Dizer que está mal e não querer optar pelo Caminho correcto, é, na minha opinião, um mau Caminho!!!

Querer impôr os interesses de meia dúzia, ou meia centena, ou mesmo uma centa a milhares creio não ser uma atitude correcta nem sequer Democrática!

É o que penso!

Existe uma Federação que tem por obrigação representar o Campismo, e todos os seus derivados, incluindo o Autocaravanismo, se não o faz, urge então proceder às movimentações dos Clubes para que as coisas aconteçam como é o desejo da maioria.

Isto, sou eu a pensar alto!!!

A menos que arranjem outro nome para a viatura, que por acaso também sou proprietário, do género Autobarraca, quem sabe!!!!

Ao menos aí anular-se-ia a "ligação" ancestral e inegável da viatura Automóvel com uma Caravana associada!!!

Penso que falar de outra forma é querer protagonismo, querer uma Federação, não do Autocaravanismo, mas de alguns autocaravanistas.

Se é esse o Caminho que se pretende seguir... sigam!

Eu não!!!

Aí preferirei adquirir uma qualquer carrinha, ligeira de mercadorias, e criar-lhe as necessárias modificações, possíveis sem carência de licenciamento, e partir então em busca da minha Liberdade Roubada por interesse económicos mais elevados!!!

Lamento meus amigos, mas hoje estou em "dia cão", estou farto!!!

Mas já há algum tempo!!!

Pensem bem no que se busca para o Autocaravanismo e depois não se queixem!!!

É que a "malha", muito ligeiramente e subrepticiamente, está a apertar de tal forma que, não tarda, terão de pagar até para saír com uma autocaravana do vosso quintal!!!

É este o Caminho que alguns estão a calcorrear conscientemente e deliberadamente!!!

Cercear-nos os movimentos apenas a "Parques de Autocaravanismo".

Bom! Já não seremos limitados aos Parques de Campismo!!! Já é uma escolha entre dois tipos de Parques! ehehehehe!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » sexta fev 11, 2011 3:57 pm

nao concordo que o autocaravanismo seja uma variante do campismo.

é uma actividade que, a meu ver, intrínsecamente se afasta do campismo sem no entanto o renegar pois se o quisermos praticar, poderemos fazê-lo. mas isso não me parece suficiente para classificá-la como uma variante do campismo.

a nossa autonomia é o que nos distingue e essa autonomia tem que ser assumida pela federação e pelos demais. sem esse reconhecimento, não vamos a lado nenhum.

como digo, a ver vamos.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Caravanismo VS Autocaravanismo

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 11, 2011 4:25 pm

Companheira Cookie,

Lamentavelmente, quer o aceite ou não, é um FACTO!!!

Quanto à "questão" autonomia, é uma falsa questão dado que as Caravanas, hoje em dia, têm tanta ou mais autonomia que as nossas Autocaravanas!!!

Com vantagens, inclusivé!!!

Deixa-se a Caravana num Parque de Campismo e parte-se à descoberta dos arredores em Automóvel, com todas as comodidades!!!

Nós, fazêmo-lo a pé, de bicicleta ou de scooter!!!

Queiramos aceitar a realidade ou renegá-la é uma opção nossa, efectivamente!!!

Agora não me podem obrigar a comer o que entendo não ser obrigado a comer.

Há que aceitar o que somos, associarmo-nos em quem bem entendermos, e fazer com que essas Associações intervenham na respectiva Federação para corrigir o que está mal, ou entendemos estar mal.

Querer "justiça popular" ou "poder popular" não é, de facto, uma boa opção!!

Penso eu!!!!

Bom final de semana.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Re: dos 0 aos 80

Mensagempor ahlagos » sexta fev 11, 2011 5:34 pm

[quote="decarvalho"]Carissimos

Vale apena relerem a noticia do link atras no essencial que transcrevo:

[i]
Estarei concerteza a ver mal, ou o post onde publiquei/denunciei o link com a noticia do Correio da Manhâ foi apagado?
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Re: dos 0 aos 80

Mensagempor time_out » sexta fev 11, 2011 5:41 pm

ahlagos Escreveu:
decarvalho Escreveu:Carissimos

Vale apena relerem a noticia do link atras no essencial que transcrevo:

[i]
Estarei concerteza a ver mal, ou o post onde publiquei/denunciei o link com a noticia do Correio da Manhâ foi apagado?

Não foi apagado. Está no seu local original conformo reproduzo:

" ahlagos
Colocada: Qui Fev 10, 2011 11:44 pm

Bem a propósito...................

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000010 "
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Estacionamento Diurno

Mensagempor josegon_calves » sexta fev 11, 2011 6:52 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Para terminar, e a propósito desta notícia, e da ilegalidade que é praticada quando se parqueia viaturas na área de domínio marítimo entre as 00H00m e as 08H00m, seja na Costa Vicentina seja em que Costa fôr, apenas entendo que é preferível não poder parquear entre as 08H00m e as 00H00m, e respeitar a actual Legislação, do que ser confinado apenas aos famosos "Parques de Autocaravanas" que estão na calha para surgirem a muito curto prazo!!!

É preferível poder usufruir o espaço em igualdade de circunstâncias durante 12 horas do que não poder sequer aproximar-me de determinado local porque existem os locais ditos "apropriados"!!!

É o que dá querer ser especial, querer ser diferente, querer mais regalias do que os restantes!!!

Mas isto, sou eu a ver as coisas, talvez por um outro ângulo!!!

E os Clubes, e as Entidades representativas do Autocaravanismo nem são tidas nem achadas, porque não existe esse hábito de reclamar junto das Instâncias apropriadas!!!

Excelente noticia a que se pode observar no Correio da Manhã. Parece que as Autoridades começaram a aplicar a Legislação que existe!!!

Já era tempo de começarem a actuar pura e simplesmente!!!!

Bom final de semana.

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Re: Estacionamento Diurno

Mensagempor danibeja » sexta fev 11, 2011 9:28 pm

josegon_calves Escreveu:Para terminar, e a propósito desta notícia, e da ilegalidade que é praticada quando se parqueia viaturas na área de domínio marítimo entre as 00H00m e as 08H00m, seja na Costa Vicentina seja em que Costa fôr, apenas entendo que é preferível não poder parquear entre as 08H00m e as 00H00m, e respeitar a actual Legislação, do que ser confinado apenas aos famosos "Parques de Autocaravanas" que estão na calha para surgirem a muito curto prazo!!!

É preferível poder usufruir o espaço em igualdade de circunstâncias durante 12 horas do que não poder sequer aproximar-me de determinado local porque existem os locais ditos "apropriados"!!!

É o que dá querer ser especial, querer ser diferente, querer mais regalias do que os restantes!!!

Caro companheiro, cada um interpreta da forma que entende, mas não vale a pena tentar ludibriar a opinião dos companheiros do forum, o que se pretende na lei é criar parques próprios para autocaravanas, mas de forma nenhuma se poderá proibir as ACs de estacionar onde os veiculos ditos normais podem estacionar.

O que afirma (obrigar as ACs a estacinar SÓ nos parques para ACs) vai novamente de encontro à inconstitucionalidade que foi criada nos POOC..., os parques para ACs são importantes para os autocaravanistas, mas não vão obrigar a estacionar só nesses lugares, pois sempre que não exista proibiçoes com base no Código da Estrada ou legislação associada, é permitido estacionar, senão é inconstitucional.

O que se passa na Costa Portuguesa é que existem autocaravanas estacionadas fora dos locais destinados ao estacionamento efectivo de viaturas, tambem estou de acordo que deve aumentar a fiscalização rodoviária em toda a zona costeira, se estacionarem em parques de estacionamento ninguem lhes diz nada...

Acredito piamente que não é uma minoria que pretende ter uma Federação que represente os autocaravanistas, e para isso vejo duas soluções, alteração de estatutos na FCMP, ou a criação de uma Federação Portuguesa de Autocaravanismo.

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor nelsontiago » sexta fev 11, 2011 9:41 pm

O que se passa na Costa Portuguesa é que existem autocaravanas estacionadas fora dos locais destinados ao estacionamento efectivo de viaturas, tambem estou de acordo que deve aumentar a fiscalização rodoviária em toda a zona costeira, se estacionarem em parques de estacionamento ninguem lhes diz nada...

Concordo plenamente, mas como principiante nisto fica-me uma dúvida;

Num parque de estacionamento legalizado (Estou a pensar aqui pertinho na praia de S.torpes)Se posso estacionar onde os outros veículos podem, então porque não o posso fazer das 00h às 08h?

ou seja, na minha VW Sharan posso estacionar, ir à praia e vir embora deixando-a lá para amanhã se assim o julgar. Com a Autocaravana já não posso fazer o mesmo?

Desculpem a ignorancia, mas de tanto ler as vossas dicas eu hei-de chegar lá!
nelsontiago

Registado: segunda jan 03, 2011 3:20 pm

Mensagempor pressler » sexta fev 11, 2011 11:10 pm

Caro principiante Nelson aqui fica a sua resposta:

Art.º 41º (Actividades Interditas) alínea C – “Permanência de autocaravanas ou similares, incluindo as destinadas a serviço de restauração e bebidas, nos parques e zonas de estacionamento entre as 0 e as 8 horas (Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira entre Sines e Burgau aprovado por Resolução do Conselho de Ministros nº 152/99 publicado em D.R.I serie B nº 300 de 30/12/1998).
De qualquer modo já tivemos conhecimento que a policia maritima no verão de 2009 na praia do Amado e outras da Costa Vicentina fez ameaças de sanções a proprietarios de autocaravanas e proprietarios de veiculos ligeiros sem ser da classe M1, como o caso do seu VW sharan(monovolume) ou de VW Polo, só pelo facto de estarem a dormir dentro dos seus veiculos.
Assim parece-me que os passarinhos e lagartinhas não conseguem dormir bem porque os proprietarios de veiculos ressonam muito :lol:
Pode-se remediar a situaçao de diversas maneiras sem ir contra a lei.
Em S.Torpes o POOC tem inicio depois da ribeira perto do restaurante "trinca espinhas" , isto na direcção Sines - Porto Covo. Se quiser estacionar legalmente pode faze-lo no parque de estacionamento de autocarros e ligeiros antes do restaurante.
Espero ter ajudado á sua questão.
Saudações autocaravanistas :wink:
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

mais ums achega

Mensagempor decarvalho » sexta fev 11, 2011 11:22 pm

Meu caro Nelson

o problema que levanta ja esta resolvido desde 4 de Fevereiro de 2011 ...pela resolução do Conselho de Ministros de leitura clarissima como anotou Danibeja. Veja um meu post anterior em que divulgo e transcrevo alguns articulados.

Quanto ao mais, que perpassou peloforum, ...representatividade dos autocaravanistas, processos de intenção etc... etc....perdoem não responder senão com a transcrição da própria Constituição da Republica. E quem quiser entender que entenda, quem quizer desconversar, que prossiga sozinho.

Constituição da República Portuguesa

PARTE I - Direitos e deveres fundamentais
TÍTULO II - Direitos, liberdades e garantias

CAPÍTULO II
Direitos, liberdades e garantias de participação política
Artigo 48.º
(Participação na vida pública)

1. Todos os cidadãos têm o direito de tomar parte na vida política e na direcção dos assuntos públicos do país, directamente ou por intermédio de representantes livremente eleitos.

2. Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos

E boas voltas e reviravoltas, claro,também de neurónios!
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » sexta fev 11, 2011 11:43 pm

Companheiros:
Fico sempre feliz com a “polémica”, pelo menos com aquela a que aqui assisti, vertida no fórum com elevação e o devido respeito pelas (diferentes) opiniões dos outros companheiros.
O companheiro Decarvalho é alguém que, de entre os muitos com quem convivi, considero dos mais habilitados e conhecedores em relação ao universo e à legislação coligada, ou coligável, ao nosso autocaravanismo itinerante. Em relação ao POOC da Costa Vicentina, sei que foi das pessoas que mais montanhas moveu para tentar dar o seu a seu dono. E como eu sei o quanto isso custa! Também eu escrevi ao Provedor de Justiça, também eu intervim no âmbito da discussão pública do POOC, etc, etc, etc. Como, aliás, sei que sucedeu com muitos outros companheiros, os quais por acaso nem sequer se manifestam habitualmente neste fórum, e cujo esforço individual desconheceremos por isso para sempre.
Mas a verdade é que continuamos a estar um passo atrás de uma certa forma de se olhar para o autocaravanismo. De quem é a culpa? Do empenhado Decarvalho? Do CAI e do CAS? De mim próprio? Do emergente CGA? De alguns outros autocaravanistas (sócios do CPA) que sei que também intervieram oportunamente na discussão do POOC? Dos autocaravanistas que nunca dão o corpo à causa? De muitos outros que aqui intervêm com mérito e boa vontade? Talvez…
A verdade é que há uma ideia – mal feita - sobre o autocaravanismo, ideia que todos temos de mudar. Isso passará por motivar, antes de mais, e na minha humilde opinião, num Portugal cheio de outros problemas quase inultrapassáveis, os autarcas locais. Gostaria que existissem no nosso país pelo menos uns 20 ou 30 “micro-clubes” de autocaravanistas, com entre 10 a 50 sócios cada, dando cobertura “especializada” às porções “mais difíceis” do território nacional. E que esses clubes se integrassem, ou federassem, ou associassem, um dia, numa qualquer entidade que os representasse e que deles retirasse a sua força!
Aí sim, teríamos a participação e envolvimento de 60 ou 70% dos autocaravanistas nacionais. Qualquer outro modelo mais “centralista” pode, facilmente, obter para aí uns 2 mil sócios num único clube, que será quase, qual Adão no paraíso, o único homem a poder conquistar a Eva. Mas, e então, os outros 8 a 10 mil autocaravanistas portugueses, onde ficam? Quem os motiva, quem os envolve, quem os “educa”, quem os “arrasta” para a causa”? A eles que, na maior parte das vezes, desconhecem os muito louváveis e dedicados membros da direcção do tal mega-clube central, mas que conhecem ao invés o seu presidente da junta ou o seu presidente da câmara?
Acham os companheiros que esta assunto do POOC da Costa Vicentina estaria no “buraco” em que efectivamente se encontra (com uma meia vitória ou uma meia derrota, como queiram chamar-lhe…) se não estivéssemos “pendurados” apenas nas iniciativas algo “individuais” e “bem-intencionadas” de um insignificante Henrique Fernandes, ou de um interventíssimo e mui conhecedor Decarvalho, ou de uma esforçadíssima Ana Pressler, ou de um diligente e bem intencionadíssimo DeMatos, e por aí fora, até quase ao infinito?
O problema é que nós não temos, por muito que nos custe reconhecer, ao mesmo tempo, três coisas fundamentais para lidar com esta necessidade premente de fazer a maré correr contra a Lua: ORGANIZAÇÃO, MOTIVAÇÃO (ou vontade) e LEGITIMIDADE.
ORGANIZAÇÂO, por motivos óbvios. Se tivéssemos alguma organização que se visse (todos nós…), nem sequer estávamos aqui a discutir tudo isto…
MOTIVAÇÃO ou vontade: lá isso tenho eu, o Decarvalho, a Ana Pressler, o Alexandrechora, o José Gonçalves, o Nelsontiago, o Danibeja, a Cookie, e para aí umas centenas (sócios do CPA ou não), de entre os quais aqueles que se dão ao trabalho de participar neste fórum. Mas isso não basta.
LEGITIMIDADE – refiro-me à legitimidade legal – têm, por exemplo (e falo do que conheço melhor) o CAS, o CAI, o CGA, eventualmente até o CPA, e outros, bem todas as entidades que de algum modo registem na sua escritura de constituição a sua vocação para defenderem o autocaravanismo itinerante, e ainda acessoriamente quem, pela sua participação individual, acrescente algo mais ao interesse evidente da comunidade.
Como casar estes 3 pilares fundamentais, com alguma subjectividade de permeio?
Em minha opinião, ou aqueles que têm os números (i.,é., a ORGANIZAÇÃO) migram para a MOTIVAÇÃO e a LEGITIMIDADE, ou terá de percorrer-se um dia o caminho inverso. Já existem alguns clubes neste último universo, porventura pequeninos, mas em contrapartida genuinamente motivados e garantidamente 500% legítimos e vocacionados só para o autocaravanismo. Se forem olhados com “desprezo” pelos actuais (ainda) donos dos números, as dificuldades poderão vir a revelar-se maiores no futuro.
Peço-lhes que reflictam nisto.
Ah, só para terminar: defendo a criação de AS e pernoita para ACs, mas como forma de descriminação positiva. De facto, os nossos veículos são mais difíceis de estacionar e manter do que outros, por isso devem beneficiar de “protecção especial”. Fora dessas AS e pernoita a criar, que se aplique então a legislação geral, ficando as nossas ACs em condições de concorrência geral com todos os outros veículos, claro que em respeito pelo Código da Estrada e pelas boas práticas recomendadas na via pública para o autocaravanismo itinerante (não campista).
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Parques de Autocaravanas

Mensagempor Paulo MB » sábado fev 12, 2011 12:03 am

Boa noite,
Não resisto em concordar genericamente com josegon_calves quando afirma que não devem as AC ser atiradas para locais próprios. Seria, pura e simplesmente, o fim da nossa autonomia e liberdade. Bem percebo que há quem o queira fazer por interesses económicos, mas nós não devemos alinhar nessa ideia.
Quanto à atuação das autoridades, venha ela e depressa. Tenho visto para aí tantos pseudo AC a conspurcarem o nosso bom nome com descargas inadmissíveis, toldes, cadeiras, fogareiros ao ar livre, ...
Sobre a criação de uma Federação AC, nada contra, desde que a mesma nasça da vontade dos respectivos potenciais clubes filiados que venham a representar a maioria dos AC. E está bom de ver que numa federação não deverão ser admitidos sócios individuais. A ser assim estaríamos perante um novo clube que também admitiria sócios coletivos.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

ainda mais uma achega

Mensagempor decarvalho » sábado fev 12, 2011 12:58 am

Carissimo Henrique Fernandes

Com a consideração pessoal que me merece, e com a estima que granjeia, venho pedir-lhe que releia o artigo abaixo da resolução do CM...e no final, explico porque as autocaravanas não sao discriminadas. De facto, a lei é simples de entender como vai ver...e não adianta sermos pressionados e seduzidos por exortações de que ha quem queira encurralar.. as AC para os locais apropriados (!). Não vem ai o papão, não senhor!

ora veja:
Artigo 56.º
Empreendimentos turísticos
1 — Na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano
e Costa Vicentina apenas são admitidas as seguintes
tipologias de empreendimentos turísticos, que
devem cumprir os requisitos estipulados para obtenção
do reconhecimento como empreendimentos de turismo
de natureza:
a) Estabelecimentos hoteleiros, nas modalidades de
pousadas e de hotéis de 4 ou mais estrelas;
b) Empreendimentos de turismo de habitação;
c) Parques de campismo e caravanismo;
d) Empreendimentos de turismo no espaço rural, na
modalidade de hotéis rurais;
e) Empreendimentos de turismo no espaço rural, na
modalidade de casas de campo e de empreendimentos de
agro -turismo;
....

Ora fala-se em parques de campismo e de caravanismo (que inclui os tais parques de autocaravanas da portaria 1320/08...

porquê?
- Diabolicos e insinuantes lobbies? capitalismo selvagem? corrupçao?
NÂO:
PURA E SIMPLESMENTE porque como não ha legislaçao sobre autocaravanismo, as ditas AS (parques de estacionamento e pernoita de autocaravanas com ou sem estaçao de serviço) NÂO SAO EMPREENDIMENTOS TURISTICOS ! ( ou seja não cabem dentro desta categoria legal...)

São as AC assim ( e mesmo asim) contempladas nas infraestruturas de autocaravanas à parte, no artº 85º, logo, vitoria a 100%.

Não ha pois meias vitorias...e muito menos qualquer derrota...ha mesmo 2 vitorias e não vale a pena haver quem leia a lei de pernas para o ar, so para desfazer o esforço (plural, escrevi eu, de quem se bateu pelo novo regime) contra a discriminçao negativa inconstitucional.

Repetindo preto no branco:
1) vitoria a 100%, porque as autocaravanas deixaram de ser discriminadas, sao agora finalmente reconhecidas como veiculos motorizados como qualquer outro, podem estacionar e pernoitar das 24h as 8h, onde quer que haja um parque de estacionamento no POOC. Claro que não podem estacionar nempernoitar em qualquer lugar,como nenhum outro veiculo pode... nem, podem fazer campismo selvagem(acampar)
2) Vitoria a 100%, porque apesar das infra esttruturas do autocaravanismo não estarem incluidas na lista legal dos dos empreendimentos turisticos,não obstante o legislador da-lhes cobertura numa disposição especial-o artº 85º

Derrota então, a 100% dos bota abaixo, que são masoquistas, dos que são outsiders, dos que acham sempre que esta tudo mal, que não é representativo nem democratico um cidadao usar oartº48º da Constituição, que ficam angustiados quando vem alguem fazer alguma coisa de util...e se comprazem logo, com eventuais rumores de que este novo regime é contestado, que vai ser revogado, que é pior para os autocaravanistas...

Ultimo reparo: Sera interessante que quem mais escreve do contra, e mais afirmaçoes estentóricas subscreve, que ponderasse que este forum é lido por muita gente: jornalistas, politicos, decisores, gabinetes de imprensa etc...que decerto ficarão com uma pessima ideia dos autocaravanistas que sejam julgados por alguns posts que aqui se plantam...e que ressuma de falta de objectividade e de leitura inviezada da verdade dos factos...

E boas voltas e reviravoltas...esperando que da discussão nasça luz. Um dia.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado fev 12, 2011 9:21 am

Caro Decarvalho:
Continuo a pensar que não basta a "vitória" de termos, efectivamente, conseguido não ser legalmente discriminados no estacionamento e pernoita das ACs. Quero, como cidadão e autocaravanista, mais, muito mais, incluindo na Costa Vicentina!
Quero que sejamos tratados EXACTAMENTE com os mesmos direitos (e, naturalmente, deveres) de outros tipos de turismo. É necessário criar legislação específica, à imagem daquela que também existe, caso a caso, para cada tipo de turismo (hotelaria, campismo, etc.)? Então que se crie essa legislação!
Aí sim, talvez tenhamos a vitória a 100%. Até lá, e é apenas uma modesta opinião, há muito caminho a percorrer, sem que entretanto se retire mérito ao que já foi conquistado, em tantos casos com a sua (e de outros) meritória participação e iniciativa.
Não concordo com aqueles que "receiam" o surgimento de legislação dedicada especificamente ao autocaravanismo. Acho que não devem temer essa via. Explico porquê: os novos empreendimentos hoteleiros, submetidos à "sua" legislação específica, têm, por exemplo, de acautelar certos espaços para estacionamento das viaturas dos seus clientes. Mas os seus clientes podem, querendo, estacionar as viaturas noutros locais, indistinguidos que se encontram dos outros cidadãos. Da mesma forma a existência de AS e pernoita para ACs não deve, em minha opinião, limitar o estacionamento das ACs fora desses locais, desde que as regras aplicadas sejam iguais para todos os veículos do mesmo gabarito. Igualmente não pernoitarei fora dessas áreas de serviço e pernoita SE TAL TAMBÉM FOR INTERDITO a quem quiser dormir dentro de um Renault Clio ou de uma Ford Transit...
Naturalmente que a legislação a criar teria de acautelar, à partida, estes princípios de equidade. E é aí que a porca torce o rabo! Alguém acredita que seja possível conciliar os interesses e vocações que, de algum modo, entronquem na FCMP, com os dos clubes (grandes ou pequenos) dedicados exclusivamente ao autocaravanismo itinerante?...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor pressler » sábado fev 12, 2011 9:50 am

Caros Companheiros,

Retirado do Polislitoral sudoeste

http://polislitoralsudoeste.pt/projecto.php?p=8

Elaboração de um estudo de viabilidade da instalação de Áreas de Serviço e de Pernoita para Autocaravanas em área de Parque Natural, definindo as localizações possíveis e adequadas; - Elaboração do projecto tipo ou programa a adoptar para o modelo de Áreas de Serviço e de Pernoita para Autocaravanas a implementar no Litoral Sudoeste e Costa Vicentina; - Estudo do projecto e forma de exploração para cada localização definida.

Projectos e Obras:
- Projecto de execução e obras, caso mereça aprovação, de acordo com o disposto na Portaria n.º 1320/2008, de 17/11 (ver observações).

Depois de consultada esta página,parece que a luta vai ter de continuar. Deste lado já andamos nesta batalha desde Dezembro passado e nem se sabia ainda que iria aparecer o RCM 11-B. E não é de esquecer que o Artº 41 dos POOCS ainda não foi revogado.
Temos que estar atentos a todos os pormenores e trabalhar pelos nossos interesses :oops:
Saudaçoes autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes