comportamentos de Ac portugueses e franceses...

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

comportamentos de Ac portugueses e franceses...

Mensagempor decarvalho » domingo set 24, 2006 5:50 pm

(vistLo que más me sorprendió, fue las facilidades para pernoctar en primera línea de playa, durante casi 3 semanas, hemos contemplado la puesta de sol en el mar y cada día con un paisaje diferente, además, no hemos tenido problemas para llenar y vaciar TODOS los días. Aunque luego esta la otra cara de la moneda, que son los muchos autocaravanistas sobre todo franceses y portugueses, que sin ningún tipo de miramiento y por no perder su sitio privilegiado, vaciaban sus aguas grises en el suelo, como si fuera la cosa mas normal del mundo, vi hacerlo tantas veces, que al final casi llegue a pensar que los raros éramos nosotros.

Es una verdadera lastima, porque creo que playas tan vírgenes, limpias, cuidadas y que además se pueda pernoctar con tanta facilidad(el 90% sacaba toldo y sillas), ya quedan muy pocas, y lógicamente con autocaravanistas tan "porcos", no creo que dure mucho el chollo.

La verdad es que lo que si hemos encontrado a faltar, son áreas para AC'S, pero como cambiábamos cada día de lugar, no representaba un problema para las baterías o para el vaciado/llenado. Los dos últimos días, los pasamos en la sierra de Monchique, situada en el interior del Algarve y en la cual esta la montaña mas alta de Portugal (unos 2000 mts.), desde allí hay una vista increíble, ya que puedes contemplar la silueta de la península Ibérica por la parte de Cabo San Vicente. Pues allí, junto a las Caldas de Monchique, pernoctamos en la única área para AC'S que hemos encontrado en todo el viaje, os dejo el enlace de su pagina, porque vale realmente la pena, por 12 Euros dispones de prácticamente todos los servicios que te da un camping, llenado y vaciado de aguas en la misma parcela, corriente eléctrica, mesa plegable, duchas y lavabos impecables y hasta piscina! Os dejo el enlace por si se tercia : http://www.valedacarrasqueira.com/pt_home.htm
os e descritos por um espanhol em AC PASION)
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » domingo set 24, 2006 9:07 pm

Por mais que se reivindique, que se grite pelos nossos direitos, que se reclame ou que se utilizem os meios que nos vierem à imaginação, nada conseguiremos enquanto não minimizarmos (reparem que não digo eliminarmos!) os nossos desvios às regras de boa conduta. Estas serão a base para que possamos argumentar de cabeça levantada.

Não podemos dizer (e o post abaixo confirma-o!) que há uma minoria que não tem um comportamento correcto. Há sim uma larga maioria que não distingue o estacionar/pernoitar de acampar. Esta maioria não é constituída só por portugueses, é sim um misto de portugueses e de estrangeiros.
Se somos autocaravanistas com deslocações frequentes, reconhecemos de imediato esta situação.

A edição de regras de bom comportamento como a que existe no nosso portal, é uma tentativa/contributo para levar à razão quem não se comporta da forma mais desejável, por desconhecimento ou por puro desleixo, ou mesmo por comodismo.

É claro que não somos culpados de tudo, pois sabemos que as infra-estruturas para paragem técnica são quase inexistentes em Portugal. Mas este motivo tem que ser superado e não pode levar aos comportamentos menos recomendáveis, se queremos negociar sem telhados de vidro.

É importante saber viajar em autocaravana, para que se consiga transparecer a imagem correcta do autocaravanismo, como forma de turismo itinerante, que traz valor acrescentado à economia e turismo locais.

Muito obrigado pelo seu post, companheiro decarvalho.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Garrbel » segunda set 25, 2006 8:43 am

bom dia
Tudo isto é verdade, e como diria o outro tudo isto é fado...
O Paulo diz que o post dum AC espanhol confirma.
Será verdade e creio também ser verdade e confirmar o que eu penso e defendo: Se abolissemos do nosso lexico a palavra "outros" tudo passava a ser uma maravilha. São os outros que não sabem conduzir, são os outros que trazem os cães a fazer a porcaria na rua e não limpam, são os outros que fazem despejos onde não devem, etc.... e bons mas raros somos nós. (modestia obriga e então "quase cheguei a pensar...")
Neste caso a maioria são portugueses e franceses, claro tambem seriam a maioria das AC's. Em Espanha serão os espanhois e em França serão os franceses.
No entanto, quem escreve diz que por mudar de lugar não tinha problemas com a bateria nem com o encher e vazar. Com a bateria, percebo, para vazar e encher não entendo. Pode-se andar todo o dia mas há que parar para encher e vazar e aí ele não diz como e onde o fez. Em areas de serviço não foi porque tambem diz que há falta. A não ser que tenha andado por locais desconhecidos o que não é de estranhar se encontra a serra da estrela no algarve.
Não demos musica! Quando o deposito está cheio pode-se ser mais ou menos discreto para o despejar porque não havendo locais para despejos a alternativa é entrar num parque de campismo e que esteja equipado de zona para o efeito.
E claro que já vi fazerem despejos em locais em que não o faria e por parte de companheiros de todas as nacionalidades. E eu também já fiz despejos fora de campings e fora de areas de serviço. Claro que os fiz em locais que EU considero discretos, locais onde iria numa hora de aperto se estivesse a conduzir um automovel. Claro que se algum companheiro me viu dirá cobras e lagartos.
Claro que com isto não estou a defender quem despeja na zona onde está estacionado, no meio de outras AC's, em zonas habitacionais e politicamente correcto, quem despeja fora das zonas para isso destinadas.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Mensagempor João » segunda set 25, 2006 9:12 pm

Boa noite

Também eu assisti, este verão, em La Manga (o Duarte estava comigo), a despejos "disfarçados" (só a pingar) em pleno asfalto num parque de estacionamento o que dá imenso nas vistas. O individuo em causa era Português.

Claro que como diz o António quando não há condições não há outro remédio senão esvaziar águas negras mas há que ter o cuidado de escolher locais menos prejudiciais, se é que isso é possível. O mínimo que podemos fazer é ter respeito por todos os outros e usar da máxima discrição possível. Situações como a que eu e muitos outros viram só servirá para que as autoridades tendam a expulsar-nos de todo e qualquer sítio.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor fluis » terça set 26, 2006 3:04 pm

Boa tarde,

Sem querer entrar em polémicas com ninguém, penso que o facto de estarmos aflitos com os depósitos de água suja cheios, ou a cassete, nunca pode servir de justificação para que se faça despejos em sítios não apropriados mesmo que discretamente e sem que ninguém veja.

Também já eu passei um dia inteiro sem encontrar uma área de serviço (em França), sendo que a situação piorou quando esperava encontrar uma que tinha referenciada e que, afinal, ou nunca existiu, ou já tinha sido fechada. Com 2 crianças cheias de sono e que precisavam de tomar banho, depositos da água suja cheios , e o das águas limpas vazio, para solucionar o problema acabei por entrar na Auto Estrada, parei na primeira área de Serviço que encontrei, por sorte com lavagem automática para os carros, já fechada àquela hora. Posicionei a autocaravana junto da grelha que recebe a água de lavar os carros e fui à loja/caixa pedir ao funcionário para despejar naquela grelha que está preparada para receber a água com o shampoo de lavar automóveis, portanto também terá todas as condições para receber as nossas águas usadas, e pedi-lhe, também, para encher o deposito das águas limpas na torneira da bomba. Depois disto, escusado será dizer que aproveitei, abasteci de gasóleo e tomei café na bomba.

Penso que, com um pouco de trabalho, acabamos por arranjar uma solução que, podendo não ser a ideal, pelo menos as águas vão parar ao sítio onde devem ir (os esgotos), e nunca, mas nunca , para a terra.

E a cassete pode ou não ser despejada numa casa de banho pública de uma área de serviço destas?

E para aliviarmos um pouco o deposito das águas sujas, se tivermos um balde de 10/20 Litros, basta abrir o deposito para este balde e ir despeja-lo 2 ou 3 vezes na mesma casa de banho, para ganhar um pouco de espaço no deposito até encontrarmos uma verdadeira área de serviços para AC.

Não é prático, é verdade, não é. Mas, se estamos aflitos, é uma solução correcta, quando na zona não existem Campings com áreas de serviço.

Outras hipóteses para as aguas sujas são os Elefante Azul e afins, que há espalhados por todo o lado, peçam que eles não se importam e aproveitem, coloquem uma moeda e lavem a AC (mas só a cabina, que para o resto não é aconselhável a água à pressão).

Se puxarem pela imaginação há sempre uma maneira de fazer as coisas, com o resultado final a ser igual ao da área de serviço, ou seja as águas a irem para o esgoto.

Um abraço a todos
Fernando
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Divulgação De comportamentos menos próprios

Mensagempor fluis » quarta set 27, 2006 12:10 pm

Bom dia,

Infelizmente, apesar de todo o trabalho de sensibilização em relação aos comportamentos que tem sido feito, pelo CampingCar Portugal, e por outras instituições com responsabilidade no sector, de modo a fazer evoluir a mentalidade do autocaravanista, e que não haja motivos para descriminação por parte das autoridades oficiais, a realidade mostra-nos que ainda há longo caminho para percorrer.
Basta olhar para alguns dos posts que estão aqui mais abaixo para se verificar isso.

Não descurando toda a responsabilidade que lhe é atribuída para moralizar o autocaravanismo, o "Clube Português de Autocaravanas" achou e bem divulgar este tópico no seu fórum:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... opic=526.0

Como concordo que o caminho a seguir é, de facto, o não branqueamento de comportamentos menos próprios, e como a nossa linha de actuação deve ir precisamente nesse sentido o de contribuir para a divulgação de atitudes correctas e das reprováveis dos autocaravanistas, vou também contribuir, divulgando estes tópicos que estão no fórum do Clube Português de Autocaravanas a propósito de comportamentos:
Citação do Fórum do Clube Português de Autocaravanas - Comportamentos dos Autocaravanistas Áreas de Serviço, para que servem?

Companheiros

Por mais que discutamos que tipo de clube queremos, se devemos ou não alterar os estatutos, se a FCMP defende ou não os interesses dos autocaravanistas, quais serão as melhores estratégias para se criarem mais áreas de serviço, como sensibilizar as autoridades locais para o nosso tipo de turismo, a actual e futuras direcções do CPA nunca poderão defender de forma capaz o movimento autocaravanista se alguns de nós (felizmente poucos mas ainda em quantidade significativa)continuarmos a fazer os despejos de águas residuais em locais não autorizados.
Ontem à saída do local do Encontro foi possível observar no meio do campo de futebol várias poças de águas provenientes de despejos inconscenciosos de alguns que definimos como companheiros. Foi também possível observar a deslocação de várias ACs para a esquerda do campo de futebol onde fizeram aí os seus despejos.
Assim por mais e melhores argumentos que tenhamos, nunca conseguiremos que nos levem a sério. Sempre pensei que eram apenas os ACs errantes que o faziam, ontem fiquei com a certeza que no seio do nosso CPA temos alguns destes indíviduos.
É altura destes indíviduos refletirem e pensarem no que fazem. Na minha modesta opinião, no CPA não têm lugar.
Nuno


Para ver na integra este tópico aqui citado sigam este Link http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,327.0.html, mas no entanto só se encontra disponível para os utilizadores registados.

Ainda no Forum do "Clube Português de Autocaravanas" encontramos mais um exemplo de tentativa de fazer com que os seus associados cumpram as regras elementares de boa conduta:


Citação do Fórum do Clube Português de Autocaravanas - Viagens, Encontros e Passeios- 33º Encontro do CPA: Béstida-Murtosa/Aveiro



Regras para um Saudável Convívio
« Responder #6 em: 21 Set 2006, 12:18 »

________________________________________
Algumas notas para tornarmos os nossos encontros o mais agradáveis possíveis:


1 – Despejos

Utilizar os sanitários públicos colocados à nossa disposição para despejar o wc químico apenas em caso de necessidade absoluta. De contrário fazer os despejos no regresso a casa nos locais devidos. Em caso algum deverá ser feito o despejo das águas sabonetadas do depósito no local do Encontro.

2 – Utilização de gerador

Não utilizar gerador energético.

3 – Ruídos

Ter atenção ao volume de rádios, televisores e outros equipamentos de modo a não incomodar terceiros.

4 - Animais de companhia

Os cães são muito bem-vindos aos nossos encontros. No entanto terão que estar sempre com trela e ter a preocupação de recolher as suas necessidades depositando-as no contentor do lixo em saco de plástico fechado.
Os gatos também não devem ser deixados à solta passeando pelo recinto do Encontro.

5- Arrumação/estacionamento

Estacionar de forma a não desperdiçar espaço que pode fazer falta para acolher outros companheiros, mas ter o cuidado de respeitar uma distância minima de salvaguarda da privaciadade relativamente às outras autocaravanas.

6- Organização

Colaborar com a Direcção, acatando as instruções dadas durante a organização do Encontro e colaborando activamente na sua divulgação e implementação.

7- Movimentação em coluna

Em caso de movimentação em caravana, procurar manter uma velocidade estável sem se afastar da autocaravana que segue à sua frente. Nos cruzamentos aguardar até que a autocaravana que vem atrás possa observar a direcção que toma.
Se dispõe de rádio CB mantenha-o ligado em todo o percurso e sintonizado no canal 27.

Um abraço
Nuno Ribeiro
Charneca da Caparica-Almada


Este tópico está disponível para os utilizadores registados e não registados no fórum do CPA, no link http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,240.0.html

Realmente assim só poderei compreender e concordar com o desabafo da sua direcção:

Citação do Fórum do Clube Português de Autocaravanas - Muro das lamentações- Restrições legais ao Estacionamento de Autocaravanas

Mas quando olho para o lado tenho a sensação de estar muito pouco (ainda que bem) acompanhado: a maioria dos autocaravanistas continua a assobiar para o ar e a achar que o que é preciso é ter quem organize umas passiatas e ter uns pretextos para mais umas patuscadas.
Pois que assim seja!


Para ver na integra este tópico aqui citado sigam este Link http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php/topic,189.0.html, mas no entanto só se encontra disponível para os utilizadores registados.

Companheiros acima de tudo, é importante que todos colaboremos quer com o CPA, quer com o CCPortugal na divulgação destas situações,
Um abraço
Fernando
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Carlos Lopez » quarta set 27, 2006 3:09 pm

Boa tarde,

Os importadores / vendedores e as emprezas de aluguer destas viaturas poderiam dar um contributo importante no melhoramento de comportamentos de AC, informando e/ou esclarecendo como efectuar e onde efectuar os despejos.
Quando comprei a minha 1.ª AC, fui informado e era só facilidades. Qualquer sitio era bom desde que ninguém visse.

Um abraço
Carlos
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor Paulo » quarta set 27, 2006 4:20 pm

Carlos,

O CampingCar Portugal tem incentivado nesse sentido os fornecedores com quem contacta mais directamente, especialmente a partir do momento em que editou a brochura "Saber Viajar em Autocaravana", dado que estes possuem cópias do referido documento, para distribuição aos seus clientes.

Tentámos explicar-lhes pessoalmente a importância dos códigos de conduta, para que a actividade transpareça o seu real valor.

Todo este processo é lento, pelo que teremos que ter paciência e não desistirmos das nossas convicções.

Um abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Spider » quarta set 27, 2006 6:46 pm

Voltamos ao mesmo de sempre...

O que diz o Garrbel é certissimo. Deixemos defenitivamente de lado a hipocrisia e tenhamos muito cuidado, pois corremos o risco de criar a ideia que há ACaravanistas de 1ª e outros de 2ª, 3ª e etc...

Não tenhamos ilusões: Há quem pratique campismo em tenda, caravana ou autocaravana só porque quer passar férias baratas, há quem não troque o campismo , seja qual for a modalidade, por nada e há o turismo itenerante, misturado com campismo na proporção que cada um deseje, e está muito bem. Uns não são melhores que os outros. E, se disso estão convencidos, DESCONVENÇAM-SE.

Não é ostracizando ou a chamar PORCOS que se convence os que ainda não perceberam a necessidade de adoptarem procedimentos que respeitem os outros, sim... é respeito pelos outros o que está em causa.

PORQUE O RESPEITO PELOS OUTROS É UMA VIA COM 2 SENTIDOS

Quanto ao post do forista Espanhol no AC PASSION aconselhava-lhe um bocadinho de humildade e a ponderar melhor o que diz. E já agora, que responda ao que o Garrbel perguntou. Pela minha parte, ficar-lhe-ia
muito agradecido.

Cumprimentos
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

brochura como viajar em AC...

Mensagempor decarvalho » terça Oct 31, 2006 8:39 am

bom dia

como obter essa brochura? pode-se descarregar de algum endereço na net? se sim escapou-me...
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Luis Almeida » terça Oct 31, 2006 9:51 am

Companheiro DeCarvalho,

A brochura do CampingCar Portugal está disponível para download a partir da página "As 'Regras de Ouro'" do portal.

Estamos a alterar o formato do documento para permitir o seu download e fácil impressão a partir logo da página principal, o que irá acontecer a partir do próximo dia 11 de Novembro, dia em que passa o primeiro aniversário deste portal. :D

Por enquanto, e desde há já alguns meses, o referido documento tem sido distribuído ao público através dos balcões de atendimento de várias empresas de venda e aluguer de autocaravanas, para além obviamente da distribuição pessoal que fazemos aquando dos encontros e passeios do CampingCar Portugal.

Saudações. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes