Lamentável imagem...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Lamentável imagem...

Mensagempor Paulo » sexta jul 30, 2010 10:50 pm

É com pesar que acabo de ler num fórum espanhol a imagem com que alguns utilizadores de autocaravanas (não Autocaravanistas!!) ficam da permissividade desequilibrada das nossas autoridades. Temos épocas em que se multa e persegue o santo e o pecador, e temos outras em que tudo é permitido...e passados uns meses surgem as interdições globais.

Já tive hipótese de enviar o meu total repúdio às declarações desse utilizador de AC, apesar de a generalidade dos autocarvanistas que responderam antes de mim às suas declarações, estarem igualmente contra.

Não podemos generalizar, pois em todo o lado há bom e mau, incluindo em Portugal.

Esta mucho mejor que en España, no es que haya "areas" con servicios, pero si que existen mas sitios para pernoctar. Donde hemos estado con mas autocaravanas que nos permiten no solo pernoctar sino acampar tambien, sacando toldos y mesita y todo (alli lo hacen mucho).

Sitios donde sabemos que dejan acampar:
Vila do Obispo (Monte Gordo)
Quarteira (otra zona)
Sao Rafael
Albufeira
Sagres
Carrapateira (playa Amado) TE LO RECOMIENDO para pasar unos dias
ODECEIXE (la playa) TB LA RECOMIENDO

Y seguro que mas sitios que ahora no me acuerdo, pero puedes pernoctar practicamente en todos los lugares, en casi todas las playas hay parkings donde la gente aparca y acampa.

Una cosa mas, alli permiten en todo Portugal hacer barbacoas, asique si tienes la posibilidad de llevarte una o comprar alli una (en el ALPI las hay por 13€) y unas sardinitas frescas de alli a la barbacoa....!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor paulobraz » sábado jul 31, 2010 6:07 am

O problema é que os estrangeiros fazem no país dos outros aquilo que não se atrevem a fazer no deles, a razão qual será??
Editado pela última vez por paulobraz em sábado jul 31, 2010 4:21 pm, num total de 1 vez.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor Paulo » sábado jul 31, 2010 9:49 am

Paulo,

O problema é que não são só os estrangeiros a actuar mal e a trabalharem afincadamente para não termos condições futuras para sair em autocaravana - são também os portugueses.

Há uma confusão enorme e uma boa dose de egoísmo que leva as pessoas a quererem confundir campismo com autocaravanismo. Esta confusão vai sair cara num futuro próximo, aos verdadeiros autocaravanistas. Se não houver uma intervenção forte e firme das associações autocaravanistas e das autoridades (em situações que se justificam e não cegamente!), o futuro será negro.

Posso apresentar mais um testemunho:

