O que faz uma autocaravana num parque de campismo?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagempor Elias » quinta jul 15, 2010 12:08 pm

Bom dia companheiro mrrv.

Mas é isso mesmo que deve ser o autocaravanismo. Termos o direito de opção.
Em Olhão, assltaram a minha autocaravana, mesmo com o alarme. Porquê?

Porque onde poderia estacionar com alguma segurança, - num parque de estacionamento junto à ria, perto do mercado, que era o local onde pretendia ir-, foi projectado sem ter em conta o estacionamento para autocaravanas, e é claro, lá estava o sinal de proibição para as mesmas.

Ora, como bom cumpridor, lá fui contrariado resmungando, colocar a autocaravana num local mais afastado de terra batida, e pronto, meio caminho para o assalto. É isto que é lamentável, embora como é evidente, não estaremos totalomente seguros, até mesmo dentro de um parque de campismo, como foi o seu caso.

Contudo, como acima disse e sempre defenderei, devemos ter condições no terreno para opar, mas não sermos abrigados a....

Cumprimentos autocaravanistas.

Elias em Moura.
Elias

Registado: segunda jul 06, 2009 8:58 pm

varias hipoteses

Mensagempor decarvalho » quinta jul 15, 2010 3:15 pm

Ora vivam...

Que está a fazer uma AC num parque de campismo?

Pois hesitei antes de responder, mas para dar uma outra visão dos problemas e angulos de analise aqui vai...

1º) a Autocaravana esta parqueada... Isto é , o seu proprietario tem-na ao mês, estacionada e vazia num parque de campismo, onde vai busca-la sempre que sai em fim de semna ou ferias, pois nao tendo garagem, nem a querendo deixar na rua, optou por esta solução...

2º) a autocaravana esta a usar a estação de serviço.... Há já varios parques de campismo que tem na sua tabela de taxas de serviçso a possibilidade de uma autocaravana passante (que não pernoite) usar apenas os serviçsode despejso, reabastecimento de agua limpa e eventualmente, electricidade...

3º) a autocaravana esta a servir para os seus utentes fazerem campismo...ou seja com ou sem filhos, por 24h ou uma semana, ou mais, os seus ocupantes usam a autocaravana como equipamento de alojamento numa area reservada a acampamento do parque de campismo. Portnato tem as janelas abertas, toldo exposto, mesa e cadeiras de fora, tapetes, etc.

4º) a autocaravana está estacionada....porque os seus ocupantes a usam apenas por 24h, ou outro periodo curto de estadia, em zona do camping reservada a este tipo de utilizaçao por autocqravanqs, normalmente com preços mais reduzidos que na hipotese anterior, situações cada vez mais frequentes no estrangeiro e ja entre nós.

5º) a autocaravana está parada na recepção....pois os seus utilizadores estao a informar-se se ha lugar ou não...e qual a difrença de preços entre acamparem no parque, ou so estacionarem e pernoitarem no parque, ou ainda a ponderarem servir-se apenas dos serviços da estação de serviço...ou até, a negociraem o preço de recolha e parqueamento ao mês...

PS
Pessoalmente sempre considerei que o autocaravanismo é uma forma de turismo itinerante em autocaravana (touring, dizem os tecnicos de turismo), que se caracteriza pela utilização, ou não, de parques de campismo.

Não é por se utilizarem parques de campismo que se perde a itinerancia nem a vertente turistica, que segundo uma regra não escrita permite estadias até 72h no mesmo local, nem é sinonimo de itinerancia estacionar e e pernoitar fora de parques de campismo, por mais de 72h... Do mesmo modo tanto pode haver campismo selvagem fora de paques de campismo, como no interior dos parques de campismo...basta que qualquer campista selvaticamente assim se comporte....fazendo despejos no chão....violando a lei do ruido, da velocidade etc etc.

Acrescento a finalizar que nas minhas viagens (veja-se o blog da assinatura) e mesmo só em casal (e já sem filhos de companhia) tanto se 1) estaciona ( e acampa por vezes) em parques de campismo, como se estaciona e pernoita 2) em parkings normais e comuns, ou 3) em areas proprias e adequadas a autocaravanas...veja-se por exemplo o resumo da ultima saida no final do mês de Maio, início de Junho:

Total de custos: cerca de 125€/dia incluindo ferries (4) e cerca de 90€/dia sem ferries.
- 16 Refeições na Autocaravana (além dos pequenos-almoços)
- 18 Refeições em restaurante
- 7 Dormidas livres, em estacionamento/parkings
- 6 Noites em parques de autocaravanas (só um, privado e pago 10€)
- 5 Noites em campings (mais caro 27€)
- Refeição menos dispendiosa 12€, e mais cara, 42.50€

Mais informações em:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... nquer.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor nelson » quinta jul 15, 2010 8:16 pm

Boa tarde

Gstava de voltar atrás nas palavras de Spinto
"havendo alternativas baratas de pernoita, na minha opinião é sempre preferivel parques ou AS, não podemos por vezes olhar ao gasto pois se temos 20 ou 50mil€ para comprar uma autocaravanas não hná necessidade de arriscar em certas situações por 5 ou 10€, faz-me lembrar o individuo que comprou um mercedes ou BMW topo de gama novo e nem se interessa de seguro contra todos os riscos "

Na minha opinião penso que comprar um ac entre os 20 a 50 mil não quer dizer isto que tenha dinheiro,poderá estar a fazer um credito !!
Aqui posso falar por mim a minha ac nova me custou o mesmo preço que custa uma ford galaxy, um carro que gostava de comprar optei pela ac e vou de scooter para o trabalho!!
tenho dois filhos ir para um parque de campismo nas ferias ficaria por dia entre 35 a 40 eur, muito caro para que tem uma ac ,tinha neste caso comprado a carrinha e uma caravana para esse efeito.
Como disse vou ao parque de campismo para limpezas e lavagem das roupas.
Tenho visto que muitos franceses tem ac ,por nessecidade por vezes fazer um credito para uma ac fica mais barato que o aluger de uma casa.
Talvez seja uma das razões de vermos muitas vezes estancionados meses nos mesmos locais.

http://www.midilibre.com/articles/2010/ ... 94869.php5

http://www.laprovence.com/article/arles ... ffe?page=1

http://www.agoravox.fr/tribune-libre/ar ... e-un-17450

penso ser estes link que mostram o porque da autocaravana

um abraço

Nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor spinto » quinta jul 15, 2010 9:54 pm

sr. Nelson
Se ler atentamento o inicio, concordará com o que vem a seguir no texto (havendo alternativas baratas de pernoita...).
Estava a referir-me no contexto de usar ou não parques de campismo.

Sei que ficar em parques até é caro pois sofro do mesmo, mas referia ao valor/opção de pernoita.

eu tb prefiro ter um apartamento normal e autocaravana, que ter uma casita que me dê cabo do coiro ao fim-de-semana, ou prefiro a autocaravana a um carro ou carrinha boa (recente).
Há já muitos anos que dou preferencia ao bem estar de toda a familia que a fazer meia-duzia de km por dia até ao trabalho num carro novo, é que uma autocaravana é sinal de casa em qualquer lado, sinal de ferias onde e quando quizer, é sinal de fins-de-semana onde apeteçer, etc..., e tudo isto por muitos anos.
Pessoalmente preferia ter um credito para uma autocaravana que um leasing ou qualquer outro credito para carro.

Portugal é um País pequeno que se faz com um automóvel vulgar de uma ponta a outra em poucas horas, daí que qualquer corsa ou clio é um bom carro.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor mrrv » sexta jul 16, 2010 8:02 am

Por acaso, deixo a minha AC estacionada numa rua de Lisboa e tenho-me dado bem.

Esta é uma das minhas principais preocupações. Não quero dispender 50 Euros por mês num parking, que ainda por cima fecha das 00:00 às 07:00.

Vou continuar a arriscar, até porque cada vez mais se vêm outras nas mesmas condições.
mrrv

Registado: terça fev 13, 2007 9:44 pm

Mensagempor Dias UMM4x4 » sexta jul 16, 2010 10:25 am

Bom dia

Como relatei na minha apresentação eu iniciei o AC em finais de 99, desde o meu inicio até á presente data tenho apenas frequentado os parques de campismo para limpeza das águas cinzentas, cassete wc, abastecimento água, etc... o qual pode ser de 1 a 2 dias por semana no parque.
Quando iniciei os parques não tinham condições para que as ACs fazerem a manutenção, hoje em dia a maioria dos parques já têm as estações de serviço.
Hoje em dia com a criação das AS fora dos parques de campismo é uma boa alternativa para a manutenção de limpeza das ACs, este ano durante as minhas férias irei utilizar as estações de serviço, caso não existam na zona utilizarei um parque de campismo.
Eu com a minha AC tento ser o mais autonomo possivél, mas na questão da limpeza e abastecimento como referi se não existir alternativa continuarei a utilizar um parque de campismo.
Dias UMM4x4

Registado: segunda jun 14, 2010 4:56 pm

Mensagempor nelson » sexta jul 16, 2010 12:38 pm

Boa tarde

Amigo spinto , claro que esotu de acordo consigo,até venho sempre da opinião que as as deviam ser a pagar pelo serviço prestado.

Fois mesmo descuido meu ,pois ao longo do tempo tenho sempre escutado se tem os 20 mil ou 40 mil podem pagar os 30 a 40 isto uma familia de 4 pessoas no parque de campismo.
Ora que escreveu muito correcto , não podeia que estar que total de acordo consigo, obrigado pelo alerta !! :oops:

um abraço

Nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sexta jul 16, 2010 10:49 pm

ventura Escreveu:Ola boa noite

Uma autocaravana num parque de campismo faz o mesmo que uma tenda ou uma caravana, permite aos ocupantes tirar partido das infraestruturas desse local. No meu caso tendo duas crianças pequenas, tiramos mais partido num PC do que fora dele, tendo as crianças mais liberdade e nós(pais) momentos de menor preocupação com os cuidados em via publica, para além de aguentar duas crianças uma de 2 anos e meio e outra de 8 dentro da AC durante alguns momentos do dia não é tarefa fácil.
No uso da minha AC passo mais tempo em PC do que fora deles e não é por isso que me considero menos autocaravanista do que os companheiros que pouco procuram PCs. Na minha opinião existe muitas condicionantes vantajosas ou não dependendo da preferência de cada um, digam-me aqueles que têm aversão aos PCs e reclamam que têm de pagar o uso dos ditos, principalmente no verão quando almoçam dentro da AC como suportam o calor sem abrir janelas, para fazer ventilação com as claraboias ou será que é agradavel estarem a comer e alagados em transpiração, a não ser que tenham ar condicionado de célula.

Bons passeios com muita côr.

apesar de ser proprietário de uma AC e de uma AV também sou proprietário de uma CV
no meio disto tudo tambem sou pai de duas crianças , uma de 12 e outra de 5 anos

a imagem deste nosso companheiro eu sei o que e tentar ter duas crianças resignadas ao espaço da AC so porque eu me considero autocaravanista e como tal tenho de me afastar dos PC

por esta razão e que me dediquei ao caravanismo , para ter a liberdade dos meus filhos e também um pouco mais de descanso próprio

as opções são livres de serem tomadas por cada um de nos , eu tomei estas , amanha poderei tomar outras derivado a minha situação familiar se alterar

reparei que alguém aqui faz o comentário de a despesa da prestação da caravana mais seguro mais imposto não lhe permite ir a parques , bem quando se meteu nesse negocio já devia saber o que o esperava e como tal nao lhes vale de nada agora lamentar

outra questão e a de muita boa gente aqui se fazer bradar ao 7 ventos isto e aquilo nas questões do auto caravanismo , mas alguém aqui menciona como será possível esta gente estar dentro da AC com um calor danado quando la fora faz 35º sem abrir as janelas , por acaso a minha AC pode abrir as janelas sem sair fora do perímetro dela e as outras ? são iguais ?

acho que devíamos realmente olhar para a nossa barriga antes de falarmos seja o que for , por o simples facto de abrir uma janela já significa estar acampado , mas muitos companheiros entendem que não

estes são os meus dois cêntimos sobre esta matéria
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor cookie » sábado jul 17, 2010 7:17 am

uma AC num parque de campismo faz o mesmo que fazem as caravanas e as tendas, acampa.

já agora um esclarecimento: quem não usa parque de campismo, não significa que fique trancado na AC todo o dia (com as janelas fechadas ou abertas). aliás, provavelmente o unico tempo que lá passa será o das refeições e a pernoita.

nós apenas usámos parques de campismo, desde que temos a AC (9 meses) umas 4 ou 5 vezes para o fim já referido: limpezas e carregamento das baterias. isso pq o nosso objectivo é "rolar" para conhecer, usufruir do turismo itinerante e fazer uma série de actividades.

por isso, achamos que não faz muito sentido comprar uma AC para depois estar sempre a acampar em parques de campismo (fiz campismo com auto-tenda, caravana e com tenda e sei o que é). para esse propósito as caravanas são muito mais baratas, mas cada um sabe de si, das suas condicionantes (familiares e outras) e dos seus objectivos.

não me parece por isso que valha a pena a "polémica" relativamente a este tema tão... pessoal.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 37 visitantes