Boa tarde Haddock,
Em rigôr, muito poucos fabricantes/concessionários/proprietários terão essa preocupação da carga útil. Excepção talvez aos alemães, que nos próprios catálogos definem o peso de cada um dos acessórios que à posteriori, sem ser de série, poderão ser montados. Chegando ao ponto de na ficha de homologação que é enviado para paises terceiros, ser esse pormenor especificado.
Por exemplo, no caso da Dethleffs, podemos ficar a saber que o Ar Condicionado Dometic 2200 pesar 32Kg ou que o Porta Bicicletas de 4 pesa 10,2Kg, e que estes acessórios ao virem montados de série/fábrica estes pesos, são "roubados" à carga útil do veiculo.
Na altura da importação da minha AC, foi-me chamada a atenção para esse pormenor, e como 1º modelo a ser homologado em Portugal, iria ser penalizado na carga útil, limitando de certa forma a montagem de outros acessórios que eu quizesse fazer cá.
Em França, e através de um artigo no Campingcar Magazine, vários leitores se queixavam da pouca preocupação dos concessionários, ao prôporem aos clientes a montagem de acessórios que ultrapassavam o limite legal da tal carga útil, resultando daí multas por excesso de carga.
Ou mesmo de a indicação do fabricante (da célula) não ser muito fiel em termos da carga útil já que depois de terem montado um acessório ou mais, o peso bruto ser superior, quando esses acessórios não pesavam 1/2 dúzia de quilos. Havia ali qualquer coisa que não batia certo???
Aliás, há marcas francesas que apesar da qualidade de construção inquestionável, terão esse pequeno defeito...(madeiras quase maciças),a margem que deixam para montagem de alguns acessórios é muito curta...e que (por ex.) ao abastecerem de água ou mantimentos, ultrapassam largamente o peso bruto. Isto para não falar em toldos,geradores, porta bicicletas, painéis solares, baterias suplementares...
Em Portugal...digamos que é a mesma bitola, e porque o controle rodoviário é pouco rigoroso, no caso das AC's, só precisamos de ter cuidado nas IPO's em que sômos pesados, obrigatoriamente, e nessa altura é de elementar inteligência não ir para lá com depósitos cheios, bilhas de gáz,bicicletas, cadeiras...mais isto...mais aquilo.
Concerteza, que tudo aquilo que aqui se escreve deveria ter um lado pedagógico, e sendo assim, é bom lembrar que o
peso a mais pode pôr em risco a nossa segurança, assim como dos outros que circulam na estrada.
Mas infelizmente são raros aqueles concessionários/proprietários que se preocupam com isso.
Quanto a básculas, e a única que está em "mão" só me consigo lembrar de uma no caminho do Algarve junto ao restaurante "Chaminé" dentro de uma estação de serviço da BP, no sentido norte - sul antes do corte para Sines. Entre Alcácer do Sal e Grandôla.
Um abraço,