Circulando por nuestra peninsula, cada vez me doy cuenta que una gran parte de los practicantes del autocaravanismo, son los nuevos DEPREDADORES.
Hace tiempo comente que nos echarian de la playa del Palmar, de la de los militares de marina de Zahara-Barbate, de Conil. de Chiclana y ya no podemos disfrutar de ellas.
De Chipiona y Sanlúcar, tardaran poco.
De Tarifa espero que sigan manteniendo el aparcamiento vigilado de pago, lo mismo que en Cadiz capital.
En Campello y San Juan, vamos por el mismo camino del desaucio.
La provincia de Granada esta poco mas que vedada y la de Almería le sigue de cerca.
El resto del Mediterraneo tiene altibajos,pero con malas perspectivas.
Los únicos oasis son aquellas áreas particulares y aparcamientos vigilados que no admiten y castigan a los indeseables.
Estas semanas pasadas he disfrutado de las playas del Alentejo y Algarve portugues, pero también he comprobado el retroceso que se ha producido en la práctica del buen autocaravanismo.
Porto Covo, un paraiso para los que somos de interior, ya cerro su área. Comentandolo con un colega portugues el porqué del cierre, me dijo que habia preguntado en el ayuntamiento y cuando le empezaron a dar información, se sintio avergonzado de ser autocaravanista. Habian tomado el área como un asentamiento y alli hacian de todo (¡¡¡¡de todo lo peor!!!!......coladas en plena área, utilizar las barbacoas, acampar tiempo indefinido....etc...etc).
Ahora no hay área pero se siguen haciendo tropelias. Contaré algunas.
El camping, por vaciar y cargar agua cobra 2,60€ y el agua gris sino tienes goma, lo tienes que hacer con cubos; es algo pesado, pero merece la pena, pues al menos te facilitan algo las cosas.
Porto Covo está enclavado en el parque nacional de Alentejo y costas vicentinas, pues mira por donde a un colega español le tuve que llamar la atención porque estaba vaciando las grises a las 7 de la tarde en un viernes de primeros de julio en las plantas que siembran para recuperar las costas. Le recorde que el área lo habian cerrado por CERDOS como el, pero como siempre oidos sordos. El día siguiente un portugués hizo lo mismo y supongo que ambos las negras las dejarian un poco mas atras. El agua limpia lo cogian de los grifos de las parcelas urbanizadas y a la hora de aparcar, la gran mayoría acampados.
Han cerrado el área, pero no tardaran en prohibir aparcar en el pueblo, porque sino son capaces de pagar 2,60€ para su limpieza, siguen con los metodos de malos campistas y ademas enmierdan todo el término municipal, ¿qué tiene que hacer el Alcalde?
De las demas playas hasta el Algarve, mejor no hablar, porque era de pena.
En el Algarve, ya prohibieron aparcar en Lagos en el aparcamiento del puerto de recreo ¿ porqué?....pues por más de lo mismo.....enguarrar, acampar y abusar.
El resto de las playas hasta Portimao, acampamientos .
En Portimao ya fuela repera: el agua lo cogian de los aspersores de regar los jardines y ello producia un secamiento de la hierba en las zonas cerca del aparcamiento .¿ qué pasará?, pues sencillamente que clausuraran ese bonito lugar y en vez de tener la playa a 100m. nos mandaran a 100 km!!!!!.
En Armaçao de Pera, prohibido aparcar en el sitio acostumbrado desde el 15 de julio.
Como tenía que regresar, pegue el salto hasta Peniche, pues bien, aqui lo único que me llamo la atención los perros sueltos de los colegas y algun tenderete de ropa a secar, el resto de la costa hacia Figueira, donde habia mas de 2, acampada que te crió. En Figueira el fin de semana, cerca de 50 autos. Los del mismo sitio corralitos con toldos extendidos, autos cruzadas y aparcamiento tomado por los MALOS CAMPISTAS. A la hora de comer, cada grupo saco su fogueiro, echo el carbon y sardinada a discreçao.
Todo esto es solo una pincelada de las cosas que he vivido; contarlo todo me llevaría una semana y terminaría con callos en los dedos.
Como en la playa de Mira ya no se cabia me vine a dormir a La Alberca y en su área la puntilla; el domingo por la mañana un matrimonio con gente joven antes de partir habrio el grifo y donde estaba aparcado vacio grises, luego se puso donde tenia que haberse puesto para vaciar y cargo agua, se marchó tan fresco, otra autocaravana como habia sitio tomo posesion y monto su chiringuito; los visitantes franceses, buena tertulia en corrillo sillera y menda a casa.
Comentando con un buen chacinero, sobre la buena situación del área me dijo que se vienen observando que acampa mucha gente y eso da una imagen mala para la villa; pues tienen camping donde se puede hacer eso y no abusar del aparcamiento. ¿Qué pasará?.......el tiempo lo dirá muy pronto.
Este ¡¡¡TURISMO DE CALIDAD!!!, no lo quiere nadie y como los que lo practican es la gran mayoría, nuestro final está muy cercano.
De la zona de Alicante, Málaga , Almería y todo el Mediterráneo, así como de la cornisa Cantabrica no he comentado nada, porque ya lo han dicho muchos y tambien tiene los días contados.
Esto pasa hasta este mes, en Agosto será el desmadre.
Que conste que he llamado a varios la atención y de lo cual tengo documentos, pero lo único que he conseguido ha sido tener algún enfrentamiento desagradable.
En el grupo de estos indeseables entran: nacionales, extranjeros, foristas, clubistas y últimamente los que alquilan la auto, asi que sus empresas ademas de llevarse los euros, podrian poner en aviso a la gente.
Como supongo que ahora vendran diciendome muchos que no es la cosa para tanto......¡yo sigo!, pero de lo único que me arrepiento es de haber sido promotor de varias áreas que ahora disfrutan los CERDOS MENCIONADOS.
Para que la cosa no resulte tan amarga, pondre una guinda para los que son verdaderos autocaravanistas: En Portugal hay muchos campings que te permiten vaciar y cargar por la minima cantidad de 2 a 3€ y así no tienes que dejar sin agua a los jardines ni abonarlos en demasía.
El autocaravanismo es algo más que ir en autocaravana.
Que tengáis suerte y a la vuelta de las vacaciones, contéis aqui que habéis estado con gente que leyo asuntos como este y cambiaron sus habitos y hasta se hicieron querer por los lugareños.
Saludos desde Valladolid,
Luis
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor paulobraz » sábado jul 31, 2010 4:25 pm

Claro que também existem portugueses a fazerem coisas más, cá e lá fora, mas o que reparo é que os estrangeiros, aqui em Portugal abusam mais do que nós lá fora e cá dentro, basta ir à Barragem Pêgo do Altar para ver os meses que eles lá param e como vivem. Já vi muitos " turistas " a despejar águas cinzentas para o chão durante a madrugada, para ninguém ver, falei o que tinha a falar, mas caiu em saco roto.

Por exemplo, quase a chegar a Porto Côvo, vindos de São Torpes, existe ali um terreno do lado direito bem espaçoso que o dono vedou, mas uns estrangeiros deitaram abaixo uma parte da vedação e agora é só autocaravanas nesse terreno, foi-me contado por residentes.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor Ana Boialvo » domingo ago 01, 2010 11:35 pm

Companheiros, venho-vos contar o que ontem vi na estrda que liga a Nazaré a Alfeizerão.
Na bomba de gasolina à saida da Nazaré estava um " autocaravanista" a encher o depósito de água e mais adiante esse mesmo "autocaravanista"
estava na berma da estrada a despejar a cassete e a limpá-la com todas as calmas, ficamos furiosos, mas, infelizmente não pudemos parar para o chamarmos à atanção.

Saudações autocaravanistas.

Ana Boialvo
Ana Boialvo

Registado: terça jun 16, 2009 3:12 pm

Mensagempor autoroad » quinta ago 19, 2010 9:58 pm

Caros amigos
Eu vi e seguia atras da viatura da GRN na praia da gale Algarve mas atençao é na urbanização ao lado .
Alemaes com jurrasco na estrada e toldos etc .
Que estivessem estacionados todo bem mas eles estavam a acampar e é pena que aí as autoridades não actuem.parar pernoitar dentro do veiculo devia ser permitido em todo o lugar , mais que isso existem os campings.
autoroad

Registado: terça nov 06, 2007 2:45 pm

Mensagempor cookie » sábado ago 21, 2010 8:22 am

já se sabe que maus exemplos existem aos magotes mas também existem os bons exemplos e desculpem mas não aceito que se justifique a proibição (ilegal/inconstitucional) e cega com base nos abusos dos incumpridores.

isso só acontece porque dá jeito às autarquias menos visionárias - curiosamente as que sobrevivem do turismo. senão fosse assim, nenhum de nós poderia ter carro por causa dos abusos dos que não cumprem a lei e por aí fora. o que deviam fazer não era proibir tudo e todos mas sim aplicar a legislação vigente e multar (à força toda) aqueles que fazem efectivamente campismo na via.

por isso continuo a lamentar que a maioria daqueles que nos (des)governam não tenham olhos de cara e não saibam/queiram aplicar a legislação...
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Vergonha

Mensagempor CCLV-CANOAGEM » segunda ago 23, 2010 8:33 am

Mais um ano mais umas ferias das Beiras ao Minho.

Nunca vi grandes concentrações de ACs, talvez pela temperatura da água ou dos incêndios.

Mas maus exemplos de autocampismo e estacionamento abusivo rondou os 70%. Porquê? Nunca entendi a não ser pela falta de valores de quem anda de AC.
CCLV-CANOAGEM

Registado: quinta jul 03, 2008 2:15 pm

Mensagempor rmsnegrao » quinta ago 26, 2010 12:18 pm

O meu testemunho:

Na semana passada passei em Sº Torpes onde pernoitei e presenciei o que me parece ser já prática corrente entre muitos utilizadores de AC (reparem que não lhes chamei autocaravanistas!): chegam à noite, param para pernoitar e abrem um pouco a torneira do esgoto. Deste modo, vão esvaziando o depósito do "merdum" lentamente de modo a não criar um pequeno lago de bosta. De manhã, arrancam deixando para trás a sua marca, tal e qual fazem os cães ao demarcarem o seu território urinando em todo o lado. Quanto à sanita química, procuram um sítio mais escondido (quando não é às claras!). Em relação ao abastecimento de água não fazia ideia, mas o relato do espanhol no post mais abaixo é muito revelador!

Como ali passei duas noites, tive também necessidade de esvaziar os depósitos. Desloquei-me ao Parque de Campismo de Porto Côvo na perspectiva de, a troco de 2 ou 3€ (ou mais), poder efectuar o serviço. Tal não é o meu espanto quando o funcionário na recepção me informa de que tinham sido proibidos pela Junta de Freguesia de disponibilizar esse serviço!!! Uma autarquia assim demonstra muita inteligência, sim senhor! São estes os nossos governantes...

Resultado: desloquei-me uns 20 e poucos Km para norte, e efectuei o serviço no Parque de Campismo da Lagoa de Melides.

Ainda em relação a Porto Côvo: constatei o esforço da autarquia em restringir (para não falar em afugentar) o estacionamento de ACs, nomeadamente pela instalação daqueles pórticos à entrada dos parques de estacionamento que limitam a altura dos veículos. E depois atirei-me ao chão a rir quando me deparei com aquele acampamento de ciganos mesmo à entrada da praia (e dentro dum desses parques), esse sim, de carácter permanente (pelo menos durante o Verão) e com recurso a verdadeiras "barracas". Será que a autarquia e demais autoridades, nestas situações já não têm "tomates" para agir?
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
rmsnegrao

Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am

Mensagempor spinto » quinta ago 26, 2010 2:11 pm

quem lê o testemunho do companheiro rmsnegrao e artigo do destak pode constactar o lado negro e o lado bom do autocaravanismo.

é incrivel o quanto estão denegrir a imagem do autocaravanismo alguns "porcos energumes", desculpem a expressão mas fazemos tantos apelos e kms para ser correctos (despejos e manutenções) e depois apareçem estes anormais a estragar todo o trabalho que está a ser feito pelos "verdadeiros".

depois de ler na parte da manhã uma excelente noticia (destak), eis que chega esta em sentido contrario.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor hpinheiro » sexta ago 27, 2010 10:48 am

No fim de semana passado andei pelos lados da costa alentejana e aconteceu-me o mesmo que o companheiro rmsnegrao, ou seja, precisava de esvaziar o deposito de aguas sujas e a cassete do WC. Qual foi o meu espanto quando me dirigi ao parque de campismo de Odeceixe (penso que é assim que se escreve), e me recusaram o uso da área de serviço para AC's (mesmo pagando) dizendo que esse serviço era so para utentes do parque.
Dirigi-me então ao camping de Milfontes e pela módica quantia de €2,00 tratei de tudo, e so não enchi o depósito de água limpa para não ir mais pesado para casa... :wink:

Pergunta: Porque razão os parques recusam o uso das áreas de serviço para AC's, quando podem lucrar algum €, além de ajudarem a desincentivar os despejos ilegais??
"BADOCHA - devagar mas com estilo"
hpinheiro

Registado: sexta fev 19, 2010 5:34 pm

Mensagempor cookie » sexta ago 27, 2010 10:51 am

hpinheiro Escreveu:
Pergunta: Porque razão os parques recusam o uso das áreas de serviço para AC's, quando podem lucrar algum €, além de ajudarem a desincentivar os despejos ilegais??

porque querem "obrigar" as AC a ficaram lá... má jogada mas enfim :roll:
cookie

Mensagempor pressler » sexta ago 27, 2010 12:25 pm

Companheira Cookie

Nem todos os parques são assim.
Costumo ir a Peniche aos fins de semana e tenho sempre 2 alternativas de parques de creio serem municipais: o 1º fica numa das rotundas de entrada de Peniche, cobram €1,95 , 0 2º fica na estrada que vai para o farol, cobram €3,20!
Isto para não falar nos parques do CCL e da Orbitur que têm quase todos tarifas apropriadas.. Bem sei que muitos dos autocaravanistas não gostam da orbitur, mas que têm o serviço e que gastaram os €€€€ nas infra-estruras isso é uma realidade. Podemos aproveitar ou fazer mais uns kms e gastar o valor em gasoleo!
:oops: Saudaçoes autocaravanistas
Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor cookie » sexta ago 27, 2010 12:46 pm

pressler Escreveu:Companheira Cookie

Nem todos os parques são assim.
Costumo ir a Peniche aos fins de semana e tenho sempre 2 alternativas de parques de creio serem municipais: o 1º fica numa das rotundas de entrada de Peniche, cobram €1,95 , 0 2º fica na estrada que vai para o farol, cobram €3,20!
Isto para não falar nos parques do CCL e da Orbitur que têm quase todos tarifas apropriadas.. Bem sei que muitos dos autocaravanistas não gostam da orbitur, mas que têm o serviço e que gastaram os €€€€ nas infra-estruras isso é uma realidade. Podemos aproveitar ou fazer mais uns kms e gastar o valor em gasoleo!
:oops: Saudaçoes autocaravanistas
Ana Pressler

companheira pressler, a minha resposta aplica-se ao comentário/questão do companheiro hpinheiro relativamente aos parques de campismo não deixarem/disponibilizarem o serviço de despejo sem obrigar os autocaravanistas a pernoitar no parque.

tenha pena que a maioria dos parques não consiga ver o que está à vista de todos: a autonomia das AC´s...
cookie

ORBITUR???? NUNCA!!!!!!!

Mensagempor josegon_calves » sexta ago 27, 2010 12:49 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,

Eu não queria comentar.

Já tinha saído inclusivé do tópico, mas...

Há algo que continuo a não entender!!!

Então uma Empresa move Mundos e Fundos para que legalmente nos possam obrigar a acantonar nos parques de campismo e depois eu vou lá deixar os meus €€€€€ porquê????

Só se for para lhes agradecer a persiguição que fazem ao Autocaravanismo em Portugal!!!

Ou então sou mesmo muito burrinho!!!!

Desculpem mas não resisto a esta forma de actuar com quem me faz mal!!!

Perfiro fazer 100Km, ou mais, gastar 100€ em gasóleo, ou mesmo mais, a pagar 5€ a uma empresa que tudo faz para me prejudicar!!!

Desculpem, mas esta é a minha postura!!!

Se não concordo não vou cinicamente distribuir um sorriso e um agradecimento. Não Vou!!!

Um abraço,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado: