O que se passa?

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor time_out » segunda set 11, 2006 11:44 am

Caro Vitor

Ao classificar o Autocaravanismo como uma modalidade de campismo coloca-nos em campos opostos já que para mim o autocaravanismo é um turismo itinerante.
No meu entender a onda de proibições nasceu precisamente pelo facto de haver quem, usando a via publica tal como todos os outros, passa, a partir do momento que usa a AC para campismo em plena via publica, passando largos periodos a ocupar locais priveligeados pelo simples facto de ser autonomo durante algum tempo.
Em França o cenário é bem diferente e o facto de haver locais próprios nunca foi problema para os milhares de utilizadores franceses ou que passam por França. Muitos desses locais são pagos com direito a "mordomias" tais como água potável e electricidade para alêm do direito aos despejos.
Por cá tem havido quem consiga sensibilizar entidades oficiais e não só de modo a que têm vindo a crescer os locais destinados a zonas de serviço.
A ver vamos o que o futuro nos reserva....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Paulo » segunda set 11, 2006 4:00 pm

Boa tarde,

Não pretendo neste post fazer alusões a casos específicos de interdições, pois poderia referir uma boa lista de locais nesta situação.

Tenho sempre defendido que não é colocando opções de visita ou não visita às localidades, que poderemos contribuir no sentido da melhoria das nossas condições de paragem.

Parece-me que há um grande volume de trabalho a fazer no sentido dos nossos comportamentos para que "nos façamos apreciar" pelas populações que visitamos. Neste sentido o CampingCar Portugal editou a brochura "Saber Viajar em Autocaravana" para que possa ajudar, à sua dimensão e como portal de divulgação, neste processo.


Concordo absolutamente com o time_out quando este refere que:
qualquer iniciativa que vise o contacto com as entidades oficiais não o deverá ser feito a nivel pessoal (a não ser que haja um conhecimento pessoal do responsável) já que o resultado é normalmente nulo.
O exemplo de espanha é uma realidade, mas há que perceber que os mesmos já estão activos à mais tempo e souberam organizar-se de modo a responderem a questões concretas do AUTOCARAVANISMO.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Spider » segunda set 11, 2006 9:16 pm

Caros Paulo, Vitor e Time Out :

Não posso estar mais em desacordo com o que disseram.

Resumindo: Devemos ser bem comportadinhos primeiro e depois, com paciencia, esperar pelo prémio, que os "abusos" proibitivos de alguns autarcas são justiflcados pelos que praticam campismo selvagem, excluindo, of course, ciganos e sem abrigo, que devemos auto-censurarnos porque já somos muitos e estamos a tornarnos uma praga, alem que, tendo parques de campismo já temos os problemas resolvidos.
Não esquecer de ler o manual do escuteiro mirim adaptado às ACs e, acima de tudo, nunca reclamar pelo que se tem direito porque isso deverá ser feito por pessoas devidamente habilitadas para o efeito, que, depois do caso lhes ser devidamente exposto, analisarão o assunto na proxima reunião da direcção, despachando favoravelmente ou não, atendendo à urgencia e importancia do assunto e respeitando os assuntos pendentes, que, ao que parece, já são muitos.

Pedi-vos ajuda num assunto que me ofende porque entendi que era aqui o local própio para o fazer, não vos pedi conselhos sob normas de conduta. Nem os aceito.

Cumprimentos
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor time_out » segunda set 11, 2006 9:29 pm

Caro Spider

Pela leitura que fiz do seu post inicial senti que gostaria de saber o que tem sido feito para resolver situações que vão de encontro ao Autocaravanismo.
Nas respostas que lhe foram dadas foram transmitidas informações sobre o que tem sido feito, o que se está a fazer e o que não se deve fazer (não porque nos apetece que não o faça mas porque temos conhecimento de outros que o tentaram fazer e os resultados foram os menos esperados).
É livre de tomar as iniciativas que entender, reclamar para quem quiser, organizar a providência cautelar (tão na moda nos dias que correm) e vá-nos informando, se quiser, dos resultados.
Pelo meu lado irei continuar a apoiar as iniciativas que resultarem de um aglomerado de esforços, sabendo claro que irá demorar o seu tempo.

PS- Não se esqueça que muitos dos autocaravanistas de verão, que utilizam a autocaravana como se o mundo lhes pertencesse, o são pela primeira vez fruto do aluguer das mesmas (mercado em franca expansão). A brochura que o CampingCar Portugal editou tem como missão levar a todos, mas essencialmente a quem aqui (ao Autocaravanismo) chega pela primeira vez, informações uteis sobre o Autocaravanismo.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » segunda set 11, 2006 11:04 pm

Boa noite,

Quando, acedi a este tópico, e li todas as mensagens aqui deixadas, acerca da proibição de Coimbra. Veio-me á memória de um caso em França, em que depois de da proibição de estacionamento em Sète pelo o presidente da camâra desta cidade, foi movido um processo pela Associação de construtores de AC,s, processo esse que foi ganho.

Cá, se não me falha a memória, só no concelho de Coimbra, um á entrada e outro á saída, existem dois concessionários de AC,s. Será que alguém se mexeu e nós não demos por isso!?

Se os interesses não fossem antagónicos, e não fossem subsidiados pelo estado, será que FCMP, não podia ter um papel mais relevante na defesa dos interesses dos Autocaravanistas.
Em certos aspectos, concordo com o Spider. Não é pelo facto de haver Tunning e corridas na ponte Vasco da Gama, que nós passamos a ser todos uns assassinos em potência só porque excedemos o limite de velocidade ocasionalmente.
Como em tudo, há os bons e maus elementos, e se fazem na rua tipo "estendal", proíba-se isso, mas não um vulgar estacionamento.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor time_out » terça set 12, 2006 7:01 am

Bom dia

A diferença de tratamento destes assuntos é notória!
Em França foi a Associação de construtores de AC que resolveu levar a bom porto a situação criada pela Câmara de Sète, em Portugal quere-se que seja um simples concessionário (ou importador).....
A748-2 Escreveu: Quando, acedi a este tópico, e li todas as mensagens aqui deixadas, acerca da proibição de Coimbra. Veio-me á memória de um caso em França, em que depois de da proibição de estacionamento em Sète pelo o presidente da camâra desta cidade, foi movido um processo pela Associação de construtores de AC,s, processo esse que foi ganho.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Spider » terça set 12, 2006 7:14 pm

:( :( :(

Este assunto está a ficar esgotado. Começo a perceber. Mesmo assim, Caro time_out, não acha arrogante da sua parte dizer-me: - É livre de tomar as iniciativas que entender...... . Claro que sou! Sem precisar da autorização de ninguem! E quando fala na primeira pessoa do plural ( não porque nos apetece que não o faça.....) está a ser snob, fala em nome dos outros utilizadores do forum ou de um qualquer outro grupo de constituição e objectivos desconhecidos, pelo menos, para mim.
Quando se refere à sugestão do A748-2 fa-lo de forma muito seca, para não dizer mais, deixando subentendido que seria um disparate ou uma inutilidade. Porque? Um simples, como o classifica, concessionário não tem status bastante? Parece que não.

Fico com a impressão que há quem se queira servir dos autocaravanistas através deste forum e não servir os autocaravanistas. A tentativa de controlo é demasiado evidente.

Over and Out
Spider
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor time_out » terça set 12, 2006 9:54 pm

Caro Spider

Arrogante? Quem aqui chegou a pedir ajuda/opinião para uma situação e depois não aceita essas sugestões não fui eu. ´
Quando falo no plural falo por vários que partilham a mesma opinião, é que já faz tempo que participo no forum e conheço a opinião de muitos dos foristas.
Quanto à diferença entre um concessionário e uma associação de construtores é tão evidente que nem vou perder tempo a explicar-lhe.
Volto a dizer que "Por outro lado qualquer iniciativa que vise o contacto com as entidades oficiais não o deverá ser feito a nivel pessoal (a não ser que haja um conhecimento pessoal do responsável) já que o resultado é normalmente nulo."
Quanto a sua ultima frase desconheço o sentido que lhe quer dar mas pode ser que em dialecto da Suevilandia faça sentido....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » terça set 12, 2006 11:14 pm

Boa noite,

Penso que não será preciso extremar posições para defender os nossos pontos de vista. Mas, talvez ao dar o exemplo de França, não me tenha explicado bem.
O que eu quis dizer foi o seguinte: Se o municipio de Coimbra tivesse uma visão mais abrangente da riqueza de indústria do concelho, teria reparado que estava, indirectamente, a prejudicar empresas que também contribuem com impostos e visitas de utilizadores de AC,s. De uma forma simples, é o mesmo que na Marinha Grande fosse proibido utilizar copos de vidro nas esplanadas, ou em Paços de Ferreira não fosse permitido ter os móveis em exposição na via pública em frente ás lojas!!!
É óbvio, que um concessionário ou um importador não terá a importância de uma Associação de construtores. Mas não se pode negar que os interesses se complementam entre estes e os Autocaravanistas.
Porque quanto menos condições e mais restrições se encontrar á prática de Autocaravanismo, menos os importadores ou concessionários irão vender. A Associação de construtores mexeu-se, não pelos lindos olhos dos Autocaravanistas, mas muito simplesmente, porque isso mexia com os interesses deles!! Claro que isto se passa a uma escala muito superior á nossa. Sinceramente, acho que o problema não é por uma questão de "quem é quem", mas sim fruto da nossa mentalidade pouco habituada a inovações.
Para mim é emblemático o exemplo da Auto Europa. Dizia-se á boca cheia que esta empresa representava uma parte substancial do nosso PIB... mas não tinham autorização para pôr na A2 uma chapa indicativa do caminho de acesso á fábrica!? Só muito recentemente foram autorizados a fazê-lo.
Já agora, nesses concessionários/importadores podia estar afixado um cartaz a dizer: Pode vir cá comprar a sua AC a Coimbra, mas depois não ponha cá os pés para nos visitar!!!
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor vitor » terça set 12, 2006 11:49 pm

Está a ficar feia esta troca de mimos, quer-me parecer que precisamos importar algum fair-play. :? :?
Ou será melhor dormir sobre o assunto, como diz aquele povo que só sabe falar a sua língua nativa ... :lol: :lol:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Spider » quarta set 13, 2006 5:14 pm

À atenção de Time out:

Lamento que tenha tentado insultar a memoria dum Povo. Acredito que não o tenha feito com intenção de insultar, mas de qualquer modo fe-lo, e não o devia ter feito. Quanto ao resto da sua argumentação, não acrescenta nada de novo, e por isso, não me merece mais comentários.

Tenho recebido mensagens privadas, acerca deste tema, que agradeço.
Destaco apenas uma, que me dava a boa noticia, que afinal o estacionamento no parque das canções em Coimbra, NÃO ESTÁ PROIBIDO! (Esta informação vinha fundamentada com um endereço electrónico, que não consegui abrir).
Se alguem sabe mais sobre o assunto, faça o favor de partilhar.

O raciocinio do A748-2 esta correctissimo. Tudo se resume a uma questão de interesses. Saibamos defender os nossos.

Cumprimentos[/b]
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor RDUARTE » quarta set 13, 2006 5:39 pm

Olá Spider

Essa informação foi recolhida por um socio do CPA, que foi fotografar os sinais de transito no local.

:x Pode-se continuar com Praia da Vagueira ai sim sinais de Proibição

Boa Viagem
RDUARTE
 
Mensagens: 45
Registado: quarta mar 08, 2006 3:20 pm
Localização: cascais

Mensagempor Duarte » quarta set 13, 2006 6:16 pm

Spider Escreveu: E quando fala na primeira pessoa do plural ( não porque nos apetece que não o faça.....) está a ser snob, fala em nome dos outros utilizadores do forum ou de um qualquer outro grupo de constituição e objectivos desconhecidos, pelo menos, para mim.


Fico com a impressão que há quem se queira servir dos autocaravanistas através deste forum e não servir os autocaravanistas. A tentativa de controlo é demasiado evidente.


Spider


companheiro spider sugiro que leia o post http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=207 e ai vai realmente conhecer os objectivos deste CampingCar Portugal

Sem duvida que é bom que se agite o sistema mas o companheiro ainda está muito verde nesta area (segundo a minha opinião quero deixar bem claro), antes de escrever algo deve tentar se informar de quais os objectivos desta web, parece-me a mim que o companheiro A748-2 também chegou de rompante e com uma goela alta acerca de certos assuntos e depois de participar nesse post que atrás referi entendeu o objectivo do CampingCar Portugal. Sugiro vivamente que o faça e depois vai entender um pouco melhor os objectivos do CampingCar Portugal.

Participe sempre nesta web e deixe-me dizer lhe que eu conheço pessoalmente o companheiro time_out e de arrogante e snob nada vislumbrei, vislumbrei sim, muita simpatia e uma grande vontade de ajudar os outros por parte deste companheiro.

Duarte
Editado pela última vez por Duarte em quarta set 13, 2006 9:06 pm, num total de 1 vez.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor time_out » quarta set 13, 2006 9:01 pm

Spider Escreveu:À atenção de Time out:
Lamento que tenha tentado insultar a memoria dum Povo. Acredito que não o tenha feito com intenção de insultar, mas de qualquer modo fe-lo, e não o devia ter feito. Quanto ao resto da sua argumentação, não acrescenta nada de novo, e por isso, não me merece mais comentários.
[/b]


Já que mencionou a palavra insulto aproveito-a e uso-a para lhe dizer que não nos insulte (sim nos - não por ser snob mas por que está a insultar o colectivo) com meias frases ou frases feitas com segundos sentidos.
Este forum já existia antes de chegar e irá continuar a existir e a defender os ojcetivos que o levaram a desenvolver-se.
Chamo-lhe a atenção que mandam as boas regras fazer-se uma apresentação quando se chega mas já sei que snob sou eu e isso é certamente uma snobisse.
Sugiro que se apresente aos outros membros em http://www.campingcarportugal.com/forum ... .php?t=164 e que da próxima vez que pedir sugestões informe logo que não está para as receber.

Acho que foram sugestões a mais e vão ser mal interpretadas, mas afinal ainda não consegui encontrar o dicionário....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Agostinho » quarta set 13, 2006 11:18 pm

Boa noite,

Duarte, deixe-me só fazer uma rectificação: Eu não participei nesse debate... eu iniciei esse debate, o que é um bocadinho diferente.
O que pelos os vistos lhe tem estado a tirar o sono!
Na altura, definiu-se como amigo dos criadores deste fórum. E penso que foi nessa condição que escreveu as respostas nessa altura. E agora... passou a autodenominar-se como guardião do templo.
Em relação ao rompante e goela alta... responder-lhe a isso, era pôr-me ao seu nivel, e se há coisas que eu não reconheço em mim proprio é ser vulgar como voçê foi com a resposta que deu.
Se calhar já não é do seu tempo, mas antigamente havia uma editora de discos que se chamava "A voz do dono"... se calhar já não se lembra?
Na altura desse debate, se não me falha a memória, um dos criadores deste fórum, no caso o Luis Almeida veio alertar-me para os objectivos do mesmo. Como não fico a ruminar nas coisas, como é o seu caso, não percebo esse seu rosnar entre dentes por uma coisa que foi falada, discutida, esclarecida e encerrada.
E a partir de agora pode dormir descansado porque dou como encerrada a minha participação no "seu" fórum.
Em relação aos restantes participantes, desejo uma participação bastante frutuosa, e que o esforço de alguns seja o beneficio para muitos.



P.S. - Caso seja possivel agradeço que a admnistração do fórum apague a minha ficha.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes