Área de Serviço/Pernoita para Autocaravanas - Pedido de Info

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Área de Serviço/Pernoita para Autocaravanas - Pedido de Info

Mensagempor Posto de Turismo - Sousel » quarta jun 03, 2009 10:58 am

Exmos(as). Srs(as).,

O Posto de Turismo de Sousel vem, por este meio, solicitar junto de vós informações relativas à construção de áreas de serviço e de pernoita de autocaravanas.

Gostaria de saber, dada a localização e a dimensão do concelho de Sousel, dado os itinerários geralmente utilizados pelos autocaravanistas e dada a proximidade das áreas de serviço na Vila de Fronteira (actualmente encerrada por falta de condições), do Parque Ecológico do Gameiro em Mora e do Parque de Campismo de Avis (que ao contrário da Vila de Sousel não se situam em vias rodoviárias principais – EN245 e na proximidade de vias principais – IP2, mas que paisagisticamente apresentam condições excelentes), se seria útil ou não a realização de um investimento, pela Câmara Municipal de Sousel, na construção de uma área de serviço e pernoita para autocaravanas.

Se se considerar útil e importante a sua construção na Vila de Sousel, de modo a oferecer condições adequadas aos autocaravanistas que por aqui passam e ao mesmo tempo procurar captar parte deste turismo considerado como “Turismo Itinerante” e que se encontra em constante crescimento, gostaria também de saber qual é o número total, em norma, dos lugares destinados a estacionamento e pernoita numa área de serviço e pernoita para autocaravanas. Serão 5 a 6 lugares (num máximo 10 lugares) suficientes para a localização e dimensão do concelho de Sousel, para os actuais itinerários autocaravanistas e para a actual afluência turística em Sousel?


Este pedido de informação resulta do facto de nos últimos tempos temos reparado de que a Estrada Nacional EN245 (que atravessa o distrito de Portalegre de Norte a Sul até chegar a Estremoz, passando pela Vila de Sousel) tem sido utilizada como local de passagem de muitas autocaravanas, nacionais e estrangeiras, algumas das quais têm utilizado um descampado, onde mensalmente decorrem os mercados mensais, para pernoita ou descanso, um espaço que não oferece condições para a manutenção técnica das autocaravanas (abastecimento de água potável e de energia eléctrica e despejo de águas sabonetadas e de águas negras). A esta situação alia-se o facto de um dos vereadores da Câmara Municipal de Sousel ter curiosidade na actividade autocaravanista e ter mencionado que gostaria de que um dia houvesse uma concentração de autocaravanas aqui no concelho de Sousel.

Claro que para tal são necessárias condições adequadas para a recepção das autocaravanas. É necessária a construção de uma área de serviço que permita que os autocaravanistas tenham um espaço de apoio onde possam fazer a manutenção das autocaravanas e descansar ou simplesmente ter um local apropriado para estacionar as autocaravanas. E é por isso que lhe estou a escrever. Após a conversa com o vereador, ficou o objectivo de lhe propor um local na Vila de Sousel onde pudesse ser construída uma infra-estrutura e instalados equipamentos de apoio ao autocaravanismo. Para o local já tenho uma sugestão, a qual se situa numa das principais entradas para o centro da Vila de Sousel, o que em conjunto com outras ideias que vou apresentar e com as actuais obras em curso (para a construção do complexo desportivo e do futuro complexo escolar), permitiria a requalificação de um espaço na Vila e a existência de um equipamento importante que possivelmente poderia colocar Sousel na “lista de concelho amigos do autocaravanista J”, o que poderia contribuir para a divulgação e promoção turística do concelho e pelo aumento da procura turística graças ao autocaravanismo.

É uma ideia que vou apresentar e que gostaria que se viesse a concretizar.

Fico a aguardar pelas vossas respostas, agradecendo a vossa colaboração e tempo dispendido.

Com os melhores cumprimentos,

Daniel Casado (Posto de Turismo de Sousel)
Posto de Turismo - Sousel
 
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 31, 2009 3:26 pm

Mensagempor CampingCar Portugal » quarta jun 03, 2009 11:26 am

Boa tarde,
Já foi enviado por e-mail os contactos directos, de forma a prestarmos toda a colaboração necessária ao concretizar do projecto pretendido.
Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Mensagempor seco » quarta jun 03, 2009 9:42 pm

Boa noite

Quando andamos a pedir a Câmaras para fazer uma área de serviço, aparecer uma outra a pedir ajuda!!!! Meus amigos Vamos ter uma área de serviço na bela Sousel e se possível uma corrida de touros na praça mais antiga do mundo!!!!!
Obrigado desde já.
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Palmas para Sousel .....

Mensagempor Arvaz » quarta jun 03, 2009 9:56 pm

Palmas para Sousel !!!!!!

8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
****
Avatar do Utilizador
Arvaz
 
Mensagens: 73
Registado: sexta Oct 26, 2007 8:41 pm
Localização: MG

Mensagempor Aleluia » quarta jun 03, 2009 10:49 pm

Caros companheiros, é de louvar a iniciativa do Posto de Turismo de Sousel.

Faço votos que o nosso amigo Daniel Casado, consiga chegar a bom porto com a área de serviço para AC.

Estou certo, que não faltará ajuda da administração do CCP.

Faço votos, que outros Postos de Turismo, em conjunto com as camaras, tomem iniciativas idênticas.

Saudações Autocaravanistas, ao Sr. Daniel Casado.
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Zito » quinta jun 04, 2009 1:11 pm

Olá Companheiros

Isto realmente está a "virar". Já começamos a ser vistos com outros olhos pelos responsáveis pelos Pelouros do Turismo das C.M. ou seus similares.

Um bem-haja para o Posto de Turismo de Sousel pela excelente iniciativa e faço votos para que a Administração do CampingCar proporcione todo o apoio necessário para a realização da A.S..

Um Abraço
Zito
José António
knaus Traveller C 595
Aveiro
Avatar do Utilizador
Zito
 
Mensagens: 93
Registado: segunda jan 07, 2008 3:30 pm
Localização: Aveiro

Mensagempor Paulo de Almeida » quinta jun 04, 2009 2:37 pm

Boas,

Até apetece dizer: "E esta hiem ?" :D :D :D :D :D

Temos mesmo que ir a Sousel a quando da inauguração dessa AS, mas sem touradas ;)

Abraços
Haja estrada...
Paulo de Almeida
 
Mensagens: 20
Registado: segunda jul 21, 2008 4:35 pm
Localização: Vieira de Leiria

Mensagempor Paulo » quinta jun 04, 2009 9:36 pm

Este tipo de interesse não está a crescer só em Portugual. Até em províncias que os autocarabvanistas vivem tempos mais difícieis, como as Astúrias, há quem esteja ver esta realidade com bastante nitidez:

http://www.ppgijon.com/index.php/compon ... conin.html

Cumpre aos autocaravanistas mostrarem-se merecedores destas oportunidades, visitando fortemente os locais que os bem recebem!!

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes