Problemas com o frigorífico da autocaravana, Ajuda....

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problemas com o frigorífico da autocaravana, Ajuda....

Mensagempor Esteves » quinta jul 31, 2008 9:50 am

Boas, estou com algum problema no frigorífico, a parte de alimentação ( 220V 12V e Gás) está a funcionar, pela parte de traz aquece quase toda a tubagem mas frio na frente é que não, nem no congelador nem da parte de fora, o frigorífico é um Electrolux acho que esteve parado alguns meses, eu já o tive ligado 12 horas em cada opção e nada de nada.

Será que tem a ver com o gás amoniacal???
Avatar do Utilizador
Esteves
 
Mensagens: 65
Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm
Localização: Viseu/Portugal

Mensagempor JorgeAlmeida » sexta ago 01, 2008 10:27 pm

Boas
Na caravana que tive,tinha um problema identico;o frigorifico só funcionava bem quando ela estava bem nivelada
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida
 
Mensagens: 211
Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm
Localização: Oliveira de Azemeis

Mensagempor Nuno Pires » sexta ago 01, 2008 10:45 pm

Boa noite a todos.
Já experimentaram virar o frig. Ao contrario durante um dia??? :?
Em alguns casos resolve o problema, no seu caso concreto pode ser uma alternativa. :wink:


http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Esteves » sábado ago 02, 2008 9:41 am

JorgeAlmeida Escreveu:Boas
Na caravana que tive,tinha um problema identico;o frigorifico só funcionava bem quando ela estava bem nivelada


Ora ai está depois de umas pancadas na tubaria funciona mas é se estiver nivelada a A/C.


Ps: E porque será que só funciona se estiver nivelada ???
Avatar do Utilizador
Esteves
 
Mensagens: 65
Registado: terça jan 22, 2008 7:20 pm
Localização: Viseu/Portugal

Mensagempor albi » quarta ago 13, 2008 10:31 pm

Os frigoríficos mais antigos, só funcionavam se estivessem nivelados, os de agora é que são tt.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor vitor » terça ago 19, 2008 10:52 pm

O meu frigo lixou-me 2 vezes este verão, com temperaturas superiores a 30º. Uma vez estava ligado a 220v, outra a gás. Nos restantes dias, nenhum problema.
Alguém sabe explicar isto? Da Challenger fr e pt não recebi ainda qq explicação... :(
vitor
 
Mensagens: 500
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Nuno Pires » terça ago 19, 2008 11:29 pm

Boa noite a todos.
Companheiro Vítor o pouco que percebo destas coisas calor com o frigorifico são combinações que não se dão nem a gás muitos menos a electricidade.
Pelo que sei estes frigoríficos trabalham com a extracção do calor (qualquer coisa do genero) e se a temperatura no seu exterior for igual ou superior à do interior isso não facilita nada o trabalho.
O nosso companheiro las2855 demonstra aqui na sua página como pode montar estes aparelhos que aumentam o caudal de circulação de ar.
Deixo-lhe aqui 3 link o primeiro é uma explicação excelente do Mário sobre frigoríficos, nada como tentar compreender o seu funcionamento, depois vêm então a instalação do las2855 e um dos sítios possíveis onde pode adquirir o material.
Espero ter ajudado, senão diga mais alguma coisa.

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1182

http://www.speedmedia.pt/cc/frigo.htm

http://www.marcampo.pt/catalogo.php?id=99



http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Avatar do Utilizador
Nuno Pires
 
Mensagens: 1553
Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am
Localização: Camarões/Sintra

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 20, 2008 11:50 am

Nestas férias que tive agora também me aconteceu algo "engraçado". Durante a noite desligo o frigo para poupar o gáz, pois só posso usar garrafas de 1.2kg da CampingGáz. Até aqui tudo bem, pois tenho alguns acumuladores de frio sempre congelados no congelador e ponho-os envolvendo os produtos durante a noite, de manha ainda está fresco dentro do frigorifico. Mas houve um dia em que depois de ligar o frigorifico a gáz, este teimava em não começar a arrefecer, apenas o congelador arrefecia mas não o normal, apenas um pouco... . Depois de desligar á noite e ligar no dia seguinte, tudo normal de novo :?

Outro episódio foi acabar uma garrafa de gáz e depois de trocar nada feito, pura e simplesmente não pegava. Durante a noite tive oportunidade de ligar aos 220V e de manha já ligou a gáz perfeitamente.

Também noto que a temperaturas muito elevadas poderá ter alguma dificuldade em arrefecer e manter o frio e por isso tenho sempre a ventoinha de extração do ar ligada, excepto durante a noite.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Carlos Lopez » quarta ago 20, 2008 6:36 pm

Boa noite Companheiros

Todos os sistemas de refrigeração funcionam absorvendo o calor de dentro do frigorífico e transferindo este para o exterior, seja como os que temos nas nossas casas ou como os que equipam as nossas AC`s.

Tudo o que foi escrito anteriormente é verdade e apenas quero alertar para o seguinte

- quando se fizer a limpeza do queimador de gás, devemos faze-lo sempre que se detectar que a chama começa a mostrar pontas amarelas, devemos também limpar a chaminé por onde passam os gases de combustão produzidos pela dita chama.

Se olharem para o desenho da parte da traz de um frigorífico poderão verificar que existe um tubo com mais ou menos de 2 centímetros de diâmetro que faz de chaminé.
Quando a chama começa a ser amarela quer dizer que não está a queimar o gás completamente e os resíduos vão acumular-se na chaminé na forma de fuligem.
Esta fuligem dificulta a transmissão de calor para o circuito frigorífico fazendo com que tudo funcione mal.

Esta limpeza pode ser feita com a ajuda de um fio de aço que arraste numa das extremidades um trapinho, atenção ao diâmetro da chaminé, e removemos a fuligem. Pode parecer complicado mas é muito simples e quem consegue limpar o queimador também consegue fazer este trabalho.

Atenção no fim com as fugas de gás. Temos que verificar com cuidado se tudo ficou bem vedado.

Para o companheiro Pluma Vermelhinho quero apenas dizer que quando se troca de garrafa de gás e entra ar temos que ter alguma paciência e purgar a tubagem, ou se souberem fazer uma purga no frigorífico será mais rápido colocá-lo em funcionamento.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor vitor » quinta ago 21, 2008 10:03 pm

Certo, mas pergunto: os fabricantes de frigos não sabem que cada vez as temperaturas ambiente são mais elevadas?
Não deveriam ter já feito um upgrade aos actuais frigos de forma a fazê-los funcionar correctamente, mesmo qd as temperaturas ultrapassam os 30 ou 40º?
vitor
 
Mensagens: 500
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor António » sexta ago 22, 2008 2:12 pm

vitor Escreveu:Certo, mas pergunto: os fabricantes de frigos não sabem que cada vez as temperaturas ambiente são mais elevadas?
Não deveriam ter já feito um upgrade aos actuais frigos de forma a fazê-los funcionar correctamente, mesmo qd as temperaturas ultrapassam os 30 ou 40º?


Eles saberem sabem, mas querem que compres modelos mais recentes :lol:

É montar 2 ventoinhas de PC e faz frio que até a cerveja faz doer os dentes :D
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor Carlos Lopez » sexta ago 22, 2008 4:30 pm

Boa Tarde

A coisa não é assim tão simples.

Quando se fabrica um frigorífico para temperaturas ambientes mais elevadas este deixa de funcionar correctamente quando as temperaturas ambientes são mais baixas.

Como diz o companheiro António é montar as ventoínhas e resolve a situação.

Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Mensagempor antonio botelho » segunda Oct 27, 2008 12:05 pm

Bom dia companheiros
Este ano estive na andaluzia na nossa vizinha Espanha, com temperaturas sempre a cima dos 30 graus e o frigorifico não tinha capacidade de resposta.
Depois de consultar um técnico de frigoríficos de autocaravanas ele aconselhou que bastava retirar as grelhas de protecção exteriores da ventilação do frigorifico, as ventoinha também poderia ser uma solução mas tem o inconveniente do ruído durante a noite e o consumo de energia eléctrica.
Eu retirei as grelhas e tive um rendimento de 50%, é preciso saber que cheguei a ter temperaturas dentro da autocaravana de 42 graus.
Espero que com esta experiencia ajude algum companheiro.

ANTONIO
antonio botelho
 
Mensagens: 1
Registado: sexta Oct 24, 2008 7:26 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda Oct 27, 2008 12:43 pm

Efectivamente quando a temperatura sobe acima dos 27/28 graus o meu frigorifico começa a ter alguma dificuldade em fazer o seu trabalho. O que safa é que durante a noite arrecece bem e durante o dia lá consegue manter o frio. Mas se o ligar durante o calor... é para esquecer, apenas o congelador consegue fazer frio. Para tentar dar a volta, tenho uma ventoinha algo barulhenta mas que vai ser mudada por uma bastante silenciosa e também tenho acumuladores de frio no congelador que depois coloco junto das coisas para ajudar nos dias mais quentes. Quanto ao consumo de ventoinha, este é bastante baixo. Para servir de exemplo, a ventoinha que irei agora montar consome 1amp a cada 4 horas.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Carlos Lopez » segunda Oct 27, 2008 2:12 pm

Boa tarde

Normalmente estas ventiladores não são barulhentos. Tenho um conjunto de 2 ventiladores e dentro do carro não se ouvem.
Quanto ao consumo de certo modo é baixo e sempre se pode utilizar termoestatos electrónicos que mediante uma regulação, ajustam a velocidade de rotação em função da temperatura exterior.

Cumprimentos
Carlos Lopez
Carlos Lopez
 
Mensagens: 80
Registado: quarta mai 31, 2006 7:23 pm
Localização: Faro

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

cron