Baterias AGM

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Baterias AGM

Mensagempor lino » quinta Oct 21, 2010 6:44 pm

Boa noite!
Alguém usa este tipo de bateria?
Quais as vantagens?
Todo o tipo de informação é bem vindo!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor paulobraz » quinta Oct 21, 2010 9:41 pm

Código: Selecionar todos
A bateria AGM - uma escolha prudente
Além da AGM, o Cell húmidos ou inundados Battery Cell Gel e duas variantes mais da bateria de chumbo-ácido. A bateria AGM é dito para incluir as vantagens de ambos, os alagados e os Cell Gel, com desvantagens mínimo. A bateria AGM é uma variante de baterias seladas VRLA em que o eletrólito é absorvido em uma esteira de fibras de vidro fino.
Não perigosos e de baixo custo
A bateria AGM utiliza fibra fina esteira de vidro boro-silicato de entre as suas placas. Um novo tipo de bateria selada, a AGM é capaz de lidar com altos níveis de abuso de utilização. É também por vezes referido como um eletrólito "esfomeado", pois a esteira de vidro é altamente saturada e não totalmente encharcado, implicando, também, que o ácido de uma bateria AGM não vai vazar mesmo em caso de quebra, tornando-o não-perigosos. O custo de envio de material não-perigosos, tornando relativamente mais baixos de transporte menos dispendioso. O mesmo se reflete no preço de venda de baterias AGM. Na ausência de efeitos líquidos e, portanto, de mudança de temperatura, a bateria AGM é praticamente imune aos danos causados pelo congelamento.
Para além de apresentarem vantagens sobre ambas gelificada e inundou as células, a bateria AGM também acaba por ser rentável no longo prazo. Seu custo real é o dobro de uma célula de gel.
Durabilidade e segurança
Uma bateria AGM é uma bateria de longa duração. As placas que são compactos e firmemente montada permitindo que suportar choques e vibrações melhor do que pilhas normais.
Auto-descarga de uma bateria AGM é conhecido por ser mínima. Isso permite que elas sejam armazenadas por longos períodos, sem carga, em comparação com as baterias padrão. se abstenha de bateria AGM sulfating ou degradantes rapidamente ou tão facilmente como a célula alagada. No entanto, se os equipamentos usando uma bateria AGM não são usados regularmente, a falha prematura da bateria pode ocorrer. A bateria AGM é rápida substituição contemporâneos na maioria das aplicações, uma vez que é considerado o mais seguro tipo de bateria chumbo ácido.
Os usos populares da bateria AGM
A AGM é usado popularmente para o motor de alto desempenho de partida, potência esportiva, AGM bateria solar. AGMs Deep ciclo de encontrar o uso em projetos de grande escala robótica amador e sensores remotos como no Gelo AMIGO estações de monitoramento no Ártico. AGM uso da bateria abrange vastos terrenos, que vão desde produtos aeroespaciais e de desenvolvimento de sistemas de energia solar até uma bateria marinho.
As baterias AGM são referidos por nomes diferentes, como - a válvula regulada selado, pilha seca, derrame ou não capaz de chumbo ácido selada, pelos fabricantes. Reconhecido prestadores de AGM de 4 volts, 6v bateria AGM e bateria AGM 12v incluem Toyo, Concorde, Panasonic Baterias, Powersonic Pilhas, baterias CSB, Lifeline Pilhas, Baterias Universal, Sunnenschein Pilhas e Baterias Yuasa.
Por aí e sem destino...................
Avatar do Utilizador
paulobraz
 
Mensagens: 150
Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor jgomes » sexta Oct 22, 2010 8:11 am

Bom dia

Será que alguém percebeu alguma coisa!!!?
Se fôr caso disso, que me expliquem por favor.
Afinal são ou não são boas para as nossas Acs.?
Desde já aqui ficam os meus agradecimentos a quem me elucidar.
Um abraço e boas viagens.
JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

O pragmatismo

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 22, 2010 10:11 am

Bom dia companheiro

O que pertende é uma resposta prática e objectiva, então aqui vai segundo a minha opinião.
A bateria AGM é uma bateria bastante avançada em termos tecnologicos, e a tecnologia de ponta paga-se e bem. A questão é, compensa para as aplicações do nosso quatidiano enquanto caravanistas, na minha opinião, não compensa, será que daqui a 10 anos vai compensar, quando a relação preço/qualidade seja menor, então a minha resposta é sim.

A AGM têm muitas vantagens em relação ás baterias de ácido de chumbo normais, para mim são questões que se prendem com a segurança de utilização, como por exemplo não libertam gases em carga e descarga e estão livres de manutenção. Mas actualmente já tem baterias no mercado que atendem as estas duas expectativas e a preços muito mais acessiveis.


Se analisarmos em termos de desempenho na utilização nas AC`s, com o preço de uma destas AGM compra duas de Gel com a mesma amperagem. Ou seja, em vez de ter uma AGM de 100Ah, pode ter duas de Gel totalizando 200Ah, que é o dobro dos amperes, agora mesmo que a AGM tenha mais 25% de desempenho relativamente ás de Gel, teria em termos práticos 125Ah na AGM, no entanto com as duas baterias de gel teria mais 75Ah opu seja 200Ah.

Eu prefiro ter duas baterias na celula da AC do que confiar apenas numa bateria ainda por cima, com metade da amperagem. A unica desvantagem é que hatitualmente transporto o peso de 2 baterias em vez de uma.

O importante nas baterias sejam elas quais forem é:
1- Boa e regular manutenção (claro se for caso disso)
2- Nunca deixar uma bateria baixar na minha opinião abaixo dos 11,5volts
3- Cargas lentas suaves e progressivas
4- Evitar descargas bruscas de grande amperagem ao ponto da bateria chegar a aquecer.
5- Todos os dias as baterias deveriam ter oportunidade de atingir a carga máxima, no meu caso tenho regulado a paragem de carga para 14,5volts.
6- Não abandonar a AC por uma ou mais semanas, sem que as baterias no momento da paragem estejam totalmente carregadas.
Estes dois últimos pontos conseguem-se resolver de duas formas, uma AC de garagem deve ficar ligada á electricidade 24h pelo menos 2 vezes por mês, ou então quem não tem garagem para a AC os paineis solares encarregam-se de fazer a mesma coisa.
7- Existirem boas ligações na rede electrica da AC para não existirem passagens para a massa.

As baterias são como um atleta de competição, se treinarem ou melhor se carregarem todos os dias um pouco chegam ao dia da prova e só com muito azar é que não chegam ao final nos primeiros lugares....

Desculpem o paradoxo...eheheheh

Em suma as Baterias de AGM, são muito boas mas não compensam o avulutado investimento pelo menos para a realidade do Autocaravanismo.

Fico a aguardar mais opiniões sobre o assunto...
Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor RMartins » sexta Oct 22, 2010 10:27 am

Excelente
Muito obrigado pelo esclarecimento!
Avatar do Utilizador
RMartins
 
Mensagens: 336
Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am
Localização: Ramada - Odivelas

Mensagempor lino » sexta Oct 22, 2010 4:48 pm

Obrigado a todos pela colaboração!
Em relação ao preço das baterias AGM já se consegue uma bateria AGM de 100amp por cerca de 180€ não em Portugal mas sim vinda de Espanha já com o transporte incluido!
Penso que é um bom valor até mesmo abaixo de uma bateria convencional com a mesma amperagem que rondam os 200€
O leroy Merlin vende as AGM de 65amp por 179€
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 22, 2010 9:52 pm

Companheiro Lino

Se efectivamente, consegue por uma AGM - 180 eur, não hesite em comprar, efectivamente é um excelente preço, o conhecimento que tinha do preço das AGM em Portugal rondava os 400 eur de 100Ah. E basiei o meu raciocinio nesse preço. Assim sendo compensa a sua aquisição, mas tal como dizia, o que mais me atrai nas AGM, é a sua estabilidade e segurança de utilização, como já diz não tem manutençao, são seladas, não libertam gases e podem funcionar com 90º graus de inclinação. Por este ultimo aspecto é que se utilizam em robotica.

Tem dados tecnicos da bateria AGM de 180eur, marca, modelo?

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor lino » sexta Oct 22, 2010 10:14 pm

Aqui mesmo pode ver a bateria que falo!
http://www.lulukabaraka.com/llistaprodu ... x?idcat=61
Já comprei algum material neste vendedor e correu tudo bem!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Registado nos favoritos...

Mensagempor alexandrechora » sexta Oct 22, 2010 10:37 pm

companheiro Lino,

Estive a analisar as baterias, porque confesso que poderia ser uma chinezice, mas não efectivamente a marca é conceituada, só é pena que para mim, esta informação têm 3 semanas de atraso, é que ainda agora comprei uma bateria nova para a nova AC.
Paciência...
Cumps
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor lino » sábado Oct 23, 2010 7:45 pm

Sim é verdade a marca parece de confiança mas nada como testar e depois avaliar!
Pra já o vendedor tem a bateria de 100amp esgotada mas para a semana já tem em stock!
Estou realmente a pensar adquirir uma e depois posto aqui mesmo a conclusão a que chegarei se bem que só com o tempo é possivel tirar conclusões mais aprofundadas!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor joaquim » sábado Oct 23, 2010 11:03 pm

Companheiro lino poderá informar quais as formas de pagamento que aceitam...?
obg!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor lino » sábado Oct 23, 2010 11:13 pm

A forma de pagamento é atraves de transferencia bancaria!
Não é muito pratico mas penso que é a unica forma!
È uma questão de entrar em contacto com o vendedor!
Avatar do Utilizador
lino
 
Mensagens: 145
Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm
Localização: Albufeira

Mensagempor alexandrechora » domingo Oct 24, 2010 2:00 pm

Companheiro Lino,

Fico a aguardar, o preço é efectivamente fabuloso, para a bateria que é o sistema AGM, é o futuro dos acumuladores de energia e a este preço transforma-se rápidamente no presente.

Os modos de pagamento na net por vezes são complicados, não só pela sua segurança e integridade, mas também pelas custas e comissões pagas ao banco emissor de cartão de crédito.

Faço muitas compras na net, para isso uso o sistema Paypal, muito seguro, nunca deu-me problemas e ainda é possivel o reembolso do montante pago em casos especiais e comprovados. Atransferência bancária é segura embora lenta e com custos associados á transacção depende do banco e do valor transferido.

Façam o que fizerem nunca usem cartões de crédito com plaffon superior a 250eur, e atenção com o vosso computador deve ter antivirus e firewall actualizado e isento de viroses...

Cumps e fico a aguardar dados de utilização de teste da AGM, atenção que estas baterias acumulam facilmente 15volts e mantém-se lá bastante tempo na utilização antes de baixarem de voltagem. Se me permite, dê-lhe uma boa carga lenta antes de começar a tirar-lhe amperes...
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Mensagempor jgomes » segunda Oct 25, 2010 8:44 am

Bom dia

Ao companheiro alexandrechora, o meu muito obrigado pelo seu excelente esclarecimento.
Já agora a titulo informativo digo-lhe que na minha Ac para a célula tenho 2 baterias de 100Ah cada, carregadas através de painel solar e tenho-me dado optimamente bem.

Um abraço e boas viagens.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Mensagempor joaquim » segunda Oct 25, 2010 2:02 pm

Companheiros:
Gostava de pôr aqui uma questão aos entendidos nesta matéria.
O que é melhor, é ter dois painéis e uma bateria ou ter duas baterias e um painel...?
obg.
cumtos!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes