Carissimo Henrique Fernandes
e demais leitores do Forum
As suas palavras no final, ao evocarem a questao da Federação ( de Autocaravanismo) e porque se mostra conhecedor das realidades em França leva-me a sugerir a leitura e reflexao sobre estes dois sites:
Ver FFCC
http://www.ffcc.fr/65/html/camping-cars ... -cles.aspx
e
FFACC
http://www.ffaccc.fr/accueil
aqui estão pois dois sites franceses que valeria apena profundar ( o estudo comparativo) e até discuti-los num seminario aberto à participaçao dos leitores, para melhor compreensao do que é o autocaravanismo a sério, do ponto de vista:
- da sua representatividade associativa
- da sua dimensão sócio-económica
- da sua estrutura organizativa
- da sua capacidade de interlocutor das autoridades e entidades
Ou seja:
Em França ha uma Federçaão de Campismo e Carvanismo que se ocupa também do Autocaravanismo (incluindo o itinerante) embora com menos entusiasmo, do que e Federaçao de (clubes de) Auutocravanismo.
...
Quanto ao mais.....e mais infindáveis discussões...
Nestes ultimos 4 anos em que mantenho um Blog e que tenho frequentado este e outros foruns...ja me deparei com quase todas as opiniões, que ciclicamente renascem e e se desvanecem, de forma inconsequente, porque periódicamente irrompem os salvadores da pátria autocaravanista, e logo em paralelo os seus detractores, quantas vezes pelo sistema do bota abaixo.
Isto é, raro se vê o meio termo (nada tem a ver com meias tintas), e a eficácia pro-activa e construtiva.
Basta procurar em PESQUISAR neste forum e em outros em que também se fala em autocaravanismo e federação, e se verá que:
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o modelo de Federação exige sempre dispersão, pois só se federa uma pluraidade de clubes. Estes, das duas uma, ou são criados de cima para baixo, por partição programada de clubes maiores em quantidade de aderentes, por exemplo, pela autonomia e independencia de suas delegações, ou se formam debaixo para cima, a partir de uma base regional (ja aventei aqui a base de marcas tambem), ou ainda a Federação pode surgir desses dois modelos, de forma mista.
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O autocaravanismo é uma modaliadade de turismo rodoviario, ainda emergente e não estabilizada. Isto é, para mim, que recuso fundamentalismo e apriorismo catequistas por principio, entendo que quem faz touring de autocaravana, o tal turismo itinerante ou autocaravanismo distingue-se claramante de situações similares, mas distintas.
1- a de frequentador de parques de campismo, como campista,p or temporada não itinerante, ou seja por estadias superiores a 24/48h) e com vivencia clara na utilizaçaod e todos os equipamentos comuns do parque, podendo para o feito usar tenda, caravana, autocaravana, ou bubgalow e
2- a do utilizador da autocravana como segunda residência, mesmo fora de parques de campismo, como relatado em recente reportagem do jornal I, em que se refre quem durante um ano estacionava, pernoitava e permanecia na zona ribeirinha do Tejo, e todos os dias seguia para os eu emprego de viatura, bicicleta etc.
Ora, apenas em minha opinião (que nada nem ningém represento,nem quero representar)
o autocaravanista típico, como sinónimo de automobilista em autocaravana a praticar turismo ou lazer itinerante, ou seja o touring dos manuais de turismo tanto pode:
- utilizar parques de campismo
como
- utilizar parques adequados ao uso de autocaravanas, com ou sem serviços de apoio, mas com acessos e e dimensões adequados ao gabarito dos seus veiculos, e localizados, quer no interior dos centros urbanos,quer em zonas rurais, costeiras, de montanha, etc. etc.
A questão está na liberdade da opção da escolha, o que pressupõe que exista oferta por onde escolher, parques de campismo adequados ao seu uso por autocaravanas, e parques e estacionamentos adequados a autocaravanas.
Sem dramas, fundamentalismos e apriorimos, portanto traqnquila e serenamente, com toda a calma do mundo, pergunta-se então: O que é necessario para se progredir?
1º Uma
consciência estruturada no maior numero possivel de autocaravanistas (ditos típicos)
2º O
gregarismo representativo em quantidade e acima de tudo em qualidade, destes grupos (clubes e similares)
3º A pratica de
uma filosofia pro-activa e consequente do autocaravanismo assim entendido, e portanto através da adpoção de uma atitude interveniente e dialogante com os seus interlocutores naturais: Cãmaras muncipais, autoridades em geral e entidades do turismo e cultura.
Neste sentido serão uteis, indispensáveis, e certamente interessados os autocaravanistas em grupos e clubes (até informais) de autocaravanistas, os membros de clubes de campismo com núcleos de autocaravanistas, e o os membros de clubes de automobilismo, como o ACP e outros... fechando-se assim um triangulo de interesses (potencialmente) convergentes, senão sempre, pelo menos com sinergias possiveis e frequentes.
Seminarios, reuniões, debates sobre autocaravanismo têm pois toda a razão de ser, e a criação de um
observatório do autocaravanismo - quer do autocaravanismo que utilize parques de campismo, quer não utilize parques de campismo, é em minha opinião, indispensável e desejavel para a comunicação social ser também um instrumento aliado face a opinião que se publica.
Pela minha parte- como praticante do autocaravanismo- entendo que as intervenções sobre este tema só me interessam se tiverem sentido lúdico também, ou seja se se desenvolverem com convergência de esforços e sentimento de utilidade e responsabilidade partilhada, e nunca por competição (em que não estou interessado) nem por concorrência a ninguém, mas tão somente por um dever de intervenção
pro bono
-Ou seja: não sou candidato nem a cargos, nem a funções ou a polémicas, nem a projeccções mediáticas.
Na expecativa de ter contribuido para o tema, as minhas boas noites, boas madrugadas ou bons dias e baos tardes, cononforme a hora daqueles que me lerem!
E boas voltas e reviravoltas,inclusivé de neurónios.
Decarvalho, simplesmente.