III Encontro CampingCar

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

III Encontro CampingCar

Mensagempor nuno soares » domingo set 10, 2006 12:03 pm

:cry: :cry: :cry: :cry:
Desde a algum tempo que conheço o CAmpingCar - O Portal Português de Caravanismo e Autocaravanismo, considerando um site relevante nesta àrea por todas as informações que disponibiliza.
Numa visita ao site, após já alguns comentários neste forum, foi conhecer o programa para o III encontro. Constatei atravès do programa deste encontro, que afinal o CampingCar não é "O Portal Português de caravanismo e Autocaravanismo" deviam mudar o nome para a denominação correcta, ou seja, "O Portal Português de Autocaravanismo". Se não vejamos, vai ser realizado um encontro deste portal que é limitado a 35 autocaravanas, o que pressupõe-se que aqui não entram as caravanas. Ou seja, este Portal é de Autocaravanismo é não de "Caravanismo e Autocaravanismo".
Fico com a ideia que este portal defende a ideia de muitas pessoas, ou seja, as caravanas são para estar nos parques de campismo e não andar na rua a conhecer as maravilhas do n/ mundo, isso é uma tarefa apenas para as autocaravanas.

Desculpem o desabafo ...

NUNO SOARES
(caravanista)
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor time_out » domingo set 10, 2006 1:10 pm

Caro Nuno Soares

Apesar de não fazer parte dos moderadores e por saber que a maioria deles estão em viagem irei responder.
O portal é dedicado a caravanistas e autocaravanistas.
Os encontros que têm tido lugar (campingcar ou outros organizados pessoalmente por membros) são, na sua maioria, dedicados a autocaravanas pelo simples facto dos locais escolhidos não serem parques de campismo (unico local onde é permitido acampar e por conseguinte utilizar-se as caravanas).
No caso do III Encontro deve ter visto que o local de estacionamento não é num parque de campismo!
Poderá ver em muitos tópicos do forum que há quem queira expressar-se no tema do caravanismo e no portal há também matéria dedicada às caravanas.
É um facto que a maioria dos membros são autocaravanistas mas não é exclusivo a estes.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor nuno soares » domingo set 10, 2006 8:54 pm

As caravanas distinguem-se das autocaravanas porque não têm motor próprio necessitando de um veículo para se moverem. As caravanas podem ter exactamente as mesmas condições de autonomia de uma autocaravana. Uma caravana que tenha algum equipamento extra necessita de recorrer a um parqe de campismo com a mesma frequência de uma autocaravana ...
Porque considera que as caravanas são exclusivamente para acampar?
Será que uma caravana estacionada na rua atrelada ao carro não é exactamente o mesmo que uma autocaravana?
Segundo a opinião do time-out, as caravanas são devem aparcar nos parques de campismo. Onde acha que numa viagem os caravanistas estacionam as suas caravanas para almoçar, lanchar, etc.?

Aguardo mais comentários ...
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor Luis Almeida » domingo set 10, 2006 9:41 pm

Boas!

Companheiro Nuno, o portal CampingCar Portugal é um espaço de caravanistas e autocaravanistas.
Penso que isto é claro para todos.

Tal facto porém não significa que nos encontros que organizamos seja sempre possível a participação de companheiros com caravanas.
Veja-se o caso, por exemplo, do encontro de Cáceres, onde a pernoita foi na "area de servicios" para autocaravanas.

De qualquer modo, não sería a primeira vez que faríamos um Encontro do CCPortugal a pensar na "logística" das caravanas.
Eu próprio fiz os encontros do Douro e de Mérida de caravana!

Pessoalmente, não partilho a ideia de que as caravanas são para ficar em parques de campismo mas vivemos num país onde existem leis que devem ser cumpridas.

Arrisco a dizer que, se o companheiro pretender participar no III Encontro do CCPortugal, desde que estacione a sua caravana no parque sem colocar apoios ou a desengatar do veículo tractor, não haverá problema.

Esperamos por si em Aveiro.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Spider » segunda set 11, 2006 1:59 am

Olá Nuno Soares:

O problema reside no conceito de estacionar ou acampar. Para todos os que praticamos turismo itenerante não há diferença entre estacionar uma AC ou C, desde que permaneça atrelada. Para os que, por ignorancia ou oportunismo, querem impedir a liberdade do turismo itenerante tambem não há diferença: estamos todos acampados. Uma caravana desatrelada, mesmo legalmente estacionada, será considerada acampada, mesmo sem ninguem no seu interior e poucos argumentos legais podem ser utilizados para contrariar este facto. O mesmo não se passa com as AC. São veículos ligeiros (a maioria) e só tem que respeitar as regras vigentes para este tipo de viaturas. Daqui a minha indignação pele maneira "simplória" como alguns caciques locais, com pequenez de visão, querem afastar os "criminosos" das ACs dos seus feudos: Umas placas de proibição absolutamente ilegais mosrando uma AC " capuchinha"- será que as perfiladas e integrais estarão incluidas nesta pretensa proibição?
Enfim este é um dos factores a ter em conta na hora de decidir entre AC ou C.

Cumprimentos

P.S. alguem me ensina a por imagens? Obrigado[/url]
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia

Mensagempor time_out » segunda set 11, 2006 9:15 pm

Caro Nuno Soares

Sem querer levantar qualquer polémica entre Caravanistas e Autocaravanistas faço minhas as palavras do Spider quanto ao facto de "Uma caravana desatrelada, mesmo legalmente estacionada, será considerada acampada, mesmo sem ninguem no seu interior e poucos argumentos legais podem ser utilizados para contrariar este facto. O mesmo não se passa com as AC." .
Outra situação é a falta de seguro per si, ou seja uma caravana só tem seguro quando "amarrada" a um veículo e portanto não pode "frequentar" a via publica sem o seu veículo motor.
É logico que é perfeitamente possivel parar o veículo e respectiva caravana e entrar dentro desta para almoçar, lanchar e até outras coisas, mas sempre "amarrada" ao carro e tendo unicamente as rodas centrais em contacto com o solo.
Por isso disse que as caravanas para aparcarem necessitam de ir a um parque de campismo!
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor nuno soares » terça set 12, 2006 7:36 pm

Obrigado pelos v/ comentários.

Queria só deixar mais uma nota: quando estacionado nunca desatrelo a caravana, não baixo as preguiças, não coloco estendais à porta, não uso mesas ou cadeiras no exterior da caravana, ... onde paro o que se vê é simplesmente uma caravana atrelada a um carro que está estacionada na rua. (normalmente não permaneço mais de 24 horas no mesmo sitio).
Tal como referiu o spider a diferença está em acampar ou estacionar, ou simplesmente estaciono.

Ao Luis Almeida agradeço o convite e as belas fotos que tirou no passeio do Douro (afinal nessa altura tinha uma vimara, mas não o impediu de fazr o mesmo percurso de uma autocaravana, desde que esta esteja devidamente preparada, com autonomia ao nível de uma autocaravana).

Boas viagens,

NUNO SOARES
Avatar do Utilizador
nuno soares
 
Mensagens: 208
Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm
Localização: Argoncilhe - Santa Maria da feira

Mensagempor time_out » terça set 12, 2006 9:42 pm

Caro Nuno Soares

Como não sou bruxo não podia adivinhar que ao aparcar a caravana cumpria com todos os requesitos. Talvez uma intriodução sobre a sua pessoa teria sido util e evitado muito paleio.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes