Painel Solar

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel Solar

Mensagempor Luis Nascimento » sexta Oct 23, 2009 5:02 pm

Estou a pensar instalar um painel solar na minha AC e queria ser eu a faze-lo, mas não sei como liga-lo.
A minha Hymer tem um modulo Elektroblock EBL 99 mas o manual fala muito pouco dele, entendi mas não tenho a certeza, que há um sitio (modulo 6) onde se deve ligar.
Estive nuns fóruns estrangeiros que falam precisamente de ligações de painéis solares ao EBL 99, mas também não cheguei a nenhuma conclusão.
Às tantas há um que diz que ligou directamente à bateria porque se ligar ao modulo há uma quebra de 20%, depois outro diz que não é bem assim porque o modulo faz uma gestão da carga, e que ele intercalou o componente xpto que faz não sei o quê.
Será que alguém me pode ajudar?

Cumprimentos,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor caminheiro » sexta Oct 23, 2009 6:11 pm

Boa tarde Luís
Um painel solar pode ser ligado directamente á bateria ou ligado ao EBL mas, quer num caso quer no outro, sempre através de um regulador de carga.
A vantagem de ligar através do EBL é a de este registar a carga que a bateria recebe vinda do painel solar e consequentemente apresentar o estado de carga da bateria com mais exactidão. Para ligar o painel ao EBL, via regulador de carga, necessita de uma ficha específica para ligar os fiosw ao EBL.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Paulo » sexta Oct 23, 2009 8:47 pm

Viva,

O painel deve passar pelo EBL, pois caso contrário a carga que é colectada através do painel não é contabilizada, chegando ao limite de ter a bateria carregada, mas ter o painel a sinalizar alarme. Quando me entregaram a minha AC era assim que estava implementado e após reclamação foi feita a alteração.

O EBL assegura a ragulação de carga do painel, pelo que neste ponto não estou de acordo com o amigo Caminheiro. Assim, tendo a bateria ligada via EBL não será necessário ter o regulador. É claro que, tal como refere o Caminheiro, terá de comprar as fichas de ligação ao EBL.

O meu é o EBL 101 e o porto de ligação do painel é BL6. Penso que se necessitar de mais informações deve consultar o importador em Portugal (JSMesquita) ou dirigir um e-mail ao fabricante do EBL http://www.schaudt-gmbh.de/ (em alemão....)

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor caminheiro » sexta Oct 23, 2009 10:37 pm

Boa noite companheiro Paulo,

Creio que o EBL não tem função de regulação da tensão proveniente do painel. A minha suspeição advém de:
a)-Tenho uma Hymer de 2007 que foi equipada, no representante da marca, com um painel fotovoltaico. Verifico que entre o EBL 101 e o painel há um regulador SCHAUDT LRS1214.
b)- No link http://www.schaudt-gmbh.de/17.0.html. pode ser visto um esquema sinóptico sobre a distribuição de energia numa autocaravanaL e aí se constata que entre o EBL e o painel deve ser colocado o indispensável regulador (Solar-Laderegler)


Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor caminheiro » sexta Oct 23, 2009 11:32 pm

Companheiros Paulo e Luis,
Em complemento do meu último post, a página do fabricante diz que conjuntamente com o regulador SCHAUDT LRS1214, e-lhe fornecido também o conjunto de fios e ficha que permitem a ligação deste ao EBL99.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Luis Nascimento » terça Oct 27, 2009 5:47 pm

Já percebi como é que funciona a coisa e já encomendei, só ainda não percebi como é que depois se monitoriza a carga do painel solar.
O regulador SCHAUDT LRS1214 não mostra valores, como é que vocês sabem que o painel está a funcionar?

Cumps,
Luis Nascimento
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor caminheiro » quarta Oct 28, 2009 9:53 pm

Olá companheiro Luis,
No meu caso o regulador de tensão do painel solar liga ao EBL. Através do painel de controlo do EBL verifico a carga, descarga e capacidade disponível nas baterias, independentemente da energia provir da rede, do alternador ou do painel solar.
Caso não queira interligar-se ao EBL a SCHAUDT tem disponível um pequeno painel de controlo separado com a ref. IT300 Solar.
Por outro lado penso que só lhe interessará comprar o regulador SCHAUDT se o quiser ligar ao EBL. Caso contrário há muitos reguladores nas casas de acessórios para autocaravanas que já trazem a indicação de carga através de led's.
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Luis Nascimento » quinta Oct 29, 2009 6:32 pm

Olá Caminheiro,

Obrigado pelo esclarecimento.
O regulador vai ficar ligado ao EBL 99, fiquei já a saber que a consulta é feita através do painel de controlo do EBL, que neste caso é muito pobre em informação. Mais tarde, vou tentar arranjar um acessório que me permita saber qual o nível de carga que o painel está a debitar, pois parece-me ser um dado importante.

Cumps,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor Paulo » quinta nov 05, 2009 8:26 pm

Caro Caminheiro,

No passado FS estive com um amigo que tem uma HYMER de 2004 e realmente o EBL tem junto um regulador de carga. No entanto, no meu caso, não encontro o referido entre o painel e o EBL. Ou realmente está escondido, ou o EBL que tenho (irei verificar se é o EBL101) garante essa função.

Não acredito muito que haja erro, pois já tenho a AC há 4.5 anos e o sistema fotovoltaico funciona em pleno.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor caminheiro » quinta nov 05, 2009 9:27 pm

Olá Paulo,
A energia que é entregue ao EBL tem tem que respeitar determinadas tolerâncias. Assim para os 220V nominais a tensão não deverá exceder 250V e para os 12 V contínuos provenientes do alternador, do painel solar ou do carregador não deverá exceder os 14,5V. Nenhum EBL tem qualquer função de regulação de tensão de entrada. Se você ligar o painel solar directamente ao EBL vai acontecer que no verão, ao meio do dia, a tensão sobe para cerca de 21V. O EBL não vai gostar nada disso e poderá avariar ou ficar limitada a função de regulação da corrente de carga das baterias. Em suma: Tem que haver um regulador de tensão antes do EBL.
Dê graças por ainda não ter tido problemas mas tal pode ser devido a factores tais como ter estado à sombra a meio do dia no verão, ter o painel ligeiramente sujo e por isso nunca ter atingido os 21V ou ter atingido e as baterias terem fervido ou encurtado a sua vida sem que se tenha apercebido disso. Para que não subsista qualquer dúvida posso enviar-lhe por mail o manual técnico do EBL101 (em Francês).
Um abraço
Caminheiro
Avatar do Utilizador
caminheiro
 
Mensagens: 142
Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm
Localização: Trafaria

Mensagempor Luis Nascimento » sexta nov 06, 2009 11:21 am

Olá Companheiro Paulo,

Penso que o regulador está lá, mas deve estar escondido algures.
Amanhã vou montar o meu painel solar, inicialmente pensei ser eu a faze-lo, mas optei por ir ao Porto ao JSM, foi lá que comprei a minha AC e alem disso como importadores tenho a garantia que fica um trabalho bem feito.
Depois conto como é que se monta um painel solar numa Hymer equipada com um modulo Elektroblock EBL 99.

Abraço,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Mensagempor Paulo » sexta nov 06, 2009 2:13 pm

Boa tarde Caminheiro e Luis Nascimento,

Agradeço então o envio, pois as condições que refere, já passei por todas elas, dado que viajo com a minha AC frequentemente (Verão e Inverno).
Apenas troquei a bateria de origem por 2 Autosil Leisure (2x85Ah), e estas estão a funcionar há cerca de 3 anos.

PF envie para paulo.rosa@campingcarportugal.com .

Muito obrigado,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Luis Nascimento » quinta nov 12, 2009 4:24 pm

No sábado lá fui montar o meu painel solar, com um bocado de azar com o tempo pois o sol escondeu-se todo o fim de semana e parece que para o próximo vai acontecer o mesmo, e eu que gostava de ver aquilo a bombar no máximo.
Quanto às ligações não há nada a acrescentar, são precisamente como aqui foram descritas pelo Caminheiro. O painel solar liga ao regulador SCHAUDT LRS1214 que por sua vez liga ao EBL99. O LRS1214 fica junto ao EBL porque os cabos de ligação que já vêm incluídos têm para aí uns 20 cm de comprimento.
Todas as ligações de painéis solares ao EBL têm forçosamente que ter o regulador. A Hymer utiliza dois tipos de EBL, o 99 e o 101, sendo que o 101 permite a ligação a um painel de leitura digital, que é de serie nos modelos de topo, e que nos dá a leitura da carga que cada uma das baterias está a receber do painel.
Como o meu EBL é o 99 não posso trocar o meu painel de leitura por um digital. Para saber se a bateria está a receber carga, tenho que me contentar com a consulta da voltagem e ver se ela está a subir.

Abraço,
Luis
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Painel Solar

Mensagempor Calita » domingo abr 03, 2016 10:32 am

Bom dia

Aproveitando o tópico, venho perguntar se algum companheiro têm o manual de instruções do elektroblock EBL 101 C em português que me possa enviar por email.

Obrigado
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 20 visitantes