Recepção da AC

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Recepção da AC

Mensagempor Haddock » sábado mar 07, 2009 8:03 am

Caros companheiros,

Depois da apresentação este é o meu primeiro post com dúvidas: Dada a minha total inexperiência no sector vão ter que me aturar.

O grande dia da recepção aproxima-se e está já muito próximo. Tenho lido tudo quanto está disponível em relação ao acto, inclusive as check-lists publicadas em sites nacionais e de companheiros espanhóis e franceses.

No entanto persistem algumas dúvidas, das quais uma que me preocupa um pouco e para a qual as respostas do representante têm sido um pouco evasivas: o peso.

O pedido de homologação do meu veículo (de que me foi entregue uma cópia) menciona: PTB: 3500 Tara: 3080. Suponho que quando receber o livrete devem ser estes números que lá figuram. Mas foram eles controlados? E por quem?

É certo que, a meu pedido, foram instalados alguns extras (painel solar, 3ª bateria, turbovent, câmara de recuo) que vão roubar aos 420 kg que eu tinha disponíveis; mas como posso eu controlar isso tudo? É um motivo de preocupação, ou não?

Pelo menos no inicio gostaria de controlar com uma certa frequência o meu peso total. Sabem indicar-me onde encontro básculas para o efeito? (resido em Azeitão e a AC vai dormir em Fernão Ferro, portanto qualquer lugar nos concelhos de Almada, Sesimbra ou Setúbal serve).

Por fim uma última pergunta: segundo a vossa experiencia em eventuais controlos as autoridades aplicam alguma percentagem de tolerância ao peso máximo como é por exemplo o caso para a velocidade?

Com antecipados agradecimentos

Saudações autocaravanistas
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor nelson » sábado mar 07, 2009 9:54 am

bom dia Haddock

nunca percebi bem essas coisas ,mas como tenho uma balanca no trabalho passa por la para ver , basta uma vez para ter uma ideia !!
pois a minha e de 2600 kg e peso bruto de 3200kg
acabo por andar carregado na volta de 3100kg
isto 4 pessoas .
agora vê :
Deposito de combustivel ,cheio ! deposito da agua cheia !4 pessoas
chegas depressa a 480kg

mas como te digo nisto percebo pouco o calcul !!

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Mensagempor Luis Agostinho » sábado mar 07, 2009 6:26 pm

Boa tarde Haddock,

Em rigôr, muito poucos fabricantes/concessionários/proprietários terão essa preocupação da carga útil. Excepção talvez aos alemães, que nos próprios catálogos definem o peso de cada um dos acessórios que à posteriori, sem ser de série, poderão ser montados. Chegando ao ponto de na ficha de homologação que é enviado para paises terceiros, ser esse pormenor especificado.

Por exemplo, no caso da Dethleffs, podemos ficar a saber que o Ar Condicionado Dometic 2200 pesar 32Kg ou que o Porta Bicicletas de 4 pesa 10,2Kg, e que estes acessórios ao virem montados de série/fábrica estes pesos, são "roubados" à carga útil do veiculo.

Na altura da importação da minha AC, foi-me chamada a atenção para esse pormenor, e como 1º modelo a ser homologado em Portugal, iria ser penalizado na carga útil, limitando de certa forma a montagem de outros acessórios que eu quizesse fazer cá.

Em França, e através de um artigo no Campingcar Magazine, vários leitores se queixavam da pouca preocupação dos concessionários, ao prôporem aos clientes a montagem de acessórios que ultrapassavam o limite legal da tal carga útil, resultando daí multas por excesso de carga.

Ou mesmo de a indicação do fabricante (da célula) não ser muito fiel em termos da carga útil já que depois de terem montado um acessório ou mais, o peso bruto ser superior, quando esses acessórios não pesavam 1/2 dúzia de quilos. Havia ali qualquer coisa que não batia certo??? :roll:

Aliás, há marcas francesas que apesar da qualidade de construção inquestionável, terão esse pequeno defeito...(madeiras quase maciças),a margem que deixam para montagem de alguns acessórios é muito curta...e que (por ex.) ao abastecerem de água ou mantimentos, ultrapassam largamente o peso bruto. Isto para não falar em toldos,geradores, porta bicicletas, painéis solares, baterias suplementares...

Em Portugal...digamos que é a mesma bitola, e porque o controle rodoviário é pouco rigoroso, no caso das AC's, só precisamos de ter cuidado nas IPO's em que sômos pesados, obrigatoriamente, e nessa altura é de elementar inteligência não ir para lá com depósitos cheios, bilhas de gáz,bicicletas, cadeiras...mais isto...mais aquilo. :shock: :shock:

Concerteza, que tudo aquilo que aqui se escreve deveria ter um lado pedagógico, e sendo assim, é bom lembrar que o peso a mais pode pôr em risco a nossa segurança, assim como dos outros que circulam na estrada.
Mas infelizmente são raros aqueles concessionários/proprietários que se preocupam com isso.

Quanto a básculas, e a única que está em "mão" só me consigo lembrar de uma no caminho do Algarve junto ao restaurante "Chaminé" dentro de uma estação de serviço da BP, no sentido norte - sul antes do corte para Sines. Entre Alcácer do Sal e Grandôla.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor basilio » domingo mar 08, 2009 5:11 pm

Bonjour

parabêns :D pelo esclarecimento oportuno do haddock e A 747, sem duvida uma optima ideia: claro que eu não gosto de prevaricar... e se calhar com tantos acessórios táis como Tachos frigideiras biblos, cadeiras, cabides e tambêm a bicicleta electrica para não ter que andar a pedalar muito hehehe! Se calhar estou sem saber a infrigir as leis da Comunidade Europeia e nomeadamente a Lei Portuguesa, deixo tambêm uma sugestão com as vossas ideias tão esclarecedoras sobre o assunto poderiam sugerir a quem de direito centros de inspecção próprios em Portugal para controlo efectivo do peso das Ac, mesmo que se tenha que pagar mais qualquer coisita sempre fico com a minha carteira menos pesada e assim tambêm ajuda a contribuir para uma justa causa. mas por favor não se esqueçam tambêm de referênciar os furgons Comerciais e mistos que por ai circulam derriádos com tanta carga e que podem colocar em risco os transeuntes menos atentos que atravessem na passadeira. Porque até os pneumáticos podem não ser os aconselhados.

Assim tambêm não andavamos a prevaricar porque somos e queremos ser Autocaravanistas respeitáveis.

Bem aja pelo contributo que aqui :lol: exposeram
basilio
Membro Expulso

Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm

Mensagempor las2855 » domingo mar 08, 2009 8:27 pm

Boa noite,

Para os interessados a única báscula que usei e conheço é a da Quimiparque no Barreiro logo à entrada.

Fiquei na dúvida sobre a fiabilidade ou correcta calibração da mesma pois fiquei surpreso positivamente com o valor medido.
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Controlo técnico

Mensagempor Haddock » domingo mar 08, 2009 10:33 pm

Boa noite a todos

e já agora podem informar-me de qual é a periodicidade dos controlos. É como nos autos ligeiros normais ou há diferenças?

Obg
Haddock on the road
Haddock

Mensagempor Luis Almeida » domingo mar 08, 2009 10:40 pm

Companheiro Haddock,

Na N10, à saída de Setúbal e em direcção a Águas de Moura, um pouco antes de chegarmos ao apeadeiro da CP de Águas de Moura, existe uma báscula no lado esquerdo da estrada, junto a um grande depósito de lenha. Desconheço se ainda está operacional.

Outra alternativa que já utilizei é na N4, no sentido Pegões - Vendas Novas, na localidade de Afonsos, temos uma báscula no lado esquerdo da estrada.

Em relação às inspecções periódicas, no caso dos veículos novos, a primeira inspecção é aos 2 anos (?!) e a partir daí anualmente.

Tive oportunidade de ir recentemente com a minha AC à inspecção e nem os próprios técnicos queriam acreditar nesta situação.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor Aleluia » domingo mar 08, 2009 10:45 pm

Haja Saúde;

Companheiro Haddock, as inspecções das AC, são um carro ligeiro, se forem até 3500Kg, como tal, funcional como tal.

Saudações;
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 08, 2009 11:12 pm

Boa noite a todos.

Companheiro Haddock no site do IMTT pode ler-se:
Uma “chamada” de atenção a alteração aos prazo para as inspecções periódicas.

A partir do dia 20 de Agosto de 2008, as inspecções periódicas obrigatórias a veiculos passam a ter como data limite para a sua realização, o dia e o mês da matricula inicial.
Com a publicação do Decreto-Lei n.º 136/2008, de 21 de Julho, os veículos devem ser apresentados para inspecções periódicas obrigatórias, tanto à primeira como às subsequentes, durante os 3 meses que antecedem o dia em que o automóvel foi matriculado pela primeira vez.
Do novo diploma publicado no Diário da República de 21 de Julho, que altera o artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, salientam-se as seguintes alterações:
• É fixado o dia e mês da matrícula inicial como referência e limite para a realização das inspecções periódicas obrigatórias (anteriormente o mês da matrícula);
• Os veículos podem ser apresentados para inspecção ao longo dos 3 meses que antecedem a data da matrícula (anteriormente 2 meses);
5.387.322 Inspecções em 2007
O número de inspecções e reinspecções técnicas de veículos aumentou 15,53% nos últimos 5 anos, registando-se um total de 5.387.322 inspecções em 2007, a que corresponde uma média mensal superior a 416.600.
É neste quadro que se inserem os novos prazos para as inspecções periódicas obrigatórias, visando nomeadamente:
• Uma melhor distribuição das inspecções ao longo de cada mês, evitando o grande afluxo de veículos, que habitualmente se apresentam nos últimos dias do mês nos centros de inspecção;
• Evitar aos interessados os prolongados tempos de espera decorrentes da maior concentração de veículos no final de cada mês;
• Assegurar a realização atempada das inspecções obrigatórias, permitindo simultaneamente a melhoria da sua qualidade técnica.
Os novos prazos entram em vigor no dia 20 de Agosto de 2008.
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... culos.aspx

Decreto em vigor:
http://dre.pt/pdf1s/2008/07/13900/0452704527.pdf

Já para a Periodicidade pode também ler-se:

As inspecções periódicas visam confirmar, com regularidade, a manutenção das boas condições de funcionamento e de segurança de todo o equipamento e das condições de segurança dos automóveis ligeiros, pesados e seus reboques.

A periodicidade das inspecções para as diversas categorias e tipos de veículos estão fixadas no anexo I do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro.

Documentos

No acto da inspecção, que pode ser efectuada nos Centros de Inspecção técnica da categoria A e B, é necessário apresentar os seguintes documentos:
• Certificado de matrícula ou livrete e título do registo de propriedade;
• Ficha da última inspecção realizada.
http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues ... ecoes.aspx

Decreto:
http://www.dre.pt/pdf1s/1999/12/291A00/89008912.pdf

Tarifas aplicadas:
http://dre.pt/pdf1s/2008/03/04700/0141101412.pdf
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Inspecções

Mensagempor Haddock » domingo mar 08, 2009 11:47 pm

Bolas companheiro Nuno Pires,

isso não foi uma resposta foi um tratado.

Bem haja!

PS: estamos, portanto incluidos no ponto 8 do anexo, i.e., restantes automóveis ligeiros(2 anos e depois anual)
Haddock on the road
Haddock

Mensagempor Nuno Pires » domingo mar 08, 2009 11:55 pm

Boa Noite a todos.

Companheiro Haddock estamos cá para isso ajudar ao máximo, mas penso e salvo melhor opinião que é Anexo I ponto 6 pag.8904 do decreto que indica:

6 — Automóveis ligeiros de passageiros . .. .. . . Quatro anos após a data da primeira matrícula e, em seguida, de dois em dois anos, até perfazerem oito anos, e, depois, anualmente.

Penso eu??? AC ligeira certo???
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Mensagempor Luis Almeida » segunda mar 09, 2009 10:17 am

Nuno, por mais aberrante que te possa parecer esta situação, a verdade é que as nossas «meninas», no caso dos veículos novos e até 3500 kg, têm a primeira inspecção aos 2 anos e a partir daí anualmente.

Aparentemente, e apenas para efeitos de inspecção, serão equiparadas aos veículos de mercadorias.

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Mensagempor Nuno Pires » segunda mar 09, 2009 10:49 am

Boa dia a todos.

:shock: Podes crer que é aberrante. :shock:

Já agora Luís bem vindo a esta tua "nova" "posição" :wink:
Imagem
Nuno Pires

Mensagempor pressler » segunda mar 09, 2009 2:06 pm

Boa tarde!

Luis Almeida desculpa, mas não é só nas inspecções que somos equiparados a veiculos de mercadorias...
Felizmente no que diz respeito ao I.U.C. também pagamos segundo a classe de veiculos de mercadorias, felizmente! Porque se fosse como os veiculos de passageiros com estas cilindradas (2300 e 3000cc) ia custar um pouco a pagar a conta nas finanças! :oops:

Caro Haddock não esquecer que tem 90 dias para pagar o IUC a contar da data da matricula.

Ana Pressler
Roller Team
Granduca Garage P
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Mensagempor Luis Almeida » segunda mar 09, 2009 9:52 pm

Tens razão no que dizes Ana. Felizmente (para nós) que assim é.
Mas olha que pode ser uma situação com os dias contados... :?

Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 8 visitantes