albi Escreveu:Não sei se os valera, pois todos os sistemas nos vídeos promocionais são excelentes. este fim de semana um colega que tem o sistema no carro, foi dar uma volta ate a serra de estrela e foi apanhado por um nevão no caminho e por aquilo que ele contou o carro nem andava para a frente nem para trás e com todos os sistemas ligados (tracção nem vê-la). muitos destes sistemas podem fazer diferença com pequenas alterações ao piso, agora quando as coisas começam a ficar mais duras só mesmo a tracção 4x4, por isso ponha muitas duvidas a que o sistema vale os euros que pedem por ele.
saudações
Discordo um pouco do ponto de vista do companheiro Albi.
O ESP (como se chama em algumas marcas, na BMW é DSC e na Porsche PSM) é um sistema algo complexo que serve para ajudar a corrigir a trajectória em caso de desvio da mesma.
É a evolução natural do Controlo de Tracção e do ABS, que começou a aparecer há alguns anos no mercado como ajuda para situações mais complicadas.
É obvio que nenhum dos sistemas pode garantir a total segurança e correcção de trajectórias, senão teriamos situações de começar uma curva de 90º a 150km/h e supostamente o ESP iria corrigir a deriva do veiculo. Claro que um cenário destes é utópico... .
E é utópico porquê? Porque existe algo que o ESP não consegue contornar: o limite de tração dos pneus. Posso ter um sistema de ESP que analise e corrija 200 vezes por segundo a trajectória de um veiculo (este numero não é ficticio, são as caracteristicas da PSM da Porsche
) mas se os pneus estiverem "nos arames", não ha nada que o os sistemas eletrónicos possam fazer... .
No caso de conduzir com gelo, se os pneus não tiverem com correntes, pouco ha que o ESP possa fazer, embora por incrivel que pareça faz a diferença, senão vejam este video bastante elucidativo, feito por um dos melhores test drivers do mundo (Tiff Needle) para a Top Gear:
http://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQh ... 1&index=25