2 alternadores no motor da AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

2 alternadores no motor da AC

Mensagempor danibeja » quinta jan 28, 2010 12:32 pm

Caros companheiros, ando com ideias de acrescentar um alternador ao motor da minha autocaravana...

Gostava de saber se alguém possui dois alternadores a trabalhar com o motor da AC .

Estas ideias prendem-se do facto de eu não gostar da ideia de existir botijas e tubos de gás dentro da minha AC, e pretendo substituir tudo o que funciona a gas por electricidade, tendo começado pelo frigorífico, que neste momento só funciona a 220V, sendo um dos painéis solares e uma bateria de 105amp. só á conta do frigorífico e conversor (mas vale a pena só pela frescura dos alimentos(cervejinha :D )).

Tenho 3 Baterias na AC, uma que só funciona para por o motor a trabalhar , uma para o frigorifico e todos os electrodomesticos de grande consumo energético, e outra para a restante AC (todas as lampadas e TV)sendo esta ultima a instalação de origem da AC, que alem de o motor do carro carregar a bateria, tambem tem um painel solar totalmente independente do outro, e ambos com reguladores independentes.

A minha ideia é construir um sistema eléctrico igual ao de origem, mas visto que já me informaram que iria rebentar com o alternador, a solução passaria por acrescentar um, e como o boiler electrico consome cerca de 400W, durante o aquecimento da agua, ligava o motor da AC no relenti que era suficiente para manter a carga total da bateria ( que funcionaria como se fosse uma espécie de gerador, mas menos barulhento e derivado á pouca aceleração do motor ; e se calhar ???? menos poluente, visto que gastaria cerca de 1 litro/hora de gasóleo) já para não falar que dava para aquecer a água em andamento.

E teria que acrescentar um contador de horas ao conta kilometros para efectuar as revisões...

Gostava de saber a opinião dos mais experientes, assim como melhores soluções, que acredito que existam....

Muito obrigado pela atenção..

O sonho comanda a vida :D
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

2 alternadores no motor da caravana

Mensagempor MFerreira » sexta jan 29, 2010 5:04 pm

Saudações companheiro

Embora não seja mecânico, atrevo-me a dizer que a colocação de outro alternador não é assim tão linear ( precisa de espaço, apoios, esticador, correia...) e dada a carga que suporta a velocidade de ralenti não é suficiente para compensar o débito da bateria.
Se pretende pôr todo o equipamento a electricidade só vejo como alternativa o gerador. As potências envolvidas são demasiado grandes para serem suportadas por baterias, por maiores que sejam.

Tem dois pormenores:
-precisa de espaço para o gerador (ca. de 50x50x50 cm - 2Kw a gasolina, insonorizado)
-Implica trocar o frigorífico por um de compressor a 12V, pois não vai ter o gerador a funcionar todo o tempo (estes têm um consumo relativamente baixo )

Resta equacionar os custos-vantagens a curto e longo prazo, e nessa não me considero à altura.

Felicidades.

MFerreira
Viajar é ir e voltar
MFerreira

Registado: sexta jan 08, 2010 12:25 pm

Mensagempor danibeja » sexta jan 29, 2010 5:58 pm

Caro companheiro,

Em relação ao espaço , apoios, esticador, correia, etc..., é a parte mais facil, o meu pai é mecânico e electricista, e já me disse que dá para resolver todos esses problemas, pois basta mudar as polis ( colocar as polis das FIAT com direcção assistida, e colocar o alternador no local da bomba de direcção assistida ) , já em relação ao relenti é totalmente suficiente pois o alternador envia cerca de 6 ampres com o motor no relenti, e serve apenas para manter a carga da bateria, sendo o painel solar a carregar durante o dia as baterias (e se não for suficiente também tenho um acelerador de mão para manter a velocidade do motor nas rotações que entender) .

Não estou interessado no gerador pois alem do problema do ruído, consomem muita gasolina, e fica muito dispendioso.

Pois, perante estes factos, continuo a procura de melhores soluções, hoje contactei um fornecedor de alternadores auto (marca Lucas), tendo o mesmo me informado que se calhar a melhor solução será colocar um alternador semelhante ao dos camiões, com capacidade para carregar um conjunto de baterias que a soma dê mais de 300amperes, pois os das ACs normais estão preparados para carregar baterias entre os 70Amp. e os 100Amp. .

Em relação ao frigorífico já funciona actualmente, só com 220v (em funcionamento consome apenas 80W, para arrancar o motor é que precisa de cerca de 600W de pico e depois estabiliza nos 80W) , sendo essa energia do painel solar juntamente com a bateria de 105Amp.

Só as vantagens de não ter botija/s de gaz na AC é motivo suficiente para as vantagens serem superiores aos custos...

Muito obrigado MFerreira pela ajuda que pretendia dar, mas de facto estou mesmo inclinado para a alteração da auto subsistência da minha AC,

Agradeço também, que todos os que concordem ou discordem, que coloquem os seus pontos de vista pois poderam ajudar-me a encontrar outras formas com sucesso.

Grande abraço,

DaniBeja
danibeja

Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor António » sexta jan 29, 2010 6:29 pm

Saudações companheiro
Danibeja

Acho que a melhor solução será a de colocar outro alternador de 200 Amp. no minimo e isso é facil com uma poli dupla.
Mas vamos lá ver:
A sua Fiat (suponho eu que é Fiat) é de quantos CV?
Se o seu pai é elctricista e mecanico pode explicar-lhe bem a força e atrito que faz um Alternador de 200 Amp a puxar.
Se calhar no final tem energia electrica, mas acaba a força da AC, pois um alternador desses rouba no minimo 8CV.
Um Abraço
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor danibeja » sexta jan 29, 2010 7:21 pm

Só pretendo usar a força do 2º alternador quando ligar o aparelho de aquecer a água para os banhos, e como auxilio para secador de cabelo a 220v e outros aparelhos de alto consumo, portanto os cavalos que necessita são quando a viatura se encontra parada, pois basta subir ligeiramente o relenti, que se calhar nem é necessário, pois presume-se que o outro alternador não está a fazer força (a bateria do carro está carregada), e é como se estivesse o alternador a trabalhar.

Já agora, consome menos energia do motor ( cavalos ) que um Ar Condicionado Automóvel !?!?

Seria utilizado como se ligasse um gerador, e apenas durante cerca de hora e meia ...

A minha AC é uma Fiat Talento 1.9 d , cerca de 70cv, mas os cavalos não me fazem confusão pois ando a passear e não a fazer rally, demoro muito mais tempo que os outros mas isso não é um defeito é uma virtude :D , tento circular sempre por estradas nacionais, pois gosto de conhecer todos os locais por onde passo, e sempre sem fazer planeamento da viagem, fazemos apenas uma ideia para onde queremos ir, a única coisa certa é o dia para chegar casa;

Obrigado...
DaniBeja
danibeja

Mensagempor RUYMORAIS » sexta jan 29, 2010 11:19 pm

entao e se em vez de colocar mais um alternador nao trocar o que la esta de origem por um de 200/300 A , no fundo vai fazer o mesmo que ter dois

as perdas sao inferiores a ter dois alternadores
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor António » domingo jan 31, 2010 10:01 am

Bom Dia
Talvez a melhor situação seja a dada pelo Companheiro Ruy Morais.
Quanto a perdas de potencia um Alt. de 200amp. ou um AC, só com a diferença que um AC quando liga atraca totalmente (dai notar logo a perda de potencia) e um Alt. quando circula normal sem nada electrico ligado apenas vai a compensar a bateria, quando vai ligando luzes, piscas, ventiladores etc ele vai prendendo mais pois está a gerar mais energia para compensar os gastos. ( trabalho que é feito pelo regulador)
Um Abraço
António
António

Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm

Mensagempor joaquim » domingo jan 31, 2010 10:44 am

É isso mesmo amigo António...A maior parte das pessoas não conhece o funcionamemto de um alternador...!
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor danibeja » domingo jan 31, 2010 11:54 am

A ideia de colocar um alternador mais potente já tinha sido equacionada por mim, mas seria muito mais complicado porque tenho o depressor , do servo freio dos travões acoplado no alternador de origem, ou seja, para fazer uma alteração ao alternador de origem tinha que alterar o sistema de travagem, ao qual não arrisco...

Mas se conseguir encontrar um alternador mais potente que tenha a possibilidade de acoplar o depressor original da AC, não terei duvidas e desisto da ideia de 2 alternadores.

Em relação à utilização de um ou dois alternadores, a ideia é mesmo de acordo com o companheiro António escreveu, quando estiver em andamento o 2 alternador não vai a gerar energia pois tenho os aparelhos eléctricos desligados (a menos que já esteja a aquecer a água para o banho), o que faz com que não faça perder praticamente energia nenhuma...

Grande abraço a todos

PS: para quem não sabe o depressor (ou também designado por bomba de vácuo) juntamente com o servo freio, são os mecanismos que aumentam a força que fazemos no pedal do travão, pois de outra forma não teríamos força para accionar a bomba principal de travões.
http://www.krautli.pt/pt/produtos/31/bo ... ssores%29/
http://www.gforum.tv/board/1050/124258/ ... freio.html
danibeja

Mensagempor RUYMORAIS » domingo jan 31, 2010 11:59 am

e que sinceramente nao vejo qual a necessidade de colocar um 2º alternador , quando o trabalho poe ser feito por um de maior potencia

a titulo de exemplo

eu tenho um Mitsubishi alterado aquando a minha pancada do tuning , ja me passou a pancada , mas o carro ficou na mesma ca por casa

quando andava em concentraçoes as disputas sao enormes seja em qual das areas for , eu participei em som e luz e multimedia

em som tenho 1900wats e em luz tenho 78 pontos de luz e dois lazers , multimedia tenho radio com monitor e 2 monitores nas cabeceiras e um na chapeleira

agora vejam isto tudo a consumir energia durante o dia com a agravante de que a noite temos as luzes ( pontos de luz , inclui neons internos , externos , strobs , enfim tudo o que de luz )acesas

primeiro passo alem da bateria do carro , so para motor , mais duas beterias suplementares de 100A cada , o alternador de origem coitado deu o berro , e mesmo assim era de 120A , concluindo agora tem la um de 250 ou 300 nao tenho bem a certeza

na altura tambem se pensou em colocar um segundo , mas a falta de espaço nao o permitiu e como tal ia-se aguentando com o de origem e com um carregador externo , nao desses dos hipers , ate que numa concentraçao em que nao tinha-mos como ligar o carregador e foi dia e noite a puxar pelo desgraçado , deu o berro

agora esta 5 estrelas e nao e preciso mais nada como auxiliar
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Re: 2 alternadores no motor da AC

Mensagempor luis.sousa.6 » terça set 18, 2012 9:30 am

Ainda ninguém referiu o facto de manter um motor de uma viatura em funcionamento estando esta parada, em nada contribuir para a sua saúde.

Os motores das viaturas que servem de base às AC's são feitos para trabalhar em movimento, sem esse arrefecimento extra a sua saúde é capaz de ser afectada!
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor danibeja » terça set 18, 2012 12:56 pm

luis.sousa.6 Escreveu:Ainda ninguém referiu o facto de manter um motor de uma viatura em funcionamento estando esta parada, em nada contribuir para a sua saúde.

Os motores das viaturas que servem de base às AC's são feitos para trabalhar em movimento, sem esse arrefecimento extra a sua saúde é capaz de ser afectada!

Boa tarde,

Discordo da afirmação, passo a opinar....

Dentro das cidades os automóveis passam mais tempo parados que em movimento, e mais grave quando se movimento é a muito baixasvelocidades, logo não entra vento suficiente para arrefecer o motor...

No entanto para colmatar essa possibilidade, poderia-se colocar um conta horas e efectuar as mudanças de oleo pelas horas e não pelos km... como se faz nas maquinas por exemplo...

Um veiculo com um bom oleo (de preferencia sintético e acima de ....W40) o sistema de refrigeração em boas condições, não poderá ter problemas de estar muito tempo ligado...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Mensagempor luis.sousa.6 » terça set 18, 2012 3:17 pm

São opiniões caro Dani, mas conheço alguém que queimou a junta da cabeça exactamente por ter deixado o motor a funcionar para poder ter o ar condicionado ligado............
luis.sousa.6

Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm

Mensagempor F.Ramos » terça set 18, 2012 6:05 pm

Boa tarde companheiros/as
Felicito o companheiro Danibeja, pela sua vontade inesgotável de inovar e procurar sempre o melhor compromisso entre ser auto-suficiente e amigo do ambiente.
1º Apoio 100% a troca do frigorífico e as alterações que fez, nas ligações do mesmo (não troque nada).
2º Se o radiador estiver limpo, sem encrostações, com liquido anti-congelante, não tem problema do motor trabalhar, com a AC parada. Discordo assim do companheiro, Luís.sousa.6, o problema já lá estava (os carros são como as pessoas, apanhamos um viros, mas a doença só se revela mais tarde).
3º Concordo com o companheiro RUYMORAIS, um alternador é melhor de instalar e controlar, que dois. Sem esquecer que, tem o problema da bomba de vácuo e talvez que, um alternador de grande potencia, pode ter duas correias, que é mais um problema.
4º A meu ver, o boiler, para trabalhar a 12 Voltes, não sei se encontra resistência para adaptar nele, ou mesmo em um termo-acumulador normal de casa, mais pequeno, ligado ao inverter. não devia ficar deitado, porque é pouco eficiente.
5º Para mim o pior de ultrapassar, será o consumo do fogão, cerca de 150 Amperes, isto é o mesmo que dar ao motor de arranque durante 20 ou 25 minutos seguidos (até queimar) tempo de cozer umas batatas, que tinham água fria.
Por fim desejo que a alteração resulte, com a ajuda sábia dos nossos companheiros
Um abraço
Fernando Ramos
F.Ramos

Registado: segunda set 05, 2011 5:07 pm

Mensagempor danibeja » terça set 18, 2012 8:52 pm

F.Ramos Escreveu:3º Concordo com o companheiro RUYMORAIS, um alternador é melhor de instalar e controlar, que dois. Sem esquecer que, tem o problema da bomba de vácuo e talvez que, um alternador de grande potencia, pode ter duas correias, que é mais um problema.
4º A meu ver, o boiler, para trabalhar a 12 Voltes, não sei se encontra resistência para adaptar nele, ou mesmo em um termo-acumulador normal de casa, mais pequeno, ligado ao inverter. não devia ficar deitado, porque é pouco eficiente.
5º Para mim o pior de ultrapassar, será o consumo do fogão, cerca de 150 Amperes, isto é o mesmo que dar ao motor de arranque durante 20 ou 25 minutos seguidos (até queimar) tempo de cozer umas batatas, que tinham água fria.
Fernando Ramos

Boa noite,

Em relação ao ponto três, as minhas conclusões, tambem vão no sentido, de ser mais eficiente colocar um alternador com mais amperes, pois o que a AC trás de origem é de 55 amp. , que é mesmo muito pouco, um de 110 amp. se calhar seria o ideal para a minha situação....

Nos testes/medições que fiz com amperimetro analógico, o meu alternador ao relenti produz 20 amp., e o boiler que uso na AC ( http://www.truma.com/uk/en/water-comfort/therme.php ) consome 300W ( a 220v do conversor ) logo a diferença é pouca entre o que produz o alternador e o que o boiler consome, não é preciso muito mais amperagem do alternador, o "mas", é quando estão outros equipamentos ligados, daí a necessidade de alterar o alternador....

Em relação ao ponto cinco, já coloquei fora de questão, vou manter a botija de gás, que para cozinhar e aquecimento no inverno, para já, continua a ser a melhor solução, e tambem se controla muito bem, quando estamos a cozinhar não convem nos distrairmos muito.....

Para terminar, o frigorifico a 220V este verão trabalhou 30 dias seguidos, sem qualquer tipo de problema...

Grande abraço,

Danibeja

PS: esta ideia começou em janeiro de 2010, já lá vão quase 3 anos, e muitas ideias e invenções na minha cabeça se alteraram, sendo a principal a minha invenção de sistema de relés para accionar o conversor ao mesmo tempo que o frigorifico... F.Ramos obrigado pelas palavras de incentivo.........
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes