Um café e uma Autocaravana - Autonomia e Efic. Energética

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Um café e uma Autocaravana - Autonomia e Efic. Energética

Mensagempor alexandrechora » sábado jan 29, 2011 10:01 pm

Boas a todos

Hoje realizou-se no Alenquer Camping, uma "palestra", um pequeno workshop, sobre Autonomia e Eficência Energética em Autocaravanismo. Organização do Alenquer Camping, liderado pelo companheiro DeCarvalho. Como orador convidado --- eu---...... podiam ter escolhido melhor, mas enfim, nunca fui de virar costas a um desafio, especialmente sobre este tema que acredito que seja o futuro, não só em AC mas também para tudo na vida. Chega de Lobbies do PETROLEO.....

Agradeço desde já a iniciativa aos organizadores e a todos os presentes....


A minha análise:


Os assuntos que tinha em carteira para abordar, não consegui falar nem um décimo do que tinha preparado, quando vi o tempo a evaporar-se e foram duas horas e meia de palestra, tentei falar e demonstrar quais os paineis solares mais adequados á nossa realidade de autocaravanista, as melhores e mais seguras baterias, os mais eficientes inversores, a boa e má iluminação.Enfim não consegui falar nem dos aerogeradores, nem das células de hidrogénio, nem dos geradores, etc.
Que desespero!!! teria de ter sido um fim de semana completo, e ainda assim saberia a pouco.


Uma palavra aos ilustres participantes da palestra; foi um prazer inegavel ter vos conhecido pessoalmente; peço desculpa de não conseguir satisfazer toda a vossa curiosidade, que era mesmo muita... o que é absolutamente normal. Acredito que este assunto está ao alcance de todos, porque no fundo todos temos as mesmas necessidades, que têm um nome comun Autonomia, Eficiencia Energética em AC.

Obrigado pela vossa participação e ambição de conhecimento neste assunto, mais iniciativas virão....

Breves Conclusões do workshop:

1 - Todos temos de melhorar a autonomia e eficiencia energética.

2 - Todos temos de melhorar a segurança dos sistemas energéticos das ACs especialmente das baterias de ácido.

3 - Todos temos e podemos aprender, partilhando conhecimento e experiências pessoais.

4 - Os equipamentos apresentados são entre 30 a 50% abaixo de preço de mercado nacional e de qualidade de topo. Eu digo não aos preços especulativos, e vocês o que dizem?

5 - Muito para se falar e pouco tempo para o fazer...


Sugestões:

Venham mais iniciativas destas.....


Obrigado a todos e como sempre estarei sempre que possivel á vossa disposição.... ironizando a expressão de um companheiro que hoje me chamou ... consultor energético...ehehehehheh


Disponham sempre...

Alexandre Chora
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor ventura » domingo jan 30, 2011 12:35 am

Ola boa noite a todos/as.

Foi com enorme gosto que me desloquei até ao Alenquer Camping, afim de participar nesta 1ª tertulia em que se debateu assuntos relacionados com a autonomia a nivel energético das nossas ACs, o esclarecimento prestado pelo companheiro AlexandreChora em todos os assuntos, desde paineis solares; baterias; inversores, etc, foi muito esclarecedor, ficando para outra altura muita mais informação, pois as duas horas e meia passaram muito depressa. Deu para tirar algumas duvidas, de modo a equacionar algumas pequenas alterações a fazer a seu tempo na minha AC. Foi tambem agradavel conhecer pessoalmente algumas pessoas das quais, só lhes conhecia através das mensagens aqui escritas, o agradecimento também ao companheiro DeCarvalho de ter sido um dos impulsionadores desta 1ª tertulia, em que só não estarei presente numa 2ª se me for impossivel.

Bons passeios cheios de cor.
ventura
 
Mensagens: 115
Registado: terça abr 21, 2009 9:35 pm
Localização: Lisboa

tertúlia

Mensagempor decarvalho » domingo jan 30, 2011 6:38 am

Ora vivam...

aqui fica o meu comentario telegráfico!

1) Bem hajam, e 15 obrigados aos que tornaram possivel esta iniciativa...alem dos participantes, ao Alenquer Camping e à Revista Viajar de Autocaravana. O meu relato esta em:
http://4.bp.blogspot.com/_qt-g1AQQq1k/T ... G_0026.JPG

2) Um agradecimento especial ao ALexandre Chora, que "leva" foto...
Imagem

3) Aqui fica ( e no facebook também, na página desta tertúlia) o anúncio da próxima tertúlia 1 café e uma Autocaravana:

- dia 19 de Fevereiro, sábado, as 16,30h
- tema: Viagens a Marrocos de AC
- Experiencias de Manuel Vitorino e Vitor Silva
- local Alenquer Camping, sala de Convio (Bar do Além)
- estacionamento, estação de serviço e pernoita para autocaravanas
- refeições possiveis mediante inscrição
- alojamento (se) disponivel também em bungalows gitotel
(Nota: preços especiais para leitores do forum CampingcarPortugal, ou leitores da Newsletter Autocaravanismo.

E boas volats e reviravoltas
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor joaquim » domingo jan 30, 2011 4:11 pm

Aqui está uma boa iniciativa, os meus parabéns aos patrocinadores! Numa próxima hei-de estar presente...obg!
cumptos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor seco » domingo jan 30, 2011 6:15 pm

Boas

Foi realmente um fim de tarde muito agradável na companhia de autocaravanistas interessados e participativos.
Na verdade trocaram-se impressões e esclareceram-se dúvidas, partilharam-se experiencias e ignorâncias num são convívio de pessoas descomprometidas que têm uma paixão em comum.
Sem dúvida um excelente evento.
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor joaof » domingo jan 30, 2011 7:12 pm

Boa tarde,

Os meus parabéns ao Alenquer Camping, aos organizadores, ao orador e a todos os participantes deste magnifico evento.

Iniciativas como esta, abertas a todos os autocaravanistas, sem necessidade de qualquer filiação ou compromisso, são absolutamente imprescidiveis no movimento autocaravanista.

Obrigado,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

post scriptum

Mensagempor decarvalho » domingo jan 30, 2011 8:46 pm

Imagem
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

1ª tertulia AC

Mensagempor Mcas » domingo jan 30, 2011 9:11 pm

Vivam!
Bem, como já foi dito, demasiados assuntos para tão pouco tempo. Assim, soube um pouco...a pouco.
A minha sugestão: se for uma jornada a dois tempos, de manhã UM assunto, à tarde OUTRO. Se for só tarde, então um assunto apenas, o resto podem ser conversas informais, como se viu no fim da palestra. É preciso TEMPO! Há sempre perguntas, observações, intervenções, momentos de humor. Ah! E pensar numa pausa para o cafézinho, um petisco (que se pode levar), uma cervejola, enfim algum convívio também! Até me esqueci de partilhar uns ovos moles!!!
Mas gostei muito, aprendi imenso. OBRIGADO a todos.
(Para quem não me conhece, sou o "cromo" que está em segundo plano na foto).
A dormida no camping foi 5*****, com direito ao avistamento de coelhos bravos (2).
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor alexandrechora » domingo jan 30, 2011 9:25 pm

Boas Micas

Se o companheiro é o cromo em segundo plano na foto, segundo as suas palavras faz da minha pessoa o cromo em primeiro plano na foto.

Obrigado companheiro....ehehehhe e eu que tanto gosto de ovos moles nem tempo existiu para provar essa especialidade.

Efectivamente, concordo que deveria ser apenas um assunto para as duas horas e meia. Depois de totalmente esclarecido um outro assunto, claro mas com um petisco pelo meio, naturalmente.

Cumps e obrigado pelas palavras

Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor Mcas » domingo jan 30, 2011 9:45 pm

Viva!

Ò Alexandre!!! "Micas"???....Essa Não! MCAS!

Tá bem, está perdoado! E cromos, só os da bola!

Cumps

Ps: uma pergunta: uma bateria de descarga lenta, implica uma carga lenta?
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Avatar do Utilizador
Mcas
 
Mensagens: 510
Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor majv » segunda jan 31, 2011 12:10 am

Apesar de ter sido apenas uma pequena "saltada" até Alenquer (maldita PDI que para aqui anda....) foi optimo ter re-encontrado alguns Companheiros que já conhecia, para além de ter ficado a conhecer mais alguns.
Até deu para me ser entregue uma encomenda marroquina, via Capitão Hadoc, cuja ultima vez que o tinha visto foi em....Ouarzazate...dia 8 de Maio do ano passado.... :D
Vitor....já provei, e mesmo 8 meses depois, as compotas marroquinas, ainda estão 5 estrelas.
Bem, quanto á excelente apresentação com que o Alexandre nos presenteou, realmente...alinho pelo mesmo diapasão...soube a pouco.
E tal como comentei com ele, via telemovel, cerca de uma hora após o termino da tertulia, devia ter havido mais tempo...estender mais a troca de impressões e o "beber" de ensinamentos, ainda que metendo uma ou duas pausas pelo meio, para um café ou uma bejeca.
Não era para descansar os ouvidos...era mais para descansar os "assentos", pois certamente que a tertulia continuava á volta das chavenas ou dos copos.
Sei também que não era facil arranjar mais tempo, pois havia outra iniciativa, e com muitas pessoas envolvidas, que terminava poucos minutos antes do inicio da "nossa" tertulia.
Então...e porque penso que em futuras tertulias, o programa será mais ou menos idêntico, talvez prolongar as tertulias até mais tarde...com ou sem jantar, com ou sem pernoitas para quem o desejar.
São apenas ideias, e quem sou eu para estar a opiniar sobre isso.
Outro objectivo....seria o de arrancar as co-pilotos de dentro das AC's... :wink: ...toca a largar o quentinho dos ares condicionados, e ir também ouvir e participar.
Penso que, se o tema da proxima tertulia, fôr o que lá foi falado, há co-pilotos que também podem e devem dar as suas opiniões, até para passar a palavra ás suas colegas, e assim as ajudarem a acabar com alguns "fantasmas".
Pela minha parte, espero e desejo poder lá estar e assim dar o meu contributo, embora só o possa confirmar no proximo dia 8.
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

II tertulia

Mensagempor decarvalho » segunda jan 31, 2011 4:00 pm

Ora vivam,

Meus caros

feito o balanço aqui no forum, nas mensagens recebidas no facebook e nos contactos directos parece haver consenso para:

1) aumentar o tempo da tertúlia que sera das 17h as 20h ( a proxima sobre Marrocos dia 19/02)
2) haver opção para quem se inscreva num jantar no local apreço razoavle com ementa completa
3) haver oção para quem queira prosseguri as trocas de impressões a volta de um cafe depois de jantar, nao bar
4) haver opção, para quem quiser pernoitar de autocaravana

PS: Em qualquer caso, por razões de mera logistica agradece-se noticia das inscrições dos inetressados na II tertúlia e das respectivas opções por MP, e-mail, ou mensagem aberta ou pessoas, no grupo do facebook.

E entretanto, boas voltas e reviravoltas
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor GOLFINHO » sábado fev 05, 2011 10:34 pm

Companheiro Decarvalho

Felicito-o pela sua excelente iniciativa, pois estas só dignificam o espírito autocaravanista e aumentam a excelente camaradagem entre os Autocaravanistas itinerantes.
Quanto à presença na próxima tertúlia com os companheiros Majv e Haddoc , tenho pena de não estar presente, até porque também tive a experiência de ir a Marrocos de Autocaravana. Fui integrado num grupo organizado de 17 Autocaravanistas, acompanhados por guias locais. É evidente que não tem comparação com as viagens de Majv e Haddoc, mas é também uma opção para aqueles companheiros que se sentem mais inseguros, mas cuja curiosidade é enorme.

Um bem Haja
GOLFINHO
 
Mensagens: 56
Registado: domingo jun 07, 2009 10:01 pm
Localização: Barcelos

MARROCOS

Mensagempor decarvalho » sábado fev 05, 2011 10:57 pm

Carissimo Golfinho...

Grato pela sua amabilidade!
Como a tertulia é simultaneamente presencial (uma vez por mes) e virtual tambem se quiser mandar (por email) algum texto ou mesmo fotso, poderao depois ser distribuidas!...ou ate reproduzidas tambem neste forum, no facebook, etc...

Podera pois nao estando presente, apresentar mesmo assim a sua contribuição
Amigas saudaçoes!

decarvalho
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor caraujo » quinta fev 17, 2011 5:13 pm

Boa tarde a todos em geral e particular ao Camarada DeCarvalho,

Estou a contar aparecer neste fim-de-semana em Alenquer.
Não sei se me tenho que inscrever em algum local específico?

Contudo deve chegar um pouco depois das 17, pois tenho o miúdo no Futebol e vai ter jogo. Mais tardar 17:30 devo lá estar.

Então até Sábado,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
Avatar do Utilizador
caraujo
 
Mensagens: 241
Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm
Localização: Póvoa Santa Iria / Lisboa

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes