Boa noite Rui,
Antes de mais devo esclarecer que realmente o meu telefonema para indagar a Fiat Portuguesa, acerca da Fiat Camper foi hà alguns anos (2 no máximo) e óbviamente foi para a Fiat Portuguesa. Presumi que se situasse em Alfragide porque foi isso que me foi indicado já que as instalações das Amoreiras tinham fechado há alguns anos.
Mas pelos vistos enganei-me ou fui enganado e por isso peço desculpa à Fiat Portuguesa, á Mocar (Grupo Santogal), à Ferrari, à vila de Alfragide, à Italian Motor Village e... por último ao Rui que se melindrou com esta minha inexactidão.
Apresentadas as desculpas, vamos ao que interessa.
...era natural que eles não tivessem ferramenta especial...[/i]
Rui, numa divisão de comerciais ligeiros e nalguns casos, pesados (como é o caso da Iveco que faz parte do Grupo Fiat) não ter ferramenta especial como um frenómetro é no minimo estranho!?
[i]mas existiam casas de pneus e casas especializadas que o faziam a custo mais barato
que o próprio concessionário.
Realmente tem razão Rui, por exemplo a Auto Jamôr (?) junto ao Jumbo de Alfragide tem frenómetro...não é oficina de marca e muito menos, penso eu, é certificada com o ISO. Por isso e como o Rui bem sabe
nem sempre a certificação ISO é sinónimo de qualidade absoluta.
Mas neste caso está enganado, e sabe porquê?, porque quando fui à Fiat de Alfragide o trabalho foi tão reles, que até o própio empregado se sentiu indeciso e envergonhado porque não sabia qual o valôr de mão de obra a atribuir, depois de(simplesmente!) se ter deitado debaixo da AC e ter-se limitado a afinar os tensôres dos cabos do travão de mão.E por esse trabalho todo, paguei a módica quantia de 12 ou 14€!!!(se não me falha a memória)
Permita-me este aparte...eu não discuto preço, discuto qualidade!!!
E por isso admito que na "Auto Jamôr", ao contrário daquilo que o Rui diz, ficasse mais caro pela utilização do dito frenómetro.
Quanto ao facto de ter trabalhado na Audi e VW, sabe tão bem como eu, que eu sei que lá trabalhou, e por isso ainda é mais estranho que diga aquilo que disse...
que não eram obrigados a ter frenómetro.
Óbviamente que não Rui...porque estamos a falar de classes diferentes de veiculos, e que, se num Audi ou num VW os travões de estacionamento (de mão!) têm afinação automática por ressaltos.. na classe em que se inserem as AC (comercias com travões de tâmbor)
podem não ter... mas neste caso, chassis ALKO com travões de disco sendo necessário desmontar mandibulas, pastilhas e disco para afinar numa roda dentada colocada no interior do próprio disco as maxilas do travão de mão. No caso de tâmbor apertar um parafuso (penso eu?!)
Por último, ...
ferramenta especial para uma Ducato transformada em Autocaravana... !!!
Rui, uma Fiat Ducato será sempre uma Fiat Ducato sêja ela, Autocaravana, Ambulância, Isótérmica, Transporte de Gado...estamos a falar de chassis não estamos a falar da transformação que ela possa ter para o fim a que se destina.
Para terminar deixe-me só dizer o seguinte...tem um ano, quando necessitei de recorrer à Italian Motor Village (mais satisfeito?) para a afinação dos travões, porque chumbei na inspecção exactamente por essa razão...pelo
Belo serviço prestado pela Fiat em afinar travões de mão..."de ouvido"!!!
Um abraço,
NB: Apesar da minha resposta um pouco "agreste", só tenho de enaltecer as qualidades do Rui enquanto profissional do ramo automóvel e eu como cliente das oficinas onde o Rui trabalhou